
1 minute read
Kia EV6, 100 eletrico, surpreende em teste de
4.365 km
Com o reposicionamento de marca e de portfólio de produtos, a Kia Corporation decidiu enviar duas unidades do EV6 para a América do Sul, com o objetivo de divulgar as novas tecnologias da montadora. Uma delas veio para o Brasil, um privilégio à importadora local, que estruturou o “Kia EV6 Experience”, um teste de longa duração, realizado entre os dias 17 e 27 de março último, num percurso de 4.365 km, perfazendo o trajeto Itu-Montevidéu-Punta Del Este-Montevidéu-Itu.
Advertisement
Para realizar a primeira parte da jornada – Itu-Montevidéu –, os jornalistas Cesar Urnhani (piloto de testes), Eduardo Passo (Quatro Rodas) e Vagner Aquino (Jornal do Carro) revezaram-se ao volante do EV6. Vale destacar, porém, que o planejamento da viagem teve início dois meses antes, em janeiro de 2022, cuja tarefa mais árdua foi checar os pontos de carregamento em território brasileiro, especificamente nos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De Chuí, no extremo Sul do País, até Montevidéu, havia – e há
– garantia de carregamento, já que o Uruguai possui a infraestrutura das Rotas Elétricas, com pontos de abastecimento entre 7 quilowatts/h e 43 quilowatts/h, na média.
Embora a autonomia do EV6 seja de 530 km, os organizadores da jornada entenderam por bem “trabalhar” com uma margem de segurança, ou seja, de 480 km. A diferença de 50 km ficaria por conta dos possíveis pontos de carregamento programados, mas inativos, fato que ocorreu na cidade de Pelotas, penúltima cidade brasileira antes da divisa Brasil-Uruguai, ou ainda, em caso de manutenção desses pontos ou até mesmo ocupados por longo período por outro usuário de carro elétrico.

Confira como foi https://youtu.be/K1-33H86vUA