
2 minute read
Ser+Cultura voltou a animar Centro Histórico de Sernancelhe
Sernancelhe realizou, entre os dias 6 e 8 de julho, a nona edição do festival Ser+Cultura, um evento que tem como objetivo dinamizar o Centro Histórico da vila com recurso à cultura. O cartaz contou com uma oferta diversificada de espetáculos, sete palcos em constante movimento e centenas de artistas. Música, teatro, exposições, lliteratura, multimédia, desporto, gastronomia, street art e tasquinhas, um pouco de tudo para responder aos mais diversos gostos dos milhares de visitantes que passaram por Sernancelhe ao longo dos três dias do evento.
A cerimónia de abertura do certame aconteceu no Auditório Municipal e contou com a atuação da pianista Luso-japonesa Yuki Rodrigues, com raízes no concelho, e que regressou aos palcos após uma longa paragem devido a uma lesão.
Advertisement
“É maravilhoso estar aqui, mas há também um certo nervosismo porque é a primeira vez que a minha família de cá me vê em palco o que tornou este momento ainda mais especial.
Depois de 18 anos de interrupção devido a uma lesão estou muito feliz por marcar o meu regresso com esta presença em Sernancelhe, foi um grande privilégio”.
Yuki Rodrigues sublinha ainda a importância da aposta na cultura fora dos grandes centros tornando-a ainda mais democrática.

“Acho extraordinário este evento, tem um dinamismo fantástico e o Centro Histórico ganha muita animação. É um espaço muito bem conservado e eu admiro esse trabalho que tem sido feito. É um exemplo para o país, Portugal é muito mais que Lisboa e Porto e é necessário promover a cultura em cidades e vilas mais pequenas como é o caso de Sernancelhe. Acho que é uma iniciativa que todos devemos aplaudir".
Para o vereador da cultura da autarquia sernancelhense, Armando Mateus, o balanço final é de "sucesso absoluto", justificado pelas "cerca de 10 mil pes- soas" que passaram pelo evento.

“Esta nona edição teve o mesmo propósito das anteriores, dar dinâmica e vida ao Centro Histórico de Sernancelhe, a toda a área comercial, hotelaria e restauração, conjugando neste espaço a arte a literatura, o teatro e a música que ao longo de três dias, mais uma vez trouxeram a este espaço três noites de muita animação e alegria”.
Armando Mateus destaca ainda a ligação que o evento teve este ano à Cidade Europeia do Vinho, "uma novidade muito satisfatória para os participantes, contrariamente àquilo que imaginávamos porque são noites de verão que por norma se opta por bebidas mais frescas. Contudo mais uma vez os vinhos vieram mostrar que se adequam perfeitamente com este tipo de noite, foi um sucesso autêntico".

Para o vereador, “o Ser+Cultura ganhou a sua identidade, uma identidade visual, com carácter. Aos artistas também lhes é permitida a criatividade e imaginação para criarem neste espaço as suas instalações e os momentos musicais são sempre muito variados nos diferentes sete palcos para que cada um possa escolher o tipo de música que mais lhe agrada. É um evento que nos permite ser nós próprios, é um evento que criou essa possibilidade de escolher estarmos bem connosco mesmo”.
Englobados no programa do Ser+Cultura estiveram também outros eventos como o Távora Cup, com mais de 600 atletas jovens a integrarem este torneio, ou o passeio Douro On2Wheels com mais de 500 motas a partirem de Sernancelhe para um passeio de dois dias pelo território da CIM Douro. ○



ENGENHARIA INFORMÁTICA E TELECOMUNICAÇÕES
GESTÃO E INFORMÁTICA
GESTÃO COMERCIAL
GESTÃO TURÍSTICA, CULTURAL E PATRIMONIAL
SECRETARIADO DE ADMINISTRAÇÃO
SERVIÇO SOCIAL (LABORAL E PÓS-LABORAL)


