SUPLEMENTO LITERÁRIO A ILHA - Edição 155 - Dezembro 2020

Page 63

Florianópolis-SC – Dezembro/2020 – N. 155 – Edições A ILHA – Ano 40

cada, tocou a sua. Ela não tinha mais como se esconder e então, como quem acorda pela primeira vez, foi abrindo os olhos lentamente. Um rosto redondo, olhos e boca sorrindo, cabelos negros, tez jambo, perguntou: - Tudo bem com você, Maria Valéria? Sua boca seca a impedia de falar e seu coração, em altíssima frequência, a fazia tremer. Balançou a cabeça, de forma a que a outra compreendesse sua afirmativa. - Ótimo! - respondeu a moça de olhos de mirtilo. - Você veio para cá desmaiada e estamos verificando toda sua condição, que até o momento se apresenta sem nenhuma alteração significativa. Meu nome é Sandra e estou aqui para lhe ajudar a recuperar seu estado normal. Voc ê se lembra do que aconteceu antes ou durante de seu desmaio?

Maria Valéria buscava encontrar lembranças, mas nada lhe chegava. Alguns sons, algumas imagens distorcidas e descontextualizadas passavam sem nitidez: aquele homem. Nada respondeu com a cabeça: nenhum gesto. Não lembrava de nada. - Fique tranquila! Logo você dormirá novamente e então seu

corpo vai ter tempo de se recuperar e tudo voltará ao normal. Não se assuste. Fique tranquila. Quanto mais tranquila, mais rápido a sua recuperação. Maria Valéria, verdadeiramente, só sentia medo. Tentava confiar, mas seu estado de conservação pela vida não lhe permitia encontrar a tranquilidade da qual a moça 63

lhe falava. Na verdade, tentava mesmo entender o que a moça queria lhe dizer exatamente. Tudo era uma mistura e no fundo de si não encontrava nexo no que ouvia e até então vira. Fechou os olhos porque dentro de si era o lugar que lhe fazia sentir mais segura, menos acuada. Dentro de si havia o nada que lhe esperava e acolhia. Uma névoa sem significados, um barulho sem definições, um espaço sem limites: foi ali que Maria Valéria se acolheu e ali ficou sem nem ao menos saber que havia um conceito chamado tempo. Sentia, às vezes, algo lhe tocando, sons misteriosos, incompreensíveis e indecifráveis. Sentia desconfor to sem saber onde e o que significavam: apenas sentia. Não havia parâmetro para definir qualquer coisa e nem isto, parâmetro, era de seu conhecimento.


Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.