Horário de atendimento na Prefeitura de Guarulhos terá alteração nesta segunda-feira

Fechada para lazer no próximo domingo, avenida Paulo Faccini tem extensa programação de atividades

Horário de atendimento na Prefeitura de Guarulhos terá alteração nesta segunda-feira
Fechada para lazer no próximo domingo, avenida Paulo Faccini tem extensa programação de atividades
Horário de atendimento na Prefeitura de Guarulhos terá alteração nesta segunda-feira
Fechada para lazer no próximo domingo, avenida Paulo Faccini tem extensa programação de atividades
Sabe aquele dia que você subiu a escada, ou foi de elevador, rumo ao seu apartamento, e se deparou com objetos no corredor? Qual foi sua reação? Achou bonito aquele vaso com flores?
Independente do gosto pessoal, a grande questão é saber se
esses elementos podem ou não ficar ali. Por isso, listei quatro orientações importantes que vão evitar dores de cabeça com possíveis multas.
O problema nunca foi, por exemplo, o vaso de flores. Se o condomínio autorizar, a única ordem é que
este objeto não obstrua a passagem nem o acesso aos extintores.
Aos amantes do bom e velho capacho, saiba que não há problema em tê-lo. Caso haja algum desconforto ou polêmica quanto ao item, leve o assunto à assembleia e sugira um modelo padrão.
Agora, pelo amor de Deus, lixo na porta do apartamento não dá. Além de atrapalhar a passagem das pessoas, esteticamente é horripilante e seu odor incomoda, e muito, os vizinhos. Portanto, mantenha as lixeiras no interior da sua unidade. Outras coisas que
normalmente encontramos no hall, e que são proibidas nesta região, são as bicicletas e os móveis. Tudo que atrapalha rotas de fuga em caso de incêndio é proibido ocupar este espaço, ainda que por alguns minutos. Se você deseja ter segurança, bom padrão
estético e convivência agradável entre os vizinhos, basta seguir as regras e ter bom senso.
Conforme estimativa contida em recente relatório das Nações Unidas, a economia mundial precisará criar 600 milhões de postos de trabalho até 2030 para absorver o crescimento do contingente de recursos humanos em todo o planeta. No enfrentamento desse desafio, determinante para ampliar a inclusão social e reduzir os índices de miséria, as micro, pequenas e médias empresas são um fator-chave, pois geram expressivo volume de
empregos. Ainda segundo a ONU, 70% das vagas formais estão atualmente nessas organizações. No Brasil, o índice é superior a 80%. Uma das grandes dificuldades enfrentadas por essas firmas refere-se ao financiamento, principalmente em nações menos desenvolvidas, nas quais 41% delas relatam barreiras quanto ao crédito. É exatamente o que o ocorre em nosso país.
A situação não é diferente no âmbito da indústria
paulista. Dados tabulados pela CNI sobre o perfil da atividade em todos os estados mostram que há 125.232 empresas do setor em São Paulo, das quais 66% são micro (até nove colaboradores), 26,1% são pequenas (de 10 a 49), 6,4% são médias (de 50 a 249) e 1,5% é grande (mais de 250 funcionários). Assim, todo esforço é necessário para seu fomento, conforme defendemos no documento Diretrizes Prioritárias Governo Federal 2023-2026,
Expediente: Diretor de Redação Lima Sobrinho Jornalista Responsavel: Geraldo Alves dos Santos junior MTB 0082571/SP
no qual a FIESP e o CIESP, entidades irmãs, formulam as bases de uma política industrial para o Brasil. Um dos itens é o desenvolvimento produtivo e tecnológico de fornecedores e startups e criação de instrumentos de apoio e fortalecimento das médias, pequenas e micro.
Mais do que reivindicar e propor medidas, estamos realizando ações efetivas, como o seminário que as duas entidades acabam de realizar junto com o
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), com o propósito de discutir as diretrizes e estratégias de financiamento para o desenvolvimento produtivo, a inovação e o acesso das pequenas e médias indústrias. Também firmamos convênio para estreitar a cooperação. Uma das prioridades refere-se às linhas de empréstimos e à realização de rodadas de crédito exclusivas para o segmento.
Em outra frente para o fortaleci -
mento das micro e pequenas indústrias, estamos realizando a Jornada de Transformação Digital,maior programa do gênero no País. Mais de 10 mil empresas já estão participando. As que têm faturamento anual de até R$ 8 milhões recebem, gratuitamente, consultorias e treinamentos do Senai-SP e Sebrae-SP, importante parceiros. O projeto, como já demonstrado na prática nas organizações aderentes, aumenta a produtividade em até 40%.
Além da geração de empregos em larga escala e de sua importância para o crescimento da economia, essas pequenas gigantes da indústria e de todos os setores abrem oportunidades para o empreendedorismo das mulheres e dos jovens. São cada vez mais fundamentais, portanto, para responder às transformações do Brasil e do mundo, bem como contribuir para a inclusão, diversidade e construção de uma sociedade mais próspera, pluralista e democrática.
A Prefeitura de Guarulhos informa que, em virtude dos jogos da seleção brasileira feminina de futebol na Copa do Mundo FIFA 2023, o horário de expediente nas repartições públicas municipais da administração pública direta e indireta, com exceção dos serviços
de saúde e educação, que funcionarão normalmente, terá início às 12h na segunda-feira (24) e às 11h no próximo dia 2 de agosto (quarta-feira).
O decreto que versa sobre o assunto será publicado no Diário Oficial do Município desta sexta-feira (21).
Tanto as aulas na rede municipal e nas creches quanto o atendimento em UBS e centros especializados e as consultas médicas não serão afetados. Por sua vez, a Rede Fácil de Atendimento ao Cidadão somente iniciará o atendimento às 12h.
A Prefeitura de Guarulhos entregou na noite desta quinta-feira (20) 91 novos pontos de iluminação em LED nas avenidas Monte Alegre e Minas Gerais, no bairro Cidade Soberana. Somente na região do Jardim São João o programa Ilumina GRU já implantou 3.169 novos pontos e em toda a cidade já são mais de 30 mil lâmpadas de vapor de sódio trocadas por de LED.
Os novos pontos foram instalados no canteiro central da avenida Monte Alegre, com braços de iluminação voltados para os dois sentidos da via. A implantação foi realizada pela Secretaria de Administrações Regionais (SAR), por meio do Departamento de Iluminação Pública. Na avenida Minas Gerais, além dos novos pontos, foram modernizadas 21 instalações existentes com lâmpadas de LED.
O prefeito Guti, que se recupera de um acidente de moto, participou da entrega remotamente por meio de live que contou com a participação do titular da SAR, Bruno Gersósimo. “Muitos não acreditavam no progra-
ma Ilumina GRU, mas passados quatro meses do início da PPP já atingimos 40% da meta de modernização do nosso parque de iluminação, que hoje conta com 73.073 mil pontos e passará, em 2024, a ter quase 117 mil. A cidade avança em qualidade de iluminação”, disse o chefe do Executivo.
Gersósimo, que vem acompanhando de perto o processo de modernização do sistema por toda a cidade, destacou que a entrega da iluminação no bairro Cidade Soberana era um pleito antigo dos munícipes da região.
“Os moradores solicitavam nova iluminação na avenida Monte Alegre e, com a moderna tecnologia em LED, avançamos em qualidade e segurança para todos”, destacou.
O munícipe Rogério Santana, morador do bairro há 29 anos, agradeceu a chegada da iluminação. “Vai melhorar muito a nossa qualidade de vida e nos proporcionar mais segurança, principalmente para mulheres e idosos”, comentou.
O Consórcio Ilumina GRU é responsável por todas as substituições das lâmpadas de vapor de sódio pelas bem mais econômicas de LED, manutenções, operações, expansões e avanços tecnológicos que porventura surjam ao longo dos próximos 30 anos, período previsto no contrato assinado com a Prefeitura. O documento prevê ainda um sistema de telegestão por meio do qual um eventual defeito no ponto de iluminação será detectado instantaneamente pela Central de Controle Operacional, o que permitirá um reparo imediato por parte da equipe de manutenção que estiver mais próxima do local onde o problema for observado.
Os munícipes que desejam solicitar reparos na iluminação pública de Guarulhos contam com uma central de atendimento que funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Os pedidos devem ser feitos pelo telefone 0800-580-2697.
No ano passado, mais de 74 mil denúncias de crimes envolvendo discurso de ódio pela internet foram encaminhadas para a Central Nacional de Denúncias de Crimes
Cibernéticos da Safernet, organização de defesa dos direitos humanos em ambiente virtual. Esse foi o maior número de denúncias de crimes de discurso de ódio em ambiente virtual já recebidos pela organização desde 2017 e representou aumento de 67,7% em relação a 2021. O levantamento foi divulgado hoje (7) pela Safernet.
Entre os crimes de discurso de ódio, o que mais cresceu foi a xenofobia, que
é o preconceito, a intolerância ou violência contra estrangeiros ou determinado povo. A xenofobia teve aumento de 874% entre 2021 e 2022, com 10.686 denúncias relatadas. Em 2021, foram 1.097 denúncias de xenofobia na internet.
A intolerância religiosa aparece na segunda posição, com crescimento de 456% no período, seguida pela misoginia ou opressão às mulheres, que teve um aumento de 251% entre 2021 e 2022.
Além da xenofobia, da intolerância religiosa e da misoginia, todos os demais crimes relacionados a dis-
curso de ódio na internet (que incluem ainda apologia e incitação a crimes contra a vida, LGBTFobia e racismo) também cresceram. A única exceção foi o neonazismo, que caiu 81,6% em 2022 em relação ao ano anterior. Essa queda, no entan-
Neste domingo (23) parte da avenida Paulo Faccini estará novamente fechada para veículos em um projeto experimental da Prefeitura de Guarulhos para que o espaço se torne rua de lazer. O trecho entre os números 1.691 e 2.003, no sentido bairro, poderá ser ocupado pelo guarulhense das 7h às 17h e contará com uma extensa programação de atividades culturais e de saúde, com atividades físicas.
Das 10h30 às 11h15 os professo -
res do projeto Academia na Praça 60+ estarão na avenida com aulas de alongamento, ginástica localizada, aeróbica e dança recreativa, atividades voltadas para a população da melhor idade.
Além disso, das 9h às 11h e das 14h às 16h o espaço também será tomado por aulas de dança para todos os públicos. Ainda nas atividades voltadas à saúde, às 10h acontece um treino aberto de kickboxing.
to, não significa que o crime venha caindo no país. “A redução significa que boa parte da atividade das células neonazistas no Brasil migrou da web aberta para ambientes mais fechados, como aplicativos de troca de mensagens e fóruns na
E já que a previsão do tempo pro -
deep web", explicou Thiago Tavares, diretor-presidente da Safernet, em nota. No levantamento, a organização observa que as denúncias de crimes de ódio na internet tendem a apresentar maior crescimento em anos de eleição no Brasil. Nos anos seguintes às eleições, eles tendem a apresentar ligeira melhora, mas voltam a crescer em anos eleitorais. Em 2020, por exemplo, quando houve eleições municipais, foram encaminhadas quase 53 mil denúncias de crimes de discurso de ódio na internet, o que representou aumento de 105% em relação a 2019. Já
mete sol durante todo o domingo, quem se aventurar pela avenida também vai encontrar atrações culturais e muita diversão, como o show do cantor mirim Gabriel Nieba, participante do programa Canta Comigo Teen, da TV Record.
As intervenções artísticas contam ainda com a trupe da Circunflexo, companhia circense formada por artistas de rua da cidade, e apresentação do Circo Marambio, voltada para público de todas as
em 2021, ano sem eleições no país, o número caiu para 44 mil denúncias, voltando a crescer em 2022, quando foi atingida a marca de 74 mil denúncias. O cenário vem sendo observado de forma constante desde 2017. A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos recebe denúncias de discurso de ódio e também de maus-tratos contra animais, tráfico de pessoas e de abuso e exploração sexual infantil. As denúncias recebidas são analisadas, checadas e então encaminhadas para as autoridades competentes para que seja iniciada investigação policial.
idades e que mescla artistas tradicionais e da nova geração, palhaços, malabaristas, equilibristas e acrobatas. Para o fechamento da avenida Paulo Faccini, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) vai mobilizar seus agentes de trânsito para realizar a orientação dos motoristas quanto aos desvios que serão implementados. Também serão colocados painéis digitais comunicando sobre o projeto experimental, além de faixas informativas.
Nesta terça-feira (25), às 19h, acontece o lançamento da revista “ Negros que fazem a Diferença", uma homenagem especial para 25 autoridades relevantes em nossa cidade. O evento será no Teatro Padre Bento e a entrada é gratuita.
“A gente precisa mais do que dizer não ao racismo. Dizer sim à igualdade racial. O prêmio é um reconhecimento a essas pessoas e iniciativas que estão atuantes em prol de um mundo mais antirracista e com mais igualdade de oportunidades para todos”, disse Keiko Nabeshima, organi-
zadora do evento e fundadora da ONG Fazendo a Diferença.
Nesta primeira edição a premiação terá a presença ilustre do vice- prefeito de Guarulhos, Professor Jesus, que declarou estar satisfeito com empenho da cidade em valorizar a todos, entre eles, os negros.
