Revista Educação Integral Número 6

Page 129

oferecidos para o desenvolvimento de novas habilidades, e as oportunidades que surgem no decorrer da vida. (ARMSTRONG, 2000). Sendo assim, professores capacitados integram o cenário destas oportunidades. Neste sentido, é importante que a formação continuada dos Professores faça parte da rotina institucional. Estes, devem acompanhar as perspectivas atuais e participar da construção do projeto político pedagógico, refletindo e compartilhando, para que o trabalho desenvolvido possa ser sempre debatido, avaliado e assumido por todos os envolvidos (VILLAS BOAS, 2004). Assim como formação de professores para usar o computador e a internet em suas aulas ainda é precária, e precisa acompanhar as demandas atuais esta é também uma realidade no tocante ao preparo para lidar com as questões do desenvolvimento emocional. É pertinente sugerir a demanda de se criar políticas públicas direcionadas a formação de professores que compreendam o cenário atual com vistas a que haja transformação desse segmento educacional, buscando como aliado a isso, profissionais reflexivos para melhoria da qualidade da educação brasileira. CONSIDERAÇÕES FINAIS Constatamos que a educação infantil é um dos principais alicerces da constituição do indivíduo. Portanto, o Professor de educação infantil precisa conhecer a fundo as fases do desenvolvimento infantil, suas características culturais, sociais, étnicas, suas realidades e como aprendem. Assim sendo, é imprescindível que o professor tenha uma formação específica e continuada, pois caberá a ele construir práticas educativas que atendam a singularidade desta fase da vida humana tão relevante (SIÉCOLA, 2016).

Diante do exposto, é de extrema importância considerar as contribuições que a Psicanalise pode trazer no tocante ao desenvolvimento emocional das crianças de hoje, que vão alicerçar o desenvolvimento da educação e do país por consequência. BIBLIOGRAFIA ARMSTRONG, Thomas. Inteligências múltiplas na sala de aula. São Paulo: Artmed, 2000. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC/SEF, 1998. OLIVEIRA. Gislene de Campos. Psicomotricidade: educação e reeducação num enfoque psicopedagógico. Petrópolis Vozes, 2002. PIAGET, Jean. A formação do símbolo na criança. 6. Ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1990. SIÉCOLA, Marcia. Legislação Educacional. Curitiba: IESDE, 2016. SIÉCOLA, Marcia. Legislação Educacional. 1 ed. – Curitiba, PR: IESDE Brasil, 2016. SIGNORETTE, A. E. R. S. et al. Educação e Cuidado: dimensões afetiva e biológica constituem o binômio de atendimento. Revista do Professor. Porto Alegre, n. 72, p. 5 -8, out./dez. 2002. VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portfólio, avaliação e trabalho pedagógico. São Paulo: Papirus, 2004. WINNICOTT, D.W. Explorações Psicanalíticas. Porto Alegre. Artmed, 1994. ________. O ambiente e os processos de maturação. Estudos sobre a teoria do desenvolvimento emocional. Porto Alegre. Artmed, 1983. ________. A família e o desenvolvimento Individual. Martins Fontes, 1965.

INEQ - Educação integral

129


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.