Diálogos e Caminhos da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental: registro metodológ

Page 51

Buscamos construir um currículo a muitas mãos e vozes, abrindo um precioso espaço para o encontro entre culturas e saberes diversos. Um currículo que acolhe, mas também problematiza; que reconhece, mas também amplia; que encara as contradições e diferenças, buscando articular de maneira crítica e reflexiva essas manifestações. Moreira e Candau (2003, p. 39) destacam que “a escola precisa acolher, criticar e colocar em contato diferentes saberes, diferentes manifestações culturais e diferentes óticas. A contemporaneidade requer culturas que se misturem e ressoem mutuamente, que convivam e se modifiquem”. É fundamental instigar nosso olhar, nossa sensibilidade, nossa escuta e verdadeiramente acolher as diferentes vozes e universos culturais que ressoam em nossas Unidades. Em especial, resgatar e valorizar manifestações culturais de determinados grupos cujas identidades se encontram ameaçadas, num esforço para tornar o mundo menos opressivo e reduzir cada vez mais discriminações e preconceitos. De acordo com Barbosa (2007, p. 1063): A escola é o espaço de confronto ou entretecimento de culturas pessoais – de crianças e adultos – e de culturas sociais – legítimas e não legítimas (LAHIRE, 2006). É preciso romper com o silêncio sobre as dife­ rentes culturas e dar-lhes visibilidade e reconhecimento. Fazer dialogar, interagir, comunicar as culturas, desmoronar atitudes etnocêntricas, criando um espaço intercultural.

Vale destacar que não se trata de substituir um conhecimento por outro, mas estabelecer pontes, ampliar olhares, ressignificar saberes e, sobretudo, favorecer a compreensão das relações de poder envolvidas na hierarquização das manifestações culturais, bem como das diversas leituras e imagens que podem resultar desse processo de hierarquização. Moreira e Candau (2007) enfatizam a importância de reescrever, no currículo, o conhecimento escolar levando em conta as diferentes raízes étnicas, as culturas, os saberes e os múltiplos pontos de vista, olhares e intenções envolvidas na produção desses saberes. 49

Diálogos e caminhos da educação integral em tempo integral no ensino fundamental: registro metodológico


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.