5 minute read

Saúde ......................................................... Páginas 10 a

ARTIGO

Novembro Azul deve ser todos os dias

Advertisement

Luan Paris Feijó *

Chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças em homens e os conscientizar sobre os cuidados com a saúde masculina é uma tarefa árdua, mas necessária, a qual a campanha do Novembro Azul busca atingir todos os anos. O tema, por vezes, é recheado de tabus dos mais diversos, seja pela velha história “do quem procura, acha”; ou do “que tipo de exame mais ou menos invasivo será recomendado pelo meu médico”; ou ainda pelas crenças e práticas culturais conservadoras de uma determinada região brasileira que faz com que se evite procurar ajuda médica por medo de ser menos “másculo”. Assim, tais atitudes restritivas podem contribuir para que a população masculina viva menos do que a feminina, pois geralmente os homens possuem medo de descobrir doenças; não seguem os tratamentos recomendados; estão envolvidos na maioria das situações de risco; não procuram os serviços de saúde e uma lista interminável de possíveis motivos poderia ser descrita.

No Brasil, de acordo com o IInca), o de próstata é o segundo mais comum entre os homens, sendo que um homem morre a cada 38 minutos pela doença no Brasil. Alertar sobre a importância de realizar exames anuais e estar atento aos sinais que o corpo pode apresentar com o passar dos anos é um cuidado com a vida. Que tal reescrever aquela velha máxima do “quem procura acha”, por “se achar, acha cedo e consegue tratar com rapidez e efetividade?”. As chances de cura são altíssimas quando uma condição de saúde ou doença é diagnosticada precocemente. Por isso, o Novembro Azul é dedicado aos homens, para que esses tenham atenção máxima à prevenção de doenças e melhoria na qualidade de vida. Claro que não deve ser somente em novembro, o cuidado deve ser todos os dias do ano.

Neste sentido, os exames periódicos são essenciais para manter uma agenda de prevenção de doenças, mas também essa população deve compreender que esse cuidado é em todos os sentidos – incluindo também a saúde mental. Logo, a busca por hábitos saudáveis, alimentação, atividades físicas e a análise de algum sofrimento psíquico são fatores que contribuem para a saúde integral da população masculina. O Ministério da Saúde recomenda, para homens com mais de 50 anos, a visita ao médico para avaliar a necessidade de um exame. A periodicidade deve ser definida dependendo do caso. Para aqueles com história familiar de câncer de próstata (pai ou irmão) antes dos 60 anos, recomenda-se realizar esses exames a partir dos 45 anos. Logo, é fundamental estimular os homens a cuidarem da própria saúde não apenas em novembro, mas em todas as épocas do ano.

* Doutor em Psicologia e professor da Estácio RS

Obituário

Dia 25 de novembro * Angelo Policarpo Pezzi, 86 anos. Sepultamento no Cemitério do Bairro Nova Vicenza (CBNV). Dia 26 de novembro * Genira Ghedini Biasuz, 80 anos. Sepultamento no Cemitério Público Municipal (CPM). Dia 27 de novembro * Maria Carolina Colombo Zucolotto, 76 anos. Sepultamento no CBNV. * Terezinha Rozalia Padilha Zaballa, 80 anos. Sepultamento no Cemitério Municipal de Caseiros (RS). Dia 28 de novembro * Ary Egídio Fabro, 72 anos. Sepultamento no CPM. Dia 29 de novembro * Carmelia Parizotto Bianchi, 89 anos. Sepultamento no cemitério São Francisco Xavier, Linha Riachuelo, em São Marcos. * Jeferson Amaro Saqueti, 49 anos. Sepultamento no CBNV. Dia 30 de novembro * Maria Beatriz Calabria Dal Magro, 65 anos. Sepultamento no CBNV.

LATIDOS E MIADOS

Participe da nova edição da “Domingueira das Massas”

Evento da ONG dos Peludos e Projeto Me Leva Pra Casa? busca ajudar pets que estão à procura de lar

Já tem programado o almoço dominical? Caso não tenha, ou até mesmo tenha e ele possa ser adiado, está aí uma ótima oportunidade de ajudar quem muito precisa. Cães e gatos que necessitam de adoção, em muitos casos, ficam aguardando uma família em lares temporários ou hotéis e isso gera um custo alto para os grupos farroupilhenses envolvidos no trabalho de inserção dos pets em lares fixos.

Desta forma, uma maneira encontrada de garantir recursos é com a realização da tradicional “Domingueira das Massas”, que realiza nova

Programe-se

O que: Domingueira das Massas da ONG dos Peludos e Projeto Me Leva Pra Casa? Quando: neste domingo, às 11h30min Onde: Restaurante Paladare (Humberto de Alencar Castelo Branco, 8) Quanto: R$ 40,00, sendo comercializados pelo WhatsApp (54) 999.369.773, no Brechó da ONG dos Peludos e na Pop Dog

edição neste domingo, às 11h30min, no Restaurante Paladare (Humberto de Alencar Castelo Branco, 8, bairro Do Parque). Quem promove o evento gastronômico é a ONG dos Peludos e Projeto Me Leva Pra Casa?, que atuam diretamente nesta frente em prol dos cães e gatos que buscam uma família.

O cardápio conta com Lasanha Bolognesa, Espaguete à Carbonara, Talharim ao Pesto, Macarrão Italianíssimo e Fetuccine ao Funghi, Maionese de Massa e Mix de Folhas Verdes, além de chantilly com chocolate de sobremesa e cafezinho. Os ingressos para o almoço podem ser adquiridos pelo WhatsApp (54) 999.369.773, no Brechó da ONG dos Peludos (Júlio de Castilhos, 1.200, Centro) ou na Pop Dog (Rui Barbosa, 60, Centro) ao custo de R$ 40,00.

ONG dos Peludos e Projeto Me Leva Pra Casa? estão em busca de voluntários

As duas entidades que organizam a Domingueira das Massas também procuram voluntários para participarem dos eventos promovidos, especialmente o pedágio, que quase sempre acontece nos chamados “sábados gordos”, ou seja, realizado logo após o pagamento. Quem se interessar pode entrar em contato com Lety pelo WhatsApp (54) 999.369.773 ou nas páginas da ONG e do Me Leva Pra Casa? nas redes sociais.

This article is from: