5 minute read

Jordania: uma beleza estonteante para conhecer

Uma casa silenciosa em meio a uma vizinhança barulhenta. Assim poderia ser definida a Jordânia. Encravada no Oriente Médio, ao lado de Israel e seus vizinhos árabes, o país é um verdadeiro oásis de tranquilidade em meio a uma região tão conturbada. Ao contrário do que se possa imaginar, o Reino Hachemita da Jordânia não é rico em petróleo ou recursos naturais. Resta oferecer então o que tem de melhor: sua estabilidade e paisagens.

Os 89.342 km² de extensão do país — menor que o estado de Pernambuco — são uma ponte entre o deserto e o mar. Há basicamente duas estradas principais que ligam o país de uma ponta à outra, passando pelo fértil Vale do Jordão até as montanhas silenciosas do vasto deserto de Wadi Rum; conectando as águas cristalinas do Mar Vermelho e as super salgadas do Mar Morto.

Advertisement

Cada quilômetro rodado em terras jordanianas é a certeza de um horizonte encantador, com novas experiências a serem descobertas, acompanhadas da tradicional hospitalidade árabe.

A Jordânia é uma nação de beleza estonteante. Por lá se encontram camelos, nômades, tendas beduínas e tesouros perdidos. Sua rica história remonta aos tempos mais antigos.

O maior exemplo é Petra, a principal atração turística do país. O famoso sítio arqueológico, que já foi cenário do filme Indiana Jones, guarda os resquícios de uma cidade esculpida na rocha há mais de 2000 anos. Para os apaixonados por aventura, há safaris 4x4, atividades de snorkeling, mergulho, escaladas e caminhadas pelo deserto.

Ao longo dos anos, a Jordânia se transformou numa nação estável, moderna e pacífica. A imagem onipresente da Família Real, representada pela bela rainha Rania e o rei árabe de olhos azuis Abdullah bin al-Hussein, exportam o sorriso sincero de um país que cada vez mais investe no turismo. O conveniente Jordan Pass, espécie de ticket combo criado pelo governo para simplificar a vida dos turistas, permite ao viajante sair de casa já com visto e ingressos para mais de 40 atrações, sem ter que se planejar com muita antecedência.

Localizada no coração do Oriente Médio, a Jordânia é facilmente acessível por terra, ar e mar. A proximidade com destinos turísticos já consolidados, como Israel e Egito, faz do país um "desvio" rápido e conveniente, mesmo para aqueles que embarcam em excursões de apenas um dia em seu território. A maioria dos viajantes vem de Israel, cruzando a fronteira terrestre ao sul (Eilat/Aqaba), o que também pode ser feito por conta própria.

Não há voos diretos do Brasil para a Jordânia. Quem optar pelo trajeto aéreo terá de fazer ao menos uma conexão na Europa ou Oriente Médio.

Brasileiros precisam de visto de turismo para a Jordânia, que pode ser obtido diretamente na chegada ao aeroporto. O custo é de 40 JD (~U$ 55) para o visto de entrada único, válido por até 2 meses; e 120 JD (~U$ 170) para múltiplas entradas, válido por até 6 meses. Grupos de cinco ou mais pessoas que chegam através de uma agência turística da Jordânia estão isentos das despesas com vistos.

No entanto, desde a implantação do Jordan Pass, viajar para a Jordânia ficou bem mais prático. O Jordan Pass é um ticket combo que inclui ingressos para diversas atrações e também isenta o custo do visto para estadias superiores a 3 noites (4 dias). O passe é válido por até 12 meses após a data da compra e expira 2 semanas após a primeira entrada em uma das atrações participantes. O ticket inclui nome, nacionalidade e um QR code, além de especificar o tipo de pacote (Wanderer, Explorer ou Expert).

Hora de curtir o frio em Campos

Fondue, música clássica, arquitetura enxaimel, montanhas... são muitos os ingredientes que fazem de Campos do Jordão uma das cidades mais visitadas do estado de São Paulo. Capital do inverno paulista por excelência, a Suíça brasileira recebe milhares de visitantes o ano todo - sobretudo no mês de julho, quando se enfeita para o Festival Internacional de Inverno.

