Edição 766

Page 1

Para entrar no clima natalino

Após sucesso no lançamento oficial, 2ª edição do “Inesquecível Natal de Todos” segue com intensa programação nas próximas semanas em eventos gratuitos e abertos à comunidade farroupilhense INSIDE, capa e página 2, e Editorial

CIDADE Opção de almoço dominical Nova edição da “Domingueira das Massas”, a última do ano, busca arrecadar recursos para a causa pet Página 14

ESPORTE Farroupilhão

nas semifinais

Industrial x Gaúcho e São Paulo x Vasco da Gama definem, neste sábado, quem vai à decisão da competição municipal Página 19

CIDADE

Luzes pelo roteiro de fé

Sesc Farroupilha promove a “Caminhada e Corrida Iluminada de Caravaggio” nesta sexta à noite Página 15

FARROUPILHA | ANO XV | EDIÇÃO 766 | 2 DE DEZEMBRO DE 2022 | R$ 4,00
Ari
Júnior

Medalhas para o Guru : Tramontina em novembro premiado

Lançado no final de 2021, cooktop conectado conquistou a prata no prêmio Popai Brasil e ouro no Bornancini de Design

Novembro acabou, todos sabemos, mas a Tramontina certamente não desejaria que o mês encerrasse. A empresa acabou conquistando dois prêmios expressivos na área do varejo e design, tendo o cooktop conectado Guru como estrela. Lançado no final de 2021, ele tem se notabilizado como um produto de excelência entre os muitos da grife.

Uma das principais premiações do varejo nacional, o prêmio Popai Brasil premiou a Tramontina pela segunda vez consecutiva. Após conquistar a medalha de bronze na categoria “Design e Arquitetura de Lojas Store-in-Store”, em 2021, com o projeto de ambientação em supermercado, agora a marca leva a prata na categoria “Displays e Peças de Merchandising”, com o display Guru.

Ele é um cooktop conectado que guia o usuário passo a passo no desenvolvimento de receitas, com controle de tempo, peso e temperatura. O produto marcou a entrada da Tramontina no segmento da Internet das Coisas (IoT) e vem conquistando seu espaço nas cozinhas brasileiras.

Para apresentá-lo nas lojas físicas, o desafio era transmitir toda a tecnologia e inovação do produto, destacando suas características de maneira visual. Bruno Medeiros, sócio do Estúdio Casa.CC, empresa responsável pelo projeto, indica que uma série de decisões foram tomadas para que o display fosse essa continuidade do produto.

“Desenvolvemos um design moderno, resgatando as cores do produto através de uma iluminação de led. Além disso, inserimos uma tela acoplada, que apresenta todas as informações e diferenciais dele,

2 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
Tramontina/Divulgação

conta com motivos para celebrar

tornando o display ainda mais visual e lúdico”, explica.

O Popai Brasil é considerado o Oscar do Varejo e reconhece os mais originais e eficazes projetos de arquitetura comercial, visual merchandising, comunicação visual, displays e materiais de comunicação no ponto de venda.

Além da medalha de ouro, também um bronze no Bornancini de Design

Outro prêmio de reconhecido destaque é o Bornancini de Design, em que a empresa foi contemplada com a distinção em duas categorias. Levou ouro na categoria “Utensílios, Utilidades, Ferramentas e Camping”, com o cooktop Guru, e o bronze na categoria “Tipografias”, com a tipografia original Tramontina.

Medalhado

Premiações do mês de novembro reforçam o acerto da empresa no desenvolvimento do cooktop conectado Guru

Realizado em Porto Alegre a cada biênio, a distinção tem por objetivo reafirmar o papel do design como propulsor de inovação, visando a concretização de uma sociedade melhor para todos. Assim como o cooktop conectado, a tipografia Tramontina também foi desenvolvida em 2021 e tem contribuído de maneira decisiva para traduzir conceitos que a marca vem reforçando ao longo dos anos, como tom de voz, essência e jeito de ser, deixando a marca com ainda mais personalidade.

3 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
Reprodução
Imagem:

ICMS,

PIS

e Cofins não compõem a base de cálculo do IRPJ e CSLL das empresas optantes pelo Lucro Presumido: restituição dos valores pagos indevidamente

OSuperior Tribunal Justiça (STJ) está julgando sob a sistemática de recurso repetitivo, o Tema 1008, que trata da não incidência do Imposto sobre a Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS) e das contribuições destinadas ao Programa de Integração Social (PIS) e da Contribuição para o Financiamento Social (Cofins) da base de cálculo do Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) das empresas que apuram seus tributos sob a sistemática do Lucro Presumido.

Conforme o voto da ministra relatora, Regina Helena Costa, devem ser excluídos o ICMS, PIS e Cofins do conceito de receita bruta para apuração da base do IRPJ e da CSLL das empresas no lucro presumido, nos mesmos termos da posição adotada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), quando o julgamento do Tema 69, sob a sistemática da Repercussão Geral, em que decidiu que o ICMS não representa receita bruta ou faturamento dos contribuintes, pois trata-se de tributo que apenas circula pelo caixa da empresa.

Assim, cabe o pedido de restituição dos valores indevidamente recolhidos a título de Imposto de Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), observada a prescrição quinquenal disposta no artigo 168, inciso I, do Código Tributário Nacional. Importante destacar que a relatora propôs a modulação dos efeitos da decisão restringindo o direito à restituição às empresas que propuserem a ação judicial até a data da publicação do acórdão, nos termos do § 3º do artigo 927 do Código de Processo Civil.

Advogada especialista em Direito Tributário

4 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
* Arquivo Pessoal

Muito mais que eventos natalinos

O apelo maior, claro, é a 2ª edição do “Inesquecível Natal de Todos”, que teve lançamento oficial na última sexta e há dois meses deixa a cidade adornada em clima de Natal, mas são muitas as atrações que acontecem no município durante este dezembro festivo (veja mais na Capa e página 2 do Inside).

Essa celebração é, de fato, especial porque é a primeira natalina sem qualquer tipo de restrição após o fim da prolongada e terrível crise sanitária, e justamente por isso, merece

ser apreciada pela comunidade. Há uma série de eventos programados, de instituições de ensino a corais, que tornam dezembro um mês de congraçamento comunitário.

É fundamental que a iniciativa seja prestigiada. Por trás de qualquer apresentação, há muita dedicação, ensaio, mobilização e suor, quase sempre voluntário, de uma infinidade de abnegadas pessoas, que buscam proporcionar, ainda que durante poucos minutos, momentos de alegria, esperança e fé em dias melhores. E

para estes, a presença de cada farroupilhense, não resta a menor dúvida, tem um grande significado.

O período em questão é sempre um momento oportuno para um balanço do ano, para avaliações, para reflexões. Da mesma forma, é um momento para projetarmos o futuro, para buscarmos melhorar naquilo que falhamos ao longo do ano, e a participação em eventos natalinos têm esse poder particular, esse efeito de estimular um recomeço.

Muitas atrações natalinas

teceram e outras tantas ainda estão previstas, bem como as celebrações pelo aniversário de 88 anos de emancipação política de Farroupilha, que acontecem nos dias 10 e 11, a data oficial da comemoração.

já acon-

Que esse espírito natalino de fraternidade contagie todos e que o período seja marcado pelas boas vibrações que emanam da especial data, que assinala mais do que o fim de uma jornada, mas especialmente o começo de uma próxima que, todos esperamos, seja melhor.

A vida na base dos valores

Muitas vezes nós duvidamos que vivendo na base de valores tenhamos êxito, uma vez que muitos, aparentemente, têm êxito sem valores. Os valores nos proporcionam mérito e dignidade. Quem leva em consideração os valores em sua vida pessoal, terá uma vida de valor. Quem não se orienta pelos valores, perde a consideração de si próprio e dos outros, sua vida ficará sempre mais fútil e isso o leva para baixo. A palavra valor significa, do latim, valere, ser forte e ter saúde. Os valores nos dão, portanto, força interior, tornam

nossa vida saudável.

Quando construo sobre valores, a construção que faço com minha vida terá fundamentos sólidos, não desmoronará tão facilmente. Com o tempo, só pode resistir quem constrói sua casa sobre a base sólida e essa base sólida são os valores, as atitudes voltadas para os valores, as virtudes da justiça, fortaleza, coragem, temperança, sabedoria e as atitudes cristãs de fé, esperança e amor, conforme diziam os filósofos e teólogos.

Só quem vive segundo sua natureza, quem tem coragem e fortaleza para alcançar o que é importante em sua vida, quem aceita sua medida com

temperança e não persegue necessidade sem medida, só quem é sábio e avalia corretamente a situação concreta poderá viver bem. E terá também êxito, a longo prazo, isso vale também para o que ele constrói pessoalmente, portanto, para parceria e amizade, mas também vale para o sucesso profissional.

Um estudo sobre economia empresarial afirma que as empresas não tiram seu lucro da aquisição de algum cliente isolado ou de novos clientes, mas na manutenção dos clientes tradicionais e fiéis. Para o cliente tradicional, não é apenas o preço que interessa, ele considera

também os valores que quer ver na empresa, como honestidade, cordialidade, justiça, confiança e autenticidade. Tudo isso entra em seu cálculo. A empresa que só quer aumentar suas vendas através de burlações, vai afogar-se em seu próprio desregramento. A experiência mostra que as empresas que subiram como foguete, também caíram com a mesma velocidade. Com o tempo, só tem êxito quem se baseia nos valores. Por isso, caro leitor, vale a pena construir a vida com base em valores sólidos.

6 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
*
Índice Inside Especial ..................................................... Capa Música Página 2 Cinemas Página 3 Rita Rosa Baretta................................... Página 3 Social ........................................................ Páginas 4 e 5 Fabrício Oliboni Página 6 Sétima Arte Páginas 6 e 7 Paulo Roque Gasparetto ..................... Página 7 Agenda Contracapa Editorial Matéria Especial Páginas 2 e 3 Informe Jurídico Página 4 Editorial ................................................... Página 6 Opinião ...................................................... Páginas 6 e 7 Espaço Pets Página 8 Saúde Páginas 10 a 12 Cidade ........................................................ Páginas 14 e 15 Esporte Páginas 17 a 19 www.jornalinformante.com.br A manifestação dos colunistas é livre e independente e não necessariamente reflete a opinião do Tabloide sobre os temas abordados nas colunas LAURO EDSON DA CÁS PAULO ROQUE GASPARETTO RITA ROSA BARETTA VALÉRIA VETTORAZZI @PaperInformante /jornalinformante @jornalinformante REDAÇÃO: REDACAO@JORNALINFORMANTE.COM.BR RAMON CARDOSO RAMON@JORNALINFORMANTE.COM.BR COMERCIAL: COMERCIAL@JORNALINFORMANTE.COM.BR ANDRÉ LUIZ DA SILVA ANDRE@JORNALINFORMANTE.COM.BR FABIANO LUIZ GASPERIN GASPERIN@JORNALINFORMANTE.COM.BR MARIA DA GRAÇA POTRICOS LEITE MARIA@JORNALINFORMANTE.COM.BR ANÚNCIOS: ANUNCIOS@JORNALINFORMANTE.COM.BR TIAGO RODRIGUES TIAGO@JORNALINFORMANTE.COM.BR FINANCEIRO: FINANCEIRO@JORNALINFORMANTE.COM.BR ASSINATURAS@JORNALINFORMANTE.COM.BR ASSINATURA BIENAL: R$ 300,00 ASSINATURA ANUAL: R$ 180,00 TELEFONES (54) 3401-3200 / (54) 3401-3201 (54) 9.9194.9192 ENDEREÇO RUA DR. JAIME ROMEU RÖSSLER, 348, BAIRRO PLANALTO COLUNISTAS CRÔNICAS DA REDAÇÃO EGUI BALDASSO FABRÍCIO OLIBONI GUILHERME MACALOSSI Classificados 4 páginas

O manto da Padroeira

A Seleção Brasileira, que este ano está lutando pela conquista do Hexacampeonato Mundial nos gramados do Catar, tem uma relação holística e transcendental com seu uniforme, para o bem ou o mal. Há episódios antológicos, nos quais o traje, como se fosse mais um jogador, ganha forte identidade como protagonista ou vilão.

Uma dessas passagens ocorreu há 72 anos, na chamada “Tragédia do Maracanã”, quando perdemos, de virada, a final da Copa do Mundo de 1950 para os uruguaios. Poucos se lembram, mas o goleiro Barbosa não foi o único responsabilizado pela derrota por parte da imprensa e a opinião pública. A camisa branca com golas azuis também foi sumariamente condenada, sob a acusação de que não era “suficientemente nacionalista”. Expressando tal sentimento da torcida, o jornal carioca Correio da Manhã publicou editorial criticando-a pela “falta de simbolismo moral e psicológico”.

Oito anos depois da frustração pela perda do título no Rio de Janeiro, nossa Seleção, já com a tradicional indumentária amarela, ganhou sua primeira Copa do Mundo, na Suécia, em 1958. O traje da finalíssima, embora improvisado, foi um dos protagonistas da vitória: alguns dias antes da partida, houve um sorteio para decidir a cor da camisa dos times, pois os adversários, os donos da casa, também vestiam amarelo. Perdemos. Por isso, foi necessário comprar às pressas um lote de camisetas azuis para a decisão.

A mudança parecia afetar os jogadores, já acostumados a jogar com a canarinho. Percebendo o risco dessa reação emocional, o chefe da delegação, Paulo Machado de Carvalho, o Marechal da Vitória, reuniu o elenco antes do jogo e enfatizou: “Eu quis que vocês jogassem de azul porque é a cor do manto de Nossa Senhora Aparecida, que está conosco”. O resultado todos conhecem! Sob as bênçãos da Padroeira, a Seleção passeou no gramado do Estádio Rasunda, na cidade de Solna, batendo a Suécia por 5 a 2. Foram dois de Pelé, dois de Vavá e um de Zagalo. Desde então, o azul foi oficializado como segundo uniforme da Seleção.

Transcorridos 64 anos da histórica conquista e às vésperas de tentarmos ganhar o sexto título mundial, é importante entender que, mais do que nunca, o uniforme tem significativos efeitos no desempenho da Seleção. Aliás, não apenas da nossa, mas de todas as que participarão da Copa do Catar, assim como da grande maioria dos times de futebol profissional e demais esportes. Agora, a influência não tem apenas fatores emocionais, psicológicos, supersticiosos ou religiosos. Estamos falando de tecnologia!

O notável avanço dos equipamentos industriais, materiais, fios, fibras, tecidos e confecção resultaram em trajes de competição que reduzem a resistência do ar e da água nas disputas do atletismo e da natação e nos jogos de fute-

bol, basquete, vôlei e outras modalidades. São mais leves, não retêm o suor, não irritam a pele, garantem plena ventilação, aumentam a microcirculação sanguínea, retardam a fadiga muscular e aceleram a recuperação, podendo até mesmo monitorar eletronicamente a performance.

Exemplo dessa evolução é o uniforme do futebol. Até o início dos anos 80, o material utilizado retinha o suor. Um jogador perde de dois a três quilos durante o jogo. Metade disso ficava na camisa. Aí, veio outro tipo de fibra, utilizado pela primeira vez pela Seleção Brasileira na Copa do México, em 1986. Porém, o suor permanecia retido, agregando peso e esfriando o corpo do atleta. A partir dos anos 90, surgiram novos materiais, fibras e tecnologias de acabamento e fabricação. Tecidos inteligentes absorvem o suor e propiciam rápida evaporação. Hoje, 24 anos depois do primeiro modelo desse tipo de camisa, a atual é 13% mais leve e tem passagem de ar 7% mais efetiva.

A melhor notícia é que esses avanços também beneficiam os consumidores, pois são aplicados na produção regular do vestuário. Entretanto, os uniformes que vestirão as Seleções no Catar, assim como as roupas de nosso dia a dia, não chegaram ao limite da evolução tecnológica. Estão em curso a Manufatura Avançada e o desenvolvimento de novas fibras e acabamentos, e o setor têxtil e de confecção brasileiro é um dos protagonistas desses avanços.

Cabe, ainda, uma redentora reflexão. Em plena era do conhecimento, da informação e da tecnologia, é preciso, finalmente, fazer justiça histórica, inocentando o goleiro Barbosa e a camisa branca, que obviamente não podem ser condenados pela derrota de 1950. Algo, contudo, permanece inabalável para milhões de brasileiros: a fé em Nossa Senhora Aparecida!

* Presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção

7 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
Divulgação

Megan, Serena e gatinho para adoção

Trio está em busca de lar nesta semana na página Espaço Pets

Desta vez não são somente miados que tomam conta da Espaço Pets, temos também uns latidos para dividir a página. A cachorrinha Megan está à procura de uma família para chamar de sua, bem como os companheiros pets felinos: a fêmea Serena e um macho filhotinho. O trio integra o projeto voluntário “Me Leva Pra Casa?”, que desenvolve um trabalho fundamental na busca de encontrar adotantes para pets. Veja características e fones para contato ao lado, além de requisitos para adoção abaixo. Ah, e se quiser ajudar os pets, participe da Domingueira das Massas (veja mais na Editoria de Cidade, página 14).

Para adotar é necessário ter

Pátio cercado e seguro Apartamento telado Tempo Espaço Compromisso

Megan

Fêmea

Idosa

Porte médio Dócil e amorosa Vacinada e castrada Contato somente no WhatsApp pelo (54) 999.515.440

Fotos: Divulgação

Filhote

Macho Dócil

Serena

Fêmea Jovem Muito dócil Será entregue castrada Contato somente no WhatsApp pelo (54) 999.515.440

Castração garantida a baixo custo Contato somente no WhatsApp pelo (54) 991.965.230

8 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
ME LEVA PRA CASA?

FRANQUIA NA CIDADE

Maislaser chega a Farroupilha com novidade

Os casais Fabieli Joner e Guilherme Drews e Thaís e Éder Adams abriram as portas do empreendimento na terça à noite

Considerada a clínica de depilação a laser mais amada do Brasil, a Maislaser by Ana Hickmann se notabiliza como uma das maiores do segmento e, agora, conta com uma franquia em Farroupilha, estabelecida a partir do trabalho desenvolvido pelo casal de empreendedores Fabieli Joner e Guilherme Drews e Thaís e Éder Adams. Naturais de Santa Rosa, eles destacaram que perceberam o potencial do município e a demanda por uma clínica especializada em somente depilação a laser na cidade, para todas as áreas do corpo, seja homem ou mulher.

“Contamos com o único aparelho no mercado que une três tecnologias: laser de diodo, alexandrite e NDYag. Conforme a necessidade da pessoa, vai sendo direcionado. Pode ser aplicado em todos os tons de pele, inclusive também em peles morenas e bronzeadas de verão, algo que não é possível em outras máquinas”, destaca Fabieli. A Maislaser Farroupilha conta com cinco profissionais, sendo consultoras comerciais, gerente e fisioterapeutas. A primeira impressão foi promissora.

“Foi uma surpresa muito boa a adesão e o número de convidadas que estiveram presentes na inauguração. Recebemos muita gente e ficamos até tarde comemorando, conhecendo e conversando com novas pessoas, apresentando o laser”, ressalta a empreendedora, que teve um retorno positivo de imediato. “Já iniciamos com aplicações de laser no primeiro dia de atendimento após a inauguração e o feedback dos clientes foi que se surpreenderam com o conforto da sessão, que foi indolor. Agora seguimos abertos para receber nossos clientes e proporcionar mais liberdade, autoestima e ganho de tempo que a depilação a laser proporciona, pois as sessões são feitas a cada 30 dias e os primeiros resultados já aparecem antes da segunda aplicação”, observa.

O fato de ter a apresentadora Ana Hickmann, que além da televisão e da moda é uma empresária de sucesso que conta com seu nome em diversos produtos e serviços de qualidade, é algo que traz credibilidade para a marca e confiança para os consumidores. Afora a tecnologia e o conforto, citados com propriedade por Fabieli, as vantagens da depilação a laser sobre os métodos convencionais também superam expectativas. Além dos pelos eliminados de forma definitiva, o laser trata a foliculite (pelos encravados) e melhora o aspecto de manchas causadas por outros métodos de depilação.

Sócias proprietárias da Maislaser Farroupilha, as empresárias Thaís Adams e Fabieli Joner. Abaixo, com a equipe de profissionais que integram a mais nova franquia farroupilhense

“Os clientes que entrarem em contato conosco e falarem que viram a matéria no Jornal Informante estarão ganhando três sessões de depilação a laser em áreas pequenas selecionadas. Além disso, temos descontos de 60% para

o mês da inauguração da clínica. Nós e nossa equipe estamos prontos para receber todos que buscam pela liberdade que o laser proporciona! Tenho certeza de que irão se surpreender com as sessões”, assegura a empreendedora.

10 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022

novidade no mercado de depilação

11 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
Fotos: André Luiz da Silva

Novembro Azul deve ser todos os dias

Chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças em homens e os conscientizar sobre os cuidados com a saúde masculina é uma tarefa árdua, mas necessária, a qual a campanha do Novembro Azul busca atingir todos os anos. O tema, por vezes, é recheado de tabus dos mais diversos, seja pela velha história “do quem procura, acha”; ou do “que tipo de exame mais ou menos invasivo será recomendado pelo meu médico”; ou ainda pelas crenças e práticas culturais conservadoras de uma determinada região brasileira que faz com que se evite procurar ajuda médica por medo de ser menos “másculo”. Assim, tais atitudes restritivas podem contribuir para que a população masculina viva menos do que a feminina, pois geralmente os homens possuem medo de descobrir doenças; não seguem os tratamentos recomendados; estão envolvidos na maioria das situações de risco; não procuram os serviços de saúde e uma lista interminável de possíveis motivos poderia ser descrita.

No Brasil, de acordo com o IInca), o de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo que um homem morre a cada 38 minutos pela doença no Brasil. Alertar sobre a importância de realizar exames anuais e estar atento aos sinais que o corpo pode apresentar com

o passar dos anos é um cuidado com a vida. Que tal reescrever aquela velha máxima do “quem procura acha”, por “se achar, acha cedo e consegue tratar com rapidez e efetividade?”. As chances de cura são altíssimas quando uma condição de saúde ou doença é diagnosticada precocemente. Por isso, o Novembro Azul é dedicado aos homens, para que esses tenham atenção máxima à prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida. Claro que não deve ser somente em novembro, o cuidado deve ser todos os dias do ano.

Neste sentido, os exames periódicos são essenciais para manter uma agenda de prevenção de doenças, mas também essa população deve compreender que esse cuidado é em todos os sentidos – incluindo também a saúde mental. Logo, a busca por hábitos saudáveis, alimentação, atividades físicas e a análise de algum sofrimento psíquico são fatores que contribuem para a saúde integral da população masculina. O Ministério da Saúde recomenda, para homens com mais de 50 anos, a visita ao médico para avaliar a necessidade de um exame. A periodicidade deve ser definida dependendo do caso. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomenda-se realizar esses exames a partir dos 45 anos. Logo, é fundamental estimular os homens a cuidarem da própria saúde não apenas em novembro, mas em todas as épocas do ano.

* Doutor em Psicologia e professor da Estácio RS

12 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
ARTIGO
13 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022

Obituário

Dia 25 de novembro

* Angelo Policarpo Pezzi, 86 anos. Sepultamento no Cemitério do Bairro Nova Vicenza (CBNV).

Dia 26 de novembro

* Genira Ghedini Biasuz, 80 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal (CPM).

Dia 27 de novembro

* Maria Carolina Colombo Zucolotto, 76 anos. Sepultamento no CBNV.

* Terezinha Rozalia Padilha Zaballa, 80 anos. Sepultamento no Cemitério Municipal de Caseiros (RS).

Dia 28 de novembro

* Ary Egídio Fabro, 72 anos. Sepultamento no CPM.

Dia 29 de novembro

* Carmelia Parizotto Bianchi, 89 anos.

Sepultamento no cemitério São Francisco Xavier, Linha Riachuelo, em São Marcos.

* Jeferson Amaro Saqueti, 49 anos. Sepultamento no CBNV.

Dia 30 de novembro

* Maria Beatriz Calabria Dal Magro, 65 anos. Sepultamento no CBNV.

LATIDOS E MIADOS

Participe da nova edição da “Domingueira das Massas”

Já tem programado o almoço dominical? Caso não tenha, ou até mesmo tenha e ele possa ser adiado, está aí uma ótima oportunidade de ajudar quem muito precisa. Cães e gatos que necessitam de adoção, em muitos casos, ficam aguardando uma família em lares temporários ou hotéis e isso gera um custo alto para os grupos farroupilhenses envolvidos no trabalho de inserção dos pets em lares fixos.

Desta forma, uma maneira encontrada de garantir recursos é com a realização da tradicional “Domingueira das Massas”, que realiza nova

Programe-se

O que: Domingueira das Massas da ONG dos Peludos e Projeto Me Leva Pra Casa?

Quando: neste domingo, às 11h30min Onde: Restaurante Paladare (Humberto de Alencar Castelo Branco, 8) Quanto: R$ 40,00, sendo comercializados pelo WhatsApp (54) 999.369.773, no Brechó da ONG dos Peludos e na Pop Dog

edição neste domingo, às 11h30min, no Restaurante Paladare (Humberto de Alencar Castelo Branco, 8, bairro Do Parque). Quem promove o evento gastronômico é a ONG dos Peludos e Projeto Me Leva Pra Casa?, que atuam diretamente nesta frente em prol dos cães e gatos que buscam uma família.

O cardápio conta com

Lasanha Bolognesa, Espaguete à Carbonara, Talharim ao Pesto, Macarrão Italianíssimo e Fetuccine ao Funghi, Maionese de Massa e Mix de Folhas Verdes, além de chantilly com chocolate de sobremesa e cafezinho. Os ingressos para o almoço podem ser adquiridos pelo WhatsApp (54) 999.369.773, no Brechó da ONG dos Peludos (Júlio de Castilhos, 1.200,

Centro) ou na Pop Dog (Rui Barbosa, 60, Centro) ao custo de R$ 40,00.

ONG dos Peludos e Projeto Me Leva Pra Casa? estão em busca de voluntários

As duas entidades que organizam a Domingueira das Massas também procuram voluntários para participarem dos eventos promovidos, especialmente o pedágio, que quase sempre acontece nos chamados “sábados gordos”, ou seja, realizado logo após o pagamento. Quem se interessar pode entrar em contato com Lety pelo WhatsApp (54) 999.369.773 ou nas páginas da ONG e do Me Leva Pra Casa? nas redes sociais.

14 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
Evento da ONG dos Peludos e Projeto Me Leva Pra Casa? busca ajudar pets que estão à procura de lar

Sesc Farroupilha promove “Caminhada e Corrida Iluminada de Caravaggio”

Evento acontece nesta sexta à noite, é aberto ao público em geral e ainda é possível realizar sua inscrição

Para abrir o festivo mês de dezembro, o Serviço Social do Comércio (Sesc) de Farroupilha promove, nesta sexta, a “Caminhada e Corrida Iluminada de Caravaggio”, que é voltado não somente para alunos da Academia Sesc, mas para o público em geral. A saída está prevista para as 20h, entre a antiga sorveteria Beijo Frio (Rodovia dos Romeiros, 2000) e o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, em ida e volta, num trecho que totaliza oito quilômetros.

Os participantes são orientados a levar lanternas, que serão utilizadas para iluminar o evento. As camisetas personalizadas da atividade estão sendo comercializadas no Sesc Farroupilha (Cel. Pena de Moraes, 320) e custam R$ 35,00. Para quem não quiser adquirir a camiseta, a inscrição é gratuita. Basta procurar a unidade farroupilhense e se inscrever. Mais informações podem ser obtidas pelo fone/WhatsApp (54) 3261-6526. Na chegada ao Santuário haverá distribuição de frutas e água.

Programe-se

Sucesso repetido?

Iniciativa similar aconteceu abrindo os trabalhos do Dia do Desafi o (DDD), no último 25 de maio, à meia-noite

O que: “Caminhada e Corrida Iluminada de Caravaggio”, promovida pelo Sesc Farroupilha

Quando: nesta sexta, às 20h (haverá aquecimento antes da atividade)

Onde: saída na antiga sorveteria Beijo Frio (Rodovia dos Romeiros, 2000)

Quanto: inscrição gratuita e para quem desejar adquirir a camiseta da atividade, R$ 35,00 Onde: o cadastro pode ser feito no Sesc Farroupilhense (Cel. Pena de Moraes, 320)

Informações: pelo fone/WhatsApp (54) 3261-6526

15 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
ROTEIRO DE FÉ
Neimar De Cesero

Gurias

faturam a Liga Serrana de Futebol

rubro-verdes

No último sábado, no campo do Diamantino, em Caxias do Sul, a equipe Sub-17 do Brasil Feminino conquistou a Liga Serrana de Futebol ao derrotar o Vidal Pro, de Porto Alegre, por 4 a 0. Os gols das gurias rubro-verdes foram marcados por Joana, Rayane e Tayla em duas oportunidades. O time finalizou a competição de maneira invicta, com quatro vitórias e um empate e a boa performance, claro, rendeu também a conquista de prêmios individuais. Júlia, que não sofreu um gol sequer na competição, ficou com o troféu de Goleira Menos Vazada, a meia Joana levou como Destaque a atacante Nicoly finalizou como artilheira.

Caneco no armário Brasil Feminino goleou o Vidal Pro e ficou com o título da Liga Serrana: perspectivas são muito boas para equipe em 2023

Mês especial com nova taça no armário e foco em 2023

Novembro foi um mês mesmo especial para o Brasil Feminino. No início do mês, as gurias rubro-verdes ficaram com o título da Copa Dal Ponte Sul Brasileira no Sub-17 e com o vice no Sub-15, na competição que ocorreu na catarinense Pinhalzinho. O fortalecimento da base é fundamental para o próximo ano, quando o Brasil pretende, ao menos, retomar a hegemonia do interior no Gauchão após ter sido eliminado precocemente da competição estadual nesta temporada.

Citadino de Futsal Masculino define finalistas nesta sexta

No Ginásio da Associação de Desportos Saturno, em Caravaggio, a sexta é de definição dos finalistas do Citadino de Futsal Masculino. Vamos aos resultados das quartas de final: Estrela 3x1 Ecofar, E3KS 4x3 Vasco da Gama, São Paulo 6x0 Canarinho e, por fim, Mecânica Constante Car 8x1 Bola no Pé. Os finalistas serão conhecidos a partir das 19h45min. Na primeira semifinal, a Mecânica Constante Car duela contra o E3KS e, no embate de encerramento da noite, o segundo finalista será conhecido no confronto entre São Paulo e Estrela. Ingressos ao custo de R$ 5,00. A competição é organizada pela Liga Farroupilhense de Futsal (veja definições sobre o Citadino Feminino e Copa da Liga na página 18).

17 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
SERC Brasil/Divulgação

Brasil celebra os 30 anos do título da Segundona

O sábado foi de reencontro especial. Boa parte dos atletas que foram campeões da Segundona, em 1992, estiveram nas Castanheiras para celebrar os 30 anos da histórica conquista. Não somente comemorar, mas também relembrar momentos de um ano mágico para o rubro-verde que chegava à elite do futebol gaúcho. O evento se estendeu ao longo de todo dia e contou com presença de dirigentes da época e do Diretor de Esportes Cilo Monteiro e prefeito Fabiano Feltrin. Ao final, o histórico troféu ainda ganhou companhia com a taça conquistada pelas gurias rubro-verdes na Liga Serrana, que tornaram a confraternização ainda mais completa (foto ao lado). Vem mais canecos por aí em 2023?

Farra da Bola, do Santa Rita, conhece finalistas

A tradicional disputa que movimenta a Sede Campestre do Clube Santa Rita e está em sua 24ª edição será decidida entre Juventus e River Plate. No último sábado, o Juventus aplicou 7 a 0 no Ajax e o River Plate 5 a 0 no Milan. Como de praxe acontece, a final será realizada às 10h do próximo dia 11, seguida do almoço festivo, evento que marca a abertura oficial da temporada de verão do clube farroupilhense.

Citadino Feminino tem finalista definida

Por ora, apenas o Marota Confecções/1º de Maio está garantido na decisão, que será em dois jogos, com o primeiro acontecendo neste sábado. A equipe venceu o Atômica Visual/Benfica por 6 a 1. Saiu perdendo com um gol de Nati, mas virou com gols de Tuca, que marcou em três oportunidades, Nathália, Bruna Galiotto e Loivane. A equipe enfrentaria, na decisão, a Imobiliária Conceitto/JB3 Investimentos, mas o time acabou eliminado por conta de uma inscrição irregular, apesar de ter vencido o São Roque nos pênaltis após empate em 3 a 3. Com isso, após definição da diretoria, será realizada uma nova semifinal, entre São Roque e Atômica Visual/Benfica, na abertura da noite de futsal, neste sábado, às 19h, e daí sairá a segunda finalista, que enfrenta o Marota Confecções/1º de Maio, no primeiro duelo da final, no encerramento da noite de futsal no Ginásio de Esportes do Colégio Nossa Senhora de Lourdes.

Entre semifinal e decisão, as semis da Copa da Liga

Logo após termos a definição da segunda finalista do Citadino Feminino, quem vai à quadra são as gurias que disputam a Copa da Liga, com os duelos das semifinais: Ana Rech x AFF e São Roque x BGF disputam vaga na decisão. Confrontos no Ginásio de Esportes de Lourdes e ingresso ao custo de R$ 5,00.

