
3 minute read
Fechada para lazer no próximo domingo, avenida Paulo Faccini tem extensa programação de atividades Denúncias de crimes na internet com discurso de ódio crescem em 2022
No ano passado, mais de 74 mil denúncias de crimes envolvendo discurso de ódio pela internet foram encaminhadas para a Central Nacional de Denúncias de Crimes
Cibernéticos da Safernet, organização de defesa dos direitos humanos em ambiente virtual. Esse foi o maior número de denúncias de crimes de discurso de ódio em ambiente virtual já recebidos pela organização desde 2017 e representou aumento de 67,7% em relação a 2021. O levantamento foi divulgado hoje (7) pela Safernet.
Advertisement
Entre os crimes de discurso de ódio, o que mais cresceu foi a xenofobia, que é o preconceito, a intolerância ou violência contra estrangeiros ou determinado povo. A xenofobia teve aumento de 874% entre 2021 e 2022, com 10.686 denúncias relatadas. Em 2021, foram 1.097 denúncias de xenofobia na internet.
A intolerância religiosa aparece na segunda posição, com crescimento de 456% no período, seguida pela misoginia ou opressão às mulheres, que teve um aumento de 251% entre 2021 e 2022.
Além da xenofobia, da intolerância religiosa e da misoginia, todos os demais crimes relacionados a dis- curso de ódio na internet (que incluem ainda apologia e incitação a crimes contra a vida, LGBTFobia e racismo) também cresceram. A única exceção foi o neonazismo, que caiu 81,6% em 2022 em relação ao ano anterior. Essa queda, no entan-
Neste domingo (23) parte da avenida Paulo Faccini estará novamente fechada para veículos em um projeto experimental da Prefeitura de Guarulhos para que o espaço se torne rua de lazer. O trecho entre os números 1.691 e 2.003, no sentido bairro, poderá ser ocupado pelo guarulhense das 7h às 17h e contará com uma extensa programação de atividades culturais e de saúde, com atividades físicas.
Das 10h30 às 11h15 os professo - res do projeto Academia na Praça 60+ estarão na avenida com aulas de alongamento, ginástica localizada, aeróbica e dança recreativa, atividades voltadas para a população da melhor idade. to, não significa que o crime venha caindo no país. “A redução significa que boa parte da atividade das células neonazistas no Brasil migrou da web aberta para ambientes mais fechados, como aplicativos de troca de mensagens e fóruns na
Além disso, das 9h às 11h e das 14h às 16h o espaço também será tomado por aulas de dança para todos os públicos. Ainda nas atividades voltadas à saúde, às 10h acontece um treino aberto de kickboxing.
E já que a previsão do tempo pro - deep web", explicou Thiago Tavares, diretor-presidente da Safernet, em nota. No levantamento, a organização observa que as denúncias de crimes de ódio na internet tendem a apresentar maior crescimento em anos de eleição no Brasil. Nos anos seguintes às eleições, eles tendem a apresentar ligeira melhora, mas voltam a crescer em anos eleitorais. Em 2020, por exemplo, quando houve eleições municipais, foram encaminhadas quase 53 mil denúncias de crimes de discurso de ódio na internet, o que representou aumento de 105% em relação a 2019. Já mete sol durante todo o domingo, quem se aventurar pela avenida também vai encontrar atrações culturais e muita diversão, como o show do cantor mirim Gabriel Nieba, participante do programa Canta Comigo Teen, da TV Record.
As intervenções artísticas contam ainda com a trupe da Circunflexo, companhia circense formada por artistas de rua da cidade, e apresentação do Circo Marambio, voltada para público de todas as em 2021, ano sem eleições no país, o número caiu para 44 mil denúncias, voltando a crescer em 2022, quando foi atingida a marca de 74 mil denúncias. O cenário vem sendo observado de forma constante desde 2017. A Central Nacional de Denúncias de Crimes Cibernéticos recebe denúncias de discurso de ódio e também de maus-tratos contra animais, tráfico de pessoas e de abuso e exploração sexual infantil. As denúncias recebidas são analisadas, checadas e então encaminhadas para as autoridades competentes para que seja iniciada investigação policial. idades e que mescla artistas tradicionais e da nova geração, palhaços, malabaristas, equilibristas e acrobatas. Para o fechamento da avenida Paulo Faccini, a Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana (STMU) vai mobilizar seus agentes de trânsito para realizar a orientação dos motoristas quanto aos desvios que serão implementados. Também serão colocados painéis digitais comunicando sobre o projeto experimental, além de faixas informativas.
