Edição 42

Page 3

editorial

Diretoria Gustavo Godoy, Marcial Guimarães e Vinícius Dall’Ovo contento@contento.com.br Editora Tânia Longaresi tania@contento.com.br Editora Assistente Camila Guesa Assistente de Redação Ludmilla Pazian Estagiária de Redação Thaís Bueno Editora de Arte Mariana Sobral Assistentes de Arte Agatha Sanvidor e Larissa Lapa Departamento Comercial Luciana Bataglia luciana@contento.com.br Jucélia Rezende jucelia@contento.com.br Executivos de Contas Adriana Braga adriana@contento.com.br Diego Cavalcante diego@contento.com.br Assistentes Comerciais Mariana Batista e Juliana Guimarães Marketing e Projetos Luciana Bandeira Analista de Marketing Lyvia Peixoto Departamento de Assinatura SAC (11) 5082 2200 Coordenador de Circulação Cláudio Ricieri Departamento Financeiro Fabíola Rocha e Claudia Simplício Colaboradores da Edição Textos: Adriana Bruno e Egle Leonardi Revisora: Maria Stella Valli Colunista: João Franco de Godoy Filho Impressão Prol Editora Gráfica LTDA. Tiragem 25 mil exemplares Imagem capa Shutterstock APOIO:

E

nquanto alguns setores da economia esperam um resultado pífio em 2012, o mercado de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos (HPC) só tem motivos para comemorar. Os fabricantes de HPC registraram faturamento de R$ 15,4

bilhões no primeiro semestre de 2012, um crescimento de 10,3% sobre o mesmo período do ano passado, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec). De acordo com a entidade, a expectativa é fechar o ano com crescimento real acima de 12%. O mercado de beleza nacional está entre os três maiores do mundo e também é um dos que mais crescem, visto que, em 2011, as vendas ao consumidor avançaram 19%, registrando R$ 86 bilhões. Esse crescimento é ainda mais acentuado em farmácias e drogarias. O segmento de perfumaria no canal farma registrará crescimento, em volume, de 101%, com média anual de 15% nos próximos cinco anos, segundo dados da Federação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias (Febrafar),. Em receita, essa ascensão será de 93%, com média anual de 14%. E serão as classes B e C que sustentarão esse salto nas vendas das categorias de HPC no canal farma. Juntas, elas serão responsáveis por mais de 60% desse incremento. Já que o assunto é crescimento, tem início o melhor período nas vendas do varejo. Durante o verão, além de comprar mais, existe uma tendência maior por parte do consumidor de aumentar o investimento em produtos de alto valor agregado – o que representa, por sua vez, uma grande chance para farmácias e drogarias lucrar mais. A loja, porém, deve estar pronta assim que a demanda pelos produtos da antiga estação começar a cair ou que os itens típicos da próxima estação começarem a ser procurados. Nesta edição da revista HPC Essencial, confira uma reportagem especial sobre como preparar a loja para a nova estação. Saiba que a preparação deve começar três ou quatro meses antes, especialmente no que diz respeito a compras de lançamentos e de reforço de produtos típicos.

Gustavo Franco de Godoy gustavo@contento.com.br Diretor

| 3

Rua Leonardo Nunes, 198, Vila Clementino São Paulo (SP), CEP: 04039-010 11 5082 2200. www.contento.com.br

HPC Essencial

Acompanhe essas e outras dicas e bons negócios.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.