739_Portuguesa

Page 11

NOTA DE CAPA

O RISCO DE CONTÁGIO

FOTO: AFP

Até agora, os acontecimentos na Grécia não provocaram nenhum “contágio importante”, segundo o FMI. No entanto, a crise grega poderia ter “repercussões muito piores” do que se cria até agora. A diretora-gerente do organismo, Christine Lagarde, advertiu sobre a crise “aguda” na qual a Grécia se encontra imersa e assinalou que o FMI diminuiu sua previsão de crescimento econômico mundial para o presente ano, a seu nível mais baixo desde a recessão de 2009, e alertou sobre o perigo de “tensões financeiras” na Europa como consequência da crise grega. O Produto Interno Bruto (PIB) mundial deveria aumentar só 3,3%, 0,2 pontos menos que as previsões de abril e ligeiramente abaixo dos 3,4% observados em 2014. Nesse contexto, a América Latina e o Caribe cresceriam apenas 0,5%, contra os 0,9% previstos há três meses, devido, sobretudo, às quedas nos preços das matériasprimas e condições financeiras externas mais rígidas.

FOTO: AFP

um primeiro momento, detiveram a crise, mas posteriormente os problemas persistiram. O gasto grego em funcionários e pensões continuou consumindo grande parte dos recursos destinados pelas instituições internacionais, o que impossibilitou sua assinação em aspectos que a “troika” pedia, como o fomento da produtividade e a competitividade no trabalho.

O REFERENDO O povo grego se cansou das medidas de austeridade. Uma enquete revelou que quase 74% dos gregos preferiam condições de resgate menos severas mesmo ao risco de a Grécia sair da Zona Euro. Além disso, muitos economistas opinam que as medidas impostas como condição para financiar um resgate financeiro acabaram agravando a situação. Em janeiro deste ano, a piora da qualidade de vida levou os gregos a darem um apoio significativo aos movimentos de esquerda ao

Continue lendo–– Agosto 2015 / Impacto evangélico

11


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.