Livro do Rio Grande Agroecológico

Page 62

Desde 2002, ocorre anualmente o Dia da Troca de Sementes Crioulas de Ibarama, realizados anualmente. Os eventos são de abrangência regional e permitem o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre agricultores, técnicos e demais atores sociais envolvidos neste processo. Várias ações vêm sendo desenvolvidas em Ibarama, com o objetivo de incentivar a conservação in situ de germoplasma e, com isso, preservar a agrobiodiversidade. Tem sido efetuados cadastros de guardiões, visitas, reuniões, encontros, feiras e seminários. Essas ações visam a qualificar a troca de experiências e estimular o uso do milho crioulo e de seus subprodutos na alimentação humana e de outros animais. Outra estratégia da assistência técnica tem sido sensibilizar os agricultores sobre a importância das sementes crioulas dentro dos sistemas de produção, assim como capacitar as famílias sobre as possibilidades dos usos na culinária e no artesanato.

A SDR, por meio de sua conveniada Emater/ RS e outros órgãos públicos, apoia a prática de intercâmbio de sementes e mudas crioulas

Em 2006, realizou-se a primeira Festa Estadual do Milho Crioulo em Ibarama. Em 2008 foi fundada a Associação dos Guardiões das Sementes Crioulas de Ibarama. A associação tem 32 sócios, responsáveis pela preservação das sementes crioulas. Em 2010, foi criado o grupo de guardiões mirins, que atualmente é formado por 73 alunos das escolas municipais de Ensino Fundamental Edwaldo Henrique Drews, Luiz Augusto Colombelli e José de Anchieta.

62

Outra experiência importante tem sido desenvolvida na região de Tenente Portela pela Associação dos Agricultores Guardiões da Agrobiodiversidade de Tenente Portela (Agabio), envolvendo 30 famílias de guardiões de sementes e animais crioulos. São cultivados em torno de 50 hectares com milho crioulo e 60 hectares com feijões, abóboras, mandioca, batatas e outras 50 espécies. A Agabio também realiza o resgate de animais de raças crioulas, focado em aves e suínos. As principais culturas comercializadas entre os agricultores são as de milho e os feijões, mas também são feitas trocas de sementes, sendo o principal evento a Mostra da Agrobiodiversidade, realizada anualmente no município. A Agabio está instalando um moinho para produção de farinhas e canjica de milho crioulo. Além disso, está realizando um levantamento junto às famílias para organização do Banco Comunitário de Sementes, Mudas e Animais Crioulos.

No Litoral Norte, a Ação Nascente Maquiné (Anama) assiste dois guardiões de sementes crioulas, em Maquiné e Osório. Em média, as áreas cultivadas são de quatro hectares, com cereais, feijões, abóboras e hortaliças. As sementes e mudas são vendidas e/ou trocadas em feiras de troca, na Expointer, na Feira de Sementes de Anchieta (SC), Feira da Biodiversidade de Três Cachoeiras, Maquiné, Porto Alegre e nas propriedades. A Emater/RS, em convênio com a Secretaria do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo (SDR) e outros órgãos públicos,


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.