
6 minute read
História de vida MIKIKO E SEU ENCONTRO
MIKIKO E SEU ENCONTRO COM A BÍBLIA HISTÓRIA DE VIDA
A ponto de morrer a causa de um câncer agressivo e sem nenhuma esperança, Mikiko se dedicou à leitura de livros de autoajuda. Um amigo lhe levou uma Bíblia para que conhecesse a Palavra. Ela compreendeu seu significado e clamou a Deus até que o milagre teve lugar e se recuperou para contar sua história.
Advertisement
STEVEN LÓPEZ
FOTOS: ARQUIVO FAMILIAR
Mikiko Kamino foi uma menina solitária que preferia a leitura aos jogos das crianças de sua idade. Introvertida, não gostava de se relacionar com as pessoas, passava seus dias em seu quarto e adquiriu o hábito de ler quase sem pausa. Por isso, seus melhores amigos foram os livros que seu pai lhe comprava. Apesar de ter uma família bem constituída, ela compartilhava muito pouco com eles.
Nasceu na cidade de Suresnes, ao norte de Paris, capital da França. Seus pais, os japoneses Iwao e Noriko, deixaram seu remoto país nos finais de 1960 e se estabeleceram em pouco tempo no país europeu. Abriram um restaurante de comida asiática no qual trabalhavam grande parte do tempo.
Poucos meses depois de seu nascimento, Mikiko começou a ser cuidada pelos chamados “cangurus”, pessoas encarregadas de velar pelas crianças perante a ausência de pais. Os primeiros meses passaram sem novidades até que um dia, quando a pequena estava a ponto de completar um ano de idade, sofreu um terrível acidente.
Estava sentada na cadeira da cozinha quando, de repente, perdeu o equilíbrio, caiu e sua pequena cabeça bateu contra o chão. Em um primeiro momento, parecia ter sofrido só um simples susto, mas na noite começou a vomitar sem cessar e tiveram que levá-la rapidamente ao hospital. O diagnóstico foi crítico; tinham que operá-la imediatamente.
Seu pai Iwao se encontrava no Japão e, ao saber da gravidade do caso, teve medo de perder sua pequena menina tão cedo. Percorreu o quarto várias vezes procurando um consolo. Passou longo tempo chorando e suplicou a Deus por um milagre.
- Senhor, meu Deus, a vida de minha filha está em Suas mãos- implorou.
Depois de pouco tempo, uma ligação o aliviou. Mikiko tinha evoluído favoravelmente e não precisava ser operada. Deus tinha escutado sua oração de pai. Desde esse momento, pensou que foi um milagre de Deus.
BAIXA AUTOESTIMA Mikiko Kamino cresceu, mas não teve uma adolescência normal. Sofria de baixa autoestima e se distanciava do mundo exterior. Não criava nenhum vínculo com ninguém e era muito calada. Ao mesmo tempo, os companheiros de escola zombavam de sua origem. O único refúgio para o abuso psicológico era a solidão.
Em casa, seus pais também começaram a repreendê-la e aumentaram sua insegurança emocional. Uma tarde, ao caminhar por Paris, encontrou uma livraria, ingressou e ficou deslumbrada pelos títulos das obras de autoajuda e superação. Comprou cinco livros e pareceu achar seu desafogo na leitura.



Não havia reunião ou passeio familiar ao qual não fosse sem algum livro de autoajuda na mão. Algumas histórias escritas nessas páginas coincidiam com a triste situação que vivia. As amizades e seus próprios parentes zombavam, mas não se importava.
Mikiko sofria muito cada vez que deixava de ler. Cada vez que se afastava dos livros, a insegurança e a baixa autoestima voltavam e a invadiam. Em pouco tempo comprou, compulsivamente, dezenas de livros de superação emocional.
Desse modo, passou uma adolescência em solidão e tristeza, apesar de que conseguiu outras formas de distrair

Mikiko Kamino cresceu, mas não teve uma adolescência normal. Sofria de baixa autoestima e se distanciava do mundo exterior. Não criava nenhum vínculo com ninguém e era muito calada. Ao mesmo tempo, os companheiros de escola zombavam de sua origem. O único refúgio para o abuso psicológico era a solidão.
sua mente e se sentir feliz: o ioga e a meditação zen. Posteriormente decidiu aprender a tocar violão flamenco com o propósito de distrair sua mente e aprender um ofício que lhe permitisse gerar ingressos.
Durante sua juventude, Mikiko decidiu viajar para a Espanha. Pensava que a mudança poderia ajudá-la a não se sentir sozinha e vazia. A escusa perfeita foi um curso de violão avançado na cidade de Sevilha. Não pensou duas vezes, pegou suas poucas coisas e migrou. A morte de sua mãe, como resultado de um câncer, motivou mais sua viagem.
No ano 2000, começou uma nova vida cheia de sonhos e ilusões. A esperança de uma estabilidade emocional parecia chegar. Conheceu um jovem espanhol e iniciaram

uma relação sentimental. No entanto, o compromisso não funcionou: o homem era um alcoólico incorrigível. Não havia dia que não estivesse bebendo e a maltratava para obrigá-la a obter dinheiro.
Sem poder a capacidade de reagir, ela aceitou esse modo de vida. Não era feliz, mas não era importante para ela. Suas poucas amizades lhe pediam que fosse razoável, mas não escutava. Deixou de estudar e se dedicou completamente a sua relação.

Após vários meses de relação doentia, percebeu o problema psicológico que sofria: uma patologia psicológica que invadia todas as áreas de sua vida e fazia com que se esquecesse de si mesma e suas necessidades para se ocupar dos problemas de outros.
Deixou Sevilla e viajou a Barcelona para reiniciar sua vida, mas a história se repetiria. Conheceu um homem toxicômano; a relação lhe foi igual ou mais problemática que a anterior. Acudiu com maior intensidade aos livros de autoajuda para sair da crise, mas o pior ainda não chegava.
O CÂNCER No verão do ano 2010, uma forte dor no abdômen a levou à cama por vários dias. Não passou muito tempo para que os médicos a diagnosticassem com um câncer nos ovários. Devia ser operada imediatamente para salvar sua vida.
Esteve internada por quase um mês em uma clínica local de Barcelona. Ao lado de sua cama, uma pilha de livros de superação permanecia sempre a sua disposição. Ao sair do centro médico, Mikiko voltou a sua vida secular, mas a doença continuaria minando sua saúde.
Em 2011, novamente teve que ser operada e passou por um processo de quimioterapia. Pouco a pouco, seu corpo foi enfraquecendo e perdeu seu cabelo e sua vontade de viver. Apesar de tudo, a operação foi um sucesso.
Um ano depois, a notícia da morte de seu pai, por uma doença similar, enfraqueceu mais sua saúde. Parecia que seu destino ia ser o mesmo: a morte. Eram necessárias

uma terceira operação e uma rápida quimioterapia, mas os médicos a desenganaram.
Um dia, um amigo argentino a visitou em sua casa. Em sua mão levava um livro diferente dos muitos que Mikiko lia: era a Palavra de Deus. O homem começou a lhe falar do Deus bondoso e misericordioso que podia mudar sua vida e reestabelecer sua saúde. Cada palavra era uma luz de esperança e rapidamente ficou convencida que sua vida podia mudar. Então, decidiu entregar sua vida a Cristo.
- Senhor, eu preciso de uma mudança em minha vida... eu quero ser diferente- clamou em seu leito.


paz interior. O vazio em seu coração se encheu da presença de Deus. O amigo lhe entregou a Bíblia que começou a lê-la com entusiasmo e fé. A cada dia, durante seu processo de quimioterapia, levava o livro de Deus para todos os lados. Deixou as outras obras que por muitos anos a acompanharam. A doença desapareceu completamente e, depois de vários meses de recuperação, saiu do hospital.
No ano 2014, procurando uma igreja de sã doutrina, com ajuda de seu amigo argentino, chegou ao Movimento Missionário Mundial em Barcelona e começou a se congregar ali.
Mikiko Kamino na atualidade serve a Deus com integridade, exorta muitos jovens a estudar a Palavra de Deus e apoia na sociedade de damas da igreja.