Copa Ricardo Ló de Futsal perto de abrir as quartas

Roma x Atox FC fazem duelo nesta sexta, às 20h30min, no Complexo Esportivo do Parque Cinquentenário, o de encerramento da fase classificatória da Copa Ricardo Ló de Futsal, válido pela Chave B. Os classificados, no entanto, já são conhecidos. Na Chave A, Estrela (10 pontos), JDN Futsal (7), Ruthless e Flamengo (6 pontos). Na B, São Paulo (10 pontos), Roma (7), Hull City (4) e Atox (1). Na próxima segunda à noite será feito o sorteio dos cruzamentos de quartas de final. Os dois primeiros jogos ocorrem na terça à noite e a fase é concluída na quinta. As semifinais ocorrem no dia 13 e a decisão no dia 16, com transmissão ao vivo pela Impulssione Esportes e TV Serra. A competição é organizada pela Liga Independente de Futsal.

18 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
SERC Brasil/Divulgação

MOMENTO DE DECISÃO

Farroupilhão define finalistas no sábado

Semifinais do Campeonato Municipal acontecem no

Farroupilhão (semifinais)

do Vasco da Gama, mas a equipe de Nova Milano retomou a posição no jogo de fundo ao vencer o clássico do 4º Distrito, diante do Penharol, por 4 a 3. Em jogo isolado no Monte Pasqual, o FBI fez 4 a 2 no Audax Farroupilha.

Arodada decisiva da fase classificatória do Farroupilhão não teve surpresas e a posição do 3º e 4º acabou mantida com os resultados da 9ª e última rodada. O líder Industrial folgava e o vice-líder, São Paulo, nem foi a campo e venceu por WO o já eliminado Santos por 3 a 0. Restava a briga pelo resto do posicionamento no G4.

Na Linha Sertorina, o anfitrião Gaúcho abriu os trabalhos da tarde no último sábado e venceu o Real Farroupilha por 7 a 1, tomando o 3º lugar

Assim, a classificação do G4 ficou com o Industrial (22 pontos), São Paulo (21), Vasco (18) e Gaúcho (16). Com vantagem na pontuação, o mando acabou beneficiando o Industrial, que atua no bairro. A equipe abre a semifinal neste sábado, contra o Gaúcho, com São Paulo e Vasco fazendo o jogo de fundo. A etapa é em jogo único e havendo empate nos 90 minutos, a definição do finalista acontece nos pênaltis. A arbitragem conta com André Ribeiro e Luciano Caetano e com o assistente Mizael Gonçalves, trio de Porto Alegre.

A decisão do Farroupilhão também é realizada em partida isolada, bem como a disputa do 3º lugar, que acontece em rodada dupla no próximo dia 10, quando será conhecido o grande campeão da temporada 2022 da competição, que foi retomada após oito anos e é organizada pela Liga Farroupilhense de Futebol de Campo. Confira ao lado os enfrentamentos que valem vaga na final do Farroupilhão.

19 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
campo do bairro Industrial
Legenda: P (pontos), J (jogos), V (vitórias), E (empates), D (derrotas), GM (gols marcados), GS (gols sofridos) e SG (saldo de gols) Equipe P J V E D GM GS SG 1) Industrial 22 8 7 1 0 35 5 30 2) São Paulo 21 8 7 0 1 31 10 21 3) Vasco 18 8 6 0 2 23 13 10 4) Gaúcho 16 8 5 1 2 21 12 9 5) Santos 9 8 3 0 5 15 24 -9 6) Real 7 8 2 1 5 10 36 -26 7) Audax 6 8 2 0 6 8 18 -10 8) FBI 6 8 2 0 6 14 30 -16 9) Penharol 1 8 0 1 7 13 22 -9 Final da fase classificatória do Farroupilhão Neste sábado, às 13h45min Campo do Bairro Industrial Neste sábado, às 15h45min Campo do Bairro Industrial X X Em caso de igualdade nos 90 minutos, definição do finalista nos pênaltis

Maislaser chega a Farroupilha trazendo conforto, inovação e mês de promoções

Especialista em depilação a laser, clínica inaugurou na terça à noite e tem os casais Fabieli Joner e Guilherme Drews e Thaís e Éder Adams à frente da mais nova franquia farroupilhense SAÚDE, páginas 10 e 11

MATÉRIA ESPECIAL

Guru conquista o mercado e faz Tramontina ter um novembro premiado

Cooktop conectado fatura a medalha de prata no prêmio Popai Brasil, a de ouro no Bornancini de Design e se consolida como mais um produto de excelência da grife Páginas 2 e 3

SÉTIMA ARTE

Mais que uma incursão emocional, uma linda declaração de amor

Kenneth Branagh abre coração para sua cidade natal e revive memórias de infância no suntuoso “Belfast”, um filme que é poesia musicada do início ao fim Inside, páginas 6 e 7

Imagem: Reprodução
Tramontina/Divulgação
André Luiz da Silva

As estreias na telona e as grandes atrações da noite farroupilhense para o fim de semana Página 3 e Contracapa

DE VOLTA

Social

Quem foi notícia ao longo da semana e dicas para o final dela na Coluna de Valéria Vettorazzi Páginas centrais

“Uma Fábrica de Memórias”, da Santa Cruz, abre festejos natalinos

A2ª edição do “Inesquecível Natal de Todos” começa com tradição. Após a abertura oficial, o Natal da Escola Santa Cruz, que é realizado em par ceria com a Paróquia de Nova Mila no, Associação de Moradores, Clube Vasco da Gama e Clube de Mães As Milanesas ocorre nesta sexta, às 19h30min, em frente à igreja de Nova Milano. A apresentação “Uma Fábrica de Memórias” as sinala o retorno das performances natalinas da ins tituição de ensino do 4º Distrito, que aconteceram pela última vez, com presença de público, em 2019, e foram retomadas, ainda que de maneira híbrida, no ano passado. É bom chegar cedo para curtir a atração. Confira abaixo as demais que ocorrem nes ta semana de abertura de festejos natalinos em Far roupilha e participe das atrações, que são gratuitas.

Programação

Nesta sexta, às 19h30min Uma Fábrica de Memórias, da Escola Santa Cruz, na Praça de Nova Milano Terça, às 19h

Bicicletando, passeio noturno de bicicleta com temática natalina. Concentração e saída no Largo Carlos Fetter Quarta, às 18h Cantos e Encantos de Natal, com apresentação natalina do Centro de Atendimento Integral (CAI) Senador Teotônio Vilela, em frente à igreja do bairro Industrial

Quinta, às 19h

Espetáculo Musical “Esperançar em Família”, da Escola Municipal de Ensino Fundamental 1º de Maio e CAI 1º de Maio, no ginásio da instituição de ensino Próxima sexta, dia 9, às 18h

Vivere Natalino no Calçadão da Júlio de Castilhos Próxima sexta, dia 9, às 20h

VI Espetáculo Natalino da Escola João Grendene: O Jardim do Papai Noel, na rua Delmo Kerber, 248, em frente à instituição de ensino Próxima sexta, dia 9, às 20h

Marcha Natalina na Escola Municipal de Ensino

Fundamental Nossa Senhora de Caravaggio, da instituição de ensino até o Santuário Dia 12, às 19h

Caminhada Iluminada da Escola Municipal de Ensino Fundamental Oscar Bertholdo, com saída da instituição de ensino até a Casa de Cultura e, após, Auto Natalino da Casa de Cultura Domingo e dias 11, 18 e 22, às 20h

Apresentações da Árvore dos Sonhos, na Praça da Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus Terça a domingo, das 15h às 21h

Funcionamento do Carrossel Encantado, em frente à Prefeitura

Inside
Cinemas e Agenda
Retornando Natal da Santa Cruz inaugura com estilo a nova edição do Inesquecível Natal de Todos, nesta sexta à noite, em Nova Milano
“Inesquecível Natal de Todos” conta com intensa programação no início deste mês
Arquivo Jornal Informante

Música

Banda Municipal Cinquentenário realiza Concerto de Natal na Igreja Matriz na próxima quinta à noite

Apresentação musical conta com a participação do Canarinhos de Farroupilha, da Serra e Coral Il Romano

Para definitivamente entrar no clima na talino, a Banda Municipal Cinquentená rio, junto com os Corais Infanto-Juvenis Canarinhos de Farroupilha, da Serra (Vila Jansen) e do Coral Il Romano, em parceria com a Casa de Cultura de Farroupilha, rea liza Concerto de Natal na próxima quinta.

Ele acontece às 20h, na Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus. O programa inclui obras nata linas clássicas, como “Um Mundo Bem Melhor”, “Hallelujah”, “Il Nonneto”, “Noite Feliz”, “Se Bas tasse Una Canzone”, “Noite de Natal”, dentre ou tras canções típicas da data festiva. A entrada é franca e o evento contará ainda com a participa ção da trupe do Papai Noel.

“Convidamos toda a comunidade para parti cipar e prestigiar o evento, sendo a primeira vez que essa formação acontece e promete ser mui to especial”, garante Rodrigo Ziliotto, maestro da Banda Municipal. Convite feito para curtir mais um evento natalino entre os muitos que agitam esse mês de dezembro (veja mais na Capa do Inside e Editoria de Cidade, página 15).

Programe-se

O

Canarinhos

Quando: na próxima quinta, às 20h Onde: Igreja Matriz Sagrado Coração de Jesus Quanto: entrada franca

Divulgação

Performance inédita Maestro Rodrigo Ziliotto no ensaio com a Banda Municipal Cinquentenário, que pela primeira vez divide o palco com Canarinhos de Farroupilha, da Serra e Il Romano

2 FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022 Inside
CLIMA NATALINO
que: Concerto de Natal promovido pela Banda Municipal Cinquentenário com o Coro de Farroupilha, Canarinhos da Serra e Coral Il Romano

Cinemas

Shopping Villagio Caxias (RSC-453, nº 2780, Distrito Industrial)

Sala 1

Até os Ossos

Sessões dubladas às 14h e 21h40min, legendada às 16h40min

Crepúsculo

Sessão legendada às 19h15min

Sala 2

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Sessões dubladas às 14h10min, 17h20min e 20h30min

Sala 3

Nada é por Acaso

Sessão às 16h15min

Noite Infeliz

Sessão dublada às 19h e legendada às 21h10min

Sala 1

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Sessões dubladas e em 3d às 13h, 17h e 20h30min Sala 2

Mundo Estranho

Sessões dubladas às 14h15min e 16h45min Crepúsculo

Sessão legendada às 19h Nada é por Acaso Sessão às 21h45min Sala 3

O Menu

Sessões dubladas às 14h, 16h30min e 19h30min, legendada às 22h Sala 4

Noite Infeliz

Sessões dubladas às 13h45min, 16h10min e 18h45min, legendada às 21h10min Sala 5

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre Sessões dubladas às 14h30min e 18h, legendada às 21h30min Sala 6

Mundo Estranho

Sessões dubladas às 13h e 18h15min

Adão Negro

Sessões dubladas às 15h20min e 20h45min

Sala 4

Mundo Estranho

Sessões dubladas às 14h20min e 18h40min, dublada e em 3d às 16h30min

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre Sessão legendada e em 3d às 20h50min

Sala 5

Pantera Negra: Wakanda Para Sempre

Sessão dublada às 16h50min e dublada e em 3d às 20h

Sala 6

Mundo Estranho

Sessões dubladas às 15h30min e 17h40min

O Menu

Sessão dublada às 19h45min, legendada às 22h

Shopping Bourbon San Pelegrino (Av. Rio Branco, 425, São Pelegrino)

ritarosabaretta@gmail.com

Todo sujeito abala sua saúde física e psíquica quando se percebe diante de conflitos e tensões de ordem emocional e de relacionamentos tanto sociais quanto familiares, considerada também uma significativa fonte de estresse. São conflitos do dia a dia, às vezes gerados por situações circunstanciais e até mesmo banais, mas que geram significativas tensões internas.

Quanto mais significativa a pessoa for para a vida do sujeito, mais intenso o vínculo afetivo e, consequentemente, maior será o sentimento de dor entregue a este conflito afetivo. No entanto, o resultado de dor resultará certamente em demandas emocionais da qual o sujeito terá que dar conta, pois ficam diretamente ligados ao estresse e consequentemente a nossa saúde mental.

À medida que sentimos que o nosso psíquico sofre influências externas tendemos a agravar nossa sintomatologia pré-existente com sintomas depressivos, angústia, além de impactos de ordem física, levando-nos crer em questões psicossomáticas. As pessoas, diante deste emocional abalado, tendem a apresentar irritação, mau humor no dia a dia, colocam-se em situações de confronto e disputas em relações interpessoais na vida, no trabalho, no social.

A pessoa entra em um círculo vicioso, onde seus sentimentos então parecem estar mais voltados a quem tiver sentido tais conflitos, do que aos conflitos em si. Na verdade, mais a quem do que a origem do conflito. Perde o sentido do que nos levou ao confronto, mas o seu destino se tornou nosso maior causa de dor e angústia.

Em nossos núcleos familiares temos perdido nossa paciência discutindo questões políticas, geralmente divergências políticas, outra vezes acreditamos ser divergências e discutimos pelas mesmas coisas sem nos darmos conta. Outras vezes é futebol, criação de filhos, disputas de herança que no final são valores tão insignificantes que não valeriam tamanhos desentendimentos e adoecimentos emocionais.

Temos perdido tempo! Temos nos desgastado! E, por fim, sofrido consequências por todas essas escolhas ao entrar em conflitos, discussões, embates e debates que promovem desgastes, dificuldades e discórdias sem uma construção de pensamento e de objetivos em comum.

Seria possível pensar na possibilidade de se construir em parceria algo que fosse a base de novas construções para um futuro promissor de talentos em novas vidas. *

3
Psicanalista
Imagem: Reprodução Inside
Sobre possíveis tensões familiares Rita Rosa Baretta
FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022

Sunset

Neste domingo o Campus 8 da UCS organiza o evento Sunset Picnic a partir das 14h. As atividades contam com show das bandas Claus & Vanessa, Siningruv e Artemis, além de grupos de dança. Também estarão presentes no evento expositores com lojas de beleza, brechó, eventos e artesanato. A entrada é gratuita e toda comunidade está convidada!

Destaque

O jovem farroupilhense Arthur Werner Zimmer está competindo no Campeonato Brasileiro Infantil de Natação: Troféu Maurício Bekken. O torneio está acontecendo em Belém do Pará, onde Arthur concorre em quatro categorias do esporte, acompanhado pelo treinador Allan Werner e outros três competidores de Caxias do Sul. O grupo faz parte da ASDA: Associação Serrana de Desporto Aquático. Sucesso ao nadador.

Caminhada

O Sesc Farroupilha organiza nesta sexta a Caminhada Iluminada de Caravaggio, a partir das 20h. A ação é aberta ao público e tem o objetivo de integrar a comunidade farroupilhense. Aos interessados, está à venda a camiseta do evento por R$ 35,00 na entidade (veja na página 15).

E-music

No dia 17 de dezembro acontece a Colours Summer Time, a última edição do ano. A festa ocupa o Jockey Clube, em Caxias do Sul, e o line-up conta com os nomes confirmados de Apoena, Bavaresco, DJ Due, Feerr, Fran Bortolossi, L-Cio, Lorenzet, Mary Olivetti e Tessuto. Os ingressos estão à venda pelo site Shotgun.

#CURTINHAS

Sábado o Boteco do Chá organiza a festa onde elas têm ingressos isentos e open até à meia-noite. O ingresso masculino

A Hamburgueria El Viajero estará aberta sexta para transmissão do jogo entre Brasil rodada dupla de todos os chopes e todos

Ramão Fachini (diretor de Protocolo) e Cristiano Lamb (presidente), deram as boasvindas a Alisson Basso e Ederson Decarli (ao centro), os dois novos integrantes do Rotary Club de Farroupilha

Da

Maria Valentina e Maria Vitória comemoraram seus aniversários ao lado dos papais Guilherme Bampi e Verônica Fontanive Bampi no último dia 23, na Ticabum Festas Priscila Arsego Ana Paula Meneghel ladeada pelos pais Claudio familiares seus 15 anos no último sábado, em belíssima Casa Piemont, em Farroupilha. A organização esteve A empresária Gislaine Da Motta recebeu algumas consultoras da Monte Santa Jóias para uma confraternização no Benevento Chocolate & Café, no último dia 19 Daniela De Rocco série fotos em família: Davi Garbin Bartelle, Suzane Garbin e Rodrigo Bartelle e no ensaio que marcou os 7 anos do pequeno Letícia Spinelli

#CURTINHAS

festa Open das Gurias, open de gin, energético e vodka masculino antecipado fica por R$ 20,00. aberta a partir das 15h30min nesta Brasil e Camarões. O espaço oferece todos burgers na promoção por R$ 32,00.

