patrimonio - mercado dos pinhões

Page 7

RESTAURO

COBERTA BNADQS@ @MSHF@ CD jAQNBHLDMSN ENH SNS@KLDMSD substituída por chapas metålicas onduladas e galvanizadas, tratadas com revestimento de resina epóxica na cor cinza. Sua remontagem constituiu na limpeza dos elementos oxidados, remoção dos resíduos de pintura, reposição e recuperação de alguns elementos. Para a proteção, foi feita com pintura antioxidante e OHMSTQ@ @TSNLNSHU@ BNL @ BNQ CDjMHSHU@ Foram substituídas tambÊm as calhas coletoras de åguas pluviais por novas feitas com chapas galvanizadas.

VEDAÇÕES As vedaçþes inferiores do mercado sĂŁo feitas em grades de ferro doce de secção circular e percorrem todo o edifĂ­cio, com os portĂľes completando o fechamento em cada lateral. Nas vedaçþes superiores laterais, que exercem função estrutural, foi adotado uma veneziana de secção retangular com arestas vivas e de madeira resistente (sucupira), por nĂŁo ter sido encontrado nenhuma da peça original dessas venezianas. As peças de adorno dos vitrais laterais foram repostas a partir de nova fundição, modeladas a partir de uma peça original. Devida Ă falta de conservação, tanto o mĂłdulo (vitral/venezianas) como os vitrais semicirculares que marcam a entrada nas quatro fachadas, foi necessĂĄria fazer a substituição dessas partes. Com uma pesquisa aos antigos usuĂĄrios, conseguiu-se determinar as cores amarela e vermelha dos vidros.

O Mercado dos Pinhþes foi restaurado com recursos provenientes de um convênio entre a Empresa Brasileira de Turismo - Embratur, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, sob a responsabilidade da secretaria Regional II com obras concluídas em 1998. . DCHEİBHN DRS@U@ BNL LTHS@R O@QSDR C@MHjB@C@R requerindo a substituição de alguns materiais que estavam deteriorados e acrescidos alguns que estavam desaparecidos (como as pontas de lança da grade).

AHAKHNFQ@j@ CAPELO FILHO, JosĂŠ; SARMIENTO, Lidia. Mercado de Ferro : : notas sobre a restauracao do Mercado CNR /HMGNDR %NQS@KDY@ .jBHM@ CD /QNIDSNR CARVALHO NETO, Antonio; SILVA NETO, NapoleĂŁo Ferreira da; DUARTE JUNIOR, Romeu. 150 anos de arquitetura metĂĄlica no CearĂĄ. Fortaleza: ExpressĂŁo &QÄ‘jB@ CASTRO, Jose Liberal de. Arquitetura do ferro: memoria e questionamento . Belem: CEJUP/UFPA, 1993.

imagem retirada de: CAPELO FILHO, JosĂŠ; SARMIENTO, Lidia. Mercado de Ferro : : notas sobre a restauracao do Mercado dos Pinhoes /. Fortaleza: .jBHM@ CD /QNIDSNR 2003.

camila catunda . hortensia gadelha . thaiany verĂ­ssimo

PISOS O piso do interior do Mercado Ê predominantemente composto por mosaicos cerâmicos de origem francesa. Possui dois tipos: uma antiderrapante e outro liso. Ambos de 13,5cm de lado e 3,5cm de espessura. Existem quatro plataformas elevadas a 12cm em relação às circulaçþes e estão arrematadas no seu perímetro por mårmore branco. Houve pouca intervenção na recuperação do piso. Apenas algumas pequenas åreas que não existia o mesmo mosaico utilizou-se o granito cinza levigado e sem brilho e tambÊm no revestimento das plataformas elevadas. TambÊm foram restauradas as calhas de drenagem, que estão na borda interna e perimetral ao edifício.

ESTRUTURA Como a estrutura do mercado se encaixa na base de mårmore branco, o edifício quase repousa sobre as bases por ser todo prÊ-fabricado em ferro. Isso requereu uma precisão na construção civil da base, para que as peças se encaixassem sem ajustes forçados. A estrutura vertical estå compota por 16 colunas internas e 28 colunas externas. A estrutura horizontal transversal estå composta por duas grandes tesouras semi-elípticas de ferro laminado, e um conjunto de quatro tesouras menores que formam um pórtico com a estrutura vertical. A estrutura horizontal longitudinal de contraventamento do edifício Ê composto por vigas retas, que funcionam como vitrais e fazem parte delas os suporte para as venezianas de madeira. O conjunto de colunas e tesouras estavam em bom estado de conservação. Jå o sistema horizontal longitudinal das fachadas norte e leste foram necessårios a substituição completa de todo o conjunto. A cor da estrutura foi determinada com propeçþes efetuadas no próprio edifício.

7

FUNDAÇÕES As fundaçþes foram feitas de sapatas independentes para as colunas internas e possui fundação no perĂ­metro na parte externa com uma camada inicial de tijolos branco de diatomita, depois um muro CNAQ@CN BNL N LDRLN SHINKN D ONQ jL TL @QQDL@SD em mĂĄrmore branco. A restauração foi basicamente nas pedras de mĂĄrmore branco de arremate dos LTQNR PTD DRS@U@L C@MHjB@CNR ODK@ @Ä?Ä“N FNKODR mecânicos e pela expansĂŁo decorrente da oxidação CNR DKDLDMSNR CD jW@Ä?Ä“N C@R FQ@CDR MN HMSDQHNQ C@R peças de mĂĄrmore.

PATRIMÔNIO

obras realizadas


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.