
3 minute read
Devocional AQUIETAI-VOS
“Confiai nele, ó povo, em todos os tempos; derramai perante ele o vosso coração; Deus é o nosso refúgio”. Salmo 62:8
Rev. Alberto Ortega
Advertisement
AQUIETAI-VOS
No dicionário o verbo “confiar” significa: ter esperança que alguém vai dar apoio ou algo bom acontecerá, também significa: esperar na obra. Esta bela e inspiradora definição estabelece com toda clareza o que determina nossa confiança, perante qualquer situação adversa, difícil, incómoda e insuportável, é a fé em Deus.
O coração deve confiar e ter certeza de que Deus virá e mudará qualquer situação. Deus sempre vai ao lugar onde se precisa de fé ou há necessidade de intervenção divina. Confiar em Deus é, em si mesmo, uma poderosa declaração de fé em seus recursos divinos.
Confiar inclui uma segunda condição: esperar na obra, esta segunda condição, “aquietar-se”, é a mais difícil de cumprir. Normalmente, desesperamos com o que está acontecendo em nosso entorno, e nossa tendência inata é agir sob a pressão do que está ao redor de nós.
Há duas formas de agir em qualquer situação: movendo-se por reação ou por direção. Querer resolver as coisas através da reação é sempre prejudicial, porque a
reação não mede as consequências da decisão. Só tenta apaziguar o que é sentido, é baseado em um sentimento e não em razoamento. Em resumo, trata-se de agir sem pensar.
Através da reação, seria possível sentir alívio e, momentaneamente, satisfação; porém, tarde ou cedo, todas as consequências de dita reação terão de ser pagas. Tudo isto nos leva a entender que se mover sob a direção de Deus é a resposta correta. Quando se age sob essa direção, há conhecimento, análise e orientação.
No Salmo 46:10 lemos: “Aquietai-vos, e sabei que eu sou Deus”. Aqui vemos outro efeito poderoso da confiança: ela nos levará a um conhecimento mais profundo de Deus, de sua divindade e de seu poder sobrenatural. Esse conhecimento influenciará nossa decisão, por isso se obterá uma direção precisa e correta em qualquer situação.
No livro do profeta Isaías 30:15, achamos esta declaração: “Porque assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: voltando e descansando sereis salvos; no sossego e na confiança estaria a vossa força”. Saber confiar em Deus é uma fonte de força e de poder que leva a superar tudo o que estamos enfrentando.
No entanto, a confiança à qual as Escrituras fazem referência não é um estado de passividade ou de indiferença, é um estado ativo, onde passos precisos estão sendo dados. Na confiança, esta preciosa orientação é oferecida: “derramai perante ele o vosso coração” (Salmos 62:8). Em outras palavras, durante o período de confiança em Deus, deve haver um derramamento do coração.
Derramar o coração é curvá-lo perante a presença de Deus para que essa presença, que enche nosso coração, se torne parte do coração de Deus. Em outras palavras, é transferir o problema de nosso coração para o coração de Deus, deixando para Deus o fardo, a responsabilidade de agir em nossa necessidade.
Amado, está agoniado pelas provações que o rodeiam? Precisa tomar alguma decisão importante que possa mudar toda sua vida? Está desorientado em relação ao futuro, seu lar, seus relacionamentos? Por que não confia em Deus, deixando seu fardo e sua decisão para Ele de modo que Ele o oriente, guie e apoie?
Você não conhece Deus pessoalmente e deseja tê-lo em seu coração para que Ele tire sua vida e seu futuro e o leve por um caminho seguro? Para que isto seja possível, você deve receber Jesus Cristo agora mesmo como seu único e suficiente Salvador, e assim Deus o guiará. Que Deus o abençoe.