Fabieli Andressa Joner e Thaís Bulling Adams estão à frente da clínica Maislaser que abriu as portas na terça e contou com coquetel de inauguração para convidados, com recepção organizada por Denise Colombo Eventos Éder Tondello Daiane Cavalini Fotografia Claudio e Márcia, comemorou entre amigos e belíssima festa que aconteceu no espaço La esteve a cargo da equipe Denise Colombo Eventos Fran Dal Monte

Fabrício e as Copas

EUA, 1994. Engraçado que, com apenas 5 anos, tenho diversas lembranças bem claras desse período. Olhando mais tarde, já sabendo melhor do que se tratava, digo que essa foi a melhor Copa que vi nesses meus quase 34 anos. Quase todos as Seleções tinham ao menos um craque. A Romênia tinha um: Gheorghe Hagi, e por isso já se tem uma ideia do altíssimo nível técnico desse Mundial. Os uniformes são clássicos até hoje, tivemos os estádios sempre repletos de gente, isso sob um sol escaldante do verão norte americano, e toda a energia e novidade de ser a 1ª Copa na América do Norte (que aliás, será sede da próxima, em 2026, com EUA, México e Canadá sediando o evento). Teve a dancinha do Roger Milla, a cotovelada do Leonardo (fiquei bem chocado com isso na época), o gol de falta do Branco, Baggio jogando futebol americano, Maradona saindo de mãos dadas com a enfermeira, Alexi Lalas fazendo cosplay de Uncle Sam jovem em Woodstock, Bebeto nananenê, Dunga full pistola, Romário baixola melhor do mundo e dono da Copa e, claro, “É Tetra!”. Que Copa incrível!

França, 1998. Aqui o jovem Fabrício de 9 anos já manjava algo de futebol, ou o suficiente que um rapaz dessa idade possa entender. Lembro bem de assistir todos os jogos possíveis pela tarde e, nos intervalos e após as partidas, focar em futebol novamente, só que no Super Nintendo, com o International Superstar Soccer. Foi uma boa Copa, o Brasil tinha um baita time. Aquele Brasil 2x2 Holanda da semi foi incrível. A Croácia foi uma espécie de campeã moral da Copa, surpreendeu a todos. Torci demais para o Paraguai nas oitavas, contra a França, onde vi uma das melhores apresentações defensivas de um time até hoje. Chilavert, Arce e Gamarra na zaga. A França só foi campeã pela convulsão do Ronaldo (que abalou psicologicamente todo a equipe) e alguma intervenção divina que fez que eles marcassem contra os paraguaios naquela tarde em Lens. Japão e Coréia do Sul, 2002. Copa de madrugada, bixo. O Penta, pô! O retorno triunfal do Ronaldo (artilheiro do torneio), Ronaldinho acabando com o jogo de todas as formas contra a Inglaterra (passe pra gol, golaço sem querer, grande atuação e expulsão), Denílson sendo perseguido por 48 turcos, São Marcos contra a Bélgica, Vampeta fazendo parkour bebâdo em Brasília e Rivaldo, o melhor jogador da Copa. Chegamos por baixo, mesmo tendo excelentes nomes no time, mas que vinham em má fase, após quase não classificar nas Eliminatórias. O Mundial de erros absurdos das arbitragem, da surpreendente Turquia, Senegal mandando um “oui” para os franceses (muito triste, nossa), Argentina caindo na fase de grupos (triste demais, bixo) e a melhor Seleção Inglesa que eu já vi, e que rendeu o melhor jogo da Copa, ao meu ver, que foi nas quartas, quando eles foram eliminados pelo Brasil. Creio, até hoje, que se não caíssem nesse duelo, a Copa seria dos ingleses.

Não me dei conta que o espaço é curto, então vamos agilizar. Alemanha, 2006: Quarteto Mágico, forte expectativa, muito oba oba, pouco foco, aquele gol do Henry e praticamente uma atuação perfeita do Zidane nesse jogo e aí o Hexa foi adiado pela 1ª vez. Grande jogo da Copa foi Itália x Alemanha e o título ficou com os italianos, merecidamente. África do Sul, 2010: vuvuzelas, Waka Waka e tiki taka espanhol, Suarez jogando volêi e Loco Abreu metendo uma cavadinha pornográfica e inconsequente contra Gana (melhor jogo da Copa esse, ao menos em emoção). Primeira taça para a Espanha, e o Hexa adiado novamente. Brasil, 2014: Fuleco andando de moto, as coisas mais aleatórias do mundo acontecendo no local mais aleatório do mundo por 1 mês: caos, argentinos fazendo churrasco em carrinho de supermercado, japoneses “contrabandeando” paçoca, gol de peixinho do Van Persie e, cara, vamos deixar assim e pular certos acontecimentos. Ah, a Alemanha ganhou. Rússia, 2018: jogamos melhor contra a Bélgica, e aquele chute do Renato Augusto... olha. Foi uma péssima Copa para a Argentina, e eu morava em Buenos Aires esse ano, o que me rendeu muito entretenimento de qualidade. Menino Neymar se machucou, pela 7ª Copa seguida, toda população da Islândia foi ver os jogos lá, Galvão Bueno alucinado, perdido em Moscou e os franceses levaram o seu bicampeonato.

Qatar, 2022: o Hexa vai vir esse ano. Confiem!

* Agente de intercâmbio e bacharel em Relações Internacionais

Sétima Arte

O olhar de inocência sobre

Kenneth Branagh faz antológica declaração de amor à terra natal no belíssimo “Belfast”, um filme lírico embalado por incrível trilha sonora que abrilhanta ainda mais sua pura incursão emocional pelas memórias da infância

Éraro diretores rememorarem seu passado na Sétima Arte. Expor a própria trajetória, embora ela não seja errante (se não for interessante, aí não vale a pena mesmo, embora tenhamos dois exemplos, citados no parágrafo abaixo, de jornadas que renderiam bons filmes), parece realmente algo muito particular e, por isso, difícil de ser feito. Não me refiro a episódios esporádicos que fizeram parte da vida do cineasta. Se o leque for ampliado para isso... bom, aí temos centenas de exemplos. A referência é contar as memórias pessoais pregressas, fazer um exercício de digressão sem muitas amarras, assentado na realidade.

Recentemente tivemos o diretor italiano Paolo Sorrentino revivendo sua adolescência em Nápoles em “A Mão de Deus”, uma porcaria intragável que não tive condição de suportar mais que 30 minutos. Por outro lado, há um exemplo que é a antítese completa do citado: “Belfast”, de Kenneth Branagh, é estonteante. Aquele tipo de filme que muda o humor e a rotina de uma semana, deixa a alma mais leve, mostra o motivo pelo qual a Sétima Arte fascina, mas também traz um lamento: por que diabos eu não assisti a obra antes? É uma densa, fabulosa, honesta, lírica e pura declaração de amor à terra natal embalado por um conterrâneo do cineasta.

Também nascido em Belfast, Van Morrison assina boa parte da trilha sonora, que é espetacular, do início com “Down to Joy”, passando por “Bright Side of the Road”, “Warm Love”, “Days Like This” e chegando a “And the Healing has Begun”. As fai-

Belfast

xas, que dão contorno de poesia musicada à obra, estão perfeitamente inseridas dentro da trama e conferem uma alegria que não é traduzida pelo preto e branco utilizado pelo cineasta, tampouco pela realidade vivida pela Capital da Irlanda do Norte no final dos anos 60, com o País vivendo uma escalada de violência que eclodia em uma guerra civil.

É neste contexto que Belfast é contada. Pelos olhos do pequeno Buddy (Jude Hill). De família protestante, mas pouco afeita à política, ele vive com a mãe (Caitriona Balfe) e o irmão mais velho Will (Lewis McAskie) em uma rua que conta com muitos católicos, mas que vivem em paz e harmonia com os vizinhos, até o dia 15 de agosto de 1969, em que são atacados pela maioria protestante. Seu pai (Jamie Dornan) trabalha na construção civil em Londres e, quando o conflito eclode no bairro, ele sabe que isso pode comprometer o futuro da família e, como está pouco em casa (suas visitas são feitas a cada duas, três semanas), uma alternativa começa a ser estudada.

