Diálogos e Caminhos da Educação Integral em Tempo Integral no Ensino Fundamental: registro metodológ

Page 158

Que espaços educacionais nos permitiriam viver o tempo como “tempo de criação”? Certamente os espaços expandidos, interativos, ilimitados, flexíveis. Uma outra configuração espacial ainda por se fazer nas escolas, que rompam as barreiras das salas de aula que homogeneízam os tempos das crianças de acordo com o tempo da escola. Uma organização tal que pense o espaço para todos, onde as diferenças sejam conside­ radas. Onde o tempo pedagógico envolva todas as formas de conhecimento para além do conteudismo. Um espaço onde se viva a alegria de aprender a cada momento (MARQUES, 2007, p. 10).

Investimentos necessários à qualificação dos espaçotempos Todos os níveis de ensino necessitam de investimentos para efetivar a transformação necessária à educação em seus mais diferenciados espaçotempos existentes, seja em infraestrutura, formação de educadores ou salários. Os benefícios traduzidos para a sociedade ultrapassam os benefícios individuais, confirmando sua importância para o desenvolvimento de uma educação de qualidade, que terá como consequência a existência de uma sociedade mais culta, conhecedora de seus direitos e deveres, e ainda que possibilita uma participação ativa e ciente na vida social. Buscamos uma escola de educação verdadeiramente integral, que não fragmente os espaçotempos dos educandos na busca de sua homogeneização e controle, mas viabilize a organização dos espaçotempos com estímulos e possibilidades à criatividade, à coletividade, à produção de saberes, ao protagonismo, à vivência sociocultural, em que todos os sujeitos, educandos, educadores, a gestão, as famílias e a comunidade participem intensamente o tempo todo. 156


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.