
4 minute read
Gala marca término da atividade corpo são em mente sã
cumprido e é uma honra ter-vos aqui connosco. Obrigada a todos pela dedicação e empenho.” trega de prémios no pódio, com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Martinho Gonçalves, do Vereador António Araújo, do Presidente da Junta de Freguesia de Sabrosa, João Veiga, da Diretora do Centro Humanitário de Sabrosa da Cruz Vermelha Portuguesa, Carla Mota e de um dos principais fundadores da Associação Regional de Ciclismo de Vila Real, Basílio Angélico, homenageado nesta 3.ª Edição.
Na entrega de prémios o Vice-presidente da Câmara Municipal, Martinho Gonçalves, parabenizou todos os atletas e participantes que se desafiaram nos percursos deste território que “tem tanto de mágico como de duro” e deixou uma palavra de reconhecimento à organização do evento bem como a todas as entidades envolvidas no mesmo. Realçou ainda que “o município de Sabrosa está empenhado em fomentar o desporto nas suas várias vertentes” demonstrando que “a prática de exercício é essencial não só para a saúde física como para a saúde mental”.
Advertisement
O 3.º BTT Pelo Reino Maravilhoso foi organizado pelo município de Sabrosa, pela ARCVR –Associação Regional de Ciclismo de Vila Real e pela AllBikeExperience, contando com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Sabrosa e Provesende, Centro Humanitário de Sabrosa da CVP, GNR e Juntas de Freguesia do concelho. ○
Última fase da obra de Celeirós do Douro já arrancou
A Gala Final, que marcou o término da atividade Corpo São em Mente Sã, foi composta por apresentações da população sénior de várias freguesias do nosso concelho e de IPSS´S que, com uma regularidade semanal, usufruíram de sessões de estimulação cognitiva, desporto adaptado, animação cultural e educação social.
O espetáculo iniciou com a sessão de abertura pela Presidente da Câmara Municipal de Sabrosa, Helena Lapa, que deu as boas-vindas a todos os presentes e referiu que esta “onda humana aqui hoje presente representa muita da vitalidade e energia que os nossos séniores têm e, sobretudo, representa todas as referências que temos para nos dar força para continuar a construir o futuro. Quero também dizer-vos que queremos que esta gala de encerramento não signifique o fim deste projeto e que seja marcada por aquilo que poderá ser um novo começo, uma vez que a Câmara Municipal já está a estudar a possibilidade de dar continuidade a estas atividades que têm sido feitas em todas as localidades do concelho e que são tão necessárias. Deixo ainda uma palavra de apreço à equipa do CLDS 4G Sabrosa, que tem feito um trabalho fantástico e dado o seu melhor para levar a cabo as atividades programadas, com um incrível espírito de camaradagem, partilha e cumplicidade.”
Ainda na abertura da gala, a Coordenadora do CLDS 4G Sabrosa, Filipa Mourão, aproveitou o momento para referir que “todos estamos preparados para o início de um projeto, mas ninguém nos prepara para o fim do mesmo. Quando preparávamos o plano de ação, em 2019, nada nos preparava para o que aí vinha. A candidatura foi aprovada em plena pandemia, em junho de 2020 e foi num contexto marcado pelas fortes restrições que demos início ao CLDS 4G Sabrosa. Tudo o que foi planeado teve de ser adaptado à nova realidade, mas sinto que o dever foi
De seguida o certame teve continuidade com as apresentações da Associação Centro de Dia São Pedro de Celeirós do Douro, de Covas do Douro, de Souto Maior, de Torre do Pinhão, da Associação Miguel Torga, de São Lourenço de Ribapinhão, de Parada de Pinhão, de Garganta, da Fundação Patronato de Santo António, de São Martinho de Anta e da Academia Sénior de Sabrosa, onde não faltou música, dança, representação e acima de tudo união e alegria.
Depois de um almoço convívio, oferecido pela entidade promotora do CLDS 4G Sabrosa, a APPACDM de Sabrosa, as surpresas continuaram com a apresentação do projeto “Cartas ao Jovem que Fui” por Catarina Raminhos, envolvida na oficina de escrita criativa que contou com a participação de 20 idosos que escreveram cartas dirigidas aos jovens que foram, que resultou numa exposição criada para a gala final.
Depois da visita à exposição a festa teve continuidade pela tarde fora com o projeto “Envelhecimento ativo com Augusto Canário”, que veio abrilhantar a festa de todos os presentes.
A gala final contou com a colaboração da empresa Brain e da Associação Douro XXI e com a presença dos representantes das diferentes IPSS’s e Associações com intervenção junto da população idosa, representantes das diferentes Juntas de Freguesia do Concelho e Executivo Municipal. ○

A última fase da obra “Mobilidade urbana sustentável - interface da aldeia vinhateira de Celeirós do Douro” já arrancou, com duração prevista de 150 dias, e com um investimento total previsto, assumido exclusivamente pela Câmara Municipal de Sabrosa, de trezentos e sessenta e sete mil, trezentos e cinquenta e cinco euros (367.355,00 €).
Os trabalhos agora iniciados contemplam a regularização do arruamento, através do revestimento do piso com cubos e lajes de granito, conferindo-lhe simultaneamente melhores condições de mobilidade sobretudo na redefinição das áreas pedonais e de paragem para autocarros, táxis, libertando o aglomerado antigo de parte do tráfego e aumentando a mobilidade na aldeia. Com esta intervenção, pretende-se ainda salvaguardar uma imagem global do conjunto urbano da aldeia e, nesse sentido, o projeto recorre a materiais idênticos aos preexistentes, acrescentando agora alguns pormenores de ordem paisagística e mobiliário urbano necessário à fruição do espaço público, bem como aparcamento para bicicletas e abrigo de passageiros.
É de recordar que esta obra contempla três fases de intervenção. Na primeira, já concluída e da responsabilidade da ADIN – Águas do Interior Norte, foi feita a substituição da rede de abastecimento de águas.
A segunda fase, também já terminada e da responsabilidade da Câmara Municipal de Sabrosa, consistiu na criação de infraestruturas de água pluviais, eletricidade, iluminação pública e telecomunicações, com um investimento total de cento e quarenta mil, setecentos e cinquenta e seis euros (140.756.00€).
O Município de Sabrosa pede, desde já, a compreensão de toda a população por eventuais constrangimentos, uma vez que, no decurso da obra poderão existir condicionamentos de trânsito na via principal do aglomerado da Freguesia de Celeirós do Douro. ○