"O lançamento da revista me trouxe muito orgulho, mas também me fez relembrar todas as dificuldades que vivi até chegar aqui.
Na qualidade de professor, pai, filho e político negro, tenho trabalhado de forma intensa para a conscientização da
igualdade racial, sobretudo, colocar ainda mais em destaque e contribuir com mais oportunidades pessoas que tanto sofrem por ter a cor da pele com mais melanina" disse.
Professor Jesus parabenizou a iniciativa da idealizadora do evento. "Parabenizo a Keiko Nabeshima, que mostra sua grandeza como ser humano. Ela possui antecedentes asiáticos e defende a causa de que tem diferença em sua cor da pele. Que orgulho. Obrigado, Keiko, por se juntar a nós", comentou.
Para a juíza do TJ-
-SP e diretora de Promoção da Igualdade Racial da AMB, Flávia Martins de Carvalho, a iniciativa mostra que pessoas negras podem ocupar lugares de poder.
“É uma forma de combater o racismo e incentivar outras pessoas negras a buscarem esses espaços. Por meio do exemplo, mostramos que a possibilidade é real”, concluiu.
Além de participações especiais dos homenageados, a festividade contará com uma estrutura especial, trazendo estatuetas do Oscar, tapete vermelho, entre outros detalhes.
Crianças participantes do projeto Férias nos CEUs tiveram a oportunidade de se maravilhar com a magia do mundo do circo com as apresentações que aconteceram na última quarta (19), quinta (20) e nesta sexta-feira (21) no Teatro Adamastor. O encerramento do projeto contou com uma apresentação da Cia. Circo Viver com Arte, um espetáculo cheio de acrobacias, malabarismo, palhaçada e muita diversão.
O espetáculo integrou a programação do projeto Férias nos CEUs e no Cemear, com atividades recreativas e gratuitas para crianças de quatro a 12 anos com o tema Direito de Brincar: Explorar a Imaginação por meio da Linguagem.
O passeio ao teatro envolveu o público infantil dos CEUs Ottawa-Uirapuru, Jardim Cumbica, São Domingos, Presidente Dutra, Jardim Rosa de França, Continental, Paraíso-Alvorada, Parque
São Miguel, Vila São Rafael, Bambi, Pimentas e Bonsucesso, além do Cemear e do Cemea Chico Mendes.
A cada movimento de tirar o fôlego, a plateia ria e se encantava com os truques circenses produzidos com muita habilidade pelos artistas. "Achei muito animada a apresentação, principalmente a parte do palhaço, que era muito engraçado, e gostei muito do malabarismo também", contou Matheus Amaral dos Santos, de 11 anos, aluno da EPG Hamilton Félix de Souza, escola anexa ao CEU Jardim Cumbica.
O projeto Férias nos CEUs contou com uma programação especial para 1.300 crianças de Guarulhos. Foram dez dias de muita alegria e momentos inesquecíveis para os inscritos, que desfrutaram de atividades interativas como oficinas, atrações artísticas, brincadeiras, passeios, além de refeições diárias ao longo do período.
A Polícia Federal (PF) confirmou que prendeu um homem, nessa quinta-feira (20), que teria envolvimento com os atos golpistas de 8 de janeiro, em Bra -
sília. A prisão ocorreu em Campos dos Goytacazes, no norte do estado do Rio de Janeiro, a cerca de 240 quilômetros do Rio. A Polícia Federal não deu mais
detalhes sobre o caso.
A prisão acontece no âmbito da Operação Lesa Pátria, que investiga golpistas - incluindo financiadores – que participaram de ataques
terroristas do começo do ano, quando o Palácio do Planalto, o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal foram invadidos e depredados.
Até o fim do mês passado, a Lesa Pátria, que tem caráter permanente, tinha cumprido 68 mandados de prisão, 206 de busca e apreensão e instaurado 17 inquéritos.
Segundo a PF, os fatos investigados pela operação constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Esta-
do, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido.
A PF disponibiliza o e-
-mail denuncia8janeiro@pf.gov.br para receber informações sobre a identificação de pessoas que participaram, financiaram ou fomentaram os atos golpistas.
Com 41 anos, formado em Marketing e Ciências Políticas, o empresário Valber Mendes é o novo Presidente do Podemos em Guarulhos. Possuidor de um perfil discreto, atuante nos bastidores e bem relacionado, Mendes irá presidir o Partido do Dep. Federal e Presidente Estadual, Rodrigo Gambale e da Dep. Federal e Presidente Nacional Renata Abreu. A indicação do vice _prefeito Jesus, foi determinante para a escolha.