Revista Ideia Sustentável - 1/2019

Page 19

ATIVISMO CORPORATIVO EM ALTA

O ativismo empresarial está em alta em setores, por exemplo, como o de tecnologia da informação. Estudo denominado CEO Activism in 2018: The Purposeful CEO, realizado por Weber Shandwick, em parceria com KRC Research, revelou números de aprovação da ideia de ativismo corporativo superiores aos das demais enquetes citadas neste artigo. Segundo a pesquisa, 82% dos profissionais de tecnologia querem ser liderados por CEOs ativistas e 81% admitem que todo presidente de empresa deveria ter uma posição clara a respeito de assuntos que interessam à sociedade. CEO Activism in 2018, um dos mais aprofundados estudos setoriais, traz ainda outros dados reveladores da ascensão do interesse pelo ativismo corporativo. De acordo com o estudo, 88% dos entrevistados de TI acreditam que o CEO tem a obrigação de se posicionar publicamente nas situações em que os valores de sua empresa sofrem algum tipo de ameaça ou violação. Cerca de 35% acham que atitudes como esta mostram “honestidade e alinhamento com os valores corporativos.” Impressionantes 79% dizem que seriam mais leais a empresas cujos CEOs se manifestassem em público sobre questões socialmente importantes. As mulheres se apresentam como mais simpáticas ao movimento: 80% seriam mais leais a líderes ativistas.

sa e esperando que o CEO represente (publicamente) os valores organizacionais.” Além dele, outra figura emblemática desse movimento nos Estados Unidos, Brian Moynihan, CEO do Bank of America, deu a seguinte declaração: “Nossos empregos agora incluem a condução do que achamos que é certo. Não é exatamente ativismo político, mas uma ação sobre questões além do negócio.”

RICARDO VOLTOLINI, CEO e founder da consultoria Ideia Sustentável IDEIA SUSTENTÁVEL |

19


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.