Page 1

IGREJA

PRESBITERIANA

DA HERANÇA

06 de Abril de 2014

REFORMADA

Igreja reformada ...

Ano IX

Nº 306

... sempre reformando.

O CAIM DAS AMÉRICAS, O ALGOZ DE SÃO VICENTE E OS MÁRTIRES DA GUANABARA Rev. Gilmar Araújo Gomes Semana anterior lembramos que no dia 10 de março comemoraram-se 451 anos do primeiro culto protestante a Deus nas Américas, ocorrido na baía de Guanabara, como grande marco da missão França Antártica. Os huguenotes (protestantes franceses) aqui chegaram em 11 de outubro de 1555 para formar uma colônia que servisse de refúgio da perseguição aos crentes da Europa. Todo este processo de tentativa encerrou-se em 11 de setembro de 1560 com a queda da colônia francesa em mãos do general português Men de Sá. O motivo do desastre foi a ambição de Villegaignon: “Suspeitas e inseguranças lhe perturbariam logo o governo. Villegaignon desconfiava dos índios tamoios tanto como dos seus próprios homens; desconfiava, mais ainda, das potências européias que podiam disputar-lhe a soberania; e esta desconfiança o faria cometer arbitrariedades.” Arbitrariedades que resultariam em

conflitos. Villegaignon renegou o protestantismo e voltou ao romanismo, expulsando os calvinistas em vários navios. Um dos navios naufragou, e cinco náufragos voltaram à ilha, sendo presos Jean du Bourdel, Mattieu Vernueil, Pierre Bourbon e André la Fon. Jean le Balleur, um dos náufragos, conseguiu fugir para a Vila de São Vicente. Esta reviravolta, que terminou no assassinato de três calvinistas, concedeu a Villegaignon a alcunha de “o Caim das Américas”. Jean le Balleur, calvinista convicto, fugiu de Villegaignon, mas não do padre José de Anchieta. Como disse o historiador João Ribeiro: “No momento da execução de Boles, a imperícia do algoz, que lhe atormentava a agonia, fez que José de Anchieta auxiliasse o condenado a morrer.” E para a imparcialidade do registro histórico, um outro religioso, Frei Vicente do Salvador, destaca o papel algoz de Anchieta: “Entre os primeiros franceses que vieram ao Rio de Janeiro em companhia de

Domingo

Terça-feira

Quarta-feira

Sexta-feira

09:00 Culto Matutino 10:20 Escola Dominical 17:00 Culto Noturno

Reunião de Oração (Mulheres) 19:00

Culto 20:00

Reunião de Oração 20:00

www.iphr.org.br - 71 3017 5044 - Rua Artur Gomes de Carvalho, Nº 165 - Pituba - Salvador - Bahia


Nicolau Villegaignon, de que tratamos em capitulo oitavo deste livro, vinha um herege calvinista chamado João Bouller, o qual fugiu para a capitania de São Vicente, onde os portugueses o receberam cuidando ser católico, e como tal o admitiram em suas conversações, por ele também na sua eloqüência e universal língua espanhola, latina, grega, e saber alguns princípios da hebréia, e versado em alguns lugares da sagrada escritura, com os quais, entendidos a seu modo, dourava as pílulas e encobria o veneno aos que o ouviam e viam morder algumas vezes na autoridade do sumo Pontífice, no uso dos sacramentos, no valor das indulgências, e em a veneração das imagens. Contudo não faltou quem o conhecesse (que ao lume da fé nada se esconde), e o foram denunciar ao bispo, o qual condenou como seus erros mereciam e sua obstinação, que nunca quis retratar-se, pelo que o remeteu ao governador, o qual o mandou que, à vista dos outros que tinha cativos na última vitória, morresse em mãos de um algoz. Achou-se ali para o ajudar a bem morrer o padre José de Anchieta, que já então era sacerdote, e o tinha ordenado o mesmo bispo D. Pedro Leitão e, posto que no principio o achou rebelde, não permitiu a

divina providencia que se perdesse aquela ovelha fora do rebanho da igreja, senão que o padre com suas eficazes razões, e principalmente com a eficácia da graça, o reduzisse a ela. Ficou o padre tão contente deste ganho, e por conseguinte tão receoso de o tornar a perder que, vendo ser o algoz pouco destro em seu oficio e que se detinha em dar a morte ao réu e com isso o angustiava e o punha em perigo de renegar a verdade que já tinha confessada, repreendeu o algoz e o industriou para que fizesse com presteza seu ofício, escolhendo antes pôr-se a si mesmo em perigo e incorrer nas penas eclesiásticas, de que logo se absolveria, que se arriscar aquela alma à penas eternas.” [Grifos nossos] E assim, como essas linhas, tentando encontrar no algoz de São Vicente um motivo heróico para um assassinato frio, encerra-se a primeira oportunidade de se estabelecer em terras do Brasil uma colônia protestante. Rev. Gilmar Araújo Gomes Extraído do texto "Subsídios para a história do presbiterianismo em Sergipe", monografia de conclusão de curso.

02


SANTA CEIA - Hoje haverá Santa Ceia do Senhor no Culto Vespertino. Venha com o coração preparado para ter um encontro muito especial com Cristo crucificado e, pela fé, se alimentar Dele espiritualmente.

Capítulo XXVII DOS SACRAMENTOS Seção V - Os sacramentos do Velho Testamento, quanto às coisas espirituais por eles significados e representados, eram em substância os mesmos que do Novo Testamento.

ÁGAPE/LAR CRISTÃO - No próximo sábado, dia 12 às 19:00hs, haverá nosso Ágape/Lar Cristão com o primeiro estudo, ministrado pelo Pastor sobre o Csamento e suas implicações à luz da Bíblia. Não perca, não chegue atrazado, iniciaremos no horário certo!

Referências I Cor. 10: 1-4.

Pergunta 95 A quem deve ser ministrado o Batismo? O Batismo não deve ser ministrado àqueles que estão fora da igreja visível, enquanto não professarem sua fé em Cristo e obediência a Ele; mas os filhos daqueles que são membros da igreja visível devem ser batizados.

JEJUM E ORAÇÃO - Convocamos toda Igreja para um Jejum Coletivo para arrependimento e quebrantamento diante do Senhor em favor de nossa Igreja, para o dia do Senhor 4 de Maio. Na ocasião, teremos um pregador especial dos EUA, no culto matutino (9:00hs). Ficaremos direto até o Culto Vespertino que será antecipado para as 15:30hs. Depois haverá um lanche encerrando essa programação especial.

Referências At 18.8; Gn 17.7-14; At 2.38-39; 1Co 7.14.

VISITANTE - Todos os visitantes são muito bem vindos. Recebam nosso abraço de amor e que voltem até que não sejam mais visitantes e sim nossos irmãos em Cristo. ESCUNA - No feriado de 21 de Abril, estaremos fazendo um passeio de escuna até a Ilha dos Frades. O valor é de R$ 2 5 , 0 0 p o r p e s s o a . Pa r a f a z e r s u a s inscrição procure o Diac. Hélio Carlos ou o Jovem Miquéias. As vagas são limitadas.

DISPONÍVEL EM: www.ministeriofiel.com.br/ebooks 03


CULTO

CULTO

MATUTINO Oração Leitura

PREGAÇÃO

Oração

ITAPUÃ

Leitura

Culto Matutino 09:30

Cântico - Salmo 113 Cântico - Salmo 119:25-32 Leitura Corrente VT Cântico - Salmo 114

Leitura Corrente VT

PONTOS DE

NOTURNO

Escola Dominical 11:20 Culto Noturno 18:00

Salmo 115 Cântico - Salmo 119:33-41 Leitura Corrente

Leitura Corrente NT Cântico - Salmo 116 Pregação

Pregação

Santa Ceia Oração

Oração

Impetração da Bênção

Impetração da Bênção

Creio em Deus Pai, Todo-poderoso criador do céu e da terra. Creio em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, o qual foi concebido por obra do Espírito Santo; nasceu da virgem Maria; padeceu sob o poder de Pôncio Pilatos, foi crucificado, morto e

BARRA DE POJUCA Escola Dominical 09:30 Culto Matutino 10:30 Culto Vespertino 15:30

ACESSE: www.iphr.org.br

sepultado; desceu ao Hades; ressurgiu dos mortos ao terceiro dia; subiu ao céu; está assentado à mão direita de Deus Pai Todo-poderoso, de onde há de vir para julgar os vivos e os mortos. Creio no Espírito Santo; na santa igreja universal; na comunhão dos santos; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo; na vida eterna. Amém.

Rev. Josafá Vasconcelos Presbíteros Antônio Gonçalves Francisco Rebouças João Marcos F. Vasconcelos Jonã Costa V. Dourado José Jorge C. Freitas José Jorge M. Freitas Marcelo Santiago

Junta Diaconal Diogo Fernandes de O. da Silva

No site você poderá assistir pregações em vídeo online atualizados semanalmente e ler textos reformados.

Geison Berbert Hélio Carlos Xavier Pereira Jomar José Oliveira Junior

Agora com transmissão online dos cultos.


06 de abril  
Advertisement
Read more
Read more
Similar to
Popular now
Just for you