Jornal Anúncio - Fevereiro 2023

Page 1

Diocese de Presidente Prudente - Ano XVIII - Nº 232 - Fevereiro 2023 - www.diocesepresidenteprudente.com.br ANÚNCIO

PALAVRA DO BISPO

Quaresma: Tempo de Conversão

Iniciamos dia 22 de fevereiro, quarta-feira de Cinzas, o Tempo da Quaresma. Quaresma é tempo de cada um rever sua caminhada cristã, como está vivendo seu batismo. Se algo tem impedido uma plena comunhão com Cristo, é necessário rever nossa caminhada e través da oração e jejum, clamar a Deus por misericórdia, suplicando o dom da conversão.

Durante o Tempo da Quaresma, como discípulo missionário de Cristo, devemos intensificar a oração, buscando dilatar o coração para acolher os bens celestes em nossa vida. A oração é a chave que abre a porta do coração para poder receber as graças celestes, ser morada de Deus. Além da oração - pessoal, familiar e comunitária – somos convidados a exercitar também o jejum, isto é: mortificar nosso corpo, buscando domar nossos impulsos carnais, para que o Espirito Santo dilate nosso coração, direcione nossa vida segundo a vontade divina, construindo assim o Reino de Deus em nós. Tanto a oração como o jejum têm como objetivos levar-nos a uma maior comunhão com Cristo - com Deus -, para que enraizados em Cristo, frutifiquemos no amor; exercitando a caridade na família, na comunidade, isto é, a servir Cristo na pessoa do irmão, principalmente nos pobres, doentes, necessitados, pupila dos olhos de Deus.

Quaresma é tempo de conversão, de mudança de vida, de atitudes, de hábitos. É tempo de deixar cair por terra todo rancor, ressentimento e mágoa, tudo aquilo que impede entrar em plena comunhão com Deus; tudo que causa exclusão e morte no coração. Ultimamente a Igreja tem

convocado a todos seus filhos, de modo particular àqueles que estão à frente dos serviços, pastorais, movimentos, organismos a uma conversão pastoral.

Por isto é importante que todos nós que estamos à frente de trabalhos pastorais – Bispos, Sacerdotes, Diáconos, religiosos (as), agentes de pastorais, a rever nossas atitudes, estruturas e caminhada pastoral, cultivando em nosso coração a pobreza, a simplicidade, a acolhida e a mansidão, para que unido a Cristo Bom Pastor, cada vez mais saibamos cuidar com carinho e zelo e amor das ovelhas á nós confiadas. É necessário que trabalhemos unidos para que nenhuma se perca, e se alguma desviar, fazer todo esforço para resgatá-la para Deus e para a Igreja. De modo particular, nós, Bispos e Sacerdotes, que estamos diretamente à frente das comunidades cristãs, precisamos rever nossas atitudes e deixar que a caridade reine em nosso coração.

Não podemos nos limitar apenas em ditar e repetir normas, leis, mas demonstrando amor, misericórdia, ouvindo os anseios dos irmãos e procurando ilumina-los com a Palavra de Deus. Nosso agir pastoral deve ter um único objetivo: “cativar corações para Deus”, promovendo a vida exercitando a justiça e o perdão, promovendo a Paz, construindo assim o Reino de Deus entre nós.

Que Maria, Mãe da Igreja e modelo de discípulo missionário de Cristo Jesus, cubra a todos nós com seu manto sagrado, inspire nosso caminhar, com o coração cheio de Deus, de vida e de amor, testemunhemos a gloriosa Ressurreição de Cristo.

Resposta ao amor de Deus

Para podermos responder ao amor de Deus, teremos que partir da máxima cristã que é: amar a Deus e amar ao próximo, como a ti mesmo. Assim experimentando em nosso coração todo o amor de Deus por nós, daremos uma resposta fiel ao seu amor, pelo nosso testemunho de vida.

Na carta de São João, nos diz: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (I Jo 4,8). Deus é amor! O amor é a essência da natureza de Deus. Por essa razão, São João insistia em dizer que, quem não ama não conhece a Deus; não tem a experiência de Deus em sua vida. A essência de Deus é o amor incondicional que Ele tem por cada um de nós.

Os apóstolos, por meio da pregação e da partilha das experiências desse amor que fizeram com Cristo, foram incisivos ao nos lembrarem de que Deus nos amou primeiro e por isso Ele nos enviou o seu Filho Amado para nos salvar de todos os pecados. Deus manifestou o seu amor para conosco, o próprio Jesus nos revelou a imensidão do amor de Deus por nós. De fato, Deus amou tanto o mundo, que enviou o seu Filho único, para que todo o que nEle crer não pereça, mas tenha a vida eterna e seja salvo por este amor incondicional.

São Paulo sentiu e viveu este amor de Deus, através do encontro com Cristo. Ele disse na carta aos gálatas: “Eu vivo, mas já não sou eu, é Cristo que vive em mim; a minha vida presente, na carne, eu a vivo na fé no Filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.” (Gl 2,20). A

27/02/2023. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.

transformação que o amor de Deus fez na vida de São Paulo foi radical a tal ponto de São Paulo defender o evangelho, tornando-se um prisioneiro desse amor por meio de sua missão evangelizadora. São Paulo nos recorda que Deus entregou o Seu Unigênito à morte de cruz por nós, ninguém mais pode duvidar do Seu amor. Deus não poderia fazer nada além do que fez para provar o Seu amor para com a humanidade. Deus nos deu a vida por amor, em Cristo Jesus, nos predestinou para sermos adotados como seus filhos amados. Somos a manifestação do amor de Deus; ao sermos criados a sua imagem e semelhança. Só não vê e não sente o amor de Deus quem não quer, quem tem os olhos cegos pelo orgulho que o impede de ver e de proclamar a glória de Deus. O pecado tira a beleza da graça de Deus em nós, mais Jesus Cristo seu Filho amado nos resgatou por amor para que pudéssemos recuperar a imagem e semelhança com Deus.

Essa é a resposta de amor que Deus espera de nós, pois “Deus é amor e quem permanece no amor permanece em Deus e Deus nele” (I Jo 4,16). “Aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a quem não vê” (I Jo 4,20b). Amemos a Deus, porque Deus nos amou primeiro, ao próximo como a nós mesmos, para que possamos viver em comunhão com Deus e manifestar este amor em forma de alegria diante das pessoas, que ainda não conseguiram corresponder ao amor de Deus.

02 I Anúncio I Ano XVIII I 232 I Fevereiro 2023
Dom Benedito G. dos Santos Bispo Diocesano de Pres. Prudente e-mail: diocesepp@stetnet.com.br
a
das 8h às 12h e das 13h30 às 17h.
Expediente : Jornal Anúncio - Órgão informativo da Diocese de Presidente Prudente - Rua Padre João Goetz, 400 – Jd.
Esplanada / Fone (18) 3918-5000, atendimento de segunda
sexta-feira
Bispo Diocesano: Dom Benedito Gonçalves dos Santos Pastoral da Comunicação: Responsável: Padre Rodrigo Gomes de Moreno Jornalismo, diagramação e editoração eletrônica: Evandro Marques Banca Digital: www. diocesepresidenteprudente.com.br Edição finalizada:

Pastoral da Juventude Diocesana promove Retiro de Carnaval

APastoral da Juventude Diocesana realizou, nos dias 18 e 19 de fevereiro, o Retirão de Carnaval 2023 com o tema: “PJ: que bicho é esse? 50 anos de missão e história”. A 22ª edição do evento foi realizada na Casa de Encontros Diocesana em Presidente Prudente (SP)

Renovação Carismática Católica realiza Rebanhão em Prudente

e contou com a presença de mais de 50 pessoas.

A programação foi composta por pregação, louvor, oficinas e missa com o padre Mauro Laércio Magro, assessor eclesiástico da Pastoral da Juventude. (Fotos: Pastoral da Juventude / Cedidas)

ARenovação Carismática Católica (RCC) e seus ministérios organizaram o 24º Rebanhão nos dias 18 e 19 de fevereiro (sábado e domingo). Cerca de 250 pessoas participaram e o tema deste ano foi: “Desperta! Em Jesus, Deus te acolheu” (Cf, Efésios 1, 4-5).

O evento contou com momentos de pregação, louvor, adoração ao Santíssimo Sacramento e missa. O padre João Paulo dos Santos Silva, atual diretor espiritual, também esteve presente no Rebanhão. (Fotos: Ministério de Comunicação Social RCC / Cedidas)

Anúncio I Ano XVIII I 232 I Fevereiro 2023 I 03

Quarta-feira de Cinzas: bispo preside missa de abertura da Quaresma e da CF 2023

vida. Toda vez que nos colocamos em oração, é como Deus tivesse pegando a chave da porta e abrindo para que entre a luz divina. Já o jejum nos ajuda a mortificar o corpo, os desejos carnais, para que assim a graça penetre em nosso coração. No caso da esmola, exercitamos a caridade. Ela é um dos grandes sinais que temos Deus no coração”, explica Dom Benedito.

Nesse dia 22 de fevereiro, a Quaresma teve início na Igreja Católica como um todo com a celebração da Quarta-feira de Cinzas. Também teve início a Campanha da Fraternidade 2023. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente (SP).

O momento contou com a presença de centenas de fiéis e foi concelebrado pelo monsenhor José Antônio de Lima, cura da Catedral.

Logo no início da celebração, houve um breve momento de explicação sobre o cartaz da Campanha da Fraternidade, que traz como tema: “Fraternidade e Fome” e o lema “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Mt 14,16).

“Muito mais do que saber números de famintos, nós precisamos ter consciência de que esses famintos

estão muito perto de nós, batendo a nossa porta, nos semáforos. Nós precisamos ter consciência de que a fome é algo que não pode esperar. O cartaz nos apresentam as mãos que doam, que oferecem aquilo que Deus nos dá. Muitas vezes, o que nos sobra é o que falta na mesa de muitos dos nossos irmãos. Então, essa riqueza que se produz, precisa ser partilhada, distribuída fraternalmente”, afirma Paula Alexandra Piveta Santos, representante da equipe de Liturgia na Catedral.

Sobre como ajudar os mais necessitados, Paula destaca o papel das igrejas que contam com pastorais voltadas a esse trabalho. “A Pastoral da Solidariedade [da Catedral] entrega até 80 marmitas, todas as quintas-feiras, para essas pessoas que tem urgência. […] Então, se você tem o que dar, pela bênção e graça de Deus, partilhe conosco, não aquilo

que sobra, mas com consciência e responsabilidade, porque só assim, a solução da fome, aquele número que nos assusta, vai começar a diminuir.”

Na homilia, Dom Benedito destacou a importância desse período de 40 dias. “A Quaresma é esse tempo rico que a Igreja oferece a cada um

O bispo enfatizou ainda a importância de estarmos no caminho de Cristo. “Passamos um período difícil de pandemia, mas todos nós estamos sujeitos a perder a vida. Vejamos os irmãos na tragédia da chuva no litoral. Foi uma catástrofe, que pode atingir qualquer um de nós. Por isso é importante deixarmos Cristo morar em nós. Aprendamos ser pessoas de fé, esperança e acima de tudo, pessoas caridosas.”

Durante o tradicional rito de imposição das cinzas, o celebrante e os ministros disseram: ‘Convertei-vos e crede no Evangelho’. A expressão refere-se ao início da pregação de Jesus e nos lembra que a vida cristã

de nossos filhos para que preparemos nosso coração para a grande Solenidade cristã, a Páscoa. É tempo de revermos como estamos vivemos a nossa vocação cristã, tempo de reconciliação e conversão, voltando nosso coração para Deus, suplicando perdão, misericórdia.”

Durante a reflexão, ele discorreu sobre três exercícios quaresmais, que ajudam os cristãos a viverem coerentemente a vocação: oração, jejum e esmola.

“A alma depende da oração. Precisamos ser pessoas de oração, não só na Quaresma, mas toda nossa

se inicia com a conversão.

A cinza representa um sinal de humildade, recordando o cristão a sua origem e o seu fim: “E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra” (Gn 2,7); “até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás” (Gn 3,19).

A celebração durou cerca de uma hora e encerrou com a bênção do bispo e do sacerdote. Veja o álbum completo de fotos da celebração no Facebook: Diocese de Presidente Prudente.

04 I Anúncio I Ano XVIII I 232 I Fevereiro 2023
Dom Benedito falou da importância da Quaresma. Monsenhor José Antônio concelebrou com o bispo na Catedral (Evandro Marques / Pascom Diocesana) Campanha da Fraternidade 2023 traz como tema: “Fraternidade e fome” (CNBB / Reprodução) Imposição das cinzas é uma lembrança a conversão (Evandro Marques / Pascom Diocesana) Evandro Marques / Pascom Diocesana

Fase Continental: nova escuta do Sínodo é realizada na Diocese

Uma nova etapa do Sínodo dos Bispos foi realizada na Diocese de Presidente Prudente, a Fase Continental. Os encontros foram organizados nas quatro regiões pastorais e vem ocorrendo na Diocese desde o ano passado, em diferentes âmbitos: paroquial, regional e diocesano.

1ª Região Pastoral

O primeiro encontro dessa Nova Escuta Diocesana ocorreu no sábado (04/02), na Paróquia São Miguel Arcanjo de Presidente Prudente (SP), e passaram pelo local 70 pessoas, incluindo 16 padres, leigos e o bispo diocesano. Destas, 55 eram representantes de 19 comunidades da 1ª Região, que é composta por 24 Igrejas, sendo todas as paróquias de Presidente Prudente (SP) e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Álvares Machado (SP).

Dentre os presentes que fizeram parte diretamente da organização estavam Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador diocesano de pastoral a frente da secretaria diocesana do Sínodo, padre Sandro Rogério dos Santos, vigário episcopal da 1ª Região Pastoral, e padre Carlos Eduardo Biral, pároco da comunidade onde foi realizada o encontro.

Incialmente, conduzida pelo padre Éverton, houve uma apresentação da memória do Sínodo desde a convocação do Papa Francisco até o desenvolvimento da primeira fase na Diocese, que ocorreram as escutas nas paróquias e regiões. Além disso, fez uma síntese do documento da

Etapa Continental.

Logo depois, houve a formação de grupos para responder um questionário proposto pelo documento base, que também será sintetizado a nível nacional e enviado para Roma.

2ª Região Pastoral

Ao todo, 25 representantes das cidades de Alfredo Marcondes (SP), Álvares Machado (SP), Anhumas (SP), Caiabu (SP), Emilianópolis (SP), Indiana (SP), Martinópolis (SP), Narandiba (SP), Pirapozinho (SP), Presidente Bernardes (SP), Regente Feijó (SP), Sandovalina (SP), Santo Expedito (SP), Taciba (SP) e Tarabai (SP) participaram do encontro sinodal organizado no salão da Paróquia São João Batista, em Pirapozinho (SP), no dia 5 de fevereiro.

Na ocasião, o padre Luciano Rodrigues de Oliveira, vigário da 2ª Região, realizou a abertura do evento. Na sequência, o padre Éverton Aparecido da Silva conduziu a manhã com uma explanação e encaminhamento dos grupos.

O encontro também contou com a presença do secretário da equipe sinodal da diocese, Claudenir Calazans, do padre Helitom Bigas da Silva, pároco do local que recebeu o encontro, e de Dom Benedito, que comunicou a todos a importância do Sínodo.

Nessa região, o encontro foi organizado na Capela Nossa Senhora Aparecida da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula, em Presidente Venceslau (SP), e reuniu pessoas de todas as oito

Igrejas que fazem parte dela: Paróquia Santo Anastácio, Santo Anastácio (SP); Paróquia São Miguel Arcanjo, Piquerobi (SP); Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula, Presidente Venceslau (SP); Paróquia Santo Antônio de Lisboa, Presidente Venceslau (SP); Paróquia São José, Caiuá (SP); Paróquia Sagrada Família, Presidente Epitácio (SP); Paróquia São Jerônimo Emiliani, Presidente Epitácio (SP); e Paróquia São Pedro, Presidente Epitácio (SP).

Na ocasião, houve uma recepção, seguida da Oração Inicial Sinodal. Foi feita a apresentação da etapa continental pelo coordenador diocesano de pastoral a frente da secretaria do Sínodo, padre Éverton Aparecido da Silva. Logo após, os participantes foram divididos em grupo para discussões, plenária e almoço.

Participaram também da escuta o vigário episcopal da terceira região, padre David Aparecido Bezerra da Silva (Paróquia Sagrada Família –Presidente Epitácio) e o responsável pela capela local, padre Rafael Moreira Campos (Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São Francisco de Paula – Presidente Venceslau).

4ª Região

A Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Teodoro Sampaio (SP) foi escolhida para receber os representantes da nova escuta sinodal. Estiveram presentes membros de seis das sete paróquias que fazem parte desta região:

Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, Rosana (SP); Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Distrito de

Primavera – Rosana (SP); Paróquia São José, Euclides da Cunha Paulista (SP); Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, Teodoro Sampaio (SP); Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Teodoro Sampaio (SP) e Paróquia Santa Teresinha, Marabá Paulista (SP).

Estiveram presentes o bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, o vigário geral da Diocese e assessor do encontro, padre Tiago da Silva Carvalho, o vigário episcopal da quarta região, padre Luiz Fernando Santa Xavier, e o sacerdote responsável pelo local, padre Marcos Paulo Cestare de Souza.

O encontro iniciou com a Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e, logo em seguida, todos os participantes se dirigiram ao Salão Paroquial, onde o assessor do encontro fez uma explanação do conteúdo do Documento da Etapa Continental (DEC). Após esta introdução, todos os presentes se reuniram em grupos.

“Depois dessa nova escuta ter acontecido nas quatro regiões pastorais, será elaborada uma síntese pela equipe diocesana de pastoral, a equipe do Sínodo, e enviado para CNBB. Vai acontecer uma parte desse Sínodo em Roma, em outubro deste ano. A outra etapa será finalizada em outubro do ano que vem, quando o Papa emitirá um documento sobre a sinodalidade da Igreja. A temática e o que está sendo levantado nas reflexões já está sendo colocado em prática e tudo isso vem para iluminar o que acontece e direcionar de uma maneira mais clara”, destaca o padre Éverton.

Anúncio I Ano XVIII I 232 I Fevereiro 2023 I 05
1ª Região Pastoral: encotro realizado em Presidente Prudente Região 2ª Região Pastoral: encotro realizado em Pirapozinho 3ª Região Pastoral: encotro realizado em Presidente Venceslau 4ª Região Pastoral: encotro realizado em Teodoro Sampaio

Frei Gilson realiza show inédito em Prudente

O show teve início com a música “Anjos em Ordem de Batalha”. Entre uma canção e outra, momentos de capela, emoção, choro e alegria.

“Aonde Jesus ia, ia levantando pessoas, expulsando demônios. As doenças vão nos abatendo. Jesus é aquele que cura. Jesus envia uma grande unção de libertação nesse lugar”, afirma o frei.

Pela primeira vez, Frei Gilson realizou um show inédito no Oeste Paulista para festejar o aniversário de 63 anos da Diocese de Presidente Prudente (16/01) e o dia do santo padroeiro (20/01), São Sebastião.

O evento ocorreu na noite do dia 21 de janeiro, no Centro de Eventos Nossa Senhora Aparecida, em Presidente Bernardes (SP), e reuniu quatro mil pessoas de mais de 90 cidades da região e de estados vizinhos.

Para Marco Aurélio dos Santos, 34, que veio com uma caravana de 51 pessoas de Quatá (SP), 100km de distância, o show superou as expectativas: “Recebemos graças sobre graças, foi perfeito o agir de Deus! Nossa caravana saiu cheia do amor de Deus, repletos da graça que foi derramada! Parabéns a toda equipe por trás, precisamos de mais eventos assim.”

Além de pregar no evento, o frei cantou diversas músicas e conduziu momentos de oração e evangelização. Participaram também religiosas, padres diocesanos, seminaristas e o bispo da Diocese, Dom Benedito Gonçalves dos Santos. Voluntários ajudaram nas barracas

de alimentação.

Frei Gilson da Silva Pupo Azevedo tem 36 anos, natural de São Paulo (SP), pertence a Congregação Carmelitas Mensageiros do Espírito Santo e possuí músicas famosas em sua carreira. No canal do YouTube, conta atualmente com 3.4 milhões de inscritos e mais de 790 milhões de visualizações nos vídeos.

Evento

Antes do inicio do Show, houveram falas do pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Bernardes (SP), padre Gerisvaldo da Silva Viana, e do vigário geral da Diocese, padre Thiago Carvalho.

Na sequência, para apresentar a comunidade, o carisma do Instituto, animar e rezar com as pessoas, duas irmãs Carmelitas de vida apostólica subiram ao palco.

Momentos depois, as pessoas gritaram muito para receber o frei que iniciou o evento às 18h38. Logo após, houve louvor e pregação com o tema “Os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade”, baseado no capítulo quatro de João, sobre a mulher samaritana.

Essa foi a primeira missão do ano que o frei realiza. Logo pela manhã, ele celebrou uma Santa Missa na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Presidente Bernardes (SP). Após o show, o frei teve que sair rapidamente do local para seguir em viagem para Vicentina (MS), onde rezaria o Santo Rosário às 4h da madrugada.

Caminhando para o ápice do evento, o mar de pessoas se abriu para a entrada do Santíssimo Sacramento em um momento de adoração. Dom Benedito foi quem conduziu Jesus Eucarístico, presente no ostensório, até o altar.

“Você não precisa de mais nada, porque Ele está aqui. Só Deus basta!”, disse o frei. Logo depois, solicitou um profundo silêncio e uma

ra do Ano Vocacional com a entrega do símbolo para cada uma das quatro regiões pastorais da diocese representadas por algumas crianças das comunidades. Também foi lida a oração do Ano Vocacional.

“O evento foi uma manifestação perfeita do Amor de Deus derramado abundantemente sobre nós! Aquelas milhares de pessoas adorando a Jesus faz com que amemos sempre mais a nossa missão aqui: a missão de adorar o Santíssimo Sacramento e rezar para que Ele seja amado e contemplado”, avaliou a Irmã Luciana Teixeira da Silva 38, superiora local da Casa de Contemplação de Presidente Epitácio (SP) e uma das organizadoras do evento.

Alcance

Até o momento foram mais de 30 mil visualizações nas redes sociais da diocese e um alcance de 150 mil pessoas. A transmissão contou com acessos vindos de 10 estados brasileiros, incluindo Bahia, Paraíba, Santa Catarina, Ceará, Pernambuco, Minas Gerais, Rio de Janeiro. Fora do país, o vídeo foi acompanhado em Portugal, Estados Unidos,

adoração que discorreu por alguns minutos, seguido de orações pelo bispo, pela Igreja e um clamor por vocações e cura de enfermidades.

“Quero agradecer a Deus por esse dia de graça em nossa Diocese. Em especial ao frei Gilson, que acolheu nosso convite. A todas as equipes e cada um que participou. Trabalhemos para termos famílias santas. Que Deus conceda muitas bênçãos e graças para todos que promoveram esse momento”, agradece o bispo.

Na ocasião, Dom Benedito também realizou oficialmente a abertu-

Obra

Toda verba arrecadada no Show de Evangelização irá ser destinada a construção da Casa de Contemplação das Irmãs Carmelitas em Presidente Epitácio (SP).

Atualmente, as Irmãs estão instaladas em uma casa provisória no centro de Presidente Epitácio (SP). O convento está sendo construído na área rural do município.

06 I Anúncio I Ano XVIII I 232 I Fevereiro 2023
Dinheiro arrecadado será em prol da construção de convento (Messias Araújo / Pascom Diocesana) Ápice do evento foi a adoração do Santíssimo Sacramento (Eveline Zarpelão / Pascom Diocesana) Angola, Paraguai, Japão, França, Moçambique, Irlanda e Suiça. Evandro Marques / Pascom Diocesana

Pastoral Carcerária Diocesana realiza reunião de articulação e expansão

“Estive preso e fostes me visitar (Mateus 25, 36). O objetivo dessa primeira reunião foi dar o primeiro passo para cumprirmos a Palavra de Deus, para aumentar o número de unidades prisionais assistidas na Diocese”, destaca o coordenador da pastoral, Adauto da Silveira, 54.

Ao todo, a pastoral conta com sete agentes, juntamente com o padre assessor, que atuam em duas unidades da região: Penitenciária do Distrito do Montalvão e o Centro de Ressocialização (CR) de Presidente Prudente.

da Palavra, onde levamos o amor de Deus e sua misericórdia, através dos sacramentos, principalmente Reconciliação e Eucaristia, ‘lembrando’ os internos de que são filhos de Deus e não foram abandonados por Ele, que é possível uma mudança de vida a partir da fé em Jesus Cristo.”

No Oeste Paulista, existem 10 unidades prisionais que contam com cerca de 11 mil detentos (dados de 2020). A Pastoral Carcerária trabalha em busca de alcançar o maior número possível.

Nessa quarta-feira (15/02), a Pastoral Carcerária Diocesana promoveu uma reunião de articulação, organização, plane-

jamento e levantamento da realidade local, no intuito de expandir suas atividades de forma sólida. O padre Jailton Pereira de Brito foi apresen-

Segundo o coordenador, o núcleo da Pastoral Carcerária atua há cerca de 20 anos. “Todas as sextas-feiras, é realizada a Missa ou Celebração

Coordenadores paroquiais da Catequese se reúnem para alinhar ação em Prudente

Para alinhar a ação, as coordenações das paróquias da 1ª Região Pastoral se reuniram com o assessor regional da catequese, padre Sandro Rogério dos Santos, na noite de terça-feira, 7 de fevereiro, no auditório da Cúria Diocesana, em Presidente Prudente (SP). Estiveram presentes catequistas de 20 paróquias, mais dois representantes de outras Igrejas. Os assuntos em destaque foram:

- O calendário diocesano da catequese apresentado e comentado pelo Roberval Apolonio Pedroso, coordenador diocesano;

- A necessidade da estruturação da coordenação da 1ª Região que, além da atual coordenadora Eclair Santi-

na, pretende acrescentar mais duas pessoas na função. Na próxima reunião, essa escolha será feita;

- Foram abordados e definidos: um encontro de formação sobre a “Lectio Divina na Catequese” em um sábado e domingo do mês de maio (com data a ser definida e divulgada) e a “2ª Caminhada da Catequese” a ser realizada no dia 20 de agosto;

Na ocasião foram apresentadas novas coordenadoras paroquiais, conversas sobre datas de início dos encontros catequéticos, a possibilidade de uma missa de abertura regional, o livro indicado para as paróquias e a necessidade de ‘desescolarizar’ a catequese. Falou-se,

ainda, sobre a possibilidade de um encontro de crismandos para a diocese (e/ou região) e outra proposta apresentada foi a de agregar pessoas com boa formação bíblica, pastoral e teológica para compor uma equipe de formação a serviço das paróquias.

“Todos os 35 presentes estavam muito atentos e participativos. E num clima de abertura e desejo de servir à Igreja ‘caminhando juntos’

para que também a diocese prudentina seja toda ela sinodal na ‘comunhão, participação, missão’”, destaca padre Sandro.

Após a bênção final, o padre assessor local enviou os catequistas retomando e reforçando o lema do 3º Ano Vocacional Nacional: “corações ardentes, pés na missão”. É assim que todos seguirão em frente.

