ESTACIONAMENTO COMO PRAÇA
DIAGRAMAS FLUXOS MOBILIDADE
MOBILIDADE ATIVA SUSTENTÁVEL PEDESTRE
MOBILIDADE ATIVA SUSTENTÁVEL CICLISTAS/CICLOVIA
MOBILIDADE PARTICULAR AUTOMÓVEIS E MOTOS
MOBILIDADE PARTICULAR/COLETIVO VANS E MICRO ÔNIBUS
URBES
MOBILIDADE PARTICULAR/COLETIVO ÔNIBUS
CONCEITO ROSA
PÉTALA
DIAGRAMA TIPO DE USOS
CONCEITO SE DA A UMA ROSA, EM DUAS PROPAGAÇÕES A PRIMEIRA AS PÉTALAS QUE COMPÕE A ESSA FLOR POR TER UM FORMATO IRREGULAR E AO MESMO PROPOR UM DESENHO ORGÂNICO; E A SEGUNDA ESTÁ PARA UM MAIOR SIGNIFICADO QUANTO AO USO DAS FLORES NA COMPOSIÇÃO PAISAGÍSTICA, POR VIVERMOS EM UM PAÍS TROPICAL E QUENTE IMPOSSIBILITANDO O USO DA MESMA, A APLICABILIDADE ESTÁ AO DESENHO DA IMPLANTAÇÃO, AO USOS E AOS CAMINHOS; A ROSA POR SER MAIS DELICADA E SENSÍVEL FOI ESCOLHIDA PARA REPRESENTAR A DEMAIS FLORES E REALIZAR UM TRAÇADO MAIS ORGÂNICO DESCONSTRUÍDO A FORMA DE UMA PÉTALA COMO PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA ESSE PARQUE/PRAÇA.
FLUXO (ESCADA) PONTO DE ÔNIBUS
BICICLETÁRIO
ALIMENTAÇÃO
ABRIGOS VANS
ABRIGOS VANS
AUDITÓRIO AO AR LIVRE
ESSA PROPOSTA DE PROJETO DE INTERVENÇÃO TEM CARACTERÍSTICA DE REAQUALIFICAÇÃO URBANA EM NOVOS ELEMENTOS E EQUIPAMENTOS EM MOBILIDADE, ACESSIBILIDADE E RECREATIVOS E, RECUPERAÇÃO E NOVAS ÁREAS VERDES. A INTENÇÃO DO DESENHO A PRAÇA URBES LOCALIZADA NA UNISO - CIDADE UNIVERSITÁRIA NO ESTACIONAMENTO TEM COMO PRÍNCIPIO EM CRIAR UM GRANDE BOULEVARD AFIM CRIAR PROSSÍEVIS FLUXOS E NOVAS PERMANÊNCIAS POR NOVOS TIPOS DE USOS FORMENTANDO A MOBILIDADE E ACESSIBILIDADE PARA TUDO E TODAS. O BOULEVARD TEM O FORMATO MAIS ORGÃNICO COMO UM GRANDE OÁSIS AFIM TORNAR A CAMINHABILIDADE MAIS TRANQUILA, ESPAÇO JUSTO E UM PAISAGISMO DE UM CONCEITO MAIS SENSORIAL E NÃO APENAS DE UM CORTE AO CHEGAR SEU OBJETIVO FINAL; OUTRO PONTO VALE RESSALTAR A OUTROS EQUIPAMENTOS RECREATIVOS/URBANOS DE UM LADO A PRESENÇA DE UM AUDITÓRIO AO AR LIVRE IDENTIFICADO COMO ÁREA CULTURAL E AO OUTRO EXTREMO UMA PISTA DE SKATE ESTILO STREET A ÁREA DO ESPORTE AMBOS OS LADOS POSSUEM ESTACIONAMENTO PARA USOS DE AUTOMÓVEIS PARTICULARES E ACOMPANHADO AO TRAÇADO ORGÂNICO AO BOULEVARD