
2 minute read
Mesão Frio com zonas de lazer e de interesse turístico renovadas
Quem por esta época visitar Mesão Frio, irá surpreender-se com o conjunto de obras recentemente levadas a cabo pelo Município nos espaços de lazer mais emblemáticos da Vila.
A porta de entrada da Região Demarcada do Douro passa agora a oferecer novas condições para a prática desportiva de lazer e novos espaços verdes recreativos. Para além disso, foram criados e melhorados os acessos, a circulação e o estacionamento, intervenções que são um cartão de visita para os veraneantes desfrutarem de uma época balnear em pleno. ○
Advertisement
Espaço Desportivo com PingPong, Teqball e aparelho de treino

Rio Teixeira com equipamentos de manutenção física
Através dos seus recursos humanos e de meios financeiros exclusivamente próprios, a Câmara Municipal de Mesão Frio deu continuidade ao melhoramento da Zona Fluvial do Rio Teixeira em complemento às obras de reabilitação urbana que ocorreram naquele local e na sua área envolvente. Para pleno usufruto do Rio recuperados e ornamentados, bem como a sua envolvente, complementando assim a oferta de bons acessos à margem do rio, onde poderão ser realizadas caminhadas ou passeios.

Teixeira e para tornar a área mais aprazível, foi semeado um novo relvado junto ao plano de água e efetuada uma limpeza do leito do rio. Foram ainda instalados três equipamentos de manutenção física, reparados vários espaços ajardinados e criada uma nova cerca de segurança junto à estrada que circunda a área.
O local foi tornado mais amplo, tendo sido melhorados aspetos como a mobilidade pedonal, a circulação e o enquadramento paisagístico. Foram ainda plantados árvores e arbustos em vários pontos e criadas vedações em metal, recorrendo a uma espécie de guarda verde viva que contribui para a circulação e segurança de pessoas.
Junto ao arruamento lateral foi plantada uma linha de árvores, bem como na margem inferior, na envolvente e noutros pontos sensíveis. Nas zonas de circulação foi efetuada a limpeza dos terrenos, foram criados degraus em madeira e colocado um revestimento de brita em diversos taludes, oferecendo melhor acessibilidade e facilidade de manutenção.
O investimento total desta recuperação foi de 129.747,00 euros, cofinanciado em 85% pelo FEDER e âmbito da Reabilitação Urbana.
Acesso ao Rio Teixeira reabilitado e com maior segurança
Também a obra de reabilitação de acesso ao Rio Teixeira e zona envolvente passa a oferecer melhores condições de circulação e de lazer já nesta época estival. A intervenção incidiu, sobretudo, na reabilitação, na reestruturação e reorganização do acesso viário e do estacionamento automóvel, oferecendo maior segurança aos peões, especialmente a crianças e idosos.
Os lugares de estacionamento junto à Zona Fluvial do Rio Teixeira foram reorganizados e contemplam agora um lugar exclusivo para pessoas com mobilidade condicionada. Foi ainda instalada uma pérgula metálica com o intuito de criar uma sombra com vegetação leve e natural como cobertura.
Para maior segurança do percurso, a via pública foi repavimentada servindo de complemento ao acesso viário e pedonal. Foi criada uma área central, com pavimento em granito e de acesso restrito a viaturas. Em espaço definido para o efeito, foram também criados estacionamentos e montadas estruturas para estacionamento de motociclos e bicicletas.
Esta obra de reabilitação teve o investimento total de 174.293,52 euros, cofinanciado a 85% pelo FEDER, no âmbito do Programa de Reabilitação Urbana.
Zona do Interface está mais convidativa
A zona de lazer onde está inserido o interface de transportes foi recuperada e embelezada. A intervenção incidiu, sobretudo nos espaços verdes e nas vedações, assim como na instalação de rega automática. Os taludes e patamares foram