Confira a edição desta semana do Jornal Guarulhos em Destaque

Page 1


Prefeitura de Guarulhos orienta sobre prevenção à leptospirose durante o período de chuvas

Página 3

www.guarulhosemdestaque.com.br

Sessão da Câmara de Guarulhos de segunda-feira tem 15 itens na Ordem do Dia

Página 2

Venda proibida

O presidente da Câmara de Guarulhos, vereador Martello (Republicanos), convocou sessão Ordinária para segunda-feira (17/02) para discutir e votar 15 projetos listados na Ordem do Dia e deliberar 207 itens no Grande Expediente. Os vereadores devem aprovar, em segundo turno, o PL 114/2024, que visa denominar de Rua Sebastiana do Carmo da Silva, a atual Rua Cinco, localizada no Bairro Jardim Nova Cidade, de autoria do vereador André Alves (DC).

A pauta reúne nove Projetos de Lei, um de Resolução e quatro Decretos Legisla-

tivos. Entre as proposituras em primeira discussão, destaque para o PL 3216/2021 sobre Programa Municipal de Atenção à Saúde Mental das vítimas da Covid-19 e seus familiares, de autoria do vereador Martello e PL 6035/2013 sobre a obrigatoriedade de todos os estabelecimentos que comercializam bebidas alcoólicas, manter em local visível, placas informando os telefones das cooperativas de táxi do município, do vereador Lamé (PCdoB).

No primeiro turno de discussão estão também a Fusão dos Projetos 1204/2020 e

Sessão da Câmara de Guarulhos de segunda-feira tem 15 itens na Ordem do Dia

2400/2021 sobre a comunicação pelos condomínios residenciais aos órgãos de segurança pública, a ocorrência ou indícios de violência doméstica e familiar contra mulher, criança, adolescente ou idoso, em seus interiores, de autoria da vereadora Janete Rocha Pietá (Rede) e da ex-vereadora Carol Ribeiro (PMDB) e o PL 756/2019 sobre a obrigatoriedade de profissional de psicologia nas escolas do município, do vereador Marcelo Seminaldo (PT).

A pauta contempla ainda os seguintes projetos: PL 490/2022 sobre dispensa dos

motoristas cadastrados junto às empresas gestoras de sistemas por aplicativos – EGSA´S do pagamento de tarifa da zona azul, pelo período de 30 minutos por dia, do vereador Edmilson (PSOL); PL 56/2024, que altera a Lei Municipal nº 7.839/2020 sobre horário de

circulação de animais em condomínio e PL 1642/2021 "Fica o agressor de animais obrigado a arcar com as despesas veterinárias decorrentes dos maus-tratos", ambos do vereador Geleia Protetor (PSD); PL 2268/2023, que altera a Lei nº 7.470/2016, para fazer constar

o Dia do Combate e Prevenção ao Câncer Infantojuvenil, a ser celebrado todo dia 15 de fevereiro, do vereador Rafael Acosta (PSB); PL 2398/2022 que altera a Lei nº 7.470/2016, para fazer constar o Dia da Cultura Geek, da vereadora Karina Soltur (PSD). Por fim ainda poderão ser votados quatro Decretos Legislativos e um Projeto de Resolução na Ordem do Dia. No Grande Expediente, foram relacionados 207 itens entre Requerimentos, Projetos de Lei, Projetos de Resolução e Emendas à Lei Orgânica que precisam ser deliberados

Expediente:
Diretor de Redação Lima Sobrinho
Jornalista Responsavel: Geraldo Alves dos Santos junior
Danilo Sanches

A Prefeitura de Guarulhos informa que, por irregularidades na licitação assinada pela gestão anterior, não haverá entrega de uniforme escolar para os alunos da rede municipal de ensino.

O processo de aquisição dos uniformes escolares para 2025 foi aberto pela administração anterior fora do prazo mínimo necessário. Licitações desse porte costumam tramitar entre quatro e seis meses até a conclusão. Ou seja, pela má condução do processo licitatório no ano passado, não houve

tempo hábil para receber os uniformes e distribui-los aos alunos.

Soma-se à licitação tardia a sequência de irregularidades no processo, que hoje encontra-se suspenso pelo Tribunal de Contas, com prejuízo no retorno às aulas dos 115 mil estudantes das instituições de ensino de Guarulhos.

A atual administração da Prefeitura também se deparou com uma dívida de aproximadamente R$ 50 milhões da antiga gestão referentes à compra do vestuário para os alu-

Entrega de uniformes para alunos da rede municipal de ensino está seriamente comprometida

nos em 2024.

Embora a atual administração da Prefeitura tenha se empenhado diuturnamente para entregar os uniformes aos 115 mil alunos, que somam cerca de 1 milhão de peças, não há tempo hábil para a conclusão do processo de produção das peças e, infelizmente, a irresponsabilidade, as dívidas e impugnações judiciais impedirão a distribuição.

Desde o início da atual gestão, em 1º de janeiro, a Prefeitura tem mobilizado esforços e atuado dia e noite para assegurar

a aquisição, confecção e distribuição dos uniformes aos alunos da rede municipal de ensino.

Em um prazo de 10 dias, a Prefeitura iniciará a distribuição do material escolar e o processo licitatório para as aquisições de 2026, para garantir que todos os estudantes tenham uniforme e material novos a partir do primeiro dia de aula.

A Prefeitura de Guarulhos seguirá atuando para regularizar a situação e oferecer o melhor cuidado aos alunos da rede municipal de ensino.

Prefeitura de Guarulhos orienta sobre prevenção à leptospirose durante o período de chuvas

As enchentes registradas em Guarulhos nos últimos dias não causaram apenas prejuízos materiais, mas também acenderam um alerta sobre o risco da leptospirose. Causada pela bactéria Leptospira e transmitida pelo contato com água ou lama contaminada pela urina de roedores, a doença pode evoluir a complicações graves. Em 2024 o município registrou 13 casos confirmados, com dois óbitos. Já em 2025, até o momento, três casos foram confirmados, também resultando em duas mortes. Para evitar novas infecções a Prefeitura de Guarulhos reforça a importância da prevenção.

Entre as principais recomendações estão não nadar, tomar banho ou beber água doce de fonte que possa estar contaminada pela água da inundação ou pela urina de animais, se possível cobrir cortes ou arranhões com bandagens à prova d´água, se precisar ficar na água utilizar botas e luvas para reduzir o contato com a água contaminada e tratar a água antes do consumo, fervendo ou utilizando hipoclorito

de sódio.

Os principais sintomas da leptospirose incluem febre alta de início súbito, dor de cabeça, dores musculares (especialmente na panturrilha), náuseas, vômitos e cansaço. Em casos mais graves podem ocorrer complicações como sangramentos e insuficiência renal. Como os sinais podem ser semelhantes aos de outras doenças, o diagnóstico precoce é fundamental para evitar complicações. Os sintomas podem aparecer de um a 30 dias após o contato, sendo mais frequentes entre sete e 14 dias.

A Secretaria da Saúde orienta que, ao apresentar sintomas compatíveis, a pessoa procure imediatamente uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para avaliação

médica. O diagnóstico é feito por exames de sangue específicos e o tratamento pode incluir antibióticos e medidas de suporte.

Outras ações importantes para evitar a doença incluem lavar as mãos com água tratada antes de manipular alimentos, desinfetar objetos e superfícies após enchentes utilizando uma solução de água sanitária (um litro para cada cinco litros de água) e entrar em contato com o Centro de Controle de Zoonoses pelo telefone 2436-3666 caso haja avistamento de roedores.

Mais informações podem ser obtidas na “Nota informativa: Recomendações e Orientações para o Período Sazonal da Leptospirose”, disponível no site da Prefeitura: www.guarulhos.

Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.