Livro 30anos

Page 1



Agradecimento especial ao sr. Waldir, que a partir de um sonho.... Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.



de sucesso


EXPEDIENTE:

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. In mauris quam, eleifend sit amet ultricies a, hendrerit sit amet quam. Aliquam erat volutpat. Ut sit amet egestas purus. Morbi iaculis rhoncus dapibus. Quisque placerat sodales dui. Mauris ultricies consequat volutpat. Morbi auctor, tortor rutrum bibendum tempus, nisi nunc porttitor lorem, vel elementum ipsum odio id nunc.


SUMÁRIO 5 7 9 12 35 50 78 85

EDITORIAL MISSÃO, VISÃO, VALORES E NEGÓCIO QUEM É A PAJUÇARA? QUEM É A PAJUCARA EM 2013 A EMPRESA HOJE DIRETORIA PARCERIAS


EDITORIAL Um sonho é matéria-prima para grandes real-

Assim é a essência da Via Pajuçara, que chega

izações. Basta sonhar, não importa o quanto,

aos 30 anos na sua melhor forma. Fruto de um

que as imagens ganham forma e passam a fazer

sonho de um visionário, a empresa hoje é uma

parte das nossas vidas. Na história da humani-

referência no mercado de transportes na região

dade, temos exemplos de grandes homens que

sudeste e um verdadeiro orgulho para quem

sonharam e trouxeram ao mundo ações e situa-

anda com ela, ou seja, nossos colaboradores.

ções que se mantiveram e tornaram-se referen-

Sem eles, não teríamos percorrido tantos quilô-

ciais históricos. Sem eles, não teríamos evoluído

metros durante esses anos todos e não seríamos

tanto, certamente.

tão completos.

Porém, um sonho alto, este sim precisa de combustível suficiente manter-se lá em cima e, assim, transformar a vida de muitas pessoas. É preciso muita fé e esforço para manter o ideal aceso e renovando-se ao longo do tempo.


E quando falamos em colaboradores, não cita-

exercícios diários, superarmos nossos limites e

mos apenas os atuais, mas os que já passaram

nossas metas.

por nós e que fizeram parte dessa história. Afinal, crescemos alicerçados na gratidão a todos que

Poderíamos falar muito mais sobre a Via Pa-

nos ajudam e dão valor aos nossos sonhos.

juçara, afinal, crescemos dentro desse ideal

Também não podemos esquecer dos nossos

e hoje fazemos parte dele. Somos gratos ao

clientes. Sem eles, obviamente, não existiríamos.

visionário Valdir Cabral, que enxergou uma opor-

Simplesmente percorreríamos uma estrada sem

tunidade e lutou bravamente para conquistar seu

norte. E sem o principal: vontade de chegar lá,

lugar ao sol.

de ir sempre mais adiante, independente do que encontrássemos em nosso caminho. Mas não pensem que chegar até aqui foi fácil. Tivemos que percorrer estradas esburacadas, sob fortes chuvas, vendavais, sol a pino, enfim, vencer desafios diários, que serviram para que pudéssemos aprender com eles e superá-los.

Sem o sonho dele, nenhum de nós estaria aqui neste momento, lendo este texto e comemorando um aniversário tão especial. E sem a garra e a força de cada pessoa que faz o dia a dia da Via Pajuçara, não seríamos o que somos hoje. Por isso, estamos comemorando com muita

Hoje, vemos uma balzaquiana, termo criado pelo

alegria esses 30 anos e já criando metas e son-

escritor francês Honoré de Balzac para desig-

hos para as próximas décadas. Afinal de contas,

nar mulheres acima de trinta anos, que está no

temos muitas estradas para serem percorridas

auge da sua saúde e do seu vigor. Mas princi-

em nosso país.

palmente, ciente de que o compromisso com a sociedade aumenta a cada ano.

Muito obrigado a todos os parceiros e espera-

Isso porque crescer requer responsabilidade,

mos que gostem da revista, que foi preparada

lealdade, generosidade e força. Não apenas a

com muito carinho e dedicação para que vocês

força física, mas aquela que brota de cada ideal

pudessem conhecer melhor a nossa história nes-

e que é capaz de impulsionar uma frota robusta,

sas três décadas.

como a da Via Pajuçara. É preciso também manter a simplicidade, pois ela é a base para todos os outros aspectos que fazem parte de nós. Ser simples requer o mesmo treino para ser forte, ou seja, precisamos fazer

Boa leitura! Altamir, Fernando, Monica e Rejane


Missão, Visão e Valores Respeito é um dos pontos mais importantes dentro da Via Pajuçara, pois estava na essência do seu criador, Sr. Waldir. Em razão disso, a empresa só evoluiu nos últimos anos e fortaleceu os laços entre as pessoas, que se respeitam mutuamente e lutam juntas para cumprir com o compromisso pela qualidade. Tudo isso está presente nas definições de Missão, Visão, Valores e Negócio da empresa.


Missão Transportar e servir de forma eficaz e sustentável, constituindo parcerias estratégicas que respeitem a cultura da empresa e agreguem valor ao cliente, ao acionista, ao colaborador e à sociedade. Visão Ser reconhecida no mercado como a melhor empresa de transporte para os segmentos alvo no Sudeste do Brasil, por meio de parcerias estratégicas e de processos otimizados, inovadores e sustentáveis, que garantam a percepção de valor agregado ao cliente e rentabilidade à empresa. Valores 1. Respeito sempre - Ouvir e respeitar as pessoas; 2. Compromisso com a qualidade - Fazer bem feito; 3. Responsabilidade - Ser responsável, acima de tudo; 4. Transparência e lealdade - Ser transparente e leal nas relações; 5. Paixão, vibração e entusiasmo pelo que fazemos. Negócio Transportar e servir com parceria multiplicando os negócios de nossos clientes.


ONDE TUDO COMEÇOU... Trinta anos de história reúnem muitos desafios e conquistas. Todas essas memórias compuseram a caminhada da Via Pajuçara e se tornaram responsáveis pelo o que ela representa hoje: referência no mercado de carga fracionada na região sudeste, sempre oferecendo as melhores soluções em transportes.



O aprendizado na área de transportes começou em 1969, quando Waldir de Barros Cabral iniciou sua jornada profissional. Ao longo dos anos, o sonho de ter sua empresa foi crescendo e somente em dezembro de 1983, ele deu início ao projeto. Com o apoio de sua família, uma característica que o seguiu ao longo de sua vida, ele alugou um prédio na Vila Maria, em São Paulo e, com apenas um caminhão, deu à luz à Via Pajuçara. Inclusive, o nome da empresa foi escolhido com a participação de toda a família. Pajuçara é o nome de um bairro, em Maceió, Alagoas, sua terra natal, e em tupi-guarani significa “muito grande, de grande corpo e estatura”. Assim, desde a escolha do nome, o destino da Via Pajuçara já estava traçado. Seria uma empresa de grande relevância no mercado nacional e marcaria o segmento de transportes para sempre. Entre tantos acontecimentos memoráveis, reunimos alguns no decorrer das últimas três décadas. Conheça a história e realizações.


1985 a 1988 Conheça a primeira logomarca da empresa: (incluir logomarca)

cionadas urgentes entre as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Incluir logomarca

Sempre respeitado, Sr. Waldir logo conquista a confiança de um importante cliente, atendido por ele há muitos anos, e inicia os trabalhos de uma grande operação em quatro estados, com 30 caminhões. Em 1984 também foram criadas as primeiras unidades: Campinas, em São Paulo, Belo Horizonte, em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e Cuiabá, em Mato Grosso. Em 1989, a empresa modernizou sua logomarca, passa a se chamar Rápido Pajuçara e foca sua atuação no mercado de cargas fra-

legenda: Lorem ipsum dolor sit

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Conquistas

amet, consectetur adipiscing elit.

01


Francisco Salles dos Santos, Supervisor de Manutenção da Frota

30 anos de empresa Quem não conhece o Sr. Chico? Presente no dia a dia da empresa há 30 anos, ele acompanhou todos os passos, os obstáculos, as conquistas e os sonhos junto com o Sr. Valdir e cada pessoa que ajudou a construir a história da Via Pajuçara. “O Sr. Valdir e eu trabalhávamos em outra empresa, quando ele resolveu sair e montar o seu negócio. Com seis meses de vida, vim para ser encarregado de manutenção de frota. Lembro-me que tinha apenas um caminhão ano 1976 e o restante da frota era de agregados. O trabalho, no começo, era braçal. Como nosso cliente era a Lion Caterpillar, carregávamos só ferros e máquinas. Mas o Sr. Valdir queria expandir a empresa, ter outras filiais para transportar outros tipos de mercadorias. Não tinha maquinário para carregar os caminhões, era na mão mesmo, somente depois de anos compramos uma empilhadeira, mas 90% do serviço era braçal.

“Hoje, vejo o quanto a empresa é aberta, todos são francos e abertos para conversas. E ela vai crescer muito mais, melhorando a cada ano.”


Logo depois, a empresa começou a expandir, abriu as unidades Rio de Janeiro e Belo Horizonte, e não parou mais de crescer. Aos poucos, fomos renovando a frota, mas sempre com muito cuidado, com uma manutenção feita sempre de forma correta, em São Paulo. Mas quando surgia algum problema, eu saía para resolver, rodava as estradas para consertar os caminhões. Acompanhei todas as mudanças de endereço, até chegarmos em Guarulhos. E vejo, nesse tempo todo, que o Sr. Valdir realizou seu sonho de ver a empresa crescer, graças a seus filhos, que deram legenda: Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

Reconhecimento

continuidade ao seu trabalho.

01




Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.