Anúncio I Ano XVIII I 232 I Fevereiro 2023 I 07
Pastoral conta atualmente com sete voluntário para evangelizar (Pastoral Carcerária / Cedida) Reunião ocorreu no auditório da Cúria Diocesana, em Presidente Prudente (Padre Sandro / Cedida) Evandro Marques/ Pascom Diocesana *Com informações enviadas pelo padre Sandro Rogério dos Santos. Padre Sandro Santos, assessor da Catequese, esteve presente no encontro (Padre Sandro / Cedida)

Bispo participa da reunião do CER

No dia 16 de fevereiro, o Regional Sul 1 promoveu a primeira reunião de 2023 da Comissão Episcopal Representativa (CER), formada por todos os bispos que representam as províncias do estado de São Paulo, além do secretário executivo, padre Michel dos Santos. O encontro ocorreu de forma presencial, na sede do Regional em São Paulo (SP), e on-line. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano de Presidente Prudente, participou virtualmente representando a Província de Botucatu. Foi tratado assuntos pastorais e econômicos do Regional. Ao fim, cada bispo falou da realidade pastoral da sua província. (Foto: CNBB Regional Sul 1 / Reprodução)

Representantes da Diocese participam de reunião da Sub-Região de Botucatu

A Campanha da Fraternidade 2023 (CF) foi o tema da primeira reunião da Sub-Região de Botucatu, que ocorreu na manhã do dia 14 de fevereiro, terça-feira, em Marília (SP). Na ocasião, participaram padres e bispos das Dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Marília, Lins, Ourinhos, Presidente Prudente, além da Arquidiocese de Botucatu. Formadores e diretores da Fajopa, bem como coordenadores das equipes pastorais da Sub-Região. A Diocese de Presidente Prudente foi representada por Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, além dos padres Éverton Aparecido da Silva (Coordenador diocesano de pastoral), Sandro Rogério dos Santos (Vigário episcopal da 1ª Região Pastoral) , Edcarlos Amorim Moreira (Representante dos presbíteros) e Dirceu Montovani (Responsável pela CF na Diocese). A assessoria do encontro ficou por conta da professora Mestre, Silvana Suaiden, que tratou do tema da CF: Fraternidade e fome. Também refletiu sobre a articulação das pastorais sociais com relação a isso.

Dom Benedito consagra capela em Presidente Venceslau

Na noite do dia 9 de fevereiro, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a celebração de inauguração e dedicação da Capela Sagrado Coração de Jesus, em Presidente Venceslau (SP). Concelebrou com ele o padre Rodrigo Ajovedi, com a participação do diácono Paulo de Oliveira Araujo. A Capela pertence a Paróquia Santo Antônio de Lisboa. (Fotos: Luisinho Nomura / Pascom Paroquial)

Diocese promove treinamento sobre a CF 2023

No dia 5 de fevereiro foi realizado um Treinamento Diocesano da Campanha da Fraternidade 2023, cujo tema é “Fraternidade e fome”. O evento ocorreu no salão da Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP) e reuniu 125 pessoas de várias regiões. O padre Dirceu Montovani e o diretor do Seminário Menor, João Ferreira, conduziram a formação. (Fotos: Gabriel Camargo / Pascom Mãe da Igreja)

08 I Anúncio I Ano XVIII I 232 I Fevereiro 2023

Seminaristas da Filosofia e Teologia participam da nova escuta do Sínodo

Os seminaristas que cursam Filosofia e Teologia, em Marília (SP), participaram, no dia 14 de fevereiro, da nova escuta do Sínodo, que atualmente está na Fase Continental. Na ocasião, foi feita a apresentação do documento base pelo coordenador diocesano de pastoral a frente da secretaria diocesana do Sínodo, padre Éverton Aparecido da Silva. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, trouxe suas considerações. Também houve um momento para responder as questões e apresentá-las. Passaram pelo local os padres Sandro Rogério dos Santos e Edcarlos Amorim Moreira. Atualmente, a Diocese de Presidente Prudente conta com 15 seminaristas no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília (SP).

Dom Benedito preside missa de abertura do ano letivo no Seminário Diocesano

No dia 6 de fevereiro, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa de início do ano letivo no Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP). Ao todo, 16 vocacionados estão em formação na instituição este ano, sendo dois enviados da Diocese de Araçatuba. A celebração, que ocorreu na capela interna do local, contou com a presença dos professores e benfeitores do Seminário Diocesano. Concelebraram com o bispos os padres Anderson Félix da Silva, reitor, e o Sanderson Vergara, ecônomo. Deus abençoe essa caminhada de cada vocacionado!

18ª Romaria da Pastoral da Saúde conta com missa presidida por Dom Benedito em Aparecida

Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano e referencial da Pastoral da Saúde do Regional Sul 1 da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), presidiu uma Santa Missa durante a 18ª Romaria da Pastoral da Saúde, em nível regional, no dia 11 de fevereiro. A celebração ocorreu no Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), e reuniu milhares de fiéis. Agentes da Pastoral da Saúde da Diocese estiveram presentes. O Regional Sul 1 contempla todas as dioceses do estado de São Paulo. (Foto: Pastoral da Saúde / Cedida)

Bispo celebra missa de dedicação de capela em Tarabai

No primeiro dia de fevereiro, segunda-feira, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a Santa Missa de Dedicação do Altar e da Capela Nossa Senhora das Candeias, que pertence a Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Tarabai (SP). A missa foi concelebrada pelos padres Luciano Rodrigues de Oliveira e Edcarlos Amorim Moreira e reuniu centenas de fiéis. (Fotos: Pascom Tarabai)

Anúncio I Ano XVIII I 232 I Fevereiro 2023 I 09

Janeiro e fevereiro: paróquias da região celebram o Dia do Padroeiro

Em janeiro, dia 20, o padroeiro da Diocese de Presidente Prudente e da Catedral foi celebrado com missas e procissão na maior cidade da região. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu a missa da noite. Em Estrela do Norte, padre Wilson Lobo celebrou missa e realizou uma procissão em honra a São Sebastião.

Já em fevereiro, três igrejas festejaram os santos. No dia 2, a Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Rosana, contou com procissão e

missa presidida pelo padre Ricardo de Souza Abraham.

Dia 8 foi em Presidente Epitácio (SP), onde Dom Benedito presidiu a missa em honra a São Jerônimo Emiliani. A programação contou também com o Santo Terço.

Por fim, Nossa Senhora de Lourdes foi celebrada, no dia 11 de fevereiro, com procissão e missas presidida pelo padre Jailton Pereira de Brito, na Igreja localizada em Presidente Prudente (SP).

10 I Anúncio I Ano XVIII I 232 I Fevereiro 2023
Paróquia N. Senhora de Lourdes - Pres. Prudente (11 de fevereiro) Catedral São Sebastião - Presidente Prudente (20 de Janeiro) Paróquia São Jerônimo Emiliani - Pres. Epitácio (8 de fevereiro) Evandro Marques / Pascom Diocesana Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes - Rosana (2 de fevereiro) Setor Pastoral São Sebastião - Estrela do Norte (20 de Janeiro)

Como viver bem a Quaresma?

Nesses 40 dias, a Igreja nos propõe algumas práticas para viver melhor esse tempo. Podemos estabelecer 3 pilares essenciais: a oração, o jejum, e a caridade (ou esmola).

Na oração, buscamos a Deus e nos colocamos em diálogo com Ele, abertos à sua vontade.

No jejum, oferecemos sacrifícios corporais para educar nossas paixões e vontades. Quando jejuamos, afirmamos que nossa alma é superior aos desejos do corpo. Portanto, não estamos sujeitos aos prazeres deste mundo, mas de olhos voltados ao Céu.

Na caridade, ao praticar gestos concretos com nosso próximo, colocamos em prática aquilo que aprendemos de Nosso Senhor: nos colocamos a serviço do outro.

5 dicas práticas de como viver bem a Quaresma

Nesses três pilares da Igreja estão as principais práticas quaresmais. Para cada um deles, listamos aqui algumas sugestões de práticas espirituais que podem auxiliar nossa vivência quaresmal.

1. Frequentar mais os Sacramentos:

A quaresma é o momento perfeito para participar da Santa Missa com mais frequência. Além dos domingos, podemos nos propor a ir à missa mais vezes durante a semana, e comungar bem. Aliado a isso, também é o tempo propício para buscar o sacramento da Confissão frequentemente, em um desejo sincero de abandonar o pecado.

2. Meditar a Paixão do Senhor: Como estamos nos preparando para o tempo da Páscoa, nada melhor do que preparar nosso coração desde o início. Uma boa forma de fa-

zer isso é meditando a Via Sacra, em que acompanhamos Nosso Senhor em cada momento de Sua Paixão. Aqui você encontra um e-book gratuito meditações da Via Sacra do Papa Bento XVI!

3. Propor-se algumas penitências: Além da prática do jejum, é muito bom que estabeleçamos outras penitências e abstinências para os 40 dias que seguem. Pode ser desde se abster de comidas que gostamos, até se propor períodos sem ver televisão, redes sociais, séries favoritas, aquele futebol no domingo… Enfim! Você escolhe o que quer ofertar a Nosso Senhor!

4. Obras de misericórdia: Também temos outros inúmeros gestos que nos aproximam de Deus e do irmão. Uma boa opção são as obras de misericórdia espirituais e corporais. Ali você encontra 7 ações que, sem dúvida, gerarão muitos frutos em sua vida e na de quem lhe cerca.

5. Boas leituras espirituais: Outra ação que gera muitos frutos em nós é a leitura de bons livros religiosos, especialmente se eles têm relação com o tempo quaresmal e da Páscoa. Podem ser livros de doutrina, de santos, de oração ou meditação.

Nascimento (Março)

04 Pe. Marcelo de Brito Beraldo Aeronáutica

09 Pe. Jurandir Severino de Lima Álvares Machado

10 Pe. Elmar Neri Rubira Martinópolis

14 Pe. Carlos Eduardo Biral Presidente Prudente

21 Pe. Rodrigo Gomes de Moreno Presidente Prudente

31 Pe. Rodrigo Ajovedi Presidente Venceslau

Oração para viver bem a Quaresma

Senhor, nesta Quaresma, tempo de mergulhar no meu interior, de revisão e de conversão, ensina-me a descer sempre mais até onde Tu te encontras: o meu coração. Como “descer” até aí?

Pelo silêncio, encontrando tempo para rezar, pela leitura da Tua Palavra que tanto me quer dizer, pelos Sacramentos, especialmente a Confissão e a Santa Missa. Também pela aceitação das contrariedades, o peso das circunstâncias e da monotonia da vida… com os olhos postos em Ti.

Senhor, Tu que estás no meu íntimo, ajuda-me nesta Quaresma a fazer uma viagem ao meu interior, para aí me encontrar contigo! Amém.

