
3 minute read
Mulher A MULHER E A LIDERANÇA. Existem
A MULHER E O LIDERANÇA MULHER
Eliseo Aquino
Advertisement
No mundo existem mulheres que são capazes de realizar grandes coisas, com a ajuda de Deus, mas o temor de dar esse primeiro passo não lhes permite obter tudo o que seu potencial pode dar.
Atualmente, o conceito de uma liderança exercida só pelo homem tem questionamentos sérios. No entanto, poucos mencionam que os melhores líderes foram formados por mulheres enfocadas em ações e visões de entregar à sociedade melhores seres humanos.
As mulheres, em qualquer posição, podem exercer liderança. Na Bíblia, são mencionadas muitas delas e se descreve suas contribuições para as sociedades onde lhes correspondia exercê-la. Nos escritos bíblicos existem três mulheres do Antigo Testamento que destacaram pela influência que exerceram no povo de Deus.
DÉBORA Em um tempo, onde os homens tinham perdido o desejo de lutar, uma mulher de família saiu para salvar seu povo com a ajuda de Deus.
O pastor Samuel Mejía em sua mensagem, “Débora, um exemplo a ser seguido” menciona que não existe nenhum problema para que Deus possa usar uma mulher na liderança.
A história de Débora na Bíblia confirma esta afirmação. Se os homens não estiverem à altura das circunstâncias, então haverá mulheres que enfrentem as situações críticas.
“A liderança de uma mulher como Débora foi tão forte e tão grande que um general sentiu que se não batalhava com ela, não seria capaz de vencer. Baraque não era covarde; se tivesse sido assim, não teria chegado a ser general. Havia algo na vida de Débora que estava acima da capacidade destes homens de guerra. Com isto posso dizer que Deus não faz acepção de pessoa; o que havia nesta mulher era uma liderança comprovada e o general sentia que era maior à que ele exercia”, diz o pastor Samuel.
ABIGAIL Em sua mensagem, “Mulheres dignas de imitar”, o pastor Humberto Henao, menciona as qualidades de Abigail: uma mulher sábia que soube influenciar em Davi e seus homens para que não cometessem um ato do qual podiam se arrepender.

A Bíblia narra que quando seus homens foram pedir alimento a Davi, Nabal os tratou mal e não quis lhes entregar nada. Perante esta situação, os criados foram em busca de ajuda onde Abigail para que pudesse deter uma calamidade.
“Davi se encontrava com 400 homens furiosos e dispostos a destruir tudo. Então, ela enfrentou esses homens e com uns argumentos convincentes fez com que mudassem de opinião. Após o discurso, observamos os criados atrás dela, Davi na frente, soldados com as espadas na mão e no meio uma mulher manejando a situação”, disse o pastor Henao.
Uma mulher sábia tem tanto poder que é capaz de transcender em uma geração. As mulheres que estão em crescimento espiritual devem considerar esta figura um exemplo; uma mulher que foi capaz de deter uma guerra contra sua família.
ESTER Deus colocou Ester em uma posição muito alta do Império Medo com um propósito: impedir a destruição de seu povo. Nessa situação, ela se apresentou perante o rei, com o fim de evitar o extermínio de todo seu povo, apesar de que isso podia significar sua morte.
O artigo “A história de Ester” do sítio em espanhol Devocionales Cristianos menciona que Hamã tinha decidido destruir não só Mardoqueu, mas todo seu povo. Com esse objetivo, ele fez com que o rei assinasse um edito irrevocável contra os judeus. Quando ela soube disso, pôde alegar muitas coisas, já era Rainha, tinha uma posição segura e poderosa. Ninguém podia tocá-la, ela pôde não ter feito nada enquanto seu povo sofria uma grande perseguição. No entanto, decidiu defender seu povo e desenvolveu um plano que colocou sua vida em perigo, ordenou que todos os judeus jejuassem, procurou a fortaleza em Deus e Ele lhe deu a vitória.
Em um dos piores momentos que o povo judeu enfrentava, Deus levou a salvação através de uma mulher. Na estratégia de Ester, ela não usa uma solução de poder, mas uma de verdade.
Nestes exemplos, podemos observar como estas mulheres misturam elementos básicos de liderança. Elas se tornaram de maneira natural fonte de inspiração, que influenciaram outros do individual ao grupal.
Seus atos lhes permitiram obter reconhecimento. Estas mulheres não desejavam isso; elas simplesmente começaram a fazer mudanças pessoais em suas vidas e com a ajuda de Deus foram também instrumento de mudança para aqueles que estavam perto delas.