4 minute read

Um mergulho nas praias do Douro

Penedono

Medieval mobiliza milhares de pessoas

Advertisement

Pág. 8

Foz Côa

“O Côa Culto é no nosso entender uma verdadeira medida de coesão territorial na área da cultura”

Pág. 13

S. J. da Pesqueira

Glamour marca Gala da EsproDouro

Pág. 22

Ser + Cultura “ Um sucesso

Armando Mateus

Págs.4 a 6

ESPECIAL NO CAMINHO DOS VINHOS DO TÁVORA-VAROSA

OVivaDouro faz-se à estrada pelos caminhos da região Távora-Varosa para lhe dar a conhecer alguns dos melhores néctares desta região vinícola. Apostada essencialmente na produção de espumantes, os vinhos tranquilos têm vindo a crescer de produção. Acompanhe-nos nesta viagem e fique a conhecer produtores e vinhos desta região. Pág 37

Pág. 30

Editorial

SUMÁRIO:

Destaque

Páginas 4 a 6

Alerte para o que está bem e denuncie o que está mal. Envie-nos as suas fotos para geral@vivadouro.org

Economista e Prof. Adjunto da ESTG.IPPPT Grupo Vivacidade, Administrador

Estimados Leitores,

As repercussões da edição do mês passado têm sido extraordinárias.

A entrevista, em exclusivo, que o Sr. Presidente da Républica nos concedeu é um momento muito alto na nossa história, pois basta fazer uma pesquisa no google para perceber que tal distinção na imprensa não nacional é muita rara.

A equipa do nosso jornal está mais uma vez de parabéns, pois conseguiu aquilo que poderíamos designar como uma verdadeira lança em África, pois o Sr. Presidente da República acabou por nos fazer uma entrevista de fundo, com muito conteúdo inédito e com uma abordagem profunda aos temas mais prementes da nossa Républica. Todos os que têm contribuído para a elaboração de um jornal de qualidade, positivo e construtivo estão de parabéns, pois procurando sempre respeitar os princípios que nos regem desde o primeiro dia — e que podemos sintetizar no nosso lema, inspirado no lema do Manchester's Guardian, de 5 de Maio de 1821: "factos são factos, mas a opinião é livre" fizeram mais um grande marco na história do nosso periódico.

Não é por acaso. É porque os profissionais que todos os dias contribuem para os nossos jornais o fazem com total profissionalismo, competência e zelo. E é isso que vemos em cada uma das nossas edições.

Há muitos anos que não escrevo um editorial sobre o próprio jornal. Escrevo-o hoje porque acho que atingimos um marco histórico e porque cada um dos telefonemas, SMS, mensagens, etc. que recebi e que os nossos dirigentes e jornalistas receberam a dar-nos os parabéns, por esta edição histórica, devem ser para cada um e para todos os que contribuem para o desenvolvimento e a melhoria do nosso jornal.

Porque são as pessoas que fazem a diferença. ○

Pr Xima Edi O

São João da Pesqueira

Páginas 7 e 22

Penedono Página 8

Carrazeda de Ansiães Página 9

Mesão Frio Página 10

Freixo de Espada à Cinta

Página 11

Alijó Páginas 12 e 34

Vila Nova de Foz Côa

Página 13

Santa Marta de Penaguião

Página 14

Armamar

Página 15

Torre do Moncorvo

Páginas 16 e 32

Moimenta da Beira

Páginas 18 e 27

Sabrosa Página 19

Entrevista

Páginas 20 e 21

Vila Real

Página 24

Peso da Régua

Página 26

Sernancelhe

Página 30

VISITE-NOS NAS NOSSAS REDES SOCIAIS: www.vivadouro.org www.facebook.com/jornalvivadouro www.instagram.com/vivadouro www. twitter.com/vivadouro

Viagens no Comboio Histórico estão de regresso com novidades. Para além das habituais duas viagens ao fim de semana, o comboio fará também uma viagem à quarta-feira.

Positivo Negativo

Apesar das diversas campanhas de sensibilização há ainda quem deixe entulho nas bermas das estradas da região, uma situação que prejudica o ambiente e a beleza das paisagens durienses.

António Fontaínhas Fernandes

Professor Universitário

Liga dos Amigos do Douro Património Mundial

Ambicionar um Douro mais conectado

A Liga dos Amigos do Douro e o Museu do Douro lançaram em tempo uma petição à Assembleia da República, visando requalificar e modernizar a linha férrea do Douro entre o Porto e Barca d´Alva, com ligação a Salamanca. Foi uma iniciativa da sociedade civil que muito contribuiu para que uma das ligações ferroviárias selecionadas por Bruxelas com maior potencial e interesse ambiental de reabertura, possa ser uma realidade.

Relançar a linha do Douro é vital para o desenvolvimento económico de uma região que se esvazia, permitindo ligar quatro patrimónios da Humanidade (Porto, Alto Douro Vinhateiro, Foz Côa e Salamanca), com reconhecido potencial turístico e mesmo de transporte de mercadorias, ligando o litoral Norte ao sistema ferroviário europeu.

Mas, o futuro das regiões exige novos formatos de conectividade e não pode ser desligado das exigências da globalização, da digitalização da sociedade e da nova economia. Posicionar o Douro no mundo exige também melhor conectividade digital para dar resposta aos novos desafios e padrões de produção e de consumo.

A pandemia da COVID-19 evidenciou a importância da digitalização em todos os setores económicos e sociais da Europa, comprovando que as novas tecnologias ajudaram a trabalhar a partir das nossas casas, a facilitar o ensino à distância dos jovens e geram novas oportunidades de mercado para as empresas.

A transformação digital é essencial para dar resposta aos novos desafios societais, o crescimento verde e a autonomia estratégica das regiões. A estratégia digital da Europa inclui domínios que vão além da conectividade, incluindo as cadeias de valor digitais e a saúde online, até à economia dos dados, à inteligência artificial e às plataformas digitais.

Dito isto, uma nova ambição para o Douro passa também pela transformação digital, o que exige mentes abertas, visão e estratégia bem definidas, que insiram o local no global. Hoje, mais do que nunca, é vital trilhar novos caminhos para a presença do Douro no mundo, mudança que exige uma visão intergeracional que ambicione uma Região territorialmente coesa e competitiva. ○

Tlm.: 916 430 038 (chamada para número móvel nacional) | Diretor Adjunto: Carlos Almeida | Redação: Carlos Almeida carlos.almeida@vivadouro.org

Registo no ICS/ERC 126635 | Número de Registo Depósito Legal: 391739/15 | Diretor: Augusto Miguel Silva Almeida (TE-241A) miguel.almeida@vivadouro.org

Tlm.: 912 002 672 (chamada para número móvel nacional) | Departamento comercial: Carlos Rodrigues Tel.: 962 258 630 / 910 599 481 (chamada para número móvel nacional) | Paginação: LUSOIBÉRIA Avenida da República, Nº 6, 1050-191 Lisboa Contacto: 914605117 (chamada para número móvel nacional) | Administração e Propriedade do título: Vivacidade, Sociedade de Comunicação Social, S.A. Rua Poeta Adriano Correia de Oliveira, 197 4510-698 Fânzeres | Administrador: José Ângelo da Costa Pinto | Estatuto editorial: www.public. vivadouro.org/vivadouro | NIF: 507632923 | Detentores com mais de 5% do capital social: Lógica & Ética, Lda., Augusto Miguel Silva Almeida e Maria Alzira Rocha | Sede de Redação: Avenida Barão de Forrester, nº45 5130-578 São João da Pesqueira | Sede do Editor: Travessa do Veloso, nº 87 4200-518 Porto | Sede do Impressor: Av.ª da Republica nº6 1º Esq. 1050-191 Lisboa | Colaboradores: Ana Luísa Santos, André Rubim Rangel, António Cunha, António Fontaínhas Fernandes, Beatriz Oliveira, Carlos Rodrigues, Emília Sarmento, Eduardo Rosa, Emídio Gomes, Gilberto Igrejas, Guilhermina Ferreira, Helena Pereira, Luís Alves, Paulo Costa,Ricardo Magalhães, Sandra Neves, Sílvia Fernandes e Tiago Vieira. | Impressão: Luso Ibéria Avenida da República, Nº 6 - 1050-191 LISBOA Contacto:

This article is from: