1 minute read

O que é ser escritor?

ele, são mais apegados às formas gramaticais, à língua mais tradicional e os jovens são mais livres para escrever conforme a linguagem do momento.

Atualmente, Agostinho já tem sete livros publicados, são eles: “Violência e Justiça”, “Guerrilheiros Sem Rosto”, obra premiada no prêmio literário de 1996, “Velho Jaborandy”, “Kevellyn”, “Portal da Amazônia’, “Dois estranhos no caminho” e “O Arcano rei”. Aos 79 anos, Agostinho Noleto continua interessado em escrever.

Advertisement

O jovem que quer ser um escritor deve seguir a trilha do conhecimento através da linguagem. Por sua vez, a boa linguagem nasce da leitura. A leitura é um caminho fundamental para a boa escrita. ‘’Leiam muito, e assim comecem a escrever e se expressar através da linguagem escrita. Iniciem com pequenos textos, e vai desenvolvendo, amanhã quem sabe teremos um romancista ou um grande poeta. Não há outro caminho, é a experiência pessoal e o amor aos livros, à literatura, à linguagem que, para mim é a expressão maior da pessoa humana,” destaca Agostinho Noleto.

Para o Poeta e escritor Humberto Barcelos, que é um dos mais novos membros da Academia Imperatrizense de Letras, ser escritor parte de uma necessidade fundamental do desejo de se expressar. Nesse sentido, ressalta que existem bons escritores que estão no anonimato. “Escritores são pessoas que sentem a necessidade de se expressarem de uma forma específica, como se dá com o uso da palavra escrita em alguns casos. Fazem da escrita a sua profissão, mas na grande maioria das situações, escrevem por uma necessidade de registarem seus pensamentos, ideias ou simplesmente acontecimentos do cotidiano. Há, inclusive, escritores não publicados cujas produções permanecem no anonimato. Mesmo estes se sentem compelidos a escreverem por uma necessidade pessoal de assim fazer”, destaca o escritor.

A academia de Letras possui uma importância fundamental na sociedade porque ela oferece suporte em três níveis específicos: primeiro em relação à literatura, promovendo a escrita de livros e a atuação de autores dentro de um contexto que lhes permita promover suas obras. Segundo, tem a ver com a educação, já que a literatura está vinculada nitidamente à educação e ambas andam juntas. E, por fim, é o reflexo cultural que o trabalho da Academia oferece na sociedade onde atua. A escrita é fundamental para a sociedade. Através dela, os escritores expressam ideias ou pensamentos. É uma das principais formas que a sociedade tem para se comunicar e para relatar histórias que aconteceram, preservando a memória histórica e social.

LITERATURA E CULTURA

Jornalista, editor, escritor e historiador, deixou seu legado em Imperatriz e teve importantes contribuições em diversas áreas. Segue inspirando leitores, escritores, jornalistas