3 minute read

AInvasão Alien

Em poucos anos de vida, a Zontes alcançou a marca dos 14 modelos disponíveis para o nosso mercado. A M125 chega num momento muito apropriado, com uma identidade muito própria, bom equipamento, uma das mais potentes do segmento e, por sua vez, também uma das mais económicas. Uma clara “afronta” às potências instaladas!

AZontes é um daqueles casos que merece um estudo aprofundado. Com apenas cinco anos de presença no mercado nacional, conta já com uma oferta de 14 modelos disponíveis para comercialização e marca presença em praticamente todos os segmentos, com excepção no segmento das desportivas de maior cilindrada, já que a gama incide apenas nos segmentos entre as 125 cc e as 350 cc. Os seus modelos de scooter, trail, scrambler, naked, turistico-desportivas ou até custom conseguem cobrir um vasto leque de utilizadores que podem satisfazer as suas necessidades ou desejos no que a veículos de duas rodas diz respeito. E uma vez que as vendas no segmento de 125 cc em 2022 tiveram um crescimento exponencial, não é de admirar que a marca asiática tenha decidido apostar neste novo modelo. A nova M125 chega ao mercado com aspecto de scooter de cilindrada maior. E tem uma explicação. É que a estrutura é proveniente da irmã mais velha, a M310, na qual se alterou o motor para o monocilindro de 125 cc.

Advertisement

O para-brisas cumpre de forma correta. A sua regulação é elétrica e pode substituir-se por outro de maiores dimensões.

Os componentes da ciclística (quadro, travões e suspensões) são os mesmos que na M310. A sua fisionomia de grande-turismo, com esta zona frontal bastante moderna, peculiar e até “interplanetária”, dota-a de uma personalidade muito distinta mas que encaixa muito bem na filosofia GT. Por outro lado, apesar das suas dimensões compactas oferece um bom conforto para o condutor e passageiro, uma correta proteção aerodinâmica e uma boa capacidade de carga, as três premissas básicas que todas as scooter urbanas devem cumprir.

Conforto E Pot Ncia

mitindo a que utilizadores de todas as estaturas ou experiência se sintam confortáveis e em segurança, ao conseguirem apoiar ambos os pés no solo. Antes de subir para ela, o túnel central atrai a atenção, ele que oculta o depósito de combustível; é certo que é bastante volumoso, mas a única coisa que nos obriga a fazer é levantar bastante mais a perna para subir para a scooter, quando esta está apoiada no descanso. Em andamento é um detalhe irrelevante ao qual não se dá importância; pessoalmente, até acho que ajuda na hora de mover a scooter nas curvas ou mudanças de direção.

Temos disponíveis dois compartimentos no tablier, com abertura através de um botão. A esquerda tem tomada USB com tampa de borracha.

O assento está colocado a uma altura ao solo reduzida, de 748 mm, per-

A posição de condução oferece um espaço confortável, amplo e seguro; a carenagem é envolvente e protege a zona das pernas, mas estas não lhe tocam e nem interferem quando rodamos o guiador. O pequeno ecrã pára-brisas é de ajuste elétrico, um pormenor que não há muitos concorrentes a ter e oferece uma proteção correta tendo em conta o seu tamanho exíguo; ainda assim, temos outro como acessório opcional, transparente e bastante mais alto. A posição mantém as costas direitas e os braços relaxados, resultando muito confortável e adequada à cidade. No entanto, podemos optar por uma postura mais relaxada quando circulamos em vias rápidas, por exemplo, esticando as pernas e apoiando os pés nas plataformas inclinadas

Por baixo do assento conseguimos colocar até um capacete integral sem qualquer dificuldade e ainda sobra espaço para pequenos objectos.

O assento de duas alturas tem espaço suficiente para o condutor e para o passageiro é mais pequeno. Conta com generosas pegas traseiras.

Confort Vel

Postura de condução confortável com dupla posição para os pés e condução

em ambos os lados da parte dianteira do túnel central.

A ergonomia completa-se através das manetes de travão co regulação da distância aos punhos o que permite adaptar a todos os tamanhos de mãos. A capacidade de carga é generosa, muito graças ao espaço colocado por baixo do assento no qual conseguimos guardar um capacete parelhamento direto ao smartphone através de Bluetooth (através do qual faz a função de espelho), completam o equipamento que no geral supera o das principais rivais do segmento, dando-lhe esse “toque” distintivo tão importante para um recém chegado ao mercado. Ainda com respeito ao painel, temos que destacar o facto de ter quatro modos de visualização

This article is from: