revista via_noticias

Page 1

Especial SEMANA DA QUALIDADE

Veja como foi o evento que contou com a participação de parceiros, gerentes e diretores e teve como objetivo reforçar os conceitos da campanha que pode salvar vidas!

Conheça as novas colaboradoras que estão fazendo a diferença na unidade de Belo Horizonte.

Reciclagem Médico Hospitalar......pág. 8

Inovação.................pág. 26 VIA NOTÍCIAS


Todo mês Perspectiva

Ampliação da Unidade Rio de Janeiro

4 5

Mercado

Máquina de Cubagem

Foco no Cliente

A Importância do Feedback Inovação

6

Ajudantes Femininas em Belo Horizonte Treinamento

Jogos Empresariais

7 8

Destaque

Médico Hospitalar Novos Talentos

Aghata Maria - Rio de Janeiro

RH 10 Espaço Fomos ao Teatro! Comunicar

27

Novo Folder e Pasta Institucional

Especial Semana da Qualidade

12 Gincana Brincando e Aprendendo Palavras 15 Caça Participação e Conhecimento Teatral 16 Intervenção Reflexão dos Conceitos e

Processos

18 Paródia Criatividade e Talento 20 Desenho Habilidade e Imaginação 24 Redação Escrever é uma Arte 26 Melhores Momentos Alegria, Alegria!

Dicas

O que você faz com o seu lixo eletrônico? Radar

Novidades das Filiais Conexão

Ajudar é Brincadeira de Criança VIA NOTÍCIAS

Expediente: Via Notícias é um informativo interno dedicado aos colaboradores da Via Pajuçara. Projeto Editorial: Depto. de Comunicação e Marketing - Via Pajuçara. Envie sua sugestão para comunicacao@pajunet.com.br. Colaboração: Multiplicadores da Comunicação SAO / RIO / BHZ / VIX / CPQ. Comitê da Qualidade. Setembro de 2011.


Editorial

A edição deste Via NOTÍCIAS é ESPECIAL porque além dos fatos e acontecimentos do nosso cotidiano, ele traz todo o apanhado da SEMANA DA QUALIDADE 2011 que foi de grande aceitação pelo público da Via Pajuçara e que teve como tema central a “COMUNICAÇÂO COM QUALIDADE”, com o objetivo de promover maior interação entre todos e assim ganharmos em qualidade e agilidade da informação, quesito observado como oportunidade de melhoria em nossa pesquisa de clima organizacional. Comunicação é um tema vasto. Saber ouvir, interpretar o que o outro diz ou escreve; conseguir se expressar a ponto de “se fazer entender”, ou seja, conseguir de fato fazer a mensagem chegar da forma como pensada, não é tarefa tão simples como pode parecer. Isso porque cada pessoa tem um registro interno capaz de armazenar as experiências vividas e assim reage de acordo com a forma como o outro se dirige a ele ou como se expressa. Essas reações interferem no comportamento humano e podem chegar a impactar nos relacionamentos. Precisamos, portanto, procurar filtrar esses registros e nos atermos em conduzir as informações com clareza e principalmente se certificando que o outro compreendeu a necessidade (do cliente) e a urgência envolvida. Para ilustrar a importância da boa comunicação, a Semana da Qualidade veio abrilhantar com jogos e brincadeiras para de uma forma lúdica, procurar promover uma grande reflexão e com isso uma mudança de comportamento voltada à proatividade e parceria, já que o trabalho em equipe é e sempre será essencial. Apesar de a maioria das atividades envolverem competições, todos os participantes, sem exceção, são vitoriosos devido à ousadia, a garra, a cooperação, a superação, a amizade e a responsabilidade com que abraçaram as atividades. O ganho está justamente no conhecimento que fica para cada um e esse é o presente maior, pois através dele (o conhecimento) nos tornamos melhores. Estamos certos que a experiência foi valiosa para todos e que os objetivos da Via Pajuçara, foram alcançados. A expectativa é que sejam mantidos, o que poderá ser observado no nosso dia a dia. No Via Integrada, teremos mais fatos e fotos sobre a Semana da Qualidade. Muitas outras matérias recheiam este Via Notícias, como o Encontro com os Parceiros, os novos materiais de comunicação, jogos empresariais e muito mais... A todos, boa leitura e divirtam-se!

Mônica Cabral Cesar

VIA NOTÍCIAS


Perspectiva

Unidade Rio de Janeiro amplia

55% área de Armazém C umprindo com o seu planejamento estratégico, a Via Pajuçara amplia sua Unidade do Rio de Janeiro, localizada em condomínio fechado, com total segurança, à margem da Rodovia Washington Luis, 2569 em Duque de Caxias, com Terminal de cargas plataformado, na configuração cross docking, com docas para carga-descarga simultânea e amplo pátio. Com este investimento, expandimos sua capacidade de estrutura física e humana, visando atender a crescente demanda com mais conforto e comodidade para os clientes e colaboradores, além de garantir mais agilidade nas transferências. Além de todo o investimento em infra-estrutura, há o projeto para a instalação de porta pallets, que possibilitará a verticalização da carga de agendamento. Nosso foco é garantir que a operação aconteça de forma ágil e eficaz, objetiv ando gerar novos negócios. O transporte é muito dinâmico e a expectativa do cliente é cada vez maior, e precisamos estar alinhados a ela. Com a ampliação do armazém, estamos ainda mais preparados para o final de ano. Depoimento de Francisco Aguiciê Barros - Gestor Unidade Rio de Janeiro

4

VIA NOTÍCIAS

Conheçam os números: • A área de armazém foi expandida em 55%, passando de 1.567m2 para 2.430m2; • De 32 docas passamos para 48; • A frota de distribuição cresceu em mais 10%; • Houve um acréscimo de 10% no quadro de colaboradores na função de Ajudantes.


Mercado

Equipe São Paulo - Da esquerda para direita: Izaias Ferreira, Willian Pires, Rodrigo Rodrigues, Mauro Pereira, Isaias dos Santos, Josivaldo de Oliveira.

Máquina de Cubagem

A

velocidade das soluções que o mercado de logística dispõe e exige são cada vez maiores e o Brasil acompanha as principais tendências do mercado mundial com grande voracidade. De olho neste cenário, a Via Pajuçara buscou no mercado as soluções para pesagem e dimensionamento de suas cargas de forma estática e dinâmica. Encontrou com um de seus parceiros, a Toledo do Brasil, a máquina de dimensionamento e pesagem automática e fez a aquisição da primeira, que foi instalada na Unidade de São Paulo. De forma rápida, passamos a explorar os recursos da máquina: Aferição automatizada de peso e cubagem eletrônica, que prontamente foram interligados ao Sistema de Gerenciamento de Transporte da Via Pajuçara

"O projeto é de alta complexidade pois envolve etiquetagem, cubagem, conhecimento eletrônico e a integração com o Sistema de Gerenciamento de Transporte. A solução traz confiabilidade e integridade às informações, iniciamos o projeto outubro de 2010, a máquina começou a funcionar em junho de 2011." Márcio Novaes Gestor da área de Tecnologia da Informação e Rafael Ferrari - Analista de desenvolvimento, trabalharam em conjunto com Alexandre Nascimento e com a Equipe da Célula de cubagem.

Com a máquina, aperfeiçoamos o nosso critério de otimização como as cargas em veículos de transferência e distribuição e estimativas de espaço, entre outras aplicações. Em Junho de 2011 a máquina foi instalada e começou a operar com uma equipe dedicada. O processo consiste em colocarmos os volumes já identificados com as etiquetas da Via Pajuçara, onde começam o seu trajeto, deslizando por uma esteira que leva a carga do início ao fim do processo. É feita a leitura da etiqueta (Leitor Óptico) que envia as informações de: Peso descrito na nota fiscal, Quantidade de volumes, Nº da nota fiscal, entre outros para o Sistema de Gerenciamento de Transporte, a partir daí, e liberado a passagem dos mesmos na balança eletrônica, que irá pesar os volumes, alimentando o Sistema. Em seguida irá conferir o peso indicado na nota fiscal com o peso real aferido. Na seqüência, os volumes passam pelo arco, onde são tiradas as medidas dos volumes (largura, altura e comprimento) de forma eletrônica (leitura a laser), estes dados são enviados ao SGT, que alimenta a tela de cubagem, o calculo é feito automaticamente pelo Sistema de Gerenciamento de Transporte, e após reunidas todas as informações necessárias o conhecimento é emitido.

Arco de leitura de medidas (altura x largura x comprimento), dados enviados ao SGT.

Alexandre Nascimento – Operacional/ São Paulo

VIA NOTÍCIAS

5


Foco no Cliente

Inovação

A Importância do

Ajudantes Femininas em

Feedback

Belo Horizonte

Um cliente é a visita mais importante da nossa casa. Ele não depende de nós. Nós é que dependemos dele. Ele não é uma interrupção do nosso trabalho, é o objetivo dele. Não fazemos favor nenhum em serví-lo. Ele é que nos faz um favor dando-nos essa oportunidade.

P

(Mahatma Gandhi)

artindo desta afirmação, conclui-se que o cliente é considerado o componente mais importante de uma empresa e exatamente por isso que empresa precisa valorizar e ser receptiva as reclamações, quando as recebe. A palavra reclamação infelizmente tem uma conotação negativa frente aos colaboradores de muitas organizações. Entretanto, é necessário, que façamos uma reflexão sobre este conceito. Cada reclamação representa uma chance que a empresa tem de rever seus processos, sua estratégia, e de aprofundar relacionamentos. Quando ouvirmos a palavra reclamação, antes de continuarmos, queremos propor uma mudança, vamos mudar o conceito existente, comecemos mudando o nome, vamos chamá-la de feedback. Quando o cliente tem um retorno positivo a sua solicitação, já no primeiro contato, estatisticamente comentam o resultado com oito a dez pessoas. Neste caso 54% a 70% dos clientes reclamantes voltam a fazer negócios com a empresa e, quanto maior a agilidade e qualidade no atendimento, a proporção aumenta para 95%. Podemos afirmar, que todos somos profissionais de atendimento. Em algum momento teremos necessidade de apresentar uma solução para o cliente, mesmo que indiretamente e, quando recebemos um feedback com oportunidades de melhoria, o melhor caminho a agir de forma assertivo. A assertividade é a atitude de quem pensa com foco no cliente, busca a solução mais correta, mais ágil, não somente com o objetivo de agradar o interlocutor, mas de finalizar a questão positivamente para ambos os lados. É harmonizar a relação.

Lembre-se de um fator importante: Apenas ouvir o feedback do seu cliente não basta. Atitudes para melhorias constantes devem ser tomadas.

6

VIA NOTÍCIAS

É

com orgulho que a Via Pajuçara anuncia que a unidade Belo Horizonte, conta hoje com mãode-obra feminina em seu quadro operacional. Em agosto de 2011 as novas colaboradores Rosângela Rosa da Silva, Elisabeth de Lima e Luciana Alves da Cruz iniciaram suas atividades como Ajudantes e esta nova equipe de mulheres, que hoje integra o nosso quadro operacional, já está fazendo diferença! O segmento de transportes está passando por uma importante transformação cultural e o gênero feminino está conquistando espaços, até então, exclusivos dos homens. Esta conquista é mérito das mulheres que batalharam para realizar seus sonhos, superar limites e buscar a realização pessoal e profissional. A Via Pajuçara não considera as mulheres como sexo frágil e sim como profissionais qualificados que agregam, em todas as áreas e atividades. As características femininas, inerantes a elas são fundamentais para o crescimento do setor de transportes.

Sejam Bem-vindas!

A partir da esquerda: Elisabeth de Lima Rosângela da Silva, e Luciana Alves


Treinamento

Jogos de Negócios

Campinas

R

ealizamos nas Unidades Belo Horizonte, Campinas, Rio de Janeiro e São Paulo o treinamento de Jogos de Negócios, onde participaram os colaboradores das áreas administrativa, comercial, operacional (conferentes) e administrativa operacional, onde abordamos os seguintes assuntos:

• Inteligência Individual e Coletiva; • Planejamento e Organização do Trabalho; • Trabalho em Equipe e Comunicação Interpessoal Produtiva; • Gestão do Tempo e busca de resultados; • Escuta Eficaz; Interpretação cuidadosa das mensagens; • Tolerância entre os participantes; • Promoção da Sinergia no grupo para criar um ambiente produtivo. Este treinamento foi realizado com metodologia totalmente inovadora, onde os participantes puderam utilizar suas competências relativas aos assuntos acima mencionados, ou desenvolvê-las. Parabéns a todos que participaram e que estão colocando em prática essas habilidades!

Belo Horizonte

VIA NOTÍCIAS

7


Destaque RECICLAGEM

MÉDICO HOSPITALAR

META SEGMENTO

MÉDICO

HOSPITALAR =100%

A

Reciclagem do Segmento Médico Hospitalar aconteceu no mês de julho, conduzido por Rubens Lacerda - Gerente Nacional de Operações, e Maria Elena S. Romualdo - Gerente de Comunicação e Marketing. Reunimos na Unidade de Belo Horizonte – MG, e na Unidade de Campinas – SP, os parceiros das respectivas jurisdições e contamos com a participação da Diretoria Comercial, Altamir Cabral e da Qualidade, Mônica Cabral. Tivemos três painéis abordados no encontro: o Institucional, que retratou a participação e crescimento da operação Via Pajuçara e Parceiros; prêmios conquistados em 2009 e 2010, assim como treinamentos e desempenho de entrega no mesmo período.

Parceiros do Estado de São Paulo

8

VIA NOTÍCIAS

O segundo, que abordou e reciclou a campanha médico hospitalar, reforçando as necessidades e expectativas do segmento hospitalar e, por último, o painel intitulado “Boas Práticas do Segmento Médico Hospitalar”, que teve como objetivo convidar a todos para uma reflexão sobre as práticas necessárias e adotadas em cumprimento à legislação vigente. Este encontro reforçou ainda mais que a Campanha Médico Hospitalar, iniciada na VP em março de 2009, foi fundamental para alavancar os resultados alcançados e que continuam em ascensão, promovendo o reconhecimento dos nossos clientes.

O Encontro foi um sucesso!


Parceiros do Estado de Minas Gerais

Encontros como este são de suma importância em nosso dia a dia, além de focarmos no cumprimento dos prazos estabelecidos, reforça a importância de nossos serviços perante a sociedade onde a maioria pensa ser mais uma entrega, quando na realidade estamos salvando vidas. Webert Ferreira - Parceiro AL Transportes base de GVR.

Foi excelente, muito proveitoso, conheci pessoas maravilhoas que a gente fala no dia dia e nem sabe quem é. Encontros como este, só temos a ganhar, (agregar conhecimentos), e não perder o foco no nosso negócio (transporte). Não perder o foco no segmento médico hospitalar, não podemos atrasar, estamos salvando vidas. Aproveito a oportunidade de dar os parabéns a toda a equipe que comandou e ministrou esse encontro. Pedro Nogueira Francisco – Parceiro BIG Press, base de BIR E SJP

VIA NOTÍCIAS

9


Nossos Talentos

Aghata Maria Silva de Oliveira Seu primeiro cargo, em 2009, na Via Pajuçara foi como recepcionista onde desenvolveu sua função com muita dedicação, comprometimento e pró-atividade. Em julho de 2010 foi promovida para Auxiliar Administrativa, em outubro tornou-se Assistente de Cobrança II e também passou a fazer do quadro de auditores internos da Qualidade. Em depoimento, Francisco Barros, gestor da unidade RIO, fala sobre a trajetória deste nosso talento:

A Ághata é uma colaboradora que está em grande ascensão na Unidade RIO. Apesar de muito jovem e pouco tempo de empresa, passou por vários cargos como Recepcionista, Auxiliar Administrativa, Apoio ao Tráfego, SO e hoje atua como Auxiliar de Cobrança. É uma profissional focada no seu trabalho e que se relaciona bem com todos os colegas de trabalho. Muito comprometida, sempre se dispõe quando necessitamos de sua colaboração. Creio que terá uma carreira brilhante.

Espaço RH Fomos ao Teatro!

A Via Pajuçara leva colaboradores ao Teatro.

D

ominar a língua portuguesa, tanto na fala quanto na escrita, torna-se cada vez mais importante para o sucesso de profissionais de todas as áreas. Com o avanço da comunicação digital, os jovens estão perdendo a referência da lingua portuguesa. Os meios digitais nos proporcionam a agilidade que os dias de hoje nos solicitam mas, em contrapartida, este mesmo avanço tem alterado e influenciado negativamente a escrita eletrônica. É importante lembrar que, no âmbito corporativo, cada vez mais há necessidade do profissional se expressar corretamente, e o e-mail é uma das ferramentas mais utilizadas quando falamos em comunicação. O número de mensagens que circulam nas empresas aumentam exponencialmente ano a ano, porém, tornou-se cada vez mais comum encontrarmos mensagens eletrônicas com abreviações, erros gramaticais, vícios de linguagem, caixa alta, etc. Atentos a este cenário, no dia 04 de Maio de 2011 a Via Pajuçara proporcionou aos colaboradores um momento cultural direcionado ao tema da lingua portuguesa. A peça "O Assassinato do Português" no Teatro Adamastor, em Guarulhos - SP, abordou o tema da nova ortografia de forma dinâmica e criativa, contando com a participação de 60 colaboradores. Foi uma noite muito descontraída com aprendizado e alegria!

10

VIA NOTÍCIAS


Especial Vamos relembrar os momentos incriveis vivenciados de xx a xx, que a Semana da Qualide nos proporcionou. Conhecam os Comites que apoiaram e organizaram todos as atividades em sua Unidade. Nosso especial agradecimento a estas equipes!

VIA NOTĂ?CIAS


Especial Semana da Qualidade

Gincana

Brincando e Aprendendo D

e acordo com as idealizadoras e organizadoras da Gincana, Mônica Cabral Cesar e Eunice Bressan Sztochryn, o desafio foi grande: “estruturar uma atividade que movimentasse as pessoas integrando as diversas áreas, que gerasse uma competição saudável e que, ao mesmo tempo, a mensagem e o aprendizado fossem absorvidos”. Ficou evidente que parte das equipes perdeu pontos por não se atentarem ao que as questões pediam, ou ainda porque não conseguiram se organizar tão bem em relação ao tempo da prova. Se levarmos esse aprendizado para o nosso dia-a-dia, ficamos convencidos da importância e necessidade de um bom planejamento, acima de tudo. O tempo destinado a ele deve ser

Rio de Janeiro - Vencedores G4: Fernanda dos Santos, Kely Braga e José S. Lopes.

entendido como investimento, já que antes de traçar o plano de execução temos que entender a necessidade do cliente para compreender exatamente o que ele espera de nós e para isso é importante “saber ouvir” e a partir daí sim, cabe definir a melhor estratégia e o melhor plano de trabalho para que o objetivo seja cumprido dentro do prazo estabelecido. Além do planejamento, a gincana exigiu trabalho em equipe, integração, comunicação ágil e clara assim como ocorre em nosso

O que ficou no desenvolvimento desse trabalho é que primeiro precisamos saber ouvir e respeitar o colega mesmo que ele não faça parte da nossa rotina. Como é importante a união da equipe em busca do resultado no nosso dia-a-dia seja na satisfação do cliente interno ou externo, mesmo que o administrativo não tenha contato com o cliente a conscientização da importância para equipe. Tivemos nessa tarefa a oportunidade de planejar , desenvolver coordenar e executar nossas atividades com tempo limitado. Foi desafiador e encorajador pois é o que o nosso dia-a-dia nos proporciona. As vezes achamos que não vamos mais dar conta e aí rever o planejamento é fundamental. Vitória - Vencedores: Aldair Santana, Marília Aguiar, Yvandir Moreira

cotidiano, carregado de pressões internas e externas as quais não podemos ceder e para isso devemos manter foco no que buscamos realizar e na expectativa do cliente. Eunice e Mônica comentam ainda que os depoimentos recebidos expressam satisfação com o resultado da atividade e demonstram que o objetivo foi alcançado. Conheçam abaixo alguns dos depoimentos e acompanhem pelo nosso Via Notícias Integrada, os depoimentos de todas as equipes.

Vitória - Yvandir Moreira, Marília Aguiar, Jacqueline Assucena e Aldair Santana.

Uma comunicação eficiente é, sem dúvida, o fator mais importante no sucesso de uma empresa. E através da gincana tivemos a certeza de que é necessário trabalharmos em equipe e ter uma comunicação assertiva para conseguirmos conquistar os objetivos. Conseguimos formar uma equipe motivada em busca de um objetivo comum, respeitando prazos e com qualidade nas informações. Ampliamos nossos conhecimentos com relação a Pajuçara nos aspectos de segurança, qualidade e comprometimento da empresa na melhoria contínua. RIO - Vencedores G1: : Rogério Santos, Daiane dos Santos e Paulo César Conceição

12

VIA NOTÍCIAS

Rio de Janeiro - Depoimento de Kelly Cristina


As equipes que participaram da Gincana tiveram a oportunidade de desenvolver uma argumentação de vendas construída a partir das informações obtidas pelas respostas dos seus respectivos “MAPAS”. A equipe que conseguiu elaborar uma argumentação com o melhor aproveitamento das informações teve como prêmio o direito de ter seu trabalho publicado no Via NOTÍCIAS.

Argumentação Premiada

A equipe vencedora foi a G4 da Unidade de São Paulo (foto ao lado).

Nessa Gincana tivemos a oportunidade de trabalhar e desenvolver vários pontos importantes para os canais da Comunicação com Qualidade. Ter que ouvir, ler, entender e interpretar para passarmos as informações de forma clara e objetiva, foi sem dúvida o ponto mais importante, o que em nosso dia-a-dia é fundamental na agilidade da informação e eficiência quando bem utilizada. Todas atividades exigiram integração e interação das pessoas e departamentos, lidando bem com as adversidades, superando barreiras da timidez, trabalhando em equipe com planejamento e foco no resultado. Essa forma favoreceu o cumprimento do prazo determinado e qualidade na informação. Foram aprendizados que já podemos sentir melhoria na nossa rotina, no ambiente de trabalho e que motivou as pessoas. Assim de uma forma descontraída e prazerosa conhecemos ainda a historia da empresa e acompanhamos seu crescimento, vendo como podemos contribuir para que continue crescendo e sermos sempre campeões. Agradecemos pela oportunidade.

São Paulo Vencedores Argumentação: Marivone Mota, Juliane Silva, Léia Santos, Felipe Valinhos e Zuleide Cristina Santos.

A Via Pajuçara conta com uma frota de veículos próprios distribuídos pelas suas diversas unidades, sendo que estas estão localizadas em SP/BH/RJ/CPQ E Vitória. Contamos também com uma estrutura física de aproximadamente 7300 m2. A Via Pajuçara possui certificação da ISO 9001 implantada desde 1999. Adotou também um programa de 5S que na via Pajuçara foi chamado de Programa Solar. Investe Pesado em treinamento e capacitação de seus colaboradores; Através do Programa Integrador, acolhe os novos colaboradores com o objetivo de ampliar a visão dos mesmos em diversas áreas existentes na Pajuçara, incentivando desde sua admissão a conhecer a cultura da Empresa. São Paulo Equipe Vencedora de Argumentação

São Paulo - Depoimento em conjunto dos grupos: G3, G5 e G8 São Paulo - Grupo 5: Renata Santos, Camila Lira, Henrique Coelho, Jaimarques Pimentel e Aline Munck.

São Paulo - Grupo 8: Marcos Vinícius Santos, Juliana Rodrigues, Andréia Sena, Ivonete Silva, Vanusa Nascimento.

São Paulo - Grupo 3: Daniel Marcos Domingos, Vitor Rocha da Silva, Marisa Feitosa, Daniele Batista da Silva, Maisa Cristina Faria Santos e Mônica Cabral.

VIA NOTÍCIAS

13


Especial Semana da Qualidade

Gincana O planejamento estratégico foi um tema muito abordado durante a atividade. Faça um link com o planejamento dentro da sua rotina de trabalho.

Como na Gincana tivemos uma sequência de tarefas, que tivemos que executar em grupos. No nosso dia-a-dia acontece da mesma forma, cada departamento faz o seu trabalho, sempre interligado com o outro. Campinas - Depoimento em conjunto dos Vencedores

Campinas: Vera Cristina do Carmo Raffa, Adriano Rodrigo Adami Olaio e Aline Priscilla de Souza.

Quando desenvolvemos a Gincana um dos pontos importantes foi o cumprimento de prazos e a qualidade da informação, e por conta deles, algumas equipes acabaram perdendo a prova. Como vocês tratam essa questão?

Organização e Planejamento são critérios fundamentais para uma equipe ser vencedora, aliado a isso vem a qualidade das informações e o cumprimento de prazos. Belo Horizonte - Depoimento em conjunto dos Grupos G1 e G5

Campinas : Fabiane Lima, Rafael Militão, Luana Mesquita.

FISCAIS - Unidade Belo Horizonte - MG Foi surpreendente a participação das equipes na gincana. Todos se empenharam muito para cumprir as tarefas determinadas, trabalhando sempre juntos e se ajudando. A integração entre os setores ocorreu de maneira natural, o que resultou em um melhor relacionamento entre os colaboradores de departamentos distintos. Após a gincana, é possível perceber a melhora não só na comunicação, mas também no desenvolvimento das atividades como um todo.

Belo Horizonte - Vencedores Equipe G5: Reinaldo da Silva Costa, Mauro Lopes da Costa, Isaac Gomes Rosa.

Belo Horizonte - Equipe G1: Jéssica Franciele Fernandes, Fernanda da Silva Sorrentino, Júlio César Rodrigues

14

VIA NOTÍCIAS

Fiscais de Belo Horizonte (esq. p/ dir.): Aline Naiara, Shirley Silva e Vaneide Maia.


Caça-Palavras e Palavras-Cruzadas

A

nossa equipe operacional externa que nos representam diariamente junto ao cliente, não poderia ficar a parte de uma semana tão importante, e foi especialmente para esta equipe, nossos motoristas e ajudantes, que a área de Comunicação e Marketing da Via Pajuçara desenvolveu o material totalmente direcionado a eles. A equipe pode demonstrar o conhecimento que possuem em relação às atividades do dia a dia, bem como o conhecimento sobre a empresa Via Pajuçara.

“Foi interessante, quebrou a parede entre administrativo e operacional, ficando mais amenas as diferenças. Os conhecimentos foram acessíveis a todos.”

Teste sua habilidade e descubra abaixo os nomes dos vencedores das Unidades. • Osmar Taccola • Ednalva Soares • Cláudio Botelho • Evandro de Sousa • Braz Monteverde • Valdeíras Cardoso

• Júlio César • Douglas Gonçalves • José Hemilton • Admar Amâncio • Mauro Garcia • Waldomiro Gardiman

São Paulo

São Paulo

Cláudio Botelho de Rezende (motorista - agregado) - São Paulo

“Trouxe bastante conhecimento, foi produtivo, você fica também na ansiedade se está correto ou não e são situações que passamos no dia a dia. Foi muito bom!”

São Paulo Vitória

Campinas

São Paulo

Douglas Gonçalves (motorista - casa) São Paulo

Belo Horizonte

São Paulo

Rio de Janeiro

Vitória

Belo Horizonte

VIA NOTÍCIAS

15

Resposta: Evandro Souza – Belo Horizonte, Júlio César – Belo Horizonte, José Hemilton – Campinas, Douglas, Gonçalves – São Paulo, Osmar Taccola – São Paulo, Cláudio Botelho – São Paulo, Admar Amâncio – São Paulo, Ednalva Soares – São Paulo, Mauro Garcia – São Paulo, Braz Monteverde – Vitória, Waldomiro Gardiman – Vitória, Valdeíras Cardoso - Rio de Janeiro


Especial Semana da Qualidade

Intervenção Teatral

Questões 1 - A mensagem sobre o uso dos meios de comunicação como: radio nextel, e-mail, telefone, foram alguns dos temas abordados pelo Grupo Botija. Faça uma associação com o seu dia a dia. Unidade São Paulo

Reflexão dos Conceitos e Processos Richard Silva – Assistente de Atendimento e parte da comissão organizadora da unidade SAO, acompanhou o grupo Botija nas apresentações, e comenta “Eles foram perfeitos na abordagem e, de forma

respeitosa e bastante humorada, conseguiram transmitir mensagens associadas as tarefas comuns das áreas da empresa” Maria Elena S. Romualdo - Gestora da área de Comunicação e Marketing, relata que temas fundamentais para o desenvolvimento do ambiente corporativo como agilidade, responsabilidade, comprometimento, integração, pró-atividade, iniciativa e vestimenta foram o foco destes especialistas em transmitir mensagens de forma ludíca, com qualidade. Os Comites, formados em cada unidade para a semana da qualidade, afirmaram que “a alegria do grupo contagiou os colaboradores de

forma unânime. Esta iniciativa diferente e inovadora da Via Pajuçara resultou em uma reflexão sobre os conceitos e processos da empresa por parte dos nossos colaboradores em todas as áreas e unidades”. Acompanhe o relato do que alguns dos nossos colaboradores aprenderam durante a experiência!

2 - O grupo tratou o tema agilidade de forma intensa. Em quais momentos você percebeu isso? 3 - O que você absorveu quando o assunto responsabilidade e comprometimento foram colocados em pauta? 4 - Pró atividade e iniciativa são elementos fundamentais para um bom desenvolvimento no ambiente corporativo. Qual a sua posição sobre esses assuntos? 5 - Quando foi colocado a questão da vestimenta pelos integrantes do grupo Botija, qual foi a sua reação a respeito? Você concorda que um ambiente organizacional exija uma vestimenta adequada?

Unidade Campinas

16

VIA NOTÍCIAS


O Grupo Botija é excelente, eles abordaram assuntos diversos referente ao nosso dia-a-dia. Um dos assuntos abordados foi sobre o uso correto de e-mail, rádio Nextel e telefone, que são ferramentas fundamentais que nos auxiliam e facilitam a execução de tarefas, além de agilidade nas informações. Estas ferramentas precisam ser usadas com coerência e profissionalismo.

Belo Horizonte - Comercial Interno e Externo: Daniella Cruz, Hosana Costa, Tatiane Guimarães, David Régio, Joyce Simão, Edilardo Resende, Mauro, Sérgio Costa, Vaneide Maia ,Emanuelle Silva, Rosemary Batista, Denise Beraldo Unidade Rio de Janeiro

Unidade São Paulo

Unidade Vitória

Quando eles falaram na comunicação entre o setor operacional e os motoristas, que trabalham de forma alinhada para que as entregas sejam realizadas com a maior agilidade possível.

Hoje equipe de armazém que não for pró-ativa dificulta a operação e compromete os resultados além de sobrecarregar os colegas. A operação é ágil e temos que estar muito atentos ao que estamos fazendo. A apresentação da Via Pajuçara começa pela sua equipe de armazém que deve estar com uniformes limpo, barbeados e cabelos penteados além da educação, com essa postura passamos ao cliente mais credibilidade e respeito. Vitória - Operacional/ Armazém: Adenilton dos Santos, Jonas Pereira Campos, Rodrigo Da Rocha Silva, Sidney Rangel Santos, Vitor Silva da Conceição

Rio de Janeiro - Operacional: Alexandre Neiva de Carvalho

Sim, concordo, afinal de contas são os funcionários que carregam a imagem da empresa do lado de fora, e com a vestimenta adequada passam a mostrar a qualidade da empresa. São Paulo - Distribuição: Tiago S. Rocha

Foi observado que a equipe sentiu a necessidade, que temos em ser comprometidos e responsáveis. Campinas – Administrativo e Expedição: Rafael Militão, Ricardo Teixeira, Rodrigo Barbosa, Bruno Cimadon, Wagner Alves, Jerry Adriani, Roberson Teodoro. Unidade Belo Horizonte

VIA NOTÍCIAS

17


Especial Semana da Qualidade idade

Paródia

Criatividade e Talento Solange Ferrage, gestora da área de pessoas, foi a mentora desta ação e relata a sua percepção.

“A paixão pela música uniu todos os componentes que participaram da Paródia, que somou ao comprometimento, dedicação, e a interdependência. O mesmo processo utilizado na Paródia é o que norteia os grupos na realização do trabalho na Via Pajuçara. Com mente aberta, troca de experiências e o respeito ao outro, o processo criativo flui, devendo ainda ser ressaltado que a iniciativa permanece no dia a dia.

Para desenvolvermos a letra de uma música precisamos de criatividade. Como vocês desenvolvem o processo criativo na empresa ou em seu departamento?

No Dia a Dia a criatividade surge em conjunto, onde a primeira idéia é trabalhada por várias opiniões até o consenso da idéia perfeita. Campinas: Nivaldo Cangirana, Ulisses Antonello, Ulisses Santos, Maximilian Peixoto, Wesley de Souza, Ricardo Assis, Jairo Ap.

Associando aos nossos líderes, percebemos que a confiança que os Supervisores demonstram com sua equipe, permitem apresentar soluções e planejar suas atividades. Nossos colaboradores contam com competências como talento, iniciativa e integração para realizarem suas tarefas diárias e garantir a satisfação do cliente e, em todas as equipes, isto foi visível também durante a elaboração das paródias.” Conheça algumas das respostas das equipes sobre como foi participar da paródia.

vencedoras Unidade de Campinas

Durante a paródia, identificamos ousadia e talento na apresentação de seu grupo. Como este tema é tratado na Via Pajuçara?

Os incentivos e treinamentos dados pela Via Pajuçara despertam a ousadia. O reconhecimento dos talentos faz com que todos almejem melhorias na realização de suas atividades. Belo Horizonte: Lisiane Antunes, Geane Leal, Tatiane Guimarães, Olga Lucia, Juliana Cândido

Unidade de Belo Horizonte

18

VIA NOTÍCIAS


Como foi trabalhar em grupo e a integração neste projeto? Como realizar um trabalho que tenha uma sintonia perfeita?

Uma grande conquista quando atingimos a meta de interagir com toda aquipe. Para isso foi necessário, organizar, dividir responsabilidades, ter disciplina e sinergia para um bom resultado. Rio de Janeiro: Ivanildo Oliveira, Neuziel Silva, Francisco Alberto das Chagas, João Carlos, Maurício Roberto e Daniel Gomes

Unidade Rio de Janeiro

O relacionamento interpessoal é algo fundamental na construção de uma banda, até mesmo para definir as letras e o tom. Na Via Pajuçara como é desenvolvido este entrosamento?

Através da interdependência. Temos a consciência de que um setor depende do outro para a realização de nossos trabalhos, e alcance das metas para obter a satisfação dos nossos clientes. São Paulo: Luan Marcal, Marcos Alexandre, Tiago Silva, Daniel Domingos, Jader Mendes, Roseli Cruz, Claudiana Gomes.

Unidade de São Paulo

Desprendimento e Iniciativa, são características fundamentais para realizar essa atividade. Como você trabalha isso em seu dia a dia?

Quando foi aberta a inscrição já estávamos nos preparando, reunimos o grupo para planejarmos como seria a realização dessa tarefa. Como temos um grupo bem unido foi fácil o desenvolvimento mas sabemos que nem sempre é assim, quando gostamos do que fazemos tudo fica mais fácil, somos mais criativo, ficamos aberto a melhorias, tudo flui melhor. Juntamos o que a empresa oferece de serviços com o nosso dia a dia, é aí foi só sucesso. Sabemos que a Via Pajuçara investe em treinamento, avalia nosso desempenho no dia a dia e sabe identificar e valorizar os seus talentos que serão reconhecidos, aqui em VIX isso é uma realidade. Vale lembrar “Vai ficar legal a Via Pajuçara no maior astral, coletando e entregando sempre de forma pontual...” Nesse refrão fica claro tudo que representamos: a alegria, criatividade, o alto astral, o compromisso e a confiança no que se faz.

Vitória: Sidney Rangel dos Santos, Vitor Silva da Conceição, Icaro Santos de Jesus

VIA NOTÍCIAS

19


Especial Semana da Qualidade

Desenho

2 - 7 anos

Artista: Ana Flávia F. Soares, 3 anos Mãe: Gislaene Juliana Belo Horizonte

Habilidade e Imaginação Rejane Cabral e Denise Oldani, responsáveis pelo concurso, comentam “Queríamos trazer os familiares dos nossos colaboradores e terceirizados para participarem da semana da qualidade, por isso, a forma de interagir, foi direcionando uma atividade que as crianças pudessem participar com muita imaginação e diversão. O Concurso de Desenho, fez com que as crianças utilizassem suas habilidades com o tema “Comunicação com Qualidade”. Os pequeninos desenvolveram a tudo com muito carinho e Dedicação. Agradecemos a participação de todas as crianças.”

Artista: Olavo Gasperasso, 3 anos Pai: Aderbal Gasperasso, Vitória

Artista: Livia Vitória Lima Confessor, 7 anos Pai: Moacir Targino Confessor - São Paulo

Artista: Alex Junio Matos da Conceição, 6 anos Pai: Alexander Junio da Conceição - Belo Horizonte

20

VIA NOTÍCIAS


Artista: Jaqueline dos Santos Ferreira, 5 anos Pai: João Batista Ferreira - Campinas

Artista: Olavo Gasperasso, 3 anos Pai: Aderbal Gasperasso, Vitória

Artista: Muniz, 2 anos Pai: Marcio Alves de Melo - São Paulo

“Foi uma experiência muito feliz, apesar dele ter apenas 2 anos, pois pode aproximar não somente ele como meu marido do dia à dia que tenho na empresa. Hoje o Guilherme já sabe dizer que trabalho na Pajuçara, algo muito gratificante para todos nós. ” Artista: Guilherme Vitor San Martim Mãe: Jéssica Kelly Vitor San Martim - Campinas

Artista: Guilherme Vitor San Martin, 2 anos Mãe: Kelly Vitor San Martin - Campinas

“No dia que comentei com meu filho que iria levar o desenho para que ele desenhasse, ele ficou super feliz, e depois que comentei com ele o dia do resultado ele ficou ansioso e ficou o dia todo comentando; quando cheguei ele estava na porta me esperando e comentou mais feliz ainda “eu sabia que iria ganhar” pulando de alegria.” Artista: William da Silva Pereira Pai: Izaias Jose Pereira - São Paulo VIA NOTÍCIAS

21


Especial Semana da Qualidade

8 - 10 anos

Artista: Gabriel Leonardo Siqueira, 10 anos Mãe: Emanuelle Siqueira - Belo Horizonte Frase: "Precisamos sempre estar ligados

pela comunicação"

Foi muito interessante levar a atividade para o meu filho e vêlo empenhado e dedicado em participar. Melhor ainda foi ver que ele entendeu a importância da comunicação. Artista: Victor Hugo Cavalcante Mãe: Suzana Estela dos Santos Cavalcante

Artista: Victor Hugo Cavalcante, 9 anos Mãe: Suzana Cavalcante - Campinas Frase: "A comunicação é muito importante

hoje em dia."

“Uma iniciativa muito boa da área da qualidade, pois mesmo sem grandes responsabilidades de nossos filhos, conseguimos integrá-los em nosso dia-a-dia com o sentido da palavra “comunicação”. Irei torcer, para haver outras oportunidades.” Artista: Yan Rangel dos Santos Pai: André Luiz Fernandes - Rio de Janeiro

Artista: Yan Rangel Rocha dos Santos, 10 anos Pai: André Luiz dos Reis Fernandes Frase: "A comunicação é um elo importantíssimo entre as pessoas, que favorece inúmeros fatores como: trabalho, família e vida social..."

Artista: William da Silva Pereira, 9 anos Pai: Izaías José Pereira - São Paulo Frase: "A boa comunicação é tão estimulante

quanto o café puro e tira sono da mesma forma"

22

VIA NOTÍCIAS

Artista: João Victor Pientznauer Drumond, 10 anos Pai: Mario da Conceição S. Pientznauer - Rio de Janeiro Frase: "A comunicação com você, está cada vez mais

difícil"


Artista: Eules Libânio Baéssa Filho, 8 anos Pai: Eules dos Santos Baéssa - Vitória Frase:

"O mais importante na comunicação é escutar aquilo que não foi dito"

Despertou muita empolgação e motivação para criação do desenho, gerando uma grande expectativa para o resultado. Vamos ter mais? Artista: Lucas Fernandes de Brito, 10 anos Pai: Evandro Carlos de Brito - São Paulo Frase: "Hoje em dia temos muitos meios

de comunicação, mas o diálogo continua sendo o mais importante para solucionar os problemas"

Artista: Gabriel Leonardo Siqueira Barbosa Mãe: Emanuelle Siqueira - Belo Horizonte

“Gostei muito, foi a 1ª vez que uma empresa me deu oportunidade de participar de alguma atividade.” Artista: João Victor Drumond Mãe: Conceição S. Pientznauer Rio de Janeiro Artista: Estevão Aguiar de Jesus Pai: Luciano Costa de Jesus - São Paulo Frase: "Para não ficar na mão use

sempre a comunicação"

Artista: Camila Marques da Silva, 9 anos Pai: José Carlos da Silva - Belo Horizonte Frase: "O mais importante na comunicação

é escutar aquilo que não foi dito" VIA NOTÍCIAS

23


Especial Semana da Qualidade

Redação

Escrever é uma Arte! O Desafio foi lançado! Foi exatamente assim que aconteceu quando trouxemos para a semana da qualidade a atividade da Redação. O Tema foi Comunicação com Qualidade - direcionado a assuntos relativos ao nosso dia a dia, no trabalho. O objetivo foi promover aos participantes a integração com os colaboradores das diversas áreas, é proporcionar que as equipes pudessem trocar experiências e as registrar através da redação realizada.

“Os textos foram muito bem escritos e demandou muita atenção do comitê para que fosse escolhida a redação vencedora.” Comenta Wana Nascimento e Danielle Souza responsáveis pela atividade. Observamos que o objetivo da atividade foi alcançado e é com satisfação que compartilhamos com você alguns dos depoimentos das nossas equipes.

