CONVIVER MARISTA - Projeto FIA (APC)

Page 1

PROJETO CONVIVER


SOBRE O CONVIVER Um novo caminho para a educação em contexto não escolares O Conviver Marista (Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos) oferece uma educação integral inovadora que potencializa crianças e adolescentes a construir conhecimentos de forma participativa, em áreas de vulnerabilidade. Oportunizamos experiências lúdicas, culturais e esportivas e de lazer como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Atuamos nos eixos de (1) Expressão e Criatividade; (2) Letramento; (3) Habilidades para a Vida; e (4) Projeto de Vida, (5) Direitos Humanos e (6) Território.


LOCALIDADE O projeto visa atuar em bairros de extrema vulnerabilidade social nas cidades de Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itapejara e Guaraqueçaba. São lugares que sofrem com situações de trabalho infantil; violência contra crianças e adolescentes; exploração sexual infanto-juvenil; crianças em situação de rua; denúncias constantes de maus tratos em idosos e mulheres; condições de moradia precária com alto índice de habitantes por residência. O projeto acontecerá nas unidades sociais Centro Educacional Marista Irmã Eunice Benato, Centro Social Marista Ir. Panini, Centro Social Marista Ir. Henri e Centro Social Marista Itapejara, mantidas pela Associação Paraense de Cultura (APC).

Curitiba

Guaraqueçaba

Fazenda Rio Grande Itapejara D’Oeste


PROJETO PARA CAPTAÇÃO VIA FUNDO DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA (FIA)

METAS DO PROJETO BENEFICIÁRIOS DIRETOS:

750

CUSTO TOTAL DO PROJETO VIA FIA:

R$ 854.863,27

crianças e adolescentes, de ambos os sexos, dos 6 aos 17 anos

LOCALIDADES: Curitiba, Fazenda Rio Grande, Itapejara e Guaraqueçaba

DURAÇÃO DO PROJETO: 24 meses

• Fornecer alimentação de qualidade às 750 crianças e adolescentes atendidas • Ofertar projetos socioeducativos às crianças e adolescentes • Efetivar a participação de pelo menos 50% das famílias dos atendidos nos diversos espaços-tempos • Realizar, no mínimo, oito atividades externas, visitas técnicas e passeios culturais (duas por unidade) • Garantir 75% de frequência nos projetos socioeducativos • Garantir quatro imersões sociopedagogicas (uma por unidade) • Qualificar a infraestrutura para atendimento de 750 crianças e adolescentes


AVALIAÇÃO DO PROJETO A avaliação das crianças e adolescentes beneficiadas é feita por meio de: • Diário de bordo da equipe pedagógica • Portfólio elaborado ao longo do ano • Acompanhamento e orientação pedagógica • Escuta de crianças, adolescentes e familiares • Avaliação semestral das práticas

A proposta avaliativa também considera as seguintes dimensões a serem trabalhadas com as crianças e adolescentes ao longo do projeto: Ser (solidário), Conviver (participativo), Fazer (criativo) e Conhecer (pesquisador).


COMO OS RECURSOS SERร O ALOCADOS:

4,5%

25,6% Tecnologia e infraestrutura

69,7% Qualidade de atendimento e outros custos operacionais

Material de uso pedagรณgico


CASES DE SUCESSO Projeto com foco nas políticas públicas referentes à apropriação dos espaços culturais, praças e parques. Projeto Institucional que envolve os educandos na construção coletiva das ações. Utilização do graffiti, arte de rua, basquete e skate como instrumentos pedagógicos dentro do Território de União de Vila Nova.

Envolvimento de educandos em discussões sobre o empoderamento do "Ser Negro” dentro da cidade

Aborda a questão dos Direitos Humanos, discutindo a situação dos refugiados no Brasil e no mundo


PRÊMIOS

CRIATIVOS DA ESCOLA

MILTON SANTOS

PROJETO NORDESTIANDO

PROJETO SAMPA

www.criativosdaescola.org.br


INVESTIMENTO VIA FIA: R$ 854.863,27

CONTRAPARTIDAS

Logo do parceiro no site da RMS como apoiador (dentro do período de vigência do projeto)

Nota sobre a parceria no site fanpage da RMS no Facebook

Logo do parceiro em todos os materiais de divulgação do projeto.


COMO A SUA EMPRESA PODE DOAR? Com destinação de parte do IR (Incentivos Fiscais) pelo Fundo da Infância e Adolescência

Empresas tributadas pelo Lucro Real podem destinar até 1% do IR devido

Pessoas físicas que declaram pelo formulário completo podem destinar até 6% do IR devido


COMO DOAR PARA AO CONVIVER MARISTA?

Passo 1 – Entre no site acessando:

bit.ly/DoeFIA

https://bit.ly/DoeFIA

Passo 2 – Preencha os seus dados cadastrais CPF/CNPJ Nome do doador E-mail Senha Cep Estado Cidade Logradouro Número Complemento e Bairro

bit.ly/DoeFIA


COMO DOAR PARA AO CONVIVER MARISTA?

Passo 3– Escolha a opção Banco de Projetos

bit.ly/DoeFIA

Passo 4 – Selecione o projeto Associação Paranaense de Cultura – Conviver Marista

bit.ly/DoeFIA


COMO DOAR PARA AO CONVIVER MARISTA?

Passo 5 – Defina o valor do seu aporte e a data de vencimento do boleto. Atenção! O boleto deve ser até no máximo 28/12/2017

Passo 6 – Emita o boleto e realize o pagamento até a data de vencimento

28/12/2017

bit.ly/DoeFIA

Passo 7 – Pronto! Agora é só guardar o boleto pago para utilizar na declaração de renda de 2018 ano base 2017.

28/12/2017


SOBRE A REDE MARISTA DE SOLIDARIEDADE

A Rede Marista de Solidariedade (RMS) é um conjunto de iniciativas, programas, projetos e ações desenvolvidas em todas as áreas do Grupo Marista, com foco na promoção e na defesa dos direitos das crianças e dos jovens e na educação para a solidariedade.



DĂšVIDAS? ENTRE EM CONTATO COM: Rodolfo Schneider rodolfo.schneider@solmarista.org.br (41) 99112-8881



Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.