CENTRAL DEMAIS “ILHAS” E MOBILIDADE FEITAS A PÉ ACOMPANHAM O MESMO DESENHO HAVENDO A MESMA CONEXÃO E INTEGRAÇÃO, E UMA NOVA CIRCULAÇÃO AS VAGAS DOS CARROS E MOTOS; AINDA ASSIM FOI PENSANDO NA POSSIBILIDADE EM INTERVER AO MÍNIMO POSSÍVEL PARA NÃO OCASIONAR MUITAS MUDANÇAS QUANTO A FUTUROS PROBLEMAS E IMPACTOS A OBRAS E AOS USUÁRIOS. A DIMINUIÇÃO PARA AS VAGAS DE ESTACIONAMENTO DA UNISO - CIDADE UNIVERSITÁRIA, JUSTIFICA A DEVIDAS POSSIBILIDADES DE AUTÓMOVEIS PARTICULARES TEREM O USO DE VIAGENS COMPARTILHADAS (ASSIM IRÁ DIMINUIR EM UM NÚMERO SIGNIFICATIVO A PERMANÊNCIA DESSES MODAIS DE USO PARTICULAR), PRESENÇA DE UMA FUTURA LINHA E ESTAÇÃO DE BRT FRENTE A ENTRADA DA INSTITUIÇÃO, MAIOR INVESTIMENTO PARA UMA CICLOVIA/CICLOFAIXA DE UM DOS MODAIS DE USO SUSTENTÁVEL, MELHOR INVESTIMENTO PARA MODAIS DE USO COLETIVO COMO ÔNIBUS (NÚMERO 52 - CIDADE UNIVERSITÁRIA) E DEMAIS FRETADOS, MICRO ÔNIBUS E VANS E POR FIM, FACILITAR MELHORAR O USO DE PEDESTRES POSSIBILITANDO O CAMINHAR MAIS TRANQUILO FEITO A PÉ PRINCIPALMENTE A ACESSIBILIDADE (DEFICIENTES FÍSICOS, VISUAIS, MÚLTIPLAS ...., ATÉ PARA OS QUE POSSUEM DEFICIÊNCIA DO TIPO “TEMPORÁRIA” COMO AOS IDOSOS E GESTANTES).
PISTA SKATE STREET
FLUXO ACESSIBILIDADE
DESCONSTRUÇÃO DAS PÉTALAS DA ROSA (CROQUI)
O PARTIDO FOI CONCEBIDO ATRAVÉS DE UMA SETORIZAÇÃO DE FORMA GRANDE CONCENTRAÇÃO A PRAÇA, A SUA COMPOSIÇÃO PAISAGÍSTICA AO CONCEITO DA ROSA E ESPALHANDO OS SEUS TIPOS DE USO DA PRAÇA/ALIMENTAÇÃO A ÁREAS DO AUDITÓRIO AO AR LIVRE E A PISTA DE SKATE ESTILO STREET. O DESENHO DESSE CENTRO BOURLEVARD PARTIU DE UM PENSAMENTO MAIS RACIONAL E COM LINHAS MAIS MINIMALISTAS. ALÉM DE SIMPLES LINHAS/RETAS FOI REDESENHADO EM UMA FORMA DE OÁSIS DETERMINANTE DE CHEIOS E VAZIOS APROVEITANDO A CONEXÃO ENTRE O PONTO DE ÔNIBUS A ACESSIBILIDADE DE ACESSO AOS BLOCOS DAS SALAS DE AULA DENOMINADO DE EIXO CENTRAL; ESPALHANDO OUTROS USOS COMO AS ÁREAS DE ESTACIONAMENTO EM PEQUENOS EIXOS DE INTEGRAÇÃO AO SETOR CENTRAL, UMA CONCEPÇÃO DE REUSO E NOVA PROPOSTA PAISAGÍSTICA URBANA DE ORGANICIDADE ENTRE CAMINHOS, PERMANÊNCIA, LAZER, ESPORTE, ABRIGO, CULTURA E ÁREAS VERDES.
SUSTENTABILIDADE
PORCENTAGEM TIPOS MODAIS A MOBILIDADE
PORCENTAGEM DE ACIDENTES/MORTES BICICLETA
BICICLETA
4% 2%
DIAGRAMA PAISAGISMO
PEDESTRE
16%
AUTOMÓVEL
25%
O2
7%
MOTOCICLETA
32%
41%
OUTROS
TRANSPORTE COLETIVO
AUTOMÓVEL
A PÉ
22%
28%
MOTO
23%
ÁREA VERDE/PAISAGISMO JÁ EXISTENTE E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL
NOVA PROPOSTA DE PAISAGISMO
CANTEIRO BOULEVARD EXISTENTE
CANTEIRO CENTRAL E PAISAGISMO EXISTENTE SEGUNDO A ITDP ESSA É UMA PORCENTAGEM DE ESTUDO FEITO NO BRASIL, DE QUAL FORMA CADA BRASILEIRO UTILIZA PARA SE LOCOMOVER, A IR TRABALHAR, USO AO LAZER, IR A ESCOLA ENTRE OUTROS... APONTANDO O MAIOR PROBLEMA COMO FALTA DE CICLOVIAS/CICLOFAIXAS E ÁREA DE PEDESTRE SEGURA E ACESSÍVEL COMO PARTE E SOMADOS JUNTOS A MOBILIDADE A PÉ E DE BICICLETA POR 43%. ASSIM PARA AS CIDADES SE TORNAREM MAIS EQUITATIVAS, ACESSÍVEIS... NECESSITA DE MAIOR INVESTIMENTO A ESSE TIPO DE MODAL 100% SUSTENTÁVEL.
DE ACORDO COM ESSE GRÁFICO TEMOS 2 REPRESENTAÇÕES, A PRIMEIRA QUE ACIDENTES E MORTES VEM SIDO CAUSADO CADA VEZ MAIS POR MOTOS E AUTOMÓVEIS TIPO DE MODAL USO PARTICULAR JUNTOS SOMAM 55%, CAUSADOS E OU ENVOLVIDOS; PARA A SEGUNDA REEPRESENTAÇÃO O MODAL DE USO SUSTENTÁVEL REALIZADO A PÉ OU POR BICLICLETA JUNTOS SOMAM 23% ENVOLVIDOS JÁ QUE QUANDO NÃO HÁ INFRA ESTRUTURA E ESPAÇO NECESSÁRIO AFIM DE EVITAR POSSÍVEIS ACIDENTES E OU MORTES, NA MAIORIA 90% DE CULPA AOS MODAIS PARTICULARES.
PORCENTAGEM DE TIPOS DE USOS NO ESPAÇO URBANO
PORCENTAGEM DE OCUPAÇÃO VERDE IRREGULAR ÁREAS DEGRADADAS
ESPAÇOS PARA ADORAÇÃO (IGREJA)
2%
6% 9%
25%
8%
ESCRITÓRIOS
PARQUE DE LAZER Ñ URB.
4%
PARQUE DE LAZER URB.
ESPAÇO PÚBLICO
CO 2
44% 18%
19%
É DE EXTREMA IMPORTÃNCIA AFIM DE TRAZER UM EQUILÍBRIO AMBIENTAL PRINCIPALMENTE NAS MÉDIAS E GRANDES CIDADES, AO PERCENTUAL DE HABITANTES É MAIOR E POR INÚMERAS NOVAS CONSTRUÇÕES E POUCAS ÁREAS VERDES O CALOR OU O CHAMADO DE ILHAS DE CALOR AVANÇA COM MAIS FREQUÊNCIA E MAIOR SENSAÇÃO TÉRMICA EM TODA A POPULAÇÃO. DE ACORDO COM A LITERATURA “101 REGRAS BÁSICAS PARA EDIFÍCIOS E CIDADES SUSTENTÁVEIS” DIZ QUE A TROCA DE O2 E CO2 ASSIM A FOTOSSÍNTESE, A CADA NOVO PLANTIO E TRANSPLANTE DE UMA ÁRVORE A UMA ÁREA VERDE E EM UMA ÁREA URBANA, POSSUI CAPACIDADE DE ABSORVER 70% DO CALOR NAQUELE LOCAL. OU SEJA, IMAGINESE UM GRANDE PARQUE URBANO RESIDENCIAL, UM BOULEVARD E UMA ALAMEDA NOS GRANDES CENTROS DA CIDADE CERCADA DE ESCRITÓRIOS, COMERCIOS E CONDOMÍNIOS RESIDENCIAIS O QUÃO BEM FARIA PARA A POPULAÇÃO.
1
16%
SERVIÇOS DE SAÚDE
PARQUES EM PROJETO
SERVIÇOS EDUCACIONAIS
PARQUES LINEARES
23% ÁREAS COMERCIAIS
ANALIZANDO ESPAÇOS PÚBLICOS COMO PONTO DE DESTAQUE A SER FALADO, PARA UMA CIDADE SER TOTALMENTE EQUITATIVA, SUSTENTÁVEL E RESILIENTE É PRIMORDIAL HAVER MAIOR PORCENTAGEM DE ESPAÇOS PÚBLICOS O QUE INFLUENCIA BASTANTE EM ÁREAS VERDES, MOBILIDADE POR TIPO MODAIS E BAIRROS E OU COMPLEXOS RESIDENCIAS VERDES, AFINAL CIDADES FORAM FEITAS PARA PESSOAS E NÃO PARA CARROS. HAVENDO MAIOR CONTRIBUIÇÃO NESSE SENTIDO TEREMOS CIDADES CADA VEZ MAIS BEM ESTRUTURADAS, DIGNAS PARA TODOS E TODAS, ACESSÍVEIS E INTELIGENTES SEM SE PREOCUPAR COM CADA VEZ MAIS OBTENÇÃO DE INÚMEROS PRÉDIOS CORPORATIVOS = LUCRO + COMPRA DE AUTOMÓVEIS = TOTAL ESPAÇO DESIGUAL, IMPORTA MAIS QUALIDADE DE VIDA, CIDADES POR LIVRE ACESSO E AMBIENTES COMPARTILHADOS.
26%
BAIRRO VERDE
PARA ESSE GRÁFICO FOI FEITO EM BASE AO ESTUDO DA DISPOSIÇÃO DE DADOS PELA SECRETARIA DO MEIO AMBIENTE PREFEITURA DE SOROCABA E JUNTAMENTE AO CURSO QUE PARTICIPEI DA TU DELFT - RETHINK THE CITY: NEW APPROACHES TO GLOBAL AND LOCAL URBAN CHALLENG; AFIM DE TERMOS UM AMBIENTE MAIS RESILIENTE 90% SE DÁ AO USO DE ÁREAS VERDES URBANAS, BAIRROS VERDES, COMPOSTAS DE PARQUES COM ESPAÇO JUSTO, BOA INFRA ESTRUTURA.... . AINDA ASSIM COMO DADOS DE SOROCABA SEGUNDO IBGE TER UMA GRANDE QUANTIDADE ÁREAS VERDES DO QUE A PRÓPRIA CAPITAL DE SÃO PAULO, HÁ AINDA GRANDE CONCENTRAÇÃO DE ÁREAS DEGRADADAS ADVINDAS DE ÁREAS ABANDONADAS, SEM DEVIDO CUIDADO A ALGUMAS ÁREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL, SERVINDO DE DEPÓSITO ENTRE OUTROS. É NOTÁVEL PRESENÇA DE PARQUES COM LAZER URBANIZADO AINDA ASSIM MUITO POUCO E DE FORMA ESCASSA, PARA QUE UMA CIDADE SEJA RESILIENTE A MUDANÇA CLIMÁTICA, POSSÍVEIS ACIDENTES NATURAIS, HAJA ESPAÇO JUSTO ENTRE RELAÇÃO AOS HABITANTES, É EXTREMAMENTE NECESSÁRIO A OBTENÇÃO E INVESTIMENTO DE MAIS NOVOS PARQUES URBANOS, PRAÇAS CENTRAIS, BAIRROS VERDES ENTRE OUTROS.... E UM PERCENTUAL DE 0% A ÁREAS DEGRADADAS VERDES EM SOROCABA.
PROPONENTE/DESENVOLVEDOR - RENAN ILARIO SILVA 101716 ORIENTADOR/LÍDER EQUIPE - TIAGO DA GUIA UNISO INNOVATION YEAR 2020 - EQUIPE 9 MOBILIDADE PROPOSTA DE INTERVENÇÃO ESTACIONAMENTO COMO PRAÇA URBES UNISO - CIDADE UNIVERSITÁRIA ARQUITETURA E URBANISMO PARTIDO, CONCEITO, GRÁFICOS, DIAGRAMAS 10/08/2021