O trabalho de integração entre as áreas foi uma excelente oportunidade de troca, dedicação, respeito e união com foco no mesmo objetivo. No dia-a-dia isso ocorre de forma informal, diferente do trabalho que foi realizado durante a semana da qualidade. Trabalhar em equipe com pessoas de outras áreas possibilitou tratarmos do mesmo assunto de forma mais ampla, pois cada um expôs o seu conhecimento. Participar dessa competição foi um desafio, apesar da escrita fazer parte do nosso dia-a-dia, tivemos dificuldades durante o desenvolvimento, pois havia preocupação em transmitir as idéias de forma clara e de fácil entendimento. Para a execução deste trabalho foi necessário o conhecimento pessoal e profissional de cada um da equipe. O que levamos de tudo isso, é a busca do aprendizado que deve ser contínua, a dedicação deve ser constante, bem como sua prática. São Paulo - Francisco Neto, Miriam Siqueira, Patrícia e Vanessa Martins.

São Paulo

24

VIA NOTÍCIAS


Como foi para vocês trabalharem a integração entre as áreas. Você faz isso em seu dia a dia? De que forma?

Foi um ponto positivo, pois podemos observar o quanto cada um tem a proporcionar e expressar as idéias de uma forma diferente e descontraída. A criatividade é uma ferramenta muito utilizada dentro das organizações. Como foi realizar a atividade dentro de um processo criativo?

Surpreendente, vimos o potencial que há entre cada um. Um dos objetivos desta atividade foi tratar o trabalho em equipe com as difrentes áreas. De que forma vocês observaram isso?

Observamos que houve interação entre todos os colaboradores, quando nos reunimos e as idéias foram surgindo. Campinas : Rafael Militão, Camila Oliveira e Abner Stagiari

Campinas

Durante sua rotina você costuma exercitar sua escrita? Como foi para você desenvolver isso?

Praticamos a escrita como rotina de trabalho como exemplo análise antes de enviar algum e-mail.

A redação permitiu uma integração de setores no nosso dia a dia estarmos mais próximos, o que impressiona é que trabalhamos com os colegas mais no dia a dia não damos a oportunidade de conhecer melhor o colega e a redação em pouco mais de uma hora facilitou essa integração. Não tivemos dificuldade quanto ao tema, elaboramos a redação procurando mostrar a importância dela no nosso dia a dia. Vitória - Jhonathan Zanotti e Claudimar Pereira

Vitória

Como as equipes foram formadas por colaboradores de diferentes setores, acabou proporcionando maior integração entre os departamentos. Foi excelente ver toda a equipe sugerindo idéias para o desenvolvimento da redação, houve sinergia e comprometimento de todoss”. Belo Horizonte - Alexsander Junio da Conceição, Hosana Ribeiro e Odimar de Souza Fernandes.

Belo Horizonte

Trabalhamos em equipe, trocamos e dividimos informações para obtermos bons resultados. Nos integramos através das atividades oferecidas pela semana da qualidade. Foi uma oportunidade para mostrarmos nosso desempenho e esforço em alcançar um objetivo comum. Rio de Janeiro

Rio de Janeiro - Suelen Rodrigues Gomes, Fernanda da Silva Cardoso e Aline de Lima Pereira.

VIA NOTÍCIAS

25


Melhores Momentos

25

VIA NOTĂ?CIAS


Comunicar

Novo Folder e Pasta Institucional N No primeiro trimestre de 2011, a área de Comunicação e Marketing desenvolveu novos materiais de comunicação, dentre eles, o novo folder e a pasta de vendas. O objetivo da empresa é apresentar um material de qualidade, que traga um visual agradável, inovador e possa apresentar nossa área de atuação, estrutura, segmentos alvos, além de ampliar a divulgação da marca Via Pajuçara em toda a Região Sudeste. Nossa cultura organizacional está focada na melhoria contínua dos processos, por isso, contamos com um material de comunicação que possa transmitir este conceito de modernidade e comunicação eficaz.

Radar

Conexão

São Paulo - Matriz – Frota 100%

Ajudar é brincadeira de criança!

rastreada em todas as unidades.

Lembra das suas brincadeiras de infância? Das horas que passava com seus brinquedos, vivenciando situações fantásticas apenas com a sua imaginação? Pois é, esse período que você passou brincando foi fundamental para que você se tornasse a pessoa que é hoje.

São Paulo - SAO – Ampliação do refeitório e ambulatório Rio de Janeiro - RIO – Nova Placa de Identificação Belo Horizonte - BHZ – Projeto de verticalização de armazém, ganharemos com mais organização e espaço disponível Campinas - CPQ – Aumento de capacidade na rota CPQ x BHZ x CPQ e substituição de 2 Truck's por 2 Carretas Vitória - VIX – Novo Prédio com o dobro da capacidade de movimentação de carga e 900 m2 de plataforma

A Via Pajuçara acredita que brincar deveria ser considerada a atividade mais importante da infância porque é brincando que a criança se desenvolve, exercita potencialidades e aprimora habilidades como raciocínio, criatividade, inteligência, etc. Em 12 de outubro comemoramos o Dia da Crianças, então se você tem em casa brinquedos usados, em bom estado e que não usa mais, por que não fazer uma doação para crianças carentes? Se você não conhece nenhuma instituição, aí vai algumas dicas que podem te ajudar:

• Escolha uma organização próxima de sua casa ou trabalho para ajudar, assim fica mais fácil o contato. • Pesquise o histórico e a missão da organização que você quer ajudar.

Dicas O que você faz com seu lixo eletrônico? Pilhas, baterias, celulares, computadores, televisores, DVD’s, CD’s, rádios, lâmpadas fluorescentes, microondas, entre muitos outros. Todos os tipos de equipamentos e componentes Elétricos e Eletrônicos tem vida útil, e não podem ser descartados de maneira convencional. Estes materiais causar poluição do solo e do lençol freático além disso, se a desmontagem for realizada de maneira inadequada e sem os cuidados necessários, pode causar poluição do ar e prejudicar as pessoas que o manuseiam. Já existem diversos fabricantes de equipamentos eletroeletrônicos, bem como empresas de reciclagem, que recebem esses resíduos para encaminhamentos adequados. Fabricantes de celulares, por exemplo, recebem aparelhos e baterias por meio de centrais instaladas em postos de atendimento das operadoras. Veja como contribuir nos sites: www.cidadaoeco.com.br e www.e-lixo.org VIA NOTÍCIAS

27


VIA NOTÍCIAS


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.