Obs: O Calendário Diocesano está disponível de forma on-line e pode ser acessado

Anúncio I Ano XVIII I 232 I Fevereiro 2023 I 11 A vida é Dom! O Dom é Graça! A Alegria é nossa!
no site da Diocese: diocesepresidenteprudente.com.br
Março
Fonte: Site Biblioteca Católica Esse tempo tem como marco inicial a Quarta-feira de Cinzas e encerra no Domingo de Ramos, início da Semana Santa (Canva / Reprodução) Dom Benedito celebrou a abertura da Quaresma na Catedral São Sebastião (Evandro Marques / Pascom)

Santuário recebe lançamento de livro em homenagem ao padre José Schwind

para o Seminário Menor da Diocese, apesar de sempre querer ser palotino. Fez filosofia pela Diocese de Presidente Prudente, no Seminário Provincial Sagrado Coração de Jesus, em Marília (SP).

No dia 22 de janeiro (domingo), o Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, de Presidente Prudente (SP), teve a graça de acolher José Antonio Galiani para o lançamento do livro “Caridade Vivida”, que homenageia o padre José Schwind, SAC, que dedicou quatro décadas da sua vida a evangelização no Santuário e faleceu em 2022, aos 90 anos.

O momento ocorreu na Santa Missa da noite com a presença de centenas de fiéis, que já puderam adquirir o livro. A antologia reúne textos de leigos, sacerdotes e bispos sobre o padre José.

Sobre o autor

José Antonio Galiani, 59, é filósofo, teólogo, pedagogo e micro empreendedor. Segundo ele, a ideia de organizar a antologia veio no momento em que assistia a Missa de corpo presente do padre José. “Eu estava trabalhando em São José dos Campos (SP) e acompanhava a celebração pelo Facebook do Santuário, quando o provincial, padre José Lino, SAC, tomou a palavra e falou do testamento

do padre José, que tudo seria para as formações dos padres. Com isso, pensei nessa antologia com renda destina para a formação do clero da diocese e dos irmãos palotinos”, destaca.

De acordo com ele, o livro tem como objetivo “eternizar, na literatura brasileira, a memória desse tão grande sacerdote”. Conta ainda que o título da obra foi fruto de leitura dos textos e suas orações. “Na contemplação dos testemunhos tive a inspiração do título ‘Caridade vivida’ e do subtítulo ‘o amor faz ver, o amor faz ouvir, o amor faz sentir, o amor faz agir, o amor faz amar o amor!’”.

“O livro foi idealizado não com uma linha e definição editorial, mas a partir da vontade livre de leigos, padres e bispos que aceitaram dar um testemunho sobre padre José”, explica José.

Biografia do autor

José nasceu em Presidente Prudente (SP) e foi batizado no Santuário em 28 de abril de 1963, onde fez sua primeira comunhão em 1974 e se tornou coroinha até 1979. Entrou

Em 1983, padre José o acompanhou para, em 1984, ingressar na vida religiosa na Sociedade do Apostolado Católico. Fez teologia no Studium Theologicum PUC-PR e noviciado em Cornélio Procópio (PR). Também fez a consagração perpétua, foi ordenado diácono e futuramente padre palotino no Ginásio de Esportes de Presidente Prudente (SP).

A primeira missa no Santuário Nossa Senhora Aparecida, até então Paróquia Nossa Senhora Aparecida, ocorreu em 30 abril de 1989. Atuou

40 anos, doou sua vida para o sacerdócio, como palotino, no Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, na Vila Marcondes. Também desempenhou um trabalho social com crianças e adolescentes junto ao Lar dos Meninos e ao Lar Santa Filomena.

Nascido na Alemanha no dia 20 de maio de 1932, na cidade de Eisenberg, padre José veio de uma família de seis filhos. Em 1954. foi enviado em missão evangelizadora para o Brasil. O embarque ocorreu em Génova, na Itália e, ao chegar no Brasil, desembarcou no porto de Santos (SP), onde foi recebido por padres.

No dia 20 de janeiro de 1981, após se formar e ser ordenado padre, veio para Presidente Prudente (SP). Porém, anos antes já havia passado pela ci-

como vigário na Paróquia São Vicente Pallotti, em Arapongas (SP), e na Paróquia Santo Antônio, em Cambé (SP). Após algum tempo, solicitou a dispensa da SAC e do celibato.

Atualmente é casado e reside em São Paulo (SP), onde já atua na assessoria de retiros, formação de líderes católicos nas comunidades/ paróquias.

“Minha relação com padre José é de confessor. Sempre me confessava com ele e tinha sempre a alegria de, como padre, atender a confissão dele. Para mim, ele foi um pai!”, conta.

Padre José

Oskar Kornel Josef Schwind, mais conhecido como padre José Schwind, faleceu no dia 23 de maio de 2022, aos 90 anos de idade, em Londrina (PR), onde existe uma ala preparada para acolher padres idosos. Durante

dade, mas voltou para o Paraná como reitor e diretor espiritual do Seminário Maior. Em 2021, Schwind completou 40 anos no Santuário Diocesano.

No dia 31 de outubro de 2021, aos 89 anos de idade, padre José Cornélius Schwind passou a residir no Seminário Palotino, em Londrina (PR). Menos de um ano depois, acabou falecendo.

Serviço

O livro pode ser adquirido diretamente no site da Estante Virtual. O valor é de R$48,50, sem contabilizar o frete. A editora é a Djinn. Também há alguns volumes na secretaria do Santuário. Consulte a disponibilidade. Segundo o organizador da antologia, a verba arrecada será destinada a formação dos sacerdotes.

12 I Anúncio I Ano XVIII I 232 I Fevereiro 2023
José Antonio Galiani é o autor dessa antologia que reúne vários textos (Pascom Paroquial / Cedida) Evandro Marques / Pascom Diocesana Padre José juntamente com a comunidade do Santuário (Facebook Roberto Silverio / Reprodução) Lançamento do livro ocorreu no Santuário da Vila Marcondes (Pascom Paroquial / Cedida)
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.