1 minute read

Praia Fluvial da Barragem de Vilar acolhe Convívio Sénior

Foi em ambiente de muita familiaridade que decorreu mais um Convívio Sénior promovido pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira, no âmbito da Rede Social. O evento realizou-se no dia 28 de junho, pela primeira vez na Barragem de Vilar, e contou com uma novidade ao juntar os utentes de várias Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho com os munícipes maiores de 65 anos que se inscreveram atempadamente. No total estiveram presentes na ‘festa’ cerca de 375 pessoas.

“Este é um dia em que partilhamos muitas alegrias e emoções com a nossa comunidade mais sénior, que tem maior experiência de vida e maior potencial de conhecimento pragmático sobre os acontecimentos da vida de todos”, afirma o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo.

Advertisement

Atleta da modalidade de Tricicleta da Associação Mover Viseu, André Pinto foi convocado pela selecionadora nacional a participar no Frame Running Development Camp & CPISRA Internacional Cup, que vai realizar-se de 19 a 26 deste mês julho, em Frederiksberg, na Dinamarca.

O triciclista, de 39 anos, mora em São Cosmado, concelho de Armamar, e é utente da Artenave, em Moimenta da Beira, onde frequenta o Centro de Atividades Ocupacionais daquela instituição que trabalha, há décadas, na promoção social da população, através de atividades de reabilitação social, de inserção profissional e emprego dos mais vulneráveis. André Pinto treina nas pistas do Estádio Municipal de Moimenta da Beira e já conquistou uma medalha de ouro, em 2019.

A seleção portuguesa vai ser representada, na Dinamarca, por cinco atletas, Ana Couto, da APC Lisboa; Samuel Omoruyi, do Centro João Paulo II; João Lomar, da APPC Porto; Sandra Semedo, da APC Coimbra; André Pinto da Associação Mover Viseu e os seus respetivos acompanhantes desportivos. ○

A Fundação Aquilino Ribeiro (FAR), sediada em Soutosa, Moimenta da Beira, recebeu o Grau de Comendador, conferido pela Confraria de Saberes e Sabores da Beira “Grão Vasco”, pelas provas dadas em prol da defesa, preservação e valorização da identidade cultural beirã.

A entrega da honra decorreu no dia 1 de julho, nos Claustros da Sé Catedral de Viseu, durante o XI Capítulo Geral de Entronização, onde outras instituições e personalidades foram igualmente distinguidas. Foi o Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, Paulo Figueiredo, que detém atualmente a Presidência rotativa do Conselho de Administração da FAR, que recebeu o título conferido pela Confraria. Tudo no ano em que se evoca, muito justamente, os 60 anos da morte do escritor das Terras do Demo, e também os 110 anos da estreia literária de mestre Aquilino Ribeiro, com a publicação do livro Jardim das Tormentas (1913).

This article is from: