Page 1

J u l h o 2 01 8

INDISPENSÁVEL COMO VOCÊ

Foto: Alle Peixoto

nº.54 - ANO V

Salinas recebe o Líder de braços abertos A nova loja chegou com vários serviços para a região

RECEITA DO CLIENTE O humorista Epaminondas Gustavo ensina a preparar o Caranguejo Odivelense

TIPOS DE BRONZEAMENTO saiba como ter a pele do Verão

4 PRAIAS PARA VISITAR EM JULHO Separamos quatro dicas de praias aqui mesmo no Pará. Basta se programar e relaxar.


ÍNDICE

16

CAPA

49 Dicas

26 No Líder 12 GIRO LÍDER 14 EM DESTAQUE Saúde 20 SUPER FEIRA 22 + SAÚDE 24 + NUTRIÇÃO Matéria 30 VERÃO

38 Receitas

27 Receita do Cliente

52 CASA E LIMPEZA 54 CABELO E BELEZA 56 SAÚDE & NUTRIÇÃO 58 SUSTENTÁVEL 60 VINHOS & VINHOS Colunas

62 OTORRINOLARINGOLOGIA 64 ONCOLOGIA 66 PSICOLOGIA 68 DIREITO & CONSUMO 70 ARQUITETURA & DECORAÇÃO

4 Praias para visitar em Julho

34 VERÃO

Divirta-se com segurança

36

MÚSICA Playlist do verão

38

ESPORTE Surf: estilo de vida

49

VERÃO Tipos de bronzeamento

42 Receita da Chef

45 Receita da Chef - Suco


EDITORIAL Esta edição está em festa porque o Líder Salinas foi inaugurado e com ele os serviços que a cidade e a região tanto esperavam. Nosso Giro foi lá mesmo em Salinas e ouvimos nossos clientes sobre a chegada desse grande empreendimento. Sobre saúde vamos mostrar os benefícios da melancia na Super Feira. Como se alimentar bem no verão e qual a importância da atividade física na meia idade. A Receita do Cliente é o Caranguejo Odivelense de Epaminindas Gustavo, tem Receita do Chef com um suco excelente para a hidratação neste verão e uma receita de bolo de banana com nozes (sem glúten e sem lactose), um doce fitness para quem não quer cair nas tentações das férias.. Conheça 4 praias imperdíveis para a nossa estação mais quente do ano no Pará. E orientações sobre como se divertir com segurança. Falamos com Dj´s que nos mostraram as músicas que vão estar em todas as baladas. E conhecemos quem faz do surf um estilo de vida. Tem nossas dicas Casa & Limpeza, Cabelo & Beleza, Saúde & Nutrição, Sustentável e Vinhos & Vinhos. E as orientações de saúde dos médicos de diferentes especialidades e as colunas de Arquitetura e Direito & Consumo. Aproveite o verão e tenha uma excelente leitura. A Direção

EXPEDIENTE COLABORADORES* ANALISTA DE MARKETING

EDITORA RESPONSÁVEL

ASSISTENTE DE MARKETING

EDITORA-CHEFE

Andreza Brito

Priscilla Castro SRTE/PA 1324

Natália Correa Bárbara Blanco

REPORTAGENS

Bianca Teixeira - DRT 2794/PA

Christiane Araújo

Silene Simão

FOTOGRAFIAS

ASSISTENTE COMERCIAL

REVISÃO Mariana Castro

FALE COM A GENTE A Revista Líder é feita para você, por isso queremos que comente, dê sugestões, tire dúvidas e diga que assuntos quer ver na Revista Líder. Se quiser participar da revista entre em contato com a gente!

Fones: 40081419 | 40081381 E-mail: revistadolider@gmail.com SIGA O LÍDER

/adegalider /lidersupermercado

Diagramação

Dheremi Vale Tony Mattos FOTO CAPA

Alle Peixoto IMPRESSÃO

Gráfica Halley @adegalider @lidersupermercados

(91) 33536268

PROJETO GRÁFICO

Dheremi Vale

* Todos os textos são de inteira responsabilidade dos autores. Editora Versátil Comunicação é responsável pela publicação e criação de identidade visual.

Hermes Junior

Roselle Oliveira Viviane Souza

Otorrinolaringologia - Dra. Erika Badarane Oncologia - Paula Sampaio Psicologia – Danielle Almeida Direito & Consumo – Orimar Rodrigues Arquitetura – Débora Leite Rodrigues

Edição 54 - Ano V - Julho 2018 Editora: Versátil Comunicação Razão Social: Christiane A. Santos CNPJ: 34.915.157/0001-69 R. dos Pariquis, 3001 sala 204 Ed. Village Medical Center Cremação • Belém-Pará Cep: 66.040-320 • Fone: (91) 3353-6268 Distribuição: Gratuita

Tiragem: 30.000 exemplares

Validade das ofertas Líder e FarmaLíder de 05/07 a 30/07/2018


PARTICIPAÇÃO DO LEITOR # r e v i s t a d o l i d e r

nº.53 - ANO V

J u n h o 2 01 8

VEM AÍ II Corrida Líder-2018

INDISPENSÁVEL COMO VOCÊ

É SÃO JOÃO! Aprenda a fazer um Bolo Podre de Bacuri

DIA DOS NAMORADOS Receita do Chef: Confit du Canard do Pará

Sandra Helena “Que Deus te abençoe grandemente nossa família do grupo Líder, em mais um empreendimento. Que seja próspero para gerar mais emprego em nossa cidade. Parabéns, família Rodrigues, sucesso!” Lucy Almeida “Que legal! Geração de emprego é sempre bom, que venham mais e mais.”

EDIÇÃO 53

Via Facebook

Marcello Portilho Parabéns ao grupo Líder por mais esse empreendimento. O Líder Salinas ficou top!” Vilanir Cruz “Parabéns ao grupo Líder! Meu supermercado é feito no Líder da Óbidos. Tudo de bom. Atendimento de primeira.”

Síria França Martins “Show de bola! Completíssimo! Gostei do atendimento com funcionários educados, enfim, tudo ótimo. Parabéns ao grupo Líder!”

Maria De Fátima “Parabéns ao grupo Líder! Gosto de todos, mas vou mesmo no Líder da Augusto Montenegro.”

Quer aparecer na Revista do Líder? Marque sua publicação nas redes sociais com a #revistadolider e saia na nossa próxima edição! 4008-1419 / 4008-1381

FALE COM A GENTE A Revista Líder é feita para você, por isso queremos que comente, dê sugestões, tire dúvidas e diga que assuntos quer ver na Revista Líder. Se quiser participar da revista entre em contato com a gente!

revistadolider@gmail.com

SIGA O LÍDER /lidersupermercado

@supermercadoslider


NO LÍDER

REVISTA LÍDER

| 12 |

JULHO 2018

 Hermes Junior

GIRO NO

Líder Salinas chegou!

LUCIDALVA SOEIRO

Contadora

“Quando eu passo um tempo em Salinas e procuro por alguma coisa, dificilmente tem. Então, agora com o Líder, sei que vai ter tudo. Mesmo em Belém, já sabendo, eu só compro no Líder. É uma alternativa bem interessante.”

Nosso Giro não poderia ser em outro lugar. Confira o que os clientes acharam da novidade em Salinas!

HELENA MARIA GONÇALVES

Empresária

“Melhor coisa! Caiu do céu, principalmente para nós, os comerciantes. Tem tudo o que a gente quer do bom e do melhor. É completo. Tá maravilhoso, parabéns!”

DOUGLAS BORGES MARIA RENILSE

Comerciantes

“Para nós, que moramos aqui, é mais uma opção. Tem diversidade, é um espaço para trazer a família, passear, se divertir. Tem uma estrutura excelente, lugar gostoso de passear. Salinas estava precisando de um local assim.”

LIA ROSANA GOMES

WASHINGTON FÁBIO LOPES

Comerciante

Autônomo

ANA CAROLINE

Professora

Estudante

“Tudo de bom! Era o que estava faltando na cidade. Tem muita variedade, tem o Magazan. Muito do que precisávamos agora tem. Temos tudo em um só canto. Outra novidade boa é que vai funcionar em Julho 24 horas, eu que sou ocupada vou poder vir à noite.”

CARLA ARAÚJO

“Achamos bom, temos mais gêneros, produtos, sem precisar ir mais longe. É uma nova oportunidade de emprego, faz com que a economia da cidade melhore muito.”


NO LÍDER

REVISTA LÍDER

| 14 |

JULHO 2018

EM DESTAQUE

ANIVERSÁRIOS As unidades Augusto Montenegro e Barcarena comemoram seus aniversários no fim do mês de junho. As festas foram ao melhor estilo Líder: bolo, música e muita animação.

As comemorações foram acompanhadas de promoções especiais em vários setores e marcadas pela presença dos clientes e amigos do Líder.


MATÉRIA

REVISTA LÍDER

| 16 |

JULHO 2018

Salinas

RECEBE O LÍDER DE BRAÇOS ABERTOS O vigésimo supermercado do Grupo no Pará está pronto. A cerimônia de inauguração da nova unidade contou com a participação de convidados, autoridades, parceiros, fornecedores e moradores. A expectativa é que até o fim do ano, novas unidades sejam entregues ao público.

Foto: Alle Peixoto

CAPA  Bianca Teixeira  Hermes Junior


O

mais novo Líder Salinópolis, ou apenas carinhosamente chamado de Salinas, ficou tomado de gente. Todos presentes para conferir um novo momento na cidade. A expectativa era não só de ter mais um espaço com diversidade de produtos e serviços, mas também um novo empreendimento para as pessoas se empregarem e desenvolverem. Inaugurado às vésperas do mês mais badalado para a cidade, a noite do dia 20 de junho ficou marcada na história do município do nordeste paraense. Com quase 40 mil habitantes, Salinas ganhou uma loja completa com uma área de 21.672,58 metros quadrados, onde destes, 7 mil são de área construída. A nova loja conta com Magazan, FarmaLíder, Ótica, Magazan Casa e Home Center. Mais de 500 empregos foram gerados de forma direta e indireta.

| 17 |

JULHO 2018

MATÉRIA

REVISTA LÍDER


MATÉRIA

REVISTA LÍDER

| 18 |

JULHO 2018

CAPA  Bianca Teixeira  Hermes Junior

A direção do Grupo mostrou o quanto que, cada loja que é inaugurada traz uma enorme felicidade. Carla Naiane Fonseca é moradora de Salinas. Cada espaço que ela visitava na loja a deixava encantada. Ela disse que está muito otimista com a novidade. “Estávamos precisando de um lugar assim. Com a vinda do grupo Líder pra cá, nossa população está conseguindo se empregar”, festejou. Quem está feliz da vida comemorando esta nova fase é Karen Raiol. A moradora da cidade foi uma das contempladas com a oportunidade de emprego. Ela é uma das funcionárias do Magazan Salinas. “Tô muito feliz em fazer parte do grupo como funcionária”, comemorava. O Grupo Líder entrega esta loja à sociedade com grande felicidade. Assim como os moradores da região, os próprios diretores estavam com uma expectativa muito grande quanto a este momento.

LÍDER SALINAS TEM • 7.000 mil m2 de area de venda • 21.000 m2 de área construída • Magazan • FarmaLíder • Ótica • Magazan Casa • Home Center • Mais de 500 empregos diretos e indiretos

Sergio Hadachi, diretor comercial da Panasonic, fez questão de estar presente nesta noite de inauguração. Como parceiro e fornecedor do Grupo Líder, ele reforçou o quanto o novo empreendimento é uma ótima oportunidade para crescimento ainda maior das marcas. “Viemos reforçar essa parceria”, destacou.


Com a entrega da unidade Salinas, o Grupo Líder soma 20 supermercados, 17 lojas Magazan, 21 FarmaLíder, 15 Óticas e 5 Líder Home Center. Prestes a completar 55 anos de vida, o Grupo emprega diretamente 13 mil pessoas. O faturamento anual da empresa é de R$ 3 bilhões e é o maior grupo de supermercado da região norte, sendo o 13º do país pelo ranking da Associação Brasileira dos Supermercados. Entregue a loja em salinas, as atenções agora se voltam para a unidade Quintino, em Belém, e para o processo de investimento no Castanheira, onde haverá uma nova loja Magazan casa e uma série de outras lojas que a empresa está planejando.■

Líder • 13 mil empregos diretos • 13º supermercado do país pelo ranking da Associação Brasileira de Supermercados

| 19 |

JULHO 2018

MATÉRIA

REVISTA LÍDER


SAÚDE

REVISTA LÍDER

| 20 |

JULHO 2018

SUPER FEIRA

MELANCIA

Nos dias quentes de sol nada melhor para hidratar que uma melancia gelada e suculenta. Ela é uma ótima aposta para levar para a praia e agrada a todos.

1

7

Excelente fonte hidratante para o corpo

Baixa caloria – o equivalente a 30 calorias a cada 100 gramas

2

Fruta número um no ranking das que combatem a desidratação

6

3 4

Rica em minerais e vitaminas essenciais ao bom funcionamento do nosso organismo

5 Rica em nutrientes como potássio, ferro, zinco, magnésio, cálcio, vitaminas A, B1, B2 e C

Melhora a pele e os cabelos

Composta basicamente por cerca de 90% de água e 5% de açúcar


SAÚDE

REVISTA LÍDER

| 22 |

JULHO 2018

+ SAÚDE

DICAS RÁPIDAS DE ALIMENTAÇÃO PARA O VERÃO Julho é um mês intenso de diversão, festas e descanso, mas não é por isso que devemos esquecer de seguir uma alimentação balanceada e correta. É preciso estar em dia para aguentar os dias quentes da estação. O calor exige hidratação e alimentos leves e frescos. O nutricionista Caio Paiva, 27 anos, dá algumas dicas rápidas pra uma boa alimentação.

Caio Paiva Nutricionista CRN 5959

NÃO DEIXAR FALTAR As frutas, verduras e legumes são indispensáveis no cardápio neste verão, pois são alimentos ricos em água, vitaminas, minerais e fibras e precisamos hidratar bem as crianças. Uma boa dica é fazer picolé caseiro de frutas para ter uma maior aceitabilidade para as crianças.

O QUE EVITAR Os alimentos fritos, com excesso de gordura, alimentos com alto teor de sódio. O calor aumenta a retenção de líquidos e esses alimentos ajudam ainda mais nessa retenção hídrica, podendo causar cansaço, mal-estar e hipoglicemia.

HIDRATAÇÃO Moramos em uma região muito quente que tem temperaturas ainda mais altas no verão. A hidratação é crucial nesse período e com as frutas e legumes, além de nos hidratarmos, mantemos nosso corpo saudável e mais resistente nesse período.

CLIMA X TEMPERATURA O clima é crucial para a alimentação, pois alguns alimentos irão dar mais benefícios ou malefícios em determinado clima do que outros. Por exemplo: no calor precisamos nos hidratar mais enquanto que no clima frio precisamos nos alimentar mais por queimar mais caloria por conta do frio.


REVISTA LÍDER

SAÚDE

| 24 |

JULHO 2018

+ NUTRIÇÃO por Alianne Rodrigues ▪ CRM-PA 8739

A MEIA-IDADE É MUITO VELHA PARA COMEÇAR A FAZER EXERCÍCIOS E VER OS BENEFÍCIOS? Quantos anos você acha velho demais para começar a se exercitar? Descobertas recentes sugerem que a meia-idade não é apenas um bom momento para iniciar o treinamento físico, mas também pode ajudá-lo a superar o impacto negativo de anos inativos ou sedentários.

