2 minute read

Agenda

Cultural de julho

O mês de julho traz com ele muito calor, mas também vem acompanhado de muita música e animação.

Advertisement

O evento Verão em Carrazeda regressa para animar as noites na Praça do Município, de 21 a 30 de julho as noites têm outro som. E é claro que não faltará durante estas noites as barraquinhas dos produtos regionais e as atividades para os mais pequenos.

Dia 21 na abertura do Verão em Carrazeda atua o grupo Uxu Kalhos, grupo folk português que, segundo dizem, “as acuações são vibrantes e inesquecíveis”. Inserido no evento está uma vez mais o Festival de Percussão Tum Tá Tum Tum que vai por as principais artérias e praças da vila a ribombar com o ritmo dos seus tambores. E para encerrar o evento nada melhor que os artistas da casa, com a atuação das várias Turmas da Escola Municipal de Dança no dia 30 de julho.

O festival Douro Jam regres- sa a Carrazeda de Ansiães para a sua VI Edição, no sábado, 15 de julho, na Fonte das Sereias.

E traz no seu cartaz, The Black Owl, Badtrip, Mike Vhiles, The Quartet of Woah eStones Of Babylon com entrada e o campismo são gratuitos.

Vale lembrar que decorre até ao 31 de agosto a Exposição Fotográfica sobre a Biodiversidade do Vale do Tua disponível no CITICA, que pretende salientar os valores naturais nela contidos (fauna e flora) assim como as principais ameaças que as espécies e habitats enfrentam.

É este tesouro que convidamos a conhecer, usufruir e cuidar, para que, tal como Miguel Torga viva também a natureza integrado nela.

Além destas atividades e eventos é de relembrar que com o mês de julho chegam as tão aguardadas festas de verão pelas aldeias do concelho, onde o convívio, o reencontro, o pagão e o religioso se unem numa simbiose única, só possível nesta altura do ano. ○

Isabel Ferreira, Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional esteve presente no dia 24 de junho, em Carrazeda de Ansiães para a inauguração do novo espaço verde da vila, uma extensão da Praça dos Combatentes.

A obra agora inaugurada diz respeito ao arranjo urbanístico entre as ruas Dr. João José de Freitas e Justiniano Ferraz Araújo e Costa, este novo espaço no centro da vila pretende dotar o local existente de diversas valências nomeada- mente lúdicas, culturais e de lazer. O investimento global nesta requalificação ronda os 493.000,00€ cofinanciados pelos fundos de investimento Feder, Norte2020 e Portugal2020.

São cerca de 5000m2 que estão agora ao dispor para utilização e consistem numa grande aposta no que toca à melhoria do meio ambiente de proporcionar aos munícipes espaços para atividades lúdicas.

Durante a inauguração houve ainda tempo para momentos musicais e artísticos proporcionados pela Banda Filarmónica Vilarinhense e pela Escola Municipal de Dança, foi ainda depositada uma coroa de flores pelo Presidente da Câmara e da Secretária de Estado no monumento Evocativo aos Combatentes das Grandes Guerras.

Está nova praça é um prolongamento da Praça dos Combatentes e é da autoria da arquiteta Eunice Pereira, idealista também de uma outra obra inaugurada este ano, o Jardim de Santa Águeda.

This article is from: