O Compromisso n.º 0

Page 5

5

Nº 0

O COMPROMISSO

RESPOSTAS SOCIAIS (cont.) 6. Clube de Desporto Adaptado (CDA) O CDA, filiado na Associação Nacional de Desporto para a Deficiência Intelectual (ANDDI), foi constituído com os objectivos gerais de contribuir para o desenvolvi‐ mento da condição física, da autonomia individual, da auto‐estima, da comunica‐ ção, assim como de potenciar a preven‐ ção de estados depressivos e de ansieda‐ de, irritabilidade ou agressividade. Em suma, o Desporto é aqui encarado como forma de aumentar a sensação de Bem‐ Estar e de Equilíbrio, assim como de aumento da integração social, e do senti‐ mento de pertença a um colectivo, mediante o trabalho em equipa em prol de um objectivo partilhado. A organização do CDA permite abranger as diferentes vertentes do Desporto. Isto é, a finalidade da prática desportiva tanto pode ser educativa como recreativa, tera‐ pêutica ou competitiva. As fases pream‐ bulares de Acolhimento e Diagnóstico, consistindo na avaliação das aptidões e motivações do Cliente para a prática des‐ portiva, possibilitam uma escolha mais certeira da modalidade a praticar, assim como do tipo de envolvimento pretendido pelo cliente. Sendo nosso desejo responder às lacunas sentidas ao nível do Ensino Regular de conveniente usufruto da actividade física por parte dos alunos com necessidades especiais, e, como complemento da sua filosofia de abertura da Instituição à comunidade algarvia, o CDA, para além de servir os clientes directos da Associação, está igualmente aberto, a título gracioso, à população com deficiência mental e/ou necessidades educativas especiais, de for‐ ma a que esta possa mesmo aproveitar o

know‐how de técnicos experimentados na preparação de atletas para competi‐ ções nacionais e internacionais. Se o trabalho desenvolvido na vertente competitiva da Actividade Desportiva Adaptada já permitiu, na Natação, parti‐ cipações regulares de atletas federados em competições nacionais e internacio‐ nais, assim como a escolha de atletas da AAPACDM para a Selecção Nacional, persiste, por outro lado, fruto da escas‐ sez dos recursos financeiros disponíveis, a necessidade de assegurar alguma sus‐ tentabilidade económica do Clube mediante a celebração de acordos de parceria com entidades privadas e públi‐ cas e a angariação de apoios, em troca de, por exemplo, publicidade. Neste momento, o CDA utiliza para a Ginástica de Manutenção as instalações desportivas da Associação, o Sporting C. Farense para a prática do Futebol e as Piscinas Municipais de Faro para a Nata‐ ção. Esta utilização é proporcionada por um quadro de cooperação estabelecido com as entidades concelhias. Fruto da estratégia de obtenção de mais e melhores praticantes, com as conse‐ quências positivas que isso tem a nível da sua reabilitação, integração e saúde, é de destacar a participação em 2010 do atleta José Gabriel Vieira no 5º Campeo‐ nato Mundial de Natação (DSISO‐ Down Syndrome International Swimming Orga‐ nisation), em Taiwan, onde obteve, entre outras classificações, o 6º lugar na prova 4x50 m Livres Masculinos por equipas, com novo recorde nacional (2.41.33) e um novo recorde nacional nos 50m Bruços (46.32).


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.