Revista Educação Integral Número 5

Page 68

na contemporaneidade, leitura de obras de arte e contextualização de acordo com Antonio Henrique Amaral. Objetivos: Ao final da pesquisa, explanação, debate e apresentação dos trabalhos elaborados, o aluno deverá ser capaz de: a) Analisar suas obras como a expressão de suas ideologias e críticas a um país em constantes transformações; b) Compreender as contribuições que suas obras exerceram sobre estas transformações; c) Apresentar uma panorâmica das manifestações estéticas de Antônio Henrique Amaral; d) Destacar a produção artística de Antônio Henrique Amaral; e) Identificar os aspectos formais e temáticos de duas obras do artista Antônio Henrique Amaral, “Bananas” de 1.970 e “Campo de Batalha” de 1.973. Justificativa: Podemos observar o conjunto de suas obras, com seus mais diversos processos de execução e criação, relações com fatos

históricos, técnicas e influências das diversas escolas, bem como obra a obra. Compreender de que forma as mudanças de ordem política e cultural marcaram seu trabalho pela temática social, o relacionamento de sua obra com a realidade do país e do mundo que incorpora elementos da gravura popular e a figuração extraída da cultura de massa, como a publicidade e o grafite, aproximando-se também da arte pop. Para que educadores, educandos e apreciadores da boa arte e o público de modo geral, compreendam e ao mesmo tempo tomem contato com o melhor do expressionismo nacional. Metodologia: Serão trabalhadas todas as formas de expressão, bem como: visitas às exposições do artista; estudos de pesquisas em grupos; debates e explanações sobre os conhecimentos adquiridos; roda de conversa e reflexões; análises de imagens, gravuras e vídeos; reprodução e interpretação de telas; filmagem e fotos da exposição visitada; mostra dos trabalhos. Conteúdos:

Factuais

Conceituais

Procedimentais

Atitudinais

*Bibliografia do artista. *Movimento que participou. *Principais obras. *Importância do artista na atualidade.

*Uso de cores relevantes; *Observação de volume e textura; *Caráter da luz; *Modelagem das formas e linhas; *Caráter gráfico; *Gravuras e xilogravuras; *Predominância da cor e do desenho.

*Reproduzir obras do artista; *Compor telas do artista; *Utilização de técnicas do artista; *Planejamento de exposição das telas; *Composição de mural com imagens e gravuras do artista; *Apresentação ao público dos trabalhos.

*Respeito ao meio ambiente; *Valorização dos artistas da nossa terra;

Recursos: Poderão ser utilizados para melhor compreensão do trabalho: Vídeos; Computadores (TICs); Telas de diversos tamanhos; Tintas diversas; Lápis de várias cores e espessuras; Papelaria; Celulares e/ou máquinas fotográficas. Avaliação: Avaliação deverá ser contínua e formativa visando os objetivos propostos, se o aluno atingiu o que foi especificado, sua com-

68

INEQ - Educação integral

preensão, sua contextualização com ambiente, sua vida e a do outro. Verificar sua participação em todos os aspectos, envolvimento, interesse e conclusão. Articulação com outras matérias: Poderão ser envolvidas várias disciplinas e haver uma participação de professores e alunos para totalizar um excelente trabalho. Participarão os responsáveis por História, Português, Artes, professores de TICs.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.