Política & Saúde Edição N°13/2015

Page 2

ALTA COMPLEXIDADE EM PAUTA Foto: Andre Borges/Agência Brasília

Foto: Foto: Renato Araújo/Agência Brasília

Começam mudanças de gestão na Saúde A Secretaria de Saúde incluiu enfermeiros nas equipes de regulação. A decisão foi publicada na sexta-feira (7) no Diário Oficial do DF, Portaria nº 199, de 6 de agosto de 2015. Com a medida, o trabalho de atualizar as informações sobre internações, como tempo de permanência e materiais utilizados, e o de monitorar as transferências entre unidades hospitalares serão responsabilidade desses profissionais. Antes, essa função cabia apenas aos médicos reguladores. Ainda na linha de apostar na gestão para resolver problemas da Saúde na capital do País, Gondim estabeleceu, com auxílio de sua equipe técnica, critérios para internação de pacientes nas UTI’s. As novas regras estão no Anexo I da Portaria nº 200, também publicada na sexta-feira no Diário Oficial do DF. Essa mudança poderá reduzir os problemas jurídicos, como as ordens de internação emitidas para pacientes que entram com pedido na Justiça.

Portaria institui a Farmácia Clínica na SESDF Foi publicada no Diário Oficial, a Portaria Nº 187, de 23 de julho de 2015 que cria a Farmácia Clínica no âmbito da Secretaria de Estado de Saúde, ou seja, institui o serviço nos Núcleos e na Gerência de Farmácia Hospitalar, nas Unidades Básicas de Saúde, nas Unidades de Pronto Atendimento e nos demais serviços de saúde que demandarem da atuação do Farmacêutico Clínico. Essa portaria vai garantir o controle sobre o uso de antibióticos e combater o desenvolvimento de bactérias multirresistentes. A rede já conta com metodologias de controle e gestão de medicamentos. Além disso, está prevista para ser realizada em setembro uma capacitação com 50 farmacêuticos da rede pública distrital promovida pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Fepecs e Universidade de Brasília, para aprimorar o atendimento clínico. O curso vai abordar: atendimento em unidades de terapia intensiva, na emergência, no ambulatório e na atenção primária.

Falhas na pasta da Saúde do DF

A Saúde foi tema de debate nesta quinta (06/08) Câmara Legislativa do DF na Comissão de Fiscalização, Governança, Transparência e Controle. Os órgãos de fiscalização apresentaram resultados de auditorias feitas em 2009, 2011 e nos últimos três anos. Entre os problemas identificados, destacaram-se falta de planejamento para aquisição de equipamentos e medicamentos, pagamentos de gratificações feitos de forma indevida, falta de controle de frequência de servidores e registro de dados ineficiente. Após ouvir os apontamentos de representantes dos órgãos fiscalizadores, o secretário de Saúde, Fábio Gondim propôs um pacto pela saúde. Entre as propostas apresentadas, o gestor citou a redução do desperdício e a implantação de uma central de custo nos hospitais, para que ao final do tratamento, a pasta tenha um espelho de quanto custou cada paciente. Hoje, o modelo já está em funcionamento no Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib). Foto: Reprodução/ Internet

Ministério cria Política de Atenção à Saúde da Criança O ministro da Saúde, Arthur Chioro, assinou nesta quarta-feira (6), durante reunião do Conselho Nacional de Saúde, em Brasília, a portaria que cria a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança. O objetivo é promover o aleitamento materno e a saúde da criança, a partir da gestação aos nove anos de vida, com especial atenção à primeira infância (zero a cinco anos) e às populações de maior vulnerabilidade, como crianças com deficiência, indígenas, quilombolas, ribeirinhas, e em situação de rua.

Samaritano inaugura Centro de Reabilitação

O Hospital Samaritano de São Paulo inaugurou no dia 4 de agosto o Centro de Reabilitação Física e Cognitiva para oferecer atendimento transdisciplinar nas áreas motora e cognitiva. O espaço conta com investimento e o suporte da tecnologia em procedimentos diagnósticos, prontuário eletrônico para registro da evolução dos pacientes, além da presença da equipe de reabilitação que atende as necessidades de pacientes com diferentes limitações físicas e cognitivas, especialmente nas áreas de Ortopedia, Neurologia, Ginecologia, Oncologia, Urologia e casos como dor, demências, transtornos de atenção, reabilitação pós-trauma de crânio, entre outras. Informações: (11) 3821-5300.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.