16 de março de 2014

Page 1

IGREJA

PRESBITERIANA

DA HERANÇA

16 de Março de 2014

REFORMADA

Igreja reformada ...

Ano IX

Nº 303

... sempre reformando.

A DISCIPLINA E A INSTRUÇÃO DO SENHOR NA CRIAÇÃO DOS FILHOS - Parte 1/2

Thomas K. Ascol No início do nosso casamento, minha esposa (Donna) passou dois anos trabalhando como enfermeira pediátrica em um enorme hospital infantil. A unidade em que ela trabalhava regularmente recebia jovens pacientes que precisavam desesperadamente de cuidados médicos, às vezes cuidados médicos extremos. Um dos maiores desafios do trabalho dela, que excedia até mesmo o peso emocional de cuidar de crianças que nunca se recuperaram, era lidar com os parentes bem intencionados, porém mal orientados de seus pacientes. Ocasionalmente, pais ou outros membros preocupados da família reclamavam e até mesmo interferiam no tratamento prescrito para crianças doentes e feridas. Eles não conseguiam ficar parados vendo seus filhos suportarem a dor de uma injeção ou serem forçados a engolir medicamentos. Donna e suas colegas eram acusadas até mesmo de serem “cruéis” e

“indiferentes”, às vezes. “Eu nunca conseguiria ser uma enfermeira pediátrica, porque eu amo muito crianças”, era uma afirmação que ela ouviu muitas vezes. Embora ela nunca tenha dito nada em resposta, o pensamento que sempre vinha à sua mente era o seguinte: “Você realmente pensa que a razão pela qual estou fazendo isso é porque eu não amo crianças? É exatamente o oposto! É por eu amar o seu filho que estou disposta a infligir dor se necessário para aplicar medicamentos que podem restaurar a saúde dele. Eu não gosto de vê-lo chorar, mas eu sei que o benefício a longo prazo vale a dor de curto prazo”. É assim que Deus quer que pensemos sobre a disciplina — toda disciplina, incluindo aquelas que os pais são responsáveis por aplicar em casa. De fato, a palavra hebraica usada pelo Antigo Testamento e a palavra grega usada no Novo Testamento para

Domingo

Terça-feira

Quarta-feira

Sexta-feira

09:00 Culto Matutino 10:20 Escola Dominical 17:00 Culto Noturno

Reunião de Oração (Mulheres) 19:00

Culto 20:00

Reunião de Oração 20:00

www.iphr.org.br - 71 3017 5044 - Rua Artur Gomes de Carvalho, Nº 165 - Pituba - Salvador - Bahia


“disciplina” transmitem a ideia de correção que resulta em educação. É um esforço positivo e altamente valioso.

pede a eles (e a nós) que nos lembremos de que Deus nos trata como filhos nessa passagem quando ele diz: “Filho meu, não menosprezes a correção que vem do Senhor, nem desmaies quando por ele és reprovado; porque o Senhor corrige a quem ama e açoita a todo filho a quem recebe” (Hb 12.5-6).

Para muitas pessoas hoje, contudo, disciplina é uma palavra feia. Elas veem toda a ideia a partir de uma luz negativa e restritiva que é associada a pensamentos de punição, dor, sofrimento e privação. Embora essas realidades possam estar envolvidas de certa maneira, toda verdadeira disciplina nunca é um fim em si mesma. Sempre é um meio para um fim desejável. Como Hebreus 12.11 explica: “Toda disciplina, com efeito, no momento não parece ser motivo de alegria, mas de tristeza; ao depois, entretanto, produz fruto pacífico aos que têm sido por ela exercitados, fruto de justiça”.

Da mesma maneira, Deus chama os pais a serem como ele, amando os próprios filhos o suficiente a ponto de disciplinálos apropriadamente. Ele faz isso expondo os benefícios positivos que derivam da disciplina das crianças. “Corrige o teu filho, e te dará descanso, dará delícias à tua alma” (Pv 29.17). Não apenas os pais se beneficiam, mas a criança também se beneficiará. “A estultícia está ligada ao coração da criança, mas a vara da disciplina a afastará dela” (Pv 22.15). Uma criança bem disciplinada terá a sua insensatez exposta e corrigida de forma tão regular e consistentemente que a beleza e a bondade da sabedoria se tornarão cada vez mais atrativas a ela.

Disciplina é uma atividade que acontece no “momento” mas sempre tendo em vista o “depois”. O fazendeiro empreende a disciplina de arar, plantar e tomar conta do solo não tendo em vista essas atividades em si mesmas, mas tendo em vista a colheita que elas irão resultar.

A Escritura deposita a responsabilidade de disciplinar as crianças diretamente sobre os ombros do pai e da mãe, especialmente do pai. A mais clara e sucinta declaração a respeito disso é feita por Paulo em Efésios 6.4: Pais, não provoqueis vossos filhos à ira, mas criaios na disciplina e na admoestação do Senhor”. Esse versículo cobre toda uma gama de devereis paternais.

É precisamente por causa dos resultados positivos que Deus não retém a disciplina do povo que ele ama. Essa é uma verdade vitalmente importante de ser lembrada pelos cristãos quando passam por provações e dificuldades. O autor de Hebreus enfatiza esse ponto citando Provérbios 3.11-12 para encorajar seus leitores que não se fatiguem ou desmaiem em meio ao sofrimento. Ele

...continua no próximo boletim. 02


Capítulo XXVII DOS SACRAMENTOS Seção II - Em todo o sacramento há uma relação espiritual ou união sacramental entre o sinal e a coisa significada, e por isso os nomes e efeitos de um são atribuídos ao outro. Referências Gen. 17:10; Mat. 26:27-28; Tito 3:5.

Pergunta 92 Que é um sacramento? Um sacramento é uma santa ordenança, instituída por Cristo, na qual, por sinais sensíveis, Cristo e as bênçãos do novo pacto são representadas, seladas e aplicadas aos crentes.

Em fevereiro de 1952, cinco missionários enfrentam o desafio de levar o evangelho às tribos indígenas nas florestas do leste do Equador. Seu alvo principal era os Auca, a tribo mais resistente ao contato com os missionários, devido à história de violência e opressão por parte do invasor branco. Seria possível levar uma mensagem de perdão e reconciliação a tal povo? Os missionários acabam sendo assassinados pelos indígenas, gerando questionamentos que ainda hoje são debatidos.

Referências Mt 26.26-28; 28.19; Rm 4.11.

e-BOOK GRATUITO

Nesses tempos em que o objetivo maior das pessoas parece muitas vezes limitar-se a um cristianismo confortável, essa história nos faz pensar no próprio sentido da vida e da morte, da fé genuína e da entrega irrestrita aos propósitos de Deus.

DISPONÍVEL EM: www.ministeriofiel.com.br/ebooks 03


CULTO

CULTO

MATUTINO Oração Leitura

PONTOS DE

NOTURNO

PREGAÇÃO

Oração

ITAPUÃ

Leitura

Culto Matutino 09:30

Cântico - Salmo 113 Cântico - Salmo 85

Leitura Corrente VT

Leitura Corrente VT

Cântico - Salmo 114

Escola Dominical 11:20 Culto Noturno 18:00

Salmo 115 Cântico - Salmo 90

Leitura Corrente NT

Leitura Corrente

Cântico - Salmo 116 Pregação

Pregação

Santa Ceia Oração

Oração

Impetração da Bênção

Impetração da Bênção

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso criador do céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e

BARRA DE POJUCA Escola Dominical 09:30 Culto Matutino 10:30 Culto Vespertino 15:30

ACESSE: www.iphr.org.br

sepultado; desceu ao Hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao céu; está assentado à mão direita de Deus Pai Todo-poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa igreja universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

Rev. Josafá Vasconcelos Presbíteros Antônio Gonçalves Francisco Rebouças João Marcos F. Vasconcelos Jonã Costa V. Dourado José Jorge C. Freitas José Jorge M. Freitas Marcelo Santiago

Junta Diaconal Diogo Fernandes de O. da Silva

No site você poderá assistir pregações em vídeo online atualizados semanalmente e ler textos reformados.

Geison Berbert Hélio Carlos Xavier Pereira Jomar José Oliveira Junior

Agora com transmissão online dos cultos.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.