Porém, se Bud vê em casa essa seriedade com que a guerra civil é tratada, com rostos aflitos e poucos sorrisos, o mesmo não se processa no convívio com a avó (Judi Dench) e, especialmente, com o avô

6 Inside FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
fabrioliboni@gmail.com Fabrício Oliboni
Direção e roteiro Kenneth Branagh Gênero Drama Duração 98 minutos País Irlanda do Norte Ano de produção 2021 Estúdio Focus Features Northern Ireland Screen TKBC Distribuição Universal Pictures
Ramon Cardoso ramon@jornalinformante.com.br

Sétima Arte

uma cidade fraturada

e de forma muito objetiva. É, claro, uma visão pueril do conflito entre católicos e protestantes que deixou não apenas uma cidade, Belfast, mas um País, a Irlanda do Norte, dividido durante décadas, mas isso é pano de fundo no olhar de Buddy, tanto que a questão ganha uma ressonância maior apenas no início e no fim da trama, embora paire como uma sombra ao longo de toda história e seja, de certa forma, o epicentro do drama familiar, que debate até que ponto vale a pena viver em uma cidade fraturada, em que um novo conflito pode gerar um dano irreparável, especialmente se existe um Plano B.

Paulo

Roque Gasparetto

O que podemos fazer?

O tempo do Advento é uma preparação para a vinda do Senhor Jesus no Natal, tem uma duração de quatro semanas. As quais de domingo a domingo vamos nos preparando para a vinda do Senhor. Precisamos reavivar a nossa confiança, levantar o ânimo e despertar a esperança.

(Ciáran Hinds). A dupla conserva aquele humor ácido e serve de contraponto à preocupação vivida no lar. Seu avô, aliás, é quem mais o estimula a tentar uma aproximação com a colega de aula Catherine (Olive McDonald), católica, por quem Buddy nutre um amor platônico, a ponto de procurar melhorar na escola para se aproximar do crush infantil, já que ela era uma das melhores da turma e, toda semana, as posições nas carteiras da sala eram definidas a partir das notas, com os primeiros sentando à frente.

Embora a visão de mundo de Buddy é, de fato, de um estudante do Fundamental, ele fica particularmente impressionado com um sermão do ministro (Turlough Convery), que tem o poder de acirrar ainda mais os ânimos sectários que vão avançando sobre a sociedade norte-irlandesa, pairando como uma nuvem negra no céu de Belfast. Esse ódio eclode de maneira irreversível, com o líder Billy (Colin Morgan) cobrando dos moradores da rua fidelidade à causa protestante, a fim de obter uma espécie de expurgo forçado dos católicos do bairro.

Cheio de referências de época, do Cinema à Política, com a corrida espacial em pleno curso, Belfast é a versão infantil de Branagh, despida sem pudores

Essa opção, embora seja viabilizada pelo patriarca da família, não é desejada por ninguém. Romper com as raízes, com os laços familiares, com uma cultura e história que estão intrinsicamente ligadas à própria identidade, evidente que não é uma tarefa fácil. Ainda mais para Buddy, que não tem a real dimensão (e nem deveria ter) do que é a estridente relação religiosa na terra natal. O sentimento de perda, vivido pelos familiares, ao final da trama, serve de certa forma como um impulso para a tomada da difícil decisão. Nada dura para sempre, mas o que se viveu, permanece. Esse processo catártico passa pelo luto, mas também por uma espécie de libertação das raízes que ligavam a família a Belfast. Poucas vezes a inserção de uma música fez tanto sentido em uma história quando todos se reúnem para se divertir em um clube e o pai assume o microfone para cantar “Everlasting Love”. É um fechamento com chave de ouro de Branagh, a poesia musicada em forma de uma carta aberta de amor eterno a Belfast que, no final, volta a ganhar as cores brilhantes do início da trama em sua zona portuária, um local de partidas e chegadas.

Premiações

No Globo de Ouro, Belfast foi contemplada com Melhor Roteiro e concorreu em Filme em Drama, Direção, Ator Coadjuvante (Jamie Dornan e Ciáran Hinds), Atriz Coadjuvante (Caitriona Balfe) e Canção Original (Down to Joy). No Oscar, levou a estatueta por Roteiro Original e concorreu a Filme, Direção, Ator Coadjuvante (Ciáran), Atriz Coadjuvante (Judi Dench), Som e Canção Original (Down to Joy).

O segundo final de semana, portanto esse dos dias 3 e 4 de dezembro, nos convida, por meio de João Batista, a “preparar os caminhos do Senhor”, isso é, a manter uma atitude de permanente conversão. Jesus segue chamando-nos, pois a conversão é um caminho que se percorre durante toda a vida. A conversão é a “nota” predominante da pregação de João Batista. Nos convida a refletir com a exortação do profeta: “Preparem o caminho, Jesus chega”. Qual poderia ser a melhor maneira de preparar esse caminho que busca a reconciliação com Deus?

A pregação de João Batista sacudiu a consciência de muitas pessoas daquela época. Ele tem ideias muito claras. Também não se perde em teorias: “Quem tiver duas túnicas reparta-as com quem não tem”. Confessando seus pecados, o povo era batizado no Jordão. Ele nos ensina a viver a fé não por obrigação, mas por atração. Ele nos faz viver a vida cristã não como dever, mas como contágio. Estamos sendo convocados à conversão.

Neste sentido, a festa do Advento merece também o nome de festa da volta. O Senhor veio para dizer-nos como voltaremos para ele. Sabemos como nascemos de nossas mães, experimentamos como vivemos o presente na maior ou menor lucidez dos dias, mas desconhecemos radicalmente o futuro último com o olhar da razão humana. Suspiramos sem saber por qual realidade. Miramos o futuro como miramos a noite cuja a estrela polar orientadora se esconde.

Então, a festa do Advento nos desvenda o enigma. Aquele que veio da encarnação e voltou na Ascenção, agora nos aponta o começo e o fim, alfa e ômega. O que podemos fazer nesse tempo precioso de reconfiguração? Vamos transformar o nosso coração, nossa alma, nossa mente com Deus, purificar o nosso coração, transformar-nos em pessoas renovadas.

* Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus e doutor em Comunicação

Inside FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022 7
prgasparetto@terra.com.br
Imagem: Reprodução

Cervejaria Schmitão Pub

Paim Filho, 60 Sexta

Retrô Music Party

A nostalgia dos anos 90 e 2000, com o melhor do rock, reggae, rap, Música Popular Brasileira (MPB) e muito mais das clássicas que marcaram as duas décadas. A casa abre a partir das 17h e o show tem início às 20h30min.

Ingressos: entrada franca

Deck 256 New

Gonçalves Dias, 306 Sábado

Sertanejo com Vitor Henrique & Gabriel

Open Format com Ralf

A casa abre às 22h com open de gin para elas até às 23h, quando iniciam os shows.

Ingressos: R$ 25,00

Boteco do Chá

Rômulo Noro, 555 Sábado

Festa Open das Gurias

DJ Cris Pacheco

A casa abre a partir das 23h.

Ingressos: feminino com entrada liberada até às 23h59min e open de gin + energético + vodka, e masculino sendo comercializado ao valor de R$ 20,00 antecipado pelo Sympla ou via Pix.

Agenda

VENDO apartamento (2) dormitórios. Garagem (2) carros. Calefação. 100% de móveis. 106 m². 4º andar. Quadra baixo da Prefeitura. Lado dos correios. Arcangelo Chielle,220. Tra (54)9 9969.8749

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Terreno medindo 12x 33 no loteamento Felicitá, área 396 m², localizado na rua: Dionysio Rigoni.

Valor R$ 165,000.00 Fone: 54 – 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Apto no 4° Pavimento , localizado no condomínio Cignachi, semi mobiliado. 2 Quartos, sala e cozinha conjugado com sacada. Fone: (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Terreno no bairro São José, uma quadra da igreja, rua Pedro Koff. Terreno com gradede ferro, todo fechado. Fone: (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Terreno no bairro São Luiz localizado na rua: Emilio T Denicol, medindo 13,50 X 27,75 m², área total: 374,62 m². Fone: (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Chácara com área de 5,1 Hectares com eucalipto, água, poço artesiano e luz. Fone: (54) 99978 7464

Vendo gerador de luz, conjunto motor diesel Yanmar e gerador Weg,

110 – 220 W. Fone: (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Terreno na praia Torres sul uma quadra do mar. Localização entre Arroi do Sal e Torres. Aceito Propostas. Fone : (54) 99978 7464

Renito Imóveis Creci: 8850 Vende: Apartamento no 5° andar localizado no residencial Alvorada 2. Bloco B. Valor R$ 125.000,00. Fone: (54) 99978 7464

FARROUPILHA, 2 DE DEZEMBRO DE 2022
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.