Jornal Anúncio - Abril 2023

Page 1

Diocese de Presidente Prudente - Ano XVIII - Nº 233 - Abril 2023 - www.diocesepresidenteprudente.com.br ANÚNCIO

PALAVRA DO BISPO

Devemos

proteger as famílias

Deus criou o ser humano à sua imagem e semelhança, homem e mulher Ele os criou (cf. Gn 1,27), destinando-os à plena realização na comunhão de vida, de amor e de trabalho. Por essa razão, o matrimônio e a família constituem um bem para os esposos e a sociedade. O amor conjugal aberto à geração e educação dos filhos proporciona a experiência de paternidade e maternidade através das quais os pais se tornam colaboradores do Criador. “O futuro da humanidade passa pela família” (João Paulo II);

O Estado e outras organizações civis estão a serviço, defesa e promoção da vida e da família. Ela é sujeito titular de direitos naturais e invioláveis. Sua legitimação se encontra na natureza humana e não no reconhecimento do Estado. A família tem prioridade em relação ao Estado e à sociedade, pois ela é a primeira e mais decisiva fonte onde se transmite a vida e o seu significado e se experimentam os valores humanos para alcançar o bem da comunidade.

A família goza do direito de ser assistida por políticas públicas governamentais e sociais que possibilitem o seu acesso à vida digna, à alimentação, à saúde, à moradia, ao salário justo, à educação e escola para os filhos, à formação profissional, ao descanso, ao lazer e à infraestrutura sanitária;

Cabe ao Estado proteger a família estável fundada no matrimônio, não por razões religiosas, mas porque ela gera relações decisivas de amor gratuito, cooperação, solidariedade, serviço recíproco e é fonte de virtudes para uma convivência honesta e justa;

Os meios de comunicação, os poderes públicos, os profissionais de saúde, as universidades, o sistema educacional, as empresas, as instituições e os organismos não-governamentais e todas as igrejas são conclamados a promover os valores da família e agirem como seus amigos;

A Pastoral Familiar, Movimentos, Serviços e Institutos sejam uma força intensa e vigorosa para anunciar o “Evangelho da vida e da família” e acolher aquelas que se encontram em situações especiais. Na verdade, a família contribui para que todos os povos reconheçam os laços fraternos que os unem, pois o mundo é chamado a ser uma grande família, um mundo de irmãos.

Pedimos a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil, que abençoe e acompanhe a família brasileira a fim de que nela habitem a fé, a esperança e o amor tão próprios da Sagrada Família de Nazaré. “Dobremos os joelhos diante do Pai, de quem toda família no céu e na terra, recebe seu verdadeiro nome” (Ef 3,15).

As nossas feridas podem ser passagem, abertura que, imitando as chagas do Senhor, fazem passar a misericórdia de Deus, a sua graça que muda a vida e nos transforma em agentes de #paz e reconciliação.

Artigo: Nossa resposta ao amor de Deus

Para podermos responder ao amor de Deus, teremos que partir da máxima cristã que é: amar a Deus e amar ao próximo, como a si mesmo (Lc 10,27). Assim, experimentando em nosso coração todo o amor de Deus por nós, daremos uma resposta fiel a tal amor através do nosso testemunho de vida. Tomando consciência de ser muito amados, somos convidados a participar dessa obra amorosa. Somos convidados e enviados a sermos instrumentos do amor, para que todos tenham vida.

Na Primeira Carta de São João, lemos: “Aquele que não ama, não conhece a Deus, porque Deus é Amor” (1Jo 4,8). O amor é a essência da natureza de Deus. Por essa razão, São João insistia em dizer que, “quem não ama, não conhece a Deus”; isto é, não tem a experiência de Deus em sua vida. A essência de Deus é o amor incondicional que Ele tem por cada um de nós. Conhecer e fazer a experiência desse Amor nos permite crescer enquanto cristãos e seres humanos. Recordemos, ainda, que “se alguém diz que ama a Deus mas odeia o próprio irmão, mente; pois se não ama o irmão seu a que vê, não pode amar a Deus a quem não vê” (1 Jo 4, 20).

Os Apóstolos, por meio da pregação e da partilha das suas experiências de Amor vivenciadas com Cristo, foram incisivos ao nos lembrar de que Deus nos amou primeiro e, por isso, Ele nos enviou o seu Filho Amado, para nos salvar de todos os pecados. Deus manifestou o seu

amor para conosco! O próprio Jesus nos revelou a imensidão do amor de Deus por nós. De fato, “Deus amou tanto o mundo, que enviou o seu Filho único, para que todo o que n’Ele crer não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3,16). Seu Amor incondicional salva!

Somos a manifestação do amor de Deus! Fomos criados à Sua imagem e semelhança! Alguns, no entanto, têm dificuldade de compreender isso, tendo os olhos cegados pelo orgulho que o impede de ver e de proclamar a glória de Deus. O pecado tira a beleza da Graça de Deus em nós, mas Jesus Cristo, sempre agindo por amor, nos resgatou para que pudéssemos recuperar a nossa condição de “imagem e semelhança” de Deus.

Sendo assim, nossa resposta ao amor incomensurável de Deus por nós só pode ser uma: amá-Lo sobre todas as coisas e pessoas, e amar os irmãos e irmãs como a nós mesmos.

Essa é a resposta de amor que Deus espera de nós, pois “Deus é amor, e quem permanece no amor, permanece em Deus e Deus nele” (1Jo 4,16). “Aquele que não ama o seu irmão, a quem vê, é incapaz de amar a Deus, a Quem não vê” (1Jo 4,20b). Somente assim, nesta dinâmica do Amor, poderemos viver em comunhão com Deus e ser testemunhas do Amor, em forma de alegria, para aquelas pessoas que ainda não conseguiram experimentar e, nem tampouco, corresponder ao Amor de Deus, que o impede de ver e de proclamar a glória de Deus.

02 I Anúncio I 233 I Abril 2023
Dom Benedito G. dos Santos Bispo Diocesano de Pres. Prudente e-mail: diocesepp@stetnet.com.br www.diocesepresidenteprudente.com.br
12h e das 13h30 às
Expediente : Jornal Anúncio - Órgão informativo da Diocese de Presidente Prudente - Rua Padre João Goetz, 400 – Jd. Esplanada / Fone (18) 3918-5000, atendimento de segunda a sexta-feira
das 8h às
17h.
Bispo Diocesano: Dom Benedito Gonçalves dos Santos Pastoral da Comunicação: Responsável: Padre Rodrigo Gomes de Moreno Jornalismo, diagramação e editoração eletrônica: Evandro Marques Banca Digital: www. diocesepresidenteprudente.com.br Edição finalizada: 20/04/2023. As matérias assinadas são de responsabilidade de seus autores.

Semana Santa com o bispo diocesano

Dos dias 2 a 9 de abril, a Igreja

Católica celebrou a Semana Santa. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, presidiu uma série de missas e celebração na Catedral São Sebastião, em Presidente Prudente.

Abaixo, os destaques vão para: Via Sacra, realizada no Santuário

Segunda-feira Santa - Via Sacra

Morada de Deus em Álvares Machado; Missa dos Santos Óleos e Renovação das Promessas Sacerdotais; Paixão de Cristo e procissão pelas ruas centrais; Vigília Pascal com 47 fiéis do caminho Neocatecumenal que renovaram as promessas do batismo.

04 I Anúncio I 233 I Abril 2023
Quarta-feira Santa - Santos Óleos Sexta-feira Santa - Paixão de Cristo Sábado de Aleuia - Vigília Pascal Fotos: Evandro Marques e Messias Araujo / Pascom

Assembleia Geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil tem início em Aparecida

Em sua 60ª edição, a Assembleia da CNBB teve início nessa quarta-feira (19/04) e seguirá até o dia 28 de abril, em Aparecida. Estão previstas 22 sessões para a discussão dos temas, além de retiro e Celebrações Eucarísticas diárias. Também serão escolhidos os novos membros da presidência da

Conferência, das Comissões, para o CELAM e Assembleia do Sínodo, no Vaticano, em outubro.

O encontro, junto à Mãe Aparecida, retoma o seu formato original (presencial e desenvolvido em 2 semanas de trabalho). Segundo o portal da CNBB, em 22 sessões, os bispos orientarão as discussões

à luz de um tema central (Avaliação Global da Caminhada da CNBB; conforme o Artigo 141 do Regimento em vigor), de 6 temas prioritários (Doutrina da Fé, Liturgia, Regimento da CNBB, Relatório do Quadriênio, Relatório Econômico, Textos Litúrgicos – CETEL) e outros 15 temas diversos (Acordo Brasil Santa Sé, Análise de Conjuntura Social e Eclesial, Gestão, Campanha da Fraternidade, Conselho Episcopal Latino Americano, Charis, Comissão Comunhão e Partilha, Comissão Episcopal para a Amazônia, Fundo Nacional de Solidariedade e Jubileu 2025, pesquisa “Saúde Integral do Clero”, Sínodo 2023-2024, visita do bispo auxiliar da diocese de Maiduguri, da Nigéria, dom John Bogna Bakeni e 15º Intereclesial das CEBs.

Ainda no contexto da programação, estão previstas Celebrações Eucarísticas diárias (sempre às 18h30, no Santuário Nacional), Celebração Penitencial no dia 23, Celebração inter-religiosa no dia 26 e Retiro nos dias 22 e 23 de abril.

Segundo a Conferência, “estão previstas as seguintes comunicações durante a 60ª AG CNBB: bispos eméritos, Comissão de Comunicação, Organismos do Povo de Deus, relato da Ação Missionária Nacional, em Manaus, Sínodo dos Bispos e XVIII Congresso Eucarístico Nacional. A Assembleia emitirá ainda três mensagens: ao Papa, ao prefeito do Dicastério para os Bispos e ao povo brasileiro”.

Nova coordenação diocesana de pastoral inicia atividades e busca unidade

mum, principal, sem perspectiva e esperança. Não é só o fazer por fazer, mas o fazer em comunhão com as demais pastorais num processo comum”, destaca o padre Éverton.

A coordenação

pastoral, um caminho a ser desenvolvido”, conta padre Éverton.

Apartir deste mês, iremos dar início a uma série de matérias sobre as Pastorais, Movimentos e Serviços da Diocese de Presidente Prudente. De início, vamos apresentar a coordenação, suas funções e a importância que ela representa para que tudo caminhe em unidade.

No início deste ano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, deu posse ao novo conselho presbiteral, que atuará de 2023 a 2026. A função de coordenador diocesano de pastoral, ficou de responsabilidade do padre Éverton Aparecido da Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora Mãe

da Igreja de Presidente Prudente (SP).

De acordo com o presbítero, a coordenação existe para favorecer o trabalho da pastoral em conjunto, comunhão e unidade, na diversidade, dentro da Diocese e articulada com a Província de Botucatu, o Regional Sul 1 e a CNBB Nacional. Ela é responsável por articular todo o trabalho pastoral nas paróquias e regiões pastorais, em comunhão com os vigários das regiões, os párocos das comunidades e sob autoridade do bispo diocesano.

“Sem isso, o trabalho fica perdido, desconexo, cada um fazendo por si mesmo, sem um objetivo co -

Ela é constituída pelo presbítero assessor, padre Éverton, a secretária da Cúria, Luciana Pagani Lopes Patrão, pelos coordenadores das pastorais, movimentos e serviços a nível diocesano e também pelos representantes das paróquias das quatro regiões pastorais. O conjunto é chamado de equipe ampliada.

Também existe uma equipe executiva formada pelo padre, a secretária e, conforme as atividades pastorais, os membros necessários para formar esse grupo.

Os trabalhos

Por primeiro, a equipe de coordenação está fazendo um levantamento de como os grupos estão organizados na Diocese de Presidente Prudente. “É um olhar para a história. Estamos promovendo um processo amplo de escuta para depois reunir com os responsáveis e apresentar um plano diocesano de

Por enquanto, eles estão fazendo um resgate histórico, com reuniões para entender como está cada pastoral e movimento, sobretudo depois da pandemia. “É um reviver a chama, ligar o motor novamente para um caminhar em conjunto. Como houve a eleição ano passado, agora estamos vivendo este tempo propício a isso”, afirma o sacerdote.

Pastorais e Movimentos

Atualmente, existem 38 coordenações de Pastorais e Movimentos por todo o território da Diocese de Presidente Prudente. Você pode ver quais são e quem são os responsáveis clicando aqui.

“Tudo isso existe nas comunidades para fazer acontecer a boa nova do Evangelho de Jesus, para construir o reino de Deus, para favorecer as pessoas a se tornarem discípulas e missionárias de nosso Senhor Jesus Cristo”, explica padre Éverton.

Anúncio I 233 I Abril 2023 I 05
Existem mais de 35 Pastorais, Movimentos, Serviços e Comunidades na Diocese (Montagem / Cedidas) André Botelho / Rio Preto CNBB Nacional Dom Benedito [ao centro] participa do encontro em Aparecida (Diocese de Ourinhos / Reprodução)

Bispo preside missas de posse e apresentação dos padres transferidos

Neste mês de abril, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, deu início as celebrações de posse e apresentação dos padres transferidos na Diocese. O anúncio oficial ocorreu em março. Até o momento, quatro sacerdotes já estão atuando em suas novas comunidades. Em maio serão mais sete.

No dia 13 de abril, padre Luiz Fernando Xavier foi empossado na Paróquia

Santa Terezinha do Menino Jesus, em Mirante do Paranapanema. No dia seguinte (14/04), foi a vez do padre Ricardo Abraham assumir a Paróquia São José de Caiuá. Já o Padre Milton Gonzaga foi apresentado como administrador paroquial da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes, em Rosana, dia 15 de abril. Por fim, o padre Antônio Girotti tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida do Distrito de Primavera no dia 16.

Próximas missas de posse:

02/05, às 19h30 - Padre Edcarlos Amorim Moreira - Paróquia Nossa Senhora do Carmo (Pres. Prudente);

04/05, às 19h30 - Padre Jurandir Severino de Lima - Santuário Diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Pres. Prudente);

05/05, às 19h30 - Padre Sandro Rogério dos Santos - Paróquia Menino Jesus de Praga (Pres. Prudente);

06/05, às 19h - Padre Lindolpho Antonio da Silva - Paróquia Santo Antônio de Lisboa (Pres. Venceslau);

07/05, às 9h30 - Padre Rodrigo Gomes de Moreno - Paróquia Sagrada Família (Pres. Epitácio);

07/05, às 19h - Padre Rodrigo Ajovedi - Paróquia São José (Álvares Machado);

12/05, às 19h30 - Padre Sanderson Vergara - Paróquia Santo Anastácio (Santo Anastácio).

06 I Anúncio I 233 I Abril 2023
13/04 - Missa de Posse do Padre Luiz Fernando Santana Xavier 14/04 - Missa de Posse do Padre Ricardo de Souza Abraham 15/04 - Missa de Apresentação do Padre Milton Gonzaga de Lima 16/04 - Missa de Posse do Padre Antônio Sérgio Girotti

Padre Rodrigo Gomes recebe Cartão de Prata da Câmara de Presidente Prudente

germinem. Aqui faço presente tantos outros padres, pastores, irmãos de fé, tantos outros autoridades, Igrejas, que sonham com um mundo melhor.”

Também destacou: “O cartão é de prata, mas para mim traz o coração de ouro de inúmeras pessoas que me encontrei pelo caminho e fui presenteado com a convivência e o respeito. Obrigado Presidente Prudente. Aqui, eu peço como amigo,

conquistou a admiração e amor de todos”, fala o presidente da Câmara Municipal.

Para o padre Rodrigo, fazer o bem, multiplicar os valores que Deus concedeu a cada um, é sempre um dom precioso. “Quando nos unimos às entidades filantrópicas, a sociedade civil, como também ao poder público, nós conseguimos ir muito além.”

“Receber um privilégio como esse, de fato também é um grande dom.

No último dia 27 de março, o padre Rodrigo Gomes de Moreno, que pertence a Paróquia Nossa Senhora do Carmo de Presidente Prudente (SP), recebeu um Cartão de Prata da Câmara Municipal de Presidente Prudente, em forma de homenagem e agradecimento ao trabalho pastoral realizado no município. Estiveram presentes amigos, familiares e fiéis do Santuário Nossa Senhora do Carmo.

Sessão

No início da sessão informal, a secretária, vereadora Nathália Barbosa Gonzaga, leu o requerimento 6788/18. “[…] o senhor padre Rodrigo deixa seu legado à comunidade prudentina através do exímio trabalho à frente do Santuário. Gratidão por cada segundo dedicado incansavelmente ao Reino de Deus. Seu povo te ama e te amará sempre.”

Na sequência, o atual presidente da Câmara Municipal de Presidente Prudente, Tiago Oliveira, prestou sua homenagem.

“Seu legado não só marca a co-

munidade da Maristela, mas também a cidade. Eu fiz questão desta homenagem, pois tenho certeza que daqui até o último dia no Santuário, o senhor, como o nosso pastor, vai receber muitas homenagens merecidas. Quero mostrar que a gratidão não é só da comunidade Nossa Senhora do Carmo, mas é da cidade Presidente Prudente (SP). Aqui nós temos treze representantes dessas mais de 230 mil pessoas, para falar que o senhor sempre estará no coração desta cidade”, destacou.

Também fizeram o uso da palavra alguns representantes da paróquia, que discorreram sobre os feitos do presbítero, a sua personalidade e o trabalho pastoral. Houveram ainda homenagem em vídeo e com música ao vivo.

Por fim, o sacerdote fez seu discurso com agradecimento e gratidão. “Aqui estou para lembrar e reassumir as obras que devem gerar vida. Não falo como padre, mas como alguém que recebe punhados de sementes, lançam e sonham que elas

como companheiro, como pai, como irmão: prezados vereadores, cuidem e também que possamos dar sempre o nosso melhor, fazer também por aqueles que confiaram em cada um de nós, que depositaram na convivência elementos de vida em tudo aquilo que estivermos a realizar de coração”.

Cartão de Prata

O “Cartão de Prata” é uma honraria em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo homenageado dentro do contexto da evangelização e da causa social. Neste ano, a iniciativa foi de autoria do vereador Tiago Oliveira e aprovada pelos demais políticos para a escolha do presbítero.

“O Padre Rodrigo é um ícone em nossa cidade. Desde que chegou, ainda como seminarista, vem deixando uma marca em nosso município pela forma arrojada de evangelizar. Como padre e pároco da Paróquia Nossa Senhora do Carmo,

É lembrar que nós não estamos por acaso neste mundo, que podemos deixar rastros de coisas positivas como maior valor e é isso que Deus tem concedido também a cada um de nós”, afirma o padre.

Outra homenagem

Em 2016, no município de Presidente Prudente (SP), padre Rodrigo recebeu o título de ‘Cidadão Prudentino’ também concedido pela Câmara Municipal de Presidente Prudente.

Ele foi o terceiro padre a receber este mérito sendo pároco na Maristela. Os outros dois presbíteros foram Aurélio da Silva Ribeiro (2011) e Antônio Sérgio Girotti, “Tutti” (2013). O sacerdote se junta à lista de 13 padres da Diocese de Presidente Prudente que obtiveram esta titulação.

“Tudo isso que nós fazemos não é para as honrarias humanas, mas exatamente como uma retribuição por tantas coisas que Deus tem concedido a cada um”, destaca o padre.

Anúncio I 233 I Abril 2023 I 07
É a segunda homenagem que a Câmara Municipal presta ao padre (Pascom Paroquial / Arquivo) Vereador e presidente da Câmara, Tiago Oliveira, durante homenagem (Pascom Paroquial / Arquivo) Evandro Marques / Pascom Diocesana Padre Rodrigo enfatiza união e agradecimento (Pascom Paroquial / Arquivo)

Diocese organiza Grupo de Teólogos Leigos para auxílio às pastorais e formações

Na manhã do dia 15 de abril, no auditório da Cúria Diocesana de Presidente Prudente (SP), foi realizada uma reunião com a participação dos Teólogos Leigos egressos da Fajopa (Faculdade João Paulo II). O encontro foi convocado pelos padres Dirceu Montovani e Éverton Aparecido da Silva, com o objetivo de estruturar um Grupo de Teólogos Leigos Diocesano. Estiveram presentes oito pessoas que trataram, juntamente com o padre Dirceu, sobre a importância em constituir um grupo de Teólogos considerando a continuidade da atualização teológica de seus membros, do contato entre eles e a manutenção de seus vínculos para com a entidade formadora (Fajopa). O padre Éverton, como coordenador diocesano de pastoral, apontou a possibilidade de que este grupo possa, de forma subsidiária, auxiliar nos encaminhamentos junto às pastorais, principalmente no auxílio às atividades formativas. Os participantes colocaram-se à disposição para mais esta tarefa diocesana e assumiram constituir um Grupo de Teólogos Leigos Diocesano.(Fotos Padre Éverton Silva / Cedidas)

Infância e Adolescência Missionária promove encontro de formação para assessores

A IAM (Infância e Adolescência Missionária) promoveu, nesse final de semana (15 e 16/04), o Encontro de Formação para Assessores da Infância e Adolescência Missionária (EFAIAM) da Diocese. O evento ocorreu no Lar São Miguel Arcanjo, em Pirapozinho (SP), e contou com a participação de assessores de 10 paróquias do Oeste Paulista.Rodinei Célio Andrade, um dos coordenadores estaduais da IAM, foi quem conduziu o encontro. O padre Sanderson Vergara, atual assessor eclesiástico do grupo, esteve presente para celebrar a Missa de Envio que encerrou o EFAIAM. (Fotos: IAM / Cedidas)

Diocese promove Reunião do Clero em Prudente

Na manhã dessa quarta-feira (05/04), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, além dos diáconos e padres da Diocese participaram de mais uma Reunião do Clero. O encontro foi realizado no auditório da Cúria Diocesana, em Presidente Prudente (SP). A pauta da reunião contou com orações preparadas pela 2ª Região Pastoral, momentos de reflexão sobre o Ministério Presbiteral e a espiritualidade do padre diocesano, bem como divisão de grupos para partilha e troca de ideias. Também discutiram assuntos como o Retiro do Clero, orientações sobre a Missa de Santos Óleos, datas de posses e apresentação dos padres transferidos, formações e procedimentos administrativos.(Foto: Cedida)

08 I Anúncio I 233 I Abril 2023

Paróquia promove retiro para Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística

No último dia 26 de abril, os Ministros Extraordinários da Comunhão Eucarística (MECE’S) da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Teodoro Sampaio (SP), participaram de um Retiro Anual com o tema: “O Amor de Deus Renova: Vocação e Missão”. O evento foi realizado no Recanto São José e reuniu ministros e ministras da Igreja Matriz e todas as suas comunidades (Planalto do Sul e Rurais). O primeiro momento antes do almoço foi conduzido por seminaristas diocesanos (13 neste primeiro momento). Após o almoço, padre Anderson Félix, reitor do Seminário Menor e natural de Teodoro Sampaio, conduziu as pregações e meditações. Por fim, todos os MECE’S participaram da Santa Missa, também presidida pelo presbíte -

Bispo diocesano se reúne com seminaristas

Na manhã dessa segunda-feira (03/04), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, se encontrou com os seminaristas menores e maiores para um momento de espiritualidade, formação e partilha. O momento ocorreu no Seminário Diocesano Nossa Senhora Mãe da Igreja, em Presidente Prudente (SP). Participaram também os padres do conselho de formação e padres que acolhem seminaristas para o Estágio Pastoral nas paróquias. O cronograma contou com oração das Laudes, dois momentos de reflexão e partilha, Santa Missa e imposição das insígnias diocesanas (entrega da cruz e o evangelho de bolso para os seminaristas usarem e rezarem, sinais que devem acompanhá-los por toda vida) além do almoço. (Fotos: Padre Éverton / Cedidas)

Coordenador diocesano de pastoral participa de encontro no Regional Sul 1

No dia 28 de março, o padre Éverton Aparecido da Silva, atual coordenador diocesano de pastoral, participou do Encontro da Presidência do Regional Sul 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) com os padres coordenadores diocesanos de pastoral. O evento ocorreu na sede do regional, em São Paulo (SP). Foi um momento de encontro, formação, partilha e convivência fraterna entre os presbíteros. Alguns dos assuntos discutidos foram: Sínodo, Visita Ad Limina, Campanha da Fraternidade 2023, 10 anos de pontificado do Papa Francisco. Dom Pedro Luiz Stringhini (Bispo de Mogi das Cruzes), atual presidente do Sul 1, e Dom Edmilson Amador Caetano (Bispo de Guarulhos), vice-Presidente, conduziram o encontro, que contou com a Celebração da Eucaristia.(Foto: Padre Éverton / Cedida)

Anúncio I 233 I Abril 2023 I 09

17 coisas que Jesus revelou a Santa Faustina sobre a Divina Misericórdia

rio, 299)

8. Deus quer que todos sejam salvos:

“Minha filha, escreve que quanto maior a miséria da alma, tanto mais direito tem à Minha misericórdia, e [exorta] todas as almas à confiança no inconcebível abismo da Minha misericórdia, porque desejo salvá-las todas”. (Diário, 1182)

9. Os maiores pecadores têm mais direito à misericórdia de Deus:

Desde 1931, santa Faustina Kowalska recebeu mensagens de Jesus que depois foram escritas por ela em um diário de 600 páginas dirigido a um mundo que precisava e continua precisando da Misericórdia de Deus.

Veja as 17 coisas que Jesus revelou a Santa Faustina Kowalska sobre a Divina Misericórdia em diferentes partes dos seis cadernos de suas revelações privadas. Todos os cadernos foram compilados em um único Diário que contem 1828 numerais.

1. A festa da Misericórdia será um refúgio para todas as almas: “Desejo que a festa da Misericórdia seja refúgio e abrigo para todas as almas, especialmente para os pecadores. Neste dia, estão abertas as entranhas da Minha misericórdia. Derramo todo um mar de graças sobre as almas que se aproximam da fonte da Minha misericórdia. A alma que se confessar e comungar alcançará o perdão das culpas e das penas. Nesse dia, estão abertas todas as comportas Divinas, pelas quais fluem as graças. Que nenhuma alma tenha medo de se aproximar de Mim, ainda que seus pecados sejam como o escarlate”. (Diário, 699)

2. Não haverá paz senão pela misericórdia de Deus:

“A humanidade não encontrará a paz enquanto não se voltar, com confiança, para a minha misericórdia”. (Diário, 300)

3. Quando o mundo reconhecer a misericórdia de Deus será um sinal do fim dos tempos:

“Que toda a humanidade conheça a Minha insondável misericórdia. Este é o sinal para os últimos tempos; depois dele virá o dia da justiça”. (Diário, 848)

4. A justiça de Deus é iminente quando sua misericórdia é rejeitada:

“Quem não quiser passar pela porta da Misericórdia, terá que passar pela porta da minha justiça...”. (Diário, 1146)

5. A festa da Misericórdia poderá ser a última chance para que muitos se salvem:

“As almas se perdem, apesar da Minha amarga Paixão. Estou lhes dando a última tábua de salvação, isto é, a Festa da Minha Misericórdia. Se não venerarem a Minha misericórdia, perecerão por toda a eternidade”. (Diário, 965)

6. Que Deus é o melhor de todos os Pais:

“Meu Coração está repleto de grande misericórdia para com as almas, e especialmente para com os pobres pecadores. Oh! se pudessem compreender que Eu sou para eles o melhor Pai, que por eles jorrou do Meu Coração o Sangue e a Água como de uma fonte transbordante de misericórdia”. (Diário, 367)

7. No primeiro domingo depois da Páscoa será celebrada a festa da Misericórdia:

“Estes raios defendem as almas da ira do Meu Pai. Feliz aquele que viver à sua sombra, porque não será atingido pelo braço da justiça de Deus. Desejo que o primeiro domingo depois da Páscoa seja a Festa da Misericórdia”. (Diá-

“Quanto maior o pecador, tanto maiores direitos a minha misericórdia. Em cada obra das Minhas mãos se confirma essa misericórdia. Quem confia na minha Misericórdia não perecerá, porque todas as suas causas são Minhas, e os seus inimigos destroçados aos pés do Meu escabelo”. (Diário, 723)

10. A confiança na misericórdia de Deus dos maiores pecadores deve ser total:

“[Coloquem] a esperança na minha misericórdia os maiores pecadores. Eles têm mais direito do que outros à confiança no abismo da Minha misericórdia. Minha filha, escreve sobre a Minha misericórdia para as almas atribuladas. Causam-Me prazer as almas que recorrem à Minha misericórdia. A estas almas concedo grandes graças que excedem os seus pedidos. Não posso castigar, mesmo o maior dos pecadores, se ele recorre a Minha compaixão, mas justifico-o na Minha insondável e inescrutável misericórdia”. (Diário, 1146)

11. Deus oferece perdão completo àqueles que confessam e comungam na festa da misericórdia

“Desejo conceder indulgência plenária às almas que se confessarem e receberem a Santa Comunhão na Festa da Minha misericórdia”. (Diário, 1109)

12. Não deve haver medo de se aproximar da misericórdia de Deus:

“Que a alma fraca, pecadora, não tenha medo de se aproximar de mim, pois, mesmo que os seus pecados fossem mais numerosos que os grãos de areia da terra, ainda assim seriam submersos no abismo da minha misericórdia”. (Diário, 1059)

13. A misericórdia de Deus deve ser adorada e a imagem venerada:

“Estou exigindo o culto à Minha misericórdia pela solene celebração desta Festa e pela veneração da Imagem que foi pintada. Por meio desta Imagem concederei muitas graças às almas. Ela deve lembrar as exigências da Minha misericórdia, porque mesmo a fé mais forte de nada serve sem as obras”. (Diário, 742)

14. As almas receberão graças que não serão capazes de conter e irradiarão para os outros:

“Diz, Minha filha, que sou puro Amor e a própria Misericórdia. Quando uma alma se aproxima de mim com confiança, encho-a com tantas graças, que ela não pode encerrá-las todas em si mesmas e as irradia para as outras almas”. (Diário, 1074)

15. A imagem da Divina Misericórdia é fonte de numerosas graças: “Ofereço aos homens um vaso, com o qual devem vir buscar graças na fonte da misericórdia. O vaso é a Imagem com a inscrição: Jesus, eu confio em Vós”. (Diário, 327)

16. Ao venerar a imagem, recebe-se a proteção de Deus na vida e, acima de tudo, na morte:

“Prometo que a alma que venerar esta Imagem não perecerá. Prometo também, já aqui na Terra, a vitória sobre os inimigos e, especialmente, na hora da morte. Eu mesmo a defenderei como Minha própria glória”. (Diário, 48)

17. Aqueles que divulguem esta devoção serão protegidos por Deus durante toda a vida:

“As almas que divulgam o culto da minha misericórdia, Eu as defendo por toda a vida como uma terna mãe defende seu filhinho e, na hora da morte, não serei Juiz para elas, mas sim o Salvador Misericordioso. Nessa última hora a alma nada tem para a sua defesa, além da minha misericórdia. Feliz a alma que, durante a vida, mergulhou na fonte da misericórdia, porque não será atingida pela justiça”. (Diário, 1075).

10 I Anúncio I 233 I Abril 2023
Pintura da Divina Misericórdia (Alexey Gotovskiy / ACI Prensa) Fonte: ACI Digital

Dia do Padroeiro:

Santuário Diocesano de Santo Expedito (19 de abril)

No dia 13 de abril, o Santuário Diocesano de Santo Expedito, localizado no município de Santo Expedito (SP), celebrou o Dia do Padroeiro. A programação contou com missas durante todo o dia, show e procissão.

Milhares de devotos do Santo padroeiro das causas urgentes estiveram na cidade. Uma das missas foi celebrada dentro do novo santuário que está em construção. Houveram transmissões das celebrações ao vivo por meio da TV Evangelizar e do Portal G1. O padre Humberto Laércio Bastos de Souza é o atual pároco do local.

Santo

Santo Expedito foi comandante de uma Legião Romana, formada por soldados cristãos, que tinha como principal responsabilidade defender o seu povo dos ataques dos bárbaros asiáticos. Ele era um guerreiro muito forte e durante toda sua vida destacou-se por sua bravura, coragem, ordem e disciplina.

Todas essas características estão vincadas na oração de Santo Expedito, sendo mais uma poderosa oração para proteção, serve também para quem procura por ajuda e principalmente para quem precisa de algo com muita urgência.

Oração

“Meu Santo Expedito das Causas Justas e Urgentes, Socorrei- me nesta Hora de Aflição e Desespero, intercedei por mim junto ao Nosso Senhor Jesus Cristo. Vós que sois um Santo Guerreiro. Vós que sois o Santo dos Aflitos. Vós que sois o Santo dos Desesperados, Vós que sois o Santo das Causas Urgentes, Protegei-me, Ajudai-me, Dai-me Força, Coragem e Serenidade. Atendei ao meu pedido (faça aqui o seu pedido)

Ajudai-me a superar estas Horas Difíceis, protegei-me de todos que possam me prejudicar, Protegei a Minha Família, atendei ao meu pedido com urgência. Devolvei-me a Paz e a Tranqüilidade. Serei grato pelo resto de minha vida e levarei seu nome a todos que tem fé. Santo Expedito, rogai por nós. Amém.”

*Esta reza pode ser feita todos os dias, mas para casos mais urgentes faça durante 9 dias seguidos ao acordar e antes de deitar.

A vida é Dom! O Dom é Graça! A Alegria é nossa!

Nascimento (Maio)

04 Pe. Dirceu Montovani Presidente Prudente

11 Mons. Jésus P. dos Anjos presidente Prudente

14 Pe. João Carlos Gussi Alfredo Marcondes

24 Pe. Álvaro Ribeiro Cruz Presidente Prudente=

26 Pe. Paulo Valeriano de Souza Presidente Prudente

Ordenação (Maio)

01 Rafael Moreira Campos Presidente Venceslau

01 Pe. Rafael Sotocorno Presidente Epitácio

01 Pe. Rodrigo F. do Nascimento Teodoro Sampaio

11 Pe. Dirceu Montovani Presidente Prudente

11 Pe. Ricardo de Souza Abraham Caiuá

13 Pe. Giovani Fernando Cardoso Ausente da Diocese

13 Pe. Luiz Fernando S. Xavier Mirante do Paranapanema

13 Pe. Rafael Andreatta Emilianópolis e Pres. Bernardes

15 Pe. Jorge Aparecido F. Júnior Ausente da Diocese

17 Pe. João Paulo dos Santos Silva Presidente Prudente

19 Pe. Helitom Bigas da Silva Pirapozinho

22 Pe. Luciano Rodrigues de Oliveira Tarabai

30 Pe. Rodrigo Ajovedi Presidente Venceslau

O Calendário Diocesano está disponível no site da Diocese e pode ser acessado a qualquer momento. (diocesepresidenteprudente.com.br)

Anúncio I 233 I Abril 2023 I 11
Fonte: Site N . Sraª das Dores

Conheça a Pastoral da Saúde e o trabalho que realiza na Diocese

Padre Marcos Paulo Cestare de Souza, atual diretor eclesiástico, explica que essa pastoral ocorre em domicílios, hospitais, asilos, creches, escolas, associações de bairro, sindicatos, conselhos de saúde, ou seja, em todo lugar que se importa com a saúde.

“Na Diocese de Presidente Prudente, as formações são sempre diocesana e acontecem uma vez ao ano. As reuniões com a coordenação das paróquias são mensais, embora nossa diocese tenha uma extensão terri-

Osite da Diocese dá início as matérias de apresentação das Pastorais, Movimentos, Serviços e Comunidades da Diocese de Presidente Prudente. No texto de hoje será apresentada a Pastoral da Saúde, que existe há décadas na região.

“O objetivo dela é ir ao encontro das pessoas enfermas, levando um atendimento espiritual, solidário e o conforto em saber que não estão sozinhos nessa situação de vulnerabilidade’, afirma Helena Correa Cassiano, 72, coordenadora há 11 anos.

A Pastoral da Saúde tem por objetivo promover, educar, preservar, cuidar, defender, recuperar e celebrar a vida, realizando também ações em prol de uma vida saudável e plena de

todo povo de Deus, tornando presente, no mundo de hoje, a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Ela possui três dimensões: solidária, comunitária e sociotransformadora.

Atualmente, em nível diocesano, a pastoral é estruturada da seguinte forma: Coordenador; Vice coordenador; Secretária; Vice Secretaria; Tesoureira; Vice Tesoureira e Diretor Eclesiástico.

Para participar desse trabalho, os agentes passam por uma formação específica com a coordenação diocesana. Também é feito um acompanhamento com eles durante o ano, além de reunião mensal de espiritualidade e formação, e Congresso Anual com palestras pertinentes ao trabalho da Pastoral.

torial que não permita a participação de todas as paroquias em todos os meses. Sempre no início do ano acontece a reunião executiva/formativa. Todas as coordenações paroquiais são convocadas a participarem deste ato”, afirma o padre.

De acordo com o sacerdote, as visitas hospitalares e nas casas de acolhida aos idosos são respeitadas seguindo as regras da Pastoral da Saúde Nacional e as regras da instituição. “Deve sempre haver uma inte -

ração entre quem acolhe e nós agentes da Pastoral da Saúde”, destaca o presbítero.

Em termos de cobertura, os trabalhos vem sendo desenvolvidos em 98% das paróquias do Oeste Paulista e contam com cerca de 1500 agentes voluntários. “Cada Igreja visita seus paroquianos enfermos e idosos. Para o atendimento nos hospitais, é formada equipes com agentes vindos da maioria das paróquias”, explica Helena.

Em 9 de Maio de 1986, a Pastoral

da Saúde foi instituída oficialmente como uma das Pastorais Sociais da CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, sendo organismo de ação social e sociedade cívico-religiosa, organizada por tempo indeterminado e com sede itinerante (acompanha o coordenador nacional), sem fins lucrativos, legalmente constituída por Estatuto e Regimento Interno próprios.

12 I Anúncio I 233 I Abril 2023
Ao todo, pastoral conta com mais de 1500 voluntários na Diocese (Pascom / Arquivo 2019) Santa Missa de encerramentos dos trabalhos em 2019 (Pastoral da Saúde / Cedida) Agentes passam por formações e momentos de espiritualidade (Pastoral da Saúde / Cedida) Dom Benedito, Helena Cassiano e padre Marcos Paulo Pastoral da Saúde / Cedida)
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.