Entre suas muitas faces, Campos do Jordão se destaca pela diversão. Jovens nas ruas, por vezes ostentando carros importados, choperias animadas e badalação não faltam. Os mais românticos, porém, encontram no frio serrano e nas pousadas charmosas o clima ideal. Campos é também um importante polo gastronômico, com alguns restaurantes premiados.

Nada disso lhe interessa? A cidade oferece cada vez mais opções para aproveitar a natureza e suas belas paisagens. Centros de esportes radicais, caminhadas e cavalgadas estão entre as atividades mais procuradas e agradam todas as idades.

É considerado o melhor destino de inverno do estado e um dos principais do Brasil, atraindo cada vez mais visitantes de outros cantos brasileiros e de outros países. Basta atravessar o belo portal para entender o motivo: trata-se da mais suíça de todas as cidades brasileiras.

Pulse Abarth

A marca do escorpião retornou ao Brasil com o novo Pulse Abarth, SUV esportivo desenvolvido no Brasil e com produção nacional. Previsto para chegar no último trimestre do ano, terá concessionários especializados na divisão esportiva, mas sempre dentro de uma Fiat.

O Pulse deverá ter o 1.3 turbo de até 185 cv, podendo ganhar ainda mais potência com alguma preparação específica para o modelo Abarth

Honda HR-V

O Honda HR-V 2023 será vendido em quatro versões diferentes, ao todo. As duas primeiras, EX e EXL, serão equipadas com o mesmo conjunto mecânico dos novos City sedã e hatch: um motor 1.5 aspirado de 1.5 aspirado de 126 cv de potência e 15,8 kgfm, sempre com câmbio automático do tipo CVT.

Mustang Mach E

O Ford Mustang Mach-E estreia inúmeras tecnologias. Vem com uma enorme tela central vertical de 15,5 polegadas, com cluster de 10,2”. O Mach-E está disponível com dois tamanhos de bateria: uma de 68 kWh utilizáveis e outra de 88,8 kWh, sempre montadas sob o piso do carro entre os dois eixos. A bateria menor promete autonomia de até 440 km, enquanto a maior chega a 610 km.

Corolla GR

A versão esportiva GR do modelo, que deverá chegar ao Brasil como hatch médio, vem com forte apelo esportivo, digno dos modelos de rali, com direito a um grande aerofólio na traseira, para-lamas alargados, câmbio manual e mais de 300 cv sob o capô.

Aston Martin DBX707

O SUV de luxo mais potente do mundo vai chegar ao Brasil em julho. Trata-se do Aston Martin DBX707, que carrega motor V8 4.0 biturbo (de origem Mercedes-AMG) com 707 cv de potência. Finalizado em março deste ano, ele pode alcançar a velocidade máxima de 310 km/h, sendo que os 100 km/h são atingidos em 3,1 segundos a partir da inércia.

Porsche Cayenne Turbo GT

O Porsche Cayenne chega a 2022 completando 20 anos de vida e, no Brasil, a comemoração é em grande estilo. O modelo ganha de presente o inédito Cayenne Turbo GT, versão mais rápida da história e de SUV e que já estreia com recordes cravados nos circuitos de Nürburgring e Interlagos. Mas a festa é cara: ele custa R$ 1.325.00

Hyundai Creta N-Line

A versão mais arrojada do Hyundai Creta é revelada no Brasil. Já está em pré-venda por R$ 159.490 e com 200 unidades disponíveis. Batizado de Creta N Line, ganha uma série de adornos esportivos no interior e no exterior, além de amortecedores, molas e sistema de direção recalibrados para entregar mais desempenho.

Jeep Wrangler 2022

A Jeep se prepara para a apresentação do Wrangler 2022 que já teve algumas aparições no reality No Limite e foi confirmado para o mercado brasileiro neste ano. A estreia, prevista para o segundo semestre, deve trazer diversas novidades na gama de equipamentos. Com lente grande-angular, que amplia a visão, a câmera fica instalada no meio da grade dianteira do Jeep e conta com lavador.

IMOBILIÁRIAS

Quer vender mais rápido, sem desvalorizar seu imóvel e se destacando do mercado?

Você conhece o Home

This article is from: