Economia
NacionalPolítica
Negócios
BC começa a receber Declaração de Capitais no Exterior
“Partidos insatisfeitos com cargos não prejudicarão votações”
Setor das feiras espera movimentar 3,5bi em 2011
CURITIBA, TERÇA-FEIRA, 18 DE JANEIRO DE 2011 Ano XXXIV | Edição nº 8296 | R$ 1,50 | WWW.ICNEWS.COM.BR
Indústria &Comércio DIÁRIO. MAIS QUE NOTÍCIAS. INTELIGÊNCIA. CONHECIMENTO.
Mercado estima aumento de juros na reunião do Copom
Fábio Campana
Contexto Político Requião corre atrás do prejuízo Não é que o senador eleito e ex-governador está correndo atrás do prejuízo?!
NACIONAL POLÍTICA | A5
A rroldo oldo Mur á Murá
“Provincianismo é limitar o MON“, reclama Bia Wouk A entrevista dada àa coluna pelo secretário da Cultura, Paulino Viapiana, repercute em Chicago, onde mora a pintora Bia Wou com o marido, o cônsul geral e ministro João Almino de Souza Filho. Ela acha que o MON tem é que profissionalizar seu quadros, pagar bons profissionais e atrair público. Sem esquecer, diz, que museu tem de exercer papel didático. Bia é também contra a ideia de um Conselho Consultivo para o Museu, uma das poucas obras de Jaime Lerner que não foram satanizada por Roberto Requião. E do qual Maristela Requião fez-se secretária de Estado extraordinária. Para rir e, refletir sobre costumes e hábitos, e um pouco da história do Paraná recente, o jornalista lembra que as freiras do Colégio Cajuru, anos 1920, se assustavam com a aluna que queria trocar de peças íntimas diariamente, assim como pedia o direito a banho diário. PÁGINA A3
Registro Condor arrecada alimentos para as vítimas do Rio Como forma de contribuir e amenizar as dificuldades dos desabrigados atingidos pelas enchentes no Rio de Janeiro, todas as 30 lojas do Condor Super Center no Paraná estão arrecadando donativos como: alimentos não perecíveis, roupas, água potável e velas. As pessoas que desejem colaborar podem levar suas doações ao Condor mais próximo de sua casa.
Taxa deverá subir para conter a inflação que vem crescendo desde setembro
A
nalistas financeiros de todo o país acreditam que o Comitê de Política Monetária (Copom) aumentará a taxa básica de juros (Selic) dos atuais 10,75% para 11,25% ao ano, na reunião que o colegiado de diretores do Banco Central (BC) fará hoje e amanhã. A análise consta no boletim Focus, divulgado ontem pelo BC. Há seis semanas os analistas apostam na evolução da taxa Selic na primeira reunião do Copom neste ano, como forma de conter a inflação que vem crescendo desde setembro do ano passado e será reforçada pelas despesas típicas de início de ano.
IPC-S chega a 1,06% puxado por custo da educação e dos transportes
O grupo educação, leitura e recreação registrou variação de 2,43%
ECONOMIA | B4
ECONOMIA | B4
Prefeitura já arrecadou Começou 10 toneladas de donativos a retirada do lixo tóxico para desabrigados no Rio da resicor
Irene Roiko/FAS
A empresa curitibana Ambiental iniciou a tão esperada remoção dos tambores do depósito da Resicor de Jacarezinho. Uma carreta carregada com as primeiras 27 toneladas dos resíduos (aproximadamente 160 tambores) saiu da cidade no final da tarde em direção ao depósito da empresa localizado em Balsa Nova, cidade metropolitana de Curitiba.
Assim que a Câmara dos Deputados retomar os trabalhos legislativos a partir do início de fevereiro, ruralistas e ambientalistas terão que encontrar um ponto comum que viabilize a aprovação do novo Código Florestal Brasileiro. NACIONAL POLÍTICA | A5
MUNICÍPIOS DO PARANÁ | A4 Edição Encerrada às 22h05. Presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marry Ducci, recebe doações de curitibanos para a campanha SOS RIO
EDITORIAL
CAUSA&EFEITO
C
omecemos pelo óbvio: gastar mais do que se arrecada produz déficit, que se transforma em dívida, que paga juro, que aumenta a despesa, que pressiona o déficit, que pressiona a dívida.
J
untemos a esta ciranda a tradição brasileira de default. Ou calote em língua de gente. E teremos bela taxa básica de juro. A maior do mundo entre emergentes&ricos. - Qual o efeito dos belos juros que pagamos para rolar a crescente dívida pública? - Eles atraem grana global a granel. Que acaba por valorizar o REAL. Ora, a valorização do real estimula a importação e desestimula a exportação. E assim desequilibra a balança comercial. E desafia os nossos produtores no mercado interno. Que chiam, choram, rangem os dentes. E, apocalípticos, acenam com o espectro da desindustrialização. A resposta será tema de um próximo editorial.
A Fundação de Ação Social (FAS) já arrecadou 10 toneladas de donativos, que serão encaminhados para as famílias desabrigadas no Rio de Janeiro. Somente neste final de semana as doações chega-
ram a três toneladas. “Em princípio, disponibilizamos para o final de semana uma kombi para receber as doações.
Sebrae e Petrobras orientam empresários O Sebrae/PR e a Petrobras/PR promovem em Curitiba, no dia 25 de janeiro, às 19 horas, a palestra empresarial “Como cadastrar sua empresa junto aos cadastros Onip de bens e serviços, CadFor e Navipeças”.
GERAL CURITIBA | A2
NEGÓCIOS | B1
Indicadores CÂMBIO MAIORES ALTAS
COTAÇÃO
MAIORES ALTAS
COTAÇÃO
NADIR FIGUEI MENDES JR SCHLOSSER FISET TUR REDE ENERGIA
14,98 39,50 4,50 0,94 5,35
BRASKEM HYPERMARCAS AMBEV MRV NATURA
20,00 22,20 47,66 16,25 46,44
TIM PART S/A USIMINAS TIM PART S/A BROOKFIELD PORTX
5,88 22,50 7,34 8,35 3,65
MAIORES BAIXAS ELETROBRAS ELETROBRAS BRADESCO J B DUARTE RIMET
CENTRAL DE ATENDIMENTO: 41 3333.9800 CMYK
Situação na região serrana do Rio pode acirrar discussões sobre o Código Florestal
COTAÇÃO 0,91 1,34 1,12 0,06 6,21
E-MAIL: PAUTA@INDUSCOM.COM.BR
Moeda
Compra
Venda
Dólar turismo 1,6000
1,7400
Dólar comercial 1,6810
1,6830
Dólar paralelo 1,5900
1,7300
Euro 2,2317 Ouro (Grama/R$): 174,63
2,2340