Há um crescente reconhecimento dos impactos negativos do comportamento sedentário. O “comportamento sedentário” agrava o efeito do envelhecimento na função cardiovascular e aumenta o risco de doença cardíaca. Níveis muito altos de treinamento físico realizado ao longo da vida podem compensar esses efeitos e preservar a função cardiovascular em níveis semelhantes aos indivíduos jovens saudáveis, vejam que interessante. Um estudo americano recrutou um grupo de indivíduos saudáveis, mas sedentários, de meia-idade para participar de um estudo de treinamento de exercício durante dois anos. Para cada participante foi prescrito um programa de exercícios individualizados, com base em seus níveis de aptidão.

Após dois anos de treinamento, a saúde cardiovascular foi drasticamente melhorada! A aptidão aumentou em quase 20%, o que significa, em média, a idade cardiovascular dos participantes diminuiu entre cinco a dez anos. É importante ressaltar que ninguém no grupo de treinamento físico diminuiu a aptidão física - embora, é claro, houvesse variabilidade na resposta. Também observamos uma grande redução (cerca de 25%) na rigidez do coração. O que isso significa para você? Este estudo demonstra que o exercício pode melhorar sua saúde e sua qualidade de vida, não importa a idade. Se você está pensando em iniciar um programa de exercícios, não há melhor momento para começar do que hoje.

Alianne Rodrigues CRM PA 8738. RQE em Nutrologia n 3873. Médica Nutróloga com Título de especialista ABRAN e BRASPEN Coordenadora de Terapia Nutricional do Hospital Adventista de Belém

O “comportamento sedentário” agrava o efeito do envelhecimento na função cardiovascular e aumenta o risco de doença cardíaca.


RECEITA

REVISTA LÍDER

| 27 |

JULHO 2018

RECEITA DO CLIENTE  Hermes Junior

Cláudio Rendeiro

Por

Cláudio Rendeiro é juiz de direito e nas horas vagas dá vida ao famoso Epaminondas Gustavo e também a um chef de cozinha. Pouca gente sabe, mas ele também faz sucesso entre as panelas. A receita desta edição traz o clássico caranguejo numa versão inspirada em São Caetano de Odivelas, uma das cidades que mais produz o crustáceo no estado.

Caranguejo Odivelense

Ingredientes • 500 g de massa de caranguejo • 500 g de patola de caranguejo • 100 ml de azeite extra virgem • 4 cebolas • 2 maços de cheiro verde/ cebolinha • 300g de tomate cereja

• Sal a gosto • 1 maço de jambu • 500 ml de tucupi • 500g de farinha branca • 100g de manteiga


| 28 |

RECEITA

REVISTA LÍDER

JULHO 2018

Modo de Preparo Caranguejo

Refogue a massa e a patola separadamente usando a cebola picada. Depois de refogados, jogue o cheiro verde e a cebolinha com o fogo desligado. Regue com um pouco de azeite e reserve.

Farofa

Faça uma farofa usando a farinha branca, manteiga, azeite, cebola. Reserve.

Jambu /Tucupi:

Sirva o tucupi. Cozinhe o jambu em água e depois escorra. Por fim, despeje no tucupi e reserve.

Tomate cereja

Corte ao meio e reserve

Montagem

Em um refratário, forre com a farofa e vá alternando entre a massa de caranguejo e a farofa. Molhe levemente com o tucupi e em cima arrume o jambu. Pegue as patolas e vá “enterrando” na massa do caranguejo, deixando a ponta para fora. Finalize arrumando “desconstruidamente” os tomates cerejas e molhe com a sobra do tucupi e azeite. Esta porção rende para 6 pessoas. Dica do cliente: Se preferir, faça um arroz branco e use como uma das camadas.


MATÉRIA

REVISTA LÍDER

| 30 |

JULHO 2018

VERÃO  Bianca Teixeira

PRAIAS PARA VISITAR EM JULHO Está em busca de um destino diferente neste mês de férias escolares? Seja para mochilar, ir de casal ou com toda a família, uma dessas cidades abaixo pode ser a opção ideal para a sua próxima viagem! Separamos quatro dicas de praias aqui mesmo no Pará. Basta se programar e relaxar. Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará

1

1h 20 min

Belém

Alter do Chão

PRAIA DE ALTER DO CHÃO, EM SANTARÉM O local oferece ao visitante uma paisagem caribenha. Um dos encantos da chamada Pérola do Tapajós, como é conhecida a cidade de Santarém, é a praia de Alter-do-Chão, eleita pelo jornal inglês “The Guardian” a praia mais bonita do Brasil. A vila balneária é uma das mais procuradas por turistas de todas as partes do Brasil e do mundo. O visitante pode chegar por estrada, por rio ou via aérea. Do Aeroporto Internacional de Belém saem voos diários para a cidade. A viagem dura, em média, uma hora.

22h 26 min PA-457

COMO CHEGAR O acesso até a vila é feito pela PA-457 em um trajeto de cerca de 30 quilômetros saindo de Santarém. A rodovia é asfaltada, o que garante maior segurança e rapidez no deslocamento. A rota mais rápida é por avião, pelo Aeroporto Internacional de Belém, com voos diários. Mas é possível acessar o município também por estrada e por barco.

ONDE FICAR: Alter do Chão possui uma estrutura hoteleira desenvolvida, onde se consegue diárias a partir de R$ 100,00, dependendo do local escolhido.

ALIMENTAÇÃO: Os municípios da região oferecem um cardápio variado de peixes, com destaque para o pirarucu, tambaqui e tucunaré. Há restaurantes com alimentação bem acessível onde o quilo custa a partir de R$ 39,00.


PRAIA DO FAROL VELHO, SALINAS Para quem não abre mão de ir a Salinas em julho, mas não quer a agitação da praia do Atalaia, a sugestão é a praia do Farol Velho, o chamado lado esquerdo da praia. Banhada pelo Oceano Atlântico, o lugar é um dos mais belos e concorridos balneários do Pará. Diferentemente do lado direito, o Farol Velho não tem as opções das barracas, é um destino para quem busca tranquilidade. É importante que cada família leve uma estrutura mínima de alimentação, pois nem sempre tem atendimento.

| 31 |

MATÉRIA

REVISTA LÍDER

JULHO 2018

ONDE FICAR: A cidade de Salinas oferece opções de pousadas e hotéis na praia e no centro. As diárias variam a partir de R$100,00, dependendo da temporada. Há também a opção de alugar casas ou apartamentos.

Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará

ALIMENTAÇÃO Em Salinas, as barracas costumam vender caranguejo, pescada e petiscos. Os pratos variam de R$ 30 a R$ 100,00.

2

Foto: Maxresdefault

Salinas

3h 30 min

Foto: Sidney Oliveira/Ag. Pará Belém

COMO CHEGAR Distância da capital: 220 km (aproximadamente 3 horas e 30 minutos de carro), chega-se de carro particular ou coletivo (há linhas que saem do Terminal Rodoviário de Belém com destino ao município).


MATÉRIA

REVISTA LÍDER

| 32 |

JULHO 2018

VERÃO  Bianca Teixeira

3

PRAIA DO PESQUEIRO, NA ILHA DO MARAJÓ

Foto: Carlos Sodré/Ag. Pará

A praia é bem rústica, quase não tem interferência do ser humano. É quase um paraíso deserto de beleza quase intocável. A praia é extensa, de areia bem clara e fofa. Tem poucas barracas, várias mesas com guarda-sol com opção até de rede ao lado da mesa.

Praia do Pesqueiro

Belém

COMO CHEGAR: Quem estiver de carro, deve pegar a balsa no porto de Icoaraci, a 20 km do centro de Belém. Quem estiver sem carro, a melhor opção é a lancha rápida. Ela sai do Terminal Hidroviário de Belém até Soure.

ONDE FICAR: As diárias nos hotéis e pousadas variam a partir de R$55,00 com café da manhã incluso.

Foto: Nelsito Pinheiro

PRAIA DA ROMANA, CURUÇÁ Localizada na Ilha de Mariteua, é a maior praia nativa do Pará, com 14 km de extensão, dunas, areias brancas e fortes ondas. Fica no município de Curuçá, no nordeste paraense. Se preferir, dá pra visitar a praia saindo de São Caetano de Odivelas, cidade vizinha. O passeio dura, em média, 40 minutos de barco e reserva belas paisagens.

4

A ilha abriga a primeira praia em mar aberto depois da foz do Amazonas e um dos pedaços mais bonitos e pouco explorados do litoral paraense. COMO CHEGAR: Do centro da cidade até a praia leva-se 1h45m. Via Fluvial: pelo Porto de São João do Abade. É necessário contratar um barqueiro previamente para realizar a travessia.

ALIMENTAÇÃO É parada obrigatória ir à restaurantes que vendam comidas com queijo de búfalo, iguaria típica da região e de sabor indescritível.

Praia da Romana

Belém

ONDE FICAR + ALIMENTAÇÃO: A ilha não oferece infraestrutura como hotéis, pousadas e restaurantes, por isso os frequentadores costumam passar apenas o dia no local. Quem quiser ficar mais tempo para aproveitar, deve levar sua barraca de camping, além de água e comida, embora os pescadores possam fornecer locais para se passar a noite, além de uma variedade de pescados e outros frutos do mar para serem saboreados.


MATÉRIA

REVISTA LÍDER

| 34 |

JULHO 2018

VERÃO  Bianca Teixeira

DIVIRTA-SE EM SEGURANÇA! Praia é sinônimo de diversão. Mas cuidado nunca é demais, ainda mais quando tem criança perto. Por isso, acompanhe as dicas e tenha um passeio seguro e feliz. O que podemos fazer para evitar os afogamentos? - É muito importante evitar o consumo de bebidas alcoólicas antes de entrar em piscina, mar, rio, igarapé, lago, represa, etc. - Não perder as crianças de vista em locais em que há água por perto. Principalmente aquelas que não sabem nadar. Elas devem usar boias ou coletes salva-vidas durante todo o tempo que estiverem nestes ambientes e sempre com um adulto por perto. - Piscinas em residências, clubes ou condomínios devem ser cercadas por grades para dificultar o acesso a elas. Crianças não devem utilizá-las sozinhas. - As crianças devem aprender a nadar tão logo atinjam uma idade conveniente. Isto é indispensável à segurança delas. - Crianças muito pequenas podem se afogar mesmo em baldes cheios de água, vasos sanitários destampados, banheiras ou bacias cheias de água. Os pais devem estar atentos aos seus filhos o tempo todo e evitar que esses objetos estejam ao alcance das crianças. - Não entre em águas de locais onde você não conhece a profundidade.

AFOGAMENTOS / PARÁ Janeiro a junho de 2018 30 afogamentos fatais Fonte: Corpo de Bombeiros do Pará

A maioria dos afogamentos ocorre em praias, piscinas, rios, quedas e/ou saltos de embarcações, naufrágios, além de afastamento da margem sem conseguir retornar ao limite adequado. Em muitos casos, as vítimas subestimam a força da natureza e os perigos, principalmente no que tange à correnteza e locais impróprios para o banho.


MATÉRIA

REVISTA LÍDER

| 36 |

JULHO 2018

MÚSICA  Bianca Teixeira  Arquivo pessoal

PLAYLIST DO VERÃO

A estação pede uma trilha sonora especial. Por isso, para ajudar na hora de se divertir nesse verão, convidamos três Djs renomados da cidade para montar um setlist. Monte sua playlist e divirta-se!

DJ Fábio Yamada

DJ Ivan Davis

 djfabioy |  djfabioy00

 djivandavis |  djivandavis Dua Lipa & Calvin Harris - One Kiss

1 2 Vitor Kley - O Sol 3 J. Balvin - Mi gente 4 Dua Lipa - New Rules 5 Maroon 5 - What lovers do 6 David Guetta & Sia - Flames 7 George Ezra - Shotgun Breno Rocha & KVSH 8 - Sede pra te ver Breno Miranda & Vintage 9 Culture - Cante por nós Chainsmokers & Coldplay 10 Something Just like this

1

One Kiss - Calvin Harris Ft. Dua Lipa

2 3 4

Não Quero Dinheiro - Make U Sweat, Jetlag Music Ft Tiago Abravanel Ai Ai Ai (Felguk & Cat Dealers Remix) - Vanessa da Mata Power (Original Mix) - Vinicius Nape Ft Kesia

5 6 7 -

Bella Ciao (Cool Keedz & Zucchi Remix) - O problema é GRAVE Ocean (Alok & Scorsi Remix) Alok & IRO Fuleragem - MC WM Romance com Safadeza - Wesley

8 Safadão & Anitta Amor Falso - Aldair Playboy, 9 Wesley Safadão e MC Kevinho Só Quer Vrau - MC MM e DJ 10 RD

DJ Zek Picoteiro  ZekPicoteiro |  zeknascimento

1 Vai Tremer - Keila 2 De Sal a Sol - Afrobombas 3 Interior do Pará - Félix Robatto 4 Bufalo - Pratagy 5 Farol - Lucas Estrela Super Liga do Pop - Techno 6 Machine 7 Baiucas Bar - Paulo André Barata 8 Depois da Chuva - Pinduca 9 Fogo - Gaby Amarantos 10 Incendeia - Lia Sophia No balanço da Canoa - Maga Bo 11 feat Chico Correa 12 Internacionales - Bomba Estéreo Sol y Calor - Cumbia Hasta el 13 Lunes 14 Yiri Yiri Boum - Gnonnas Pedro


MATÉRIA

REVISTA LÍDER

| 38 |

JULHO 2018

ESPORTE  Bianca Teixeira

Foto: Denis Sarmanho e Cléber Lima

SURF ESTILO DE VIDA Alex Dias Cavalcante, 51 anos, hoje tem a alegria de dizer que vive só das aulas que ministra sobre surf e kitesurf. Apaixonado pelos esportes radicais, o instrutor iniciou na adolescência, pois sempre teve grande atração pelo mar e pelo contato com a natureza. “O surf representa e representou diferentes momentos da minha vida. É esporte, estilo de vida, terapia, religião. Existencialmente falando: não me vejo sem surfar”, ressalta. Segundo Alex, a prática do esporte no Pará passa por um momento positivo no cenário de competições. Mesmo com a falta de apoio, através da realização de eventos esportivos, competições e ações, o surf se propagou e já conta com mais de 500 praticantes em todas as praias do litoral paraense. Para curtir a adrenalina de manobrar radicalmente sobre as ondas o

Foto: Cléber Lima

O esporte que proporciona o equilíbrio em uma prancha sobre a água é a paixão de muita gente que aproveita o clima de verão para curtir com intensidade cada onda de água doce ou salgada. Natureza, praia, ar puro, adrenalina e liberdade. É o que os surfistas procuram.

O surf representa e representou diferentes momentos da minha vida. É esporte, estilo de vida, terapia, religião. Existencialmente falando: não me vejo sem surfar.” – Alex Cavalcante

praticante precisa ter, acima de tudo, disposição, pois é um esporte que exige dedicação e persistência, além de um bom condicionamento físico. Apesar de não ser um esporte considerado tão caro (pois existe a possibilidade de usar prancha e acessórios de segunda mão e ainda assim fazer bonito), se você não mora tão perto da praia assim, terá o gasto do transporte toda vez que quiser pegar uma ondinha.


| 39 |

MATÉRIA

REVISTA LÍDER

JULHO 2018

Foto: Denis Sarmanho e Cléber Lima

“Tenho esse hobby há 34 anos. Surfo, em média, quatro dias por semana, sendo que no primeiro semestre frequento mais as praias de Salinas, principalmente Atalaia e Farol Velho. Já no segundo semestre, além de Salinas, surfo também nas praias de água doce de Mosqueiro, como Marahu e Farol”, conta. Praticante do esporte há 16 anos, Rafael Corrêa, 28, cresceu vendo os primos surfarem na praia do Atalaia, em Salinas, nordeste do estado. Hoje, ele só abre mão do contato com o mar quando precisa ajudar o pai no restaurante que a família tem na praia.

“Surfo sempre, às vezes todos os dias, só deixo de surfar quando o trabalho me chama.” – Rafael Corrêa

Foto: Denis Sarmanho

Alex Dias Cavalcante surfa há 34 anos, no primeiro semestre frequenta as praias de Salinas e no segundo semestre também as praias de água doce de Mosqueiro

Foto: Denis Sarmanho e Cléber Lima

Rafael Corrêa é atualmente o Campeão Paraense Open de Surf e o terceiro colocado no Brasil Open de Surf

VOCÊ SABIA?

Estudos recentes, realizados pela Alma Surf e a Toledo & Associados, indicam que, no Brasil, cerca de 3 milhões de pessoas praticam surf, além de mais de 30 milhões de adeptos ao estilo de vida que gira em torno do esporte. Uma das causas da popularização do esporte é o desempenho dos atletas brasileiros em torneios internacionais.

SURF É ESPORTE OLÍMPICO

O surf entrou como modalidade nas Olimpíadas de Tóquio, no Japão, que acontecem em 2020.

RECONHECIMENTO

O dia 19 de dezembro de 2014 entrou para história esportiva do Brasil. Nessa data, o paulista Gabriel Medina Pinto Ferreira, conhecido apenas como Gabriel Medina, tornou-se o primeiro brasileiro campeão mundial de Surf.


MATÉRIA

REVISTA LÍDER

| 40 |

JULHO 2018

ESPORTE  Bianca Teixeira

Foto: Helder Sousa

Foto: Denis Sarmanho e Cléber Lima

Foto: Arquivo pessoal

Foto: Helder Sousa

Foto: Helder Sousa

Lucas Miglio, 17 anos, pratica surf há 4 anos e tem o apoio dos pais no esporte

“Surfo sempre, às vezes todos os dias, só deixo de surfar quando o trabalho me chama, tipo feriados e finais de semana. Tirando isso, treino todos os dias”, orgulha-se o surfista que mais parece um peixe fora d’água. Rafael é atualmente o Campeão Paraense Open de Surf e o terceiro colocado no Brasil Open de Surf. Para ele, chegar até aqui exigiu força de vontade, dedicação e disciplina com o esporte. “O surf para mim é tudo! Através dele, viajei por vários estados do Brasil. Não imagino minha vida longe de uma praia”, confessa. Lucas Miglio, 17 anos, está engatinhando no mesmo caminho. Praticante de surf há 4 anos, ele conta que o esporte veio parar na vida dele por meio das influências do skate. “Sempre me interessei pelas fotos e vídeos que via na internet. Meus pais sempre apoiaram o esporte”, diz. Como ainda está no ensino médio, o menino precisa conciliar aulas e lazer. Para não ficar muito tempo longe das águas, ele organiza um esquema para dar conta das atividades. Na temporada de ondas, que é no inverno amazônico, ele vai até Salinas, pelo menos dois finais de semana do mês. Quando chega o verão, a temporada bomba na ilha de Mosqueiro, por isso ele procura ir todo final de semana, já que é um endereço mais próximo. Para Lucas, o Pará tem muitos praticantes bons, principalmente nativos das praias que ficam distantes da capital, que tem bons resultados em campeonatos locais e brasileiros, porém o mais difícil é conseguir apoio. Para chegar até onde essa turma chegou foi necessária coragem. “Muitas vezes dá vontade de desistir, mas da feita que pega a primeira onda, não dá para parar nunca mais. É um esporte que representa saúde, felicidade e estilo de vida”, acredita o jovem que sonha em trilhar carreira nas águas. ■


RECEITA

REVISTA LÍDER

| 42 |

JULHO 2018

RECEITA DO CHEF  Hermes Junior

Por

Dina Barbosa Chef

A receita desta edição é um doce fitness para quem não quer cair nas tentações das férias escolares e quer seguir firme na dieta e se manter em forma no verão 2018. Quem assina a sugestão é Dina Barbosa, chef que está à frente do Empório Grão Pará.

Bolo de banana com nozes

(sem glúten e sem lactose)

Ingredientes PARA O BOLO • 130 g de farinha de arroz • 60 g de fécula de batata • 20 g de polvilho doce • 4 g de goma xantana • 6 g de fermento biológico seco • 30 g de açúcar demerara

• 3 g de sal • 60 g de ovos • 36 g de óleo de girassol • 2 g de vinagre branco • 151 ml de água • 150 g de banana nanica madura sem casca e em cubos • Clara de ovo para pincelar

PARA A FAROFA • 30 g de nozes picadas • 25 g de clara de ovo • 60 g de açúcar demerara • 60 g de amido de milho • 1 g de canela em pó


| 43 |

JULHO 2018

Modo de preparo Em uma tigela da batedeira, coloque a farinha, fécula de batata, goma xantana, fermento, açúcar e sal. Bata na velocidade 1. Reserve. Em seguida, misture os demais ingredientes, exceto a banana. Despeje-os sobre o que estava reservado. Ligue novamente a batedeira na velocidade 1 e vá aumentando aos poucos. Bata a mistura até obter uma massa homogênea. Alcançada essa textura, pare e incorpore a banana. Feito isso, acomode a massa na forma previamente untada e polvilhada com farinha de arroz. Reserve até dobrar de volume. Delicadamente, pincele com a clara e cubra com a farofa de nozes. Asse no forno preaquecido. Desenforme, cuidadosamente, e reserve até o completo resfriamento. Prontinho é só comer! Dica da chef! Você pode substituir a banana por maçã, uva passa, goiabada ou pêssego.

RECEITA

REVISTA LÍDER


RECEITA

REVISTA LÍDER

| 45 |

JULHO 2018

TABELA COPA RECEITA DO CHEF  Hermes Junior

Nada como se hidratar bastante neste verão, não é? Como nem tudo é festa, é preciso parar o corpo para repor os nutrientes do organismo e aproveitar o mês mais agitado do ano. Para dar aquela forcinha, pedimos uma receita de suco energético e saudável. A criação é da equipe do Café da Fox.

Suco de Verão


| 46 |

MATÉRIA RECEITA

REVISTA LÍDER

JULHO 2018

Ingredientes • 100 g de polpa de manga • ½ copo de suco de laranja • 6 folhas de manjericão • 1 rodela de gengibre

Modo de Preparo Misture tudo no liquidificador e bata. Prontinho! É só servir gelado

Propriedades nutricionais Manga:

Uma porção de 100 g de manga fornece apenas 50 Kcal, sendo aproximadamente 13 g de carboidratos, 1g de proteínas e não tem quantidade significativa de gordura. Além disso, é extremamente rica em fibras, em 100 g de manga encontramos 2 g de fibras.

Laranja:

Além de ser rica em vitamina C, a laranja é também uma excelente fonte de ácido fólico, potássio e magnésio. O ácido cítrico, o que potencializa a ação da vitamina C, encontra-se igualmente em grandes quantidades nesta fruta apetecível. A fibra, por sua vez, encontra-se sobretudo entre a casca e polpa (a “parte branca” da laranja, que muitas vezes é removida).

Manjericão:

Quimicamente composto por flavonoides, tanecos e óleos essenciais, o manjericão é conhecido pelas suas propriedades antissépticas, desintoxicantes, calmantes e expectorantes. Devido aos seus compostos fenólicos, esta planta possui um elevado potencial antioxidante, que atuam no combate e na propagação dos radicais livres.

Gengibre:

Apresenta uma substância chamada gingerol, dotada de propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas que protegem o nosso organismo. O gingerol é responsável pelo sabor picante do gengibre.


MATÉRIA

REVISTA LÍDER

| 49 |

JULHO 2018

VERÃO  Bianca Teixeira  Hermes Junior

TIPOS DE BRONZEAMENTO Não deu tempo de se preparar para o verão e você não quer chegar branco na praia? A solução pode estar em um bronzeamento rápido e com resultado satisfatório. O mercado estético vem investindo nas novidades. Mas antes de qualquer decisão sobre qual bronzeamento fazer, não esqueça de sempre consultar um dermatologista. Ariane Lima, 36 anos, pegou muito sol durante uma fase da vida. Era daquelas que adorava ficar horas exposta aos raios ultravioletas para garantir a famosa marquinha na pele, mas com o amadurecimento e o conhecimento, hoje, garante que já não fica tanto tempo assim garantindo uma cor. Para manter o bronze, quando não tem como ir para piscina ou uma praia, e para não se expor muito ao sol também, ela optou por fazer bronzeamento artificial a jato mineral. “Adoro marquinha, não curto aquelas de fita, gosto de marca de biquíni mais natural. Esse bronzeamento eu gosto de fazer de 15 em 15 dias”, conta. A empresária diz que o segredo para fazer a cor durar sem desgastar a pele é a hidratação. Seja passando hidratante ou tomando muita água, a pele sempre necessitará de cuidados. Nesta época, então, eles são redobrados.

OS TIPOS DE BRONZEAMENTO Com a proibição das câmaras de bronzeamento pela ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), por conta do câncer de pele, o mercado estético buscou outras soluções para conquistar a clientela que faz questão de ter e manter a cor do verão. Esteticista há 19 anos, Bete Rodrigues comenta algumas técnicas:

Foto: Arquivo pesoal

Bronzeamento com fita adesiva: os biquínis com fitas são adaptados e aderidos ao corpo para que a marquinha não fique fora do lugar. Geralmente, estes biquínis são feitos em clínicas de estética e são usadas as fitas adesivas, isolantes, uma verdadeira obra de arte para valorizar o bronzeado. Bronzeamento ao sol: usa-se um produto próprio à base de parafinas, óleo de coco e alguns ativos selecionados que ajudam a ativar a melanina e proporcionar uma cor já na primeira sessão, este tipo de bronze é muito comum nas clínicas de estética que tem um espaço ao ar livre e podem proporcionar tal benefício.

Foto: Internet Foto: Internet


MATÉRIA

REVISTA LÍDER

| 50 |

JULHO 2018

VERÃO  Bianca Teixeira

“O bronze é feito com uma esfoliação para eliminar as células mortas e em seguida são aplicados os produtos. Inicialmente, a pessoa deve ficar apenas 05 minutos exposta ao sol, este tempo vem aumentando gradativamente para 10 minutos até que a pessoa possa ficar por mais tempo, algo em torno de 1 hora. O grande vilão deste tipo de bronzeamento é que as pessoas exageram um pouco na exposição solar e também no horário de exposição que deveria ser pela manhã até as 10 horas, no máximo, e à tarde a partir das 16 horas”, explica Bete. Bronzeamento a jato: é feito com um aparelho (pistola) que vaporiza um produto no corpo e que, ao interagir com a pele fixa, uma cor natural de bronzeado. O efeito do bronze é bem natural e a cada dia ganha mais adeptos por não ser prejudicial à saúde. É justamente a opção da Ariane. “Totalmente seguro e aprovado pelos dermatologistas, pode durar até 10 dias. A durabilidade depende de cuidados com a pele. Por exemplo, é necessário

fazer antes da aplicação do jato um banho de lua com esfoliação para eliminar as células mortas. Fazendo o bronze nas células novas, o serviço terá maior durabilidade e a pele um maior viço. Após o bronze é muito importante manter a pele hidratada, pois ela fica ressecada igual ao bronze natural e os cuidados farão o bronze durar mais”, explica Bete. O bronzeamento a jato é feito a frio, longe do sol, sem fotoenvelhecimento, sem risco de queimaduras ou câncer de pele. É muito procurado por homens e mulheres que praticam esportes e querem ter um bronzeado para mostrar os músculos definidos. Este tipo de bronzeamento pode ser feito em todo tipo de pele.■


DICA

REVISTA LÍDER

| 52 |

JULHO 2018

 CASA E LIMPEZA

MANCHAS

Elas atormentam na hora da lavagem. Mas cada mancha precisa de uma atenção específica. Saiba mais:

Giz de lousa branco (tira mancha de) óleo Bicarbonato de sódio (tira mancha de) café

NÉCESSAIRE

Quando viaja sua nécessaire quase sempre fica úmida e suja? Pois algumas atitudes podem colaborar pra isso. Quanto à escova de dente, seque bem antes de guardar e use um protetor para não entortar as cerdas. Quanto aos cremes, para evitar que vazem, passe papel-filme pela boca do pote e rosqueie a tampa por cima. Você pode optar também por colocar os produtos em embalagens plásticas tipo zip-lock.

Água fervendo (tira mancha de) frutas

ABACATE NO PONTO!

Saiba em que ponto está o abacate observando o fruto de maneira certeira. AMARELO = ainda não está maduro

VERDE = pronto pra consumo

MARROM = passou do ponto


DICA

REVISTA LÍDER

| 54 |

JULHO 2018

 CABELO E BELEZA

CABELO E SUOR

Você sabia que o suor faz mal para os cabelos? Nosso suor tem cloreto de sódio (sal) que danifica o brilho e causa frizz nos fios. Quando for para atividade física a dica é usar os cabelos presos e de preferencia em coque alto.

TANGERINA SIM!

A fruta tem o poder de proteger a pele contra o envelhecimento, é pouco calórica, mas rica em fibras e vitamina C, e poderosa antioxidante. Inclua a fruta na sua dieta e ganhe uma aliada da beleza e da saúde.

CRESCE!

Se seus cabelos não crescem tanto quanto deveriam, saiba que há diferentes fatores que podem contribuir para isso. A má alimentação é um deles, além da carência de vitaminas no organismo. Outros fatores são o estresse, poucas horas de sono e a baixa ingestão de água.


DICA

REVISTA LÍDER

| 56 |

JULHO 2018

 SAÚDE E NUTRIÇÃO

GELADO E SAUDÁVEL

O verão amazônico tem temperaturas na casa dos 30ºC e com tanto calor e exposição ao sol a hidratação é fundamental. Que tal mudar a cara da água de coco? Use-a com pedaços de frutas e prepare picolés para tomar à vontade e dar às crianças.

FRANGO DELÍCIA

Para o frango ficar ainda mais saboroso aposte nesta combinação na hora de temperar: • 1 ácido (limão, laranja ou tangerina) • 1 gordura (azeite ou pastas oleaginosas) • Sal a gosto Deixe marinando por um tempo, depois é seguir o preparo de sua preferência e pode aproveitar o suco da marinada.

VEIO PRA FICAR

O gengibre caiu no uso constante de muitas pessoas pelos inúmeros benefícios que traz ao organismo como auxílio no emagrecimento, mas ele é muito mais que isso, combate os gases, previne o câncer, melhora náuseas, combate a azia, protege o estômago. Pode ser usado para temperar alimentos e assim reduzir o uso do sal.


DICA

REVISTA LÍDER

| 58 |

JULHO 2018

 SUSTENTÁVEL

CANUDINHOS DESCARTÁVEIS, NÃO!

Em todo o mundo ganha força a conscientização de não se utilizar os canudinhos descartáveis. Eles não têm matéria-prima biodegradável, consequentemente, podem levar mil anos para se decompor na natureza. Eles têm uma vida útil muito curta, é o tempo de tomarmos um suco, uma água de coco... e chegam a corresponder a 4% de todo lixo plástico em nível global. Há opções de canudos de vidro e de aço inox. Pense melhor.

MARACUJÁ

Não desperdice a casca do maracujá. Ela é fonte de fibras, funciona no sistema digestivo, ajuda no processo de emagrecimento e controla os níveis de açúcar no sangue. É rica também em proteínas, gorduras e carboidratos. Depois de retirar a polpa do maracujá, observe a casca firme e sem rugas, corte em pedaços. Leve ao forno em uma assadeira por 30 minutos, mexendo sempre. Verifique se estão torradas, bata no liquidificador e está pronta sua farinha de maracujá.

MODA

Até sua roupa pode ser sustentável e há marcas voltadas a isso. Dentre os princípios estão: o combate ao trabalho escravo, com a apresentação de quem faz parte da cadeia do processo produtivo, além da reutilização de material reciclável como garrafas pet, isso prolonga a vida útil de materiais que já estavam no meio ambiente.


DICA

REVISTA LÍDER

| 60 |

JULHO 2018

Vinhos & Vinhos

VINHOS E SOL

Sim! Eles podem ser sua companhia na praia ou na piscina. Por que não? E não pense que precisa se limitar aos brancos e rosés que são mais refrescantes, pois como eles têm teor de acidez mais alto, fazem salivar e dão a sensação de frescor. Os tintos também podem ser consumidos. Saiba apenas escolher a melhor uva e acerte na temperatura. Não dá pra servir em temperatura ambiente, melhor servir entre 12°C e 14°C. Escolha também vinhos jovens que são mais refrescantes.

CONSERVE

Para que o vinho permaneça com a melhor temperatura para o consumo, segure a taça pela haste, é para isso que ela existe. Não segure pelo bojo, pois além da temperatura, você ainda pode alterar a percepção de aroma e textura. Isso vale para os vinhos tintos, brancos, rosés e espumantes.

GELAR RÁPIDO

É possível gelar uma garrafa de vinho em um tempo mais curto. Pra isso, coloque a garrafa na vertical dentro de um recipiente com gelo e, em seguida, coloque um pouco de água. Para que o processo fique ainda mais rápido, coloque álcool e sal grosso na água, misture antes de despejar no balde. Vire a garrafa para que todo o vinho fique gelado.


COLUNA OTORRINOLARINGOLOGIA por Dra. Erika Badarane

REVISTA LÍDER

| 62 |

JULHO 2018

▪ CRM-PA 9143 -  erikabadarane.site.med.br

Dra. Erika Badarane Otorrinolaringologista

VERÃO, PRAIA E... DOR DE OUVIDO!

Julho em Belém é sinônimo de veraneio e calor intenso, e com isso aumentam os banhos de piscina, praia e igarapé. Essa diversão pode virar um pesadelo quando a otite externa aparecer. A otite externa é uma inflamação da orelha externa. Para que fique mais claro, a orelha é divida em três partes: 1. Orelha externa: composta pelo pavilhão auricular (orelha) e pelo meato acústico externo (vai da orelha até o tímpano). Sua inflamação é chamada de otite externa; 2. Orelha média: fica após o tímpano. Nela estão os ossículos, a tuba auditiva (comunica o nariz com o ouvido médio) e várias outras estruturas importantes para nossa audição. Sua inflamação é chamada de otite média; 3. Orelha interna: Composta pela cóclea e labirinto. O meato acústico externo, exatamente por fazer a comunicação entre o exterior (ambiente) e o tímpano, possui alguns mecanismos de proteção e defesa naturais. Na parte mais externa, perto do pavilhão auricular, a pele do meato é mais grossa, possui pelos e glândulas que produzem cerúmen (cera). Portanto, a cera e os pelos são barreiras protetoras do ouvido, impedindo a entrada de partículas e criando um ambiente que não seja favorável a proliferação de bactérias e fungos. As principais causas de otite externa são:

• A água: quando o ouvido fica muito tempo em contato com a água, a pele que o reveste fica mais frágil, ficando mais vulnerável à ação de bactérias e fungos trazidos pela água, provocando a otite externa. Além desse efeito sobre a pele, a água pode quebrar a barreira natural do cerúmen, facilitando também a ação dos microrganismos. • Trauma no meato acústico externo: a limpeza excessiva ou agressiva da orelha externa pode romper as barreiras descritas (principalmente o cerúmen) e facilitar a infecção; Os principais sintomas da otite externa são dor, secreção no ouvido, diminuição de audição e coceira. Apesar do desconforto, felizmente existem formas de prevenir a otite externa: • Evite o uso de cotonetes, grampos ou outros objetos para limpar ou coçar os ouvidos; • Enxugue as orelhas com cuidado, usando toalha ou papel macios enrolados no dedo; • Quando nadar, utilize protetores para evitar a entrada de água. Para o diagnóstico e tratamento adequados, procure um Otorrinolaringologista.


COLUNA

REVISTA LÍDER

| 64 |

JULHO 2018

ONCOLOGIA por Drª. Paula Sampaio ▪ CRM 7772

CUIDADO COM O SOL Paula Sampaio Oncologista Clínica

Especialista em Oncologia Clínica pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) – SP. Pós-Graduada em Oncologia Clínica pelo Hospital Israelita Albert Einstein – SP. Mestranda em Oncologia e Ciências Médicas - UFPA.

Wolverine, o mutante com alma de samurai e instinto feroz, tem como característica marcante o seu poder de regeneração. O ator australiano Hugh Jackman, que interpreta o personagem, também parece um super-herói. De 2013 a 2017, Jackman descobriu e tratou câncer de pele 6 vezes. A maioria das operações às quais foi submetido o protagonista de X-Men foi no nariz, uma das partes do corpo mais expostas aos raios solares. O ator, de 47 anos, sempre foi muito transparente ao tratar da doença. Publicava fotos nas redes sociais, após cada cirurgia, para conscientizar as pessoas sobre a importância de usar protetor solar. Jackman ajudou, portanto, na prevenção um câncer que é o de maior incidência no mundo todo. É responsável por cerca de 30% dos casos de câncer no Brasil. São estimados para 2018, segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), mais de 180 mil novos casos da doença. 90% dos cânceres de pele ocorrem entre cabeça e pescoço, como aconteceu com Hugh Jackman. O grande vilão é a exposição exagerada ao sol, sem os devidos cuidados,

especialmente entre 10 e 16h, o período em que os raios solares são mais perigosos. Um aspecto importante é o efeito cumulativo do sol na pele. O maior fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pele é o envelhecimento. Embora essa doença possa acometer desde a infância, tem o seu pico de incidência a partir dos 45 anos. Por isso, já devemos ter cuidados com a pele dos bebês e continuar por toda a vida. O protetor solar é a arma mais poderosa contra o câncer de pele, mas não basta só usar. Tem que usar da maneira certa. O produto demora 30 minutos para começar a fazer efeito. Por isso, a recomendação é que seja aplicado em casa, antes de ir para a praia ou piscina, em todas as áreas do corpo que ficarão expostas ao sol (inclusive orelhas, área dos olhos e até sola dos pés). Ah, para continuar protegido, não pode esquecer de reaplicar a cada duas horas. Quanto maior o número do fator de proteção solar, mais tempo dura a proteção. E é bom lembrar que o certo é usar protetor solar todo dia, até porque Belém fica bem perto da linha do Equador. O sol aqui sempre é muito forte. Mesmo em dias nublados, os raios solares ultrapassam as nuvens. O uso diário de

protetor solar pode reduzir em até 85% as chances de uma pessoa desenvolver câncer de pele. Além do protetor solar, é fundamental a adoção de proteção física (roupas adequadas, chapéu e óculos escuros) e a atenção da população para a regra do ABCDE, para identificar os possíveis sinais na pele com alerta para análise dessas lesões. O ABCDE consiste em observar a Assimetria (se uma metade da pinta está semelhante à outra metade), Borda (caso os contornos da lesão estejam irregulares, dentados, chanfrados ou com sulcos, é recomendável procurar um especialista), Cor (observar se a coloração é a mesma em toda a pinta e se não há diferentes tons de marrom, preto e, às vezes, azul, vermelho e branco), Diâmetro (a pinta não pode ter mais de 0,5 cm) e Evolução (que é um critério melhor avaliado pelos especialistas, que observam a profundidade da lesão e se há metástase). Na dúvida, procure um dermatologista.

CTO - Centro de Tratamento Oncológico Fone: 91 3182-8888 www.cto-pa.com.br


COLUNA

REVISTA LÍDER

| 66 |

JULHO 2018

PSICOLOGIA por Danielle Almeida ▪ CRP 1712

METADE DO ANO E AS METAS? Danielle Almeida Psicóloga

Especialista em Saúde Mental

A motivação é um dos fatores mais importantes na realização dos objetivos de uma pessoa. Sem ela, provavelmente será muito mais difícil que a mente encontre inspiração para atingir suas metas. No âmbito da Psicologia, a motivação é a condição do organismo que influencia a direção do comportamento. Em outras palavras, é o impulso interno que leva à ação. Felizmente quando a motivação começa a diminuir, podemos seguir algumas orientações e técnicas para trazê-la de volta. 1- VISUALIZE SEUS OBJETIVOS: É muito útil se apoiar em imagens, reforços visuais que ajudem a se lembrar da sua meta. A visualização é uma poderosa e cientificamente testada ferramenta que funciona em um nível subconsciente. Quando definir um objetivo, tente visualizar as coisas que você pode ver, sentir e ouvir quando atingir seu objetivo (por exemplo, aplausos e cumprimentos dos

colegas depois de ter realizado uma excelente apresentação) 2- EXAMINE AS RAZÕES DA SUA MOTIVAÇÃO: Conheça as razões específicas pelas quais você deseja atingir um objetivo. O interesse pessoal é um bom motivador. 3- ACEITE SEUS ERROS: O caminho para alcançar o sucesso pode não ser fácil. Sempre haverá obstáculos ao longo do caminho. A probabilidade de cometer erros durante o processo é imensa. Em vez de ser crítico com os erros, use o processo como oportunidade de aprendizado. No mundo empresarial é sabido que muitos nomes de sucesso já passaram por falência. Entretanto, recomeçaram, usando os erros iniciais como fonte de sabedoria e construíram negócios brilhantes no futuro. Honre sua história, seus erros e use-os a seu favor.


COLUNA DIREITO E CONSUMO

▪ OAB/PA 21.348

REVISTA LÍDER

por Orimar Rodrigues Jr.

| 68 |

JULHO 2018

DE OLHO NO PREÇO DO DIESEL Orimar Rodrigues Jr. Advogado

Diretor Jurídico do Shopping Castanheira Advogado Grupo Líder Pós-graduado em Direito Contratual na PUC-SP

No mês de maio o país parou devido à greve dos caminhoneiros, que pediam a diminuição no preço do diesel, uma tabela com o valor de frete mínimo para categoria, entre outras coisas. Após dias de sofrimento para a população com a escassez de produtos, o governo concedeu o desconto de aproximadamente R$ 0,46 (quarenta e seis centavos) no valor do litro do óleo diesel, através da diminuição de impostos e de concessões financeiras pagas à Petrobrás. Ocorre que será necessário o governo fiscalizar os postos de combustíveis para que esse desconto chegue ao consumidor, já que não há tabela pré-estabelecida para a cobrança de combustível em todo o país, devido à livre concorrência. Desta forma, o Ministério da Justiça editou uma portaria que determinou que os Procons devem fiscalizar se o preço com desconto está sendo concedido ao consumidor através do recolhimento das notas fiscais que os postos de combustíveis compraram os produtos das distribuidoras, para que seja feita a análise da composição dos preços de custo com o preço final vendido na bomba.

Em caso de não haver desconto no valor, será aberto um procedimento administrativo contra o posto de combustível, que pode resultar desde uma multa administrativa até o fechamento do estabelecimento. O consumidor também poderá denunciar práticas abusivas de preços, pois foi determinado na portaria que os postos informassem de maneira clara e ostensiva os valores que está sendo vendido o óleo diesel a partir do dia 01 de junho de 2018. O governo criou um canal de comunicação para o consumidor denunciar qualquer cobrança de preço abusivo, através do número (61) 99149-6368 que pode receber ligações de qualquer município ou estado do país. Este número também recebe mensagens por WhatsApp. Portanto, o consumidor deve ficar de olho quando for abastecer o seu veículo, pois tem o direito ao desconto concedido, sendo amparado pelo Código de Defesa do Consumidor que veda qualquer tipo de prática abusiva em relação ao preço do óleo diesel. ■


COLUNA ARQUITETURA E DECORAÇÃO por Débora Leite Rodrigues

REVISTA LÍDER

| 70 |

JULHO 2018

▪ CAU 123021-2 CREA 10563D  deboraleiterodrigues@uol.com.br

DECORAÇÃO SERENDIPITY Débora Leite Rodrigues Arquiteta

A decoração de sua casa reflete o seu estilo de vida. Também é verdade que em cada fase de nossas vidas valorizamos mais um aspecto do que outro. Essas mudanças nos fazem repensar em como queremos morar, já que nossa casa é o refugio perfeito e onde reunimos a família, os amigos e criamos o dia a dia que nos faz mais feliz. Hoje usamos muito um termo conhecido como Serendipity, essa palavra de origem inglesa é usada para definir um estilo e jeito de morar. O estilo Serendipity na decoração busca ambientes menos planejados e sem excessos, uma tendência mais clean e delicada. Decorar de forma Serendipity é buscar criar espaços sem formas rígidas seguindo sua essência. O projeto deve ser totalmente personalizado e que reflita sua identidade, esse estilo tem a ver com espontaneidade e conforto. Aproveite tudo, antigos móveis, cortinas, acessórios e tapetes, busque nas lembranças a alegria e prazer de decorar sua casa.


Férias no Castanheira. Um presente pra toda a família. Nestas férias, só fica em casa quem quiser. Atração é o que não falta, no Castanheira. Confira: Praça de Alimentação: shows musicais às quintas e domingos.

Brinquedo na Praça Central – A Fazendinha: um parquinho temático com labirinto, piscina de bolinhas, carrossel, gangorras e muito mais.

Salas de cinema: super lançamentos pra todas as idades.

Parque Infantil: os brinquedos e games mais top do momento.

castanheirashopping.com.br

/castanheirashopping

@castanheirashop

E mais: tire fotos com os super-heróis da Marvel e com os personagens da Disney que vão estar passeando pelos corredores do shopping.

@CastanheiraShop


PARA QUEM EXIGE O MELHOR A Cerpa Prime é uma homenagem aos amantes de cerveja, feita para os paladares mais exigentes. A pureza do malte, o aroma e o sabor combinados com técnicas Européias consagradas e toda tradição de uma empresa que produz alta qualidade desde 1966, trazem ao mercado uma cerveja premium desenvolvida para surpreender-lhe. A Cerpa Prime é a perfeita harmonia entre os melhores maltes, lúpulos importados e a mais pura água da Amazônia. Uma cerveja de alta qualidade, pensada em cada detalhe para conquistar você.

Revista Líder  
Revista Líder  
Advertisement