Revista da Papelaria 155

Page 25

Produtos da Sopra Balão: pouca sazonalidade dos artigos de festas é uma das vantagens para as papelarias.

A varejista Liz Lima, proprietária da Lizfel (Nossa Senhora da Penha/ RJ), também acredita que o contato com os fregueses é o principal meio de saber o que terá boa saída. “É muito importante conhecê-los. Se meu negócio fica no Centro, uma região que tem muitos escritórios, tenho que ter artigos que possam servir para aniversários dos chefes, das secretárias... Enfim, coisas simples para comemorar no local de trabalho mesmo. E anote tudo o que eles desejam, especialmente se está começando agora”, sugere.

Outros aspectos Ao contrário do trio de papeleiros, nem todos os colegas do ramo demonstram otimismo em relação aos artigos de festa. É o caso de Carlos Roberto Araújo, proprietário da Redepel (São Paulo/SP), que começou a trabalhar com esse tipo de produto em 2000. “Estamos situados mais ou menos próximos de Santo Amaro, onde há várias lojas populares, e atendemos uma classe média baixa que tem aumentado de renda nos últimos anos e passado a contratar bufês e casas de festas”, explica.

Na opinião do comerciante, o ramo pode ser uma opção interessante para papeleiros desde que estes tenham a loja situada em uma região mais tranquila, sem muitos concorrentes. “Caso contrário, será um tiro no escuro, e o comerciante vai perder dinheiro”, enfatiza. Entre os outros pontos negativos de se trabalhar com as mercadorias em questão, Araújo destaca a necessidade de ter um ponto de vendas grande o bastante para dar conta de expô-las. “Para alcançar sucesso, é crucial ter um mix completo e apresentá-lo em displays, prateleiras e vitrines rotativas. O problema é que ocupa muito espaço. Já imaginou como fica na época do volta às aulas, quando temos que colocar em destaque outros produtos? É válido analisar na ponta do lápis quanto custa o metro quadrado da empresa para ver se o investimento compensa”, diz. Outro aspecto desfavorável é a sazonalidade das licenças que, de tempos em tempos, saem de moda e deixam produtos encalhados. “Já fiquei com R$ 8 mil parados no estoque. Por isso, hoje, só aposto em marcas de vida longa, como Barbie e

julho de 2010


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.