
1 minute read
A IMPORTÂNCIA DO EXERCÍCIO NA PREVENÇÃO E TRATAMENTO DA SÍNDROME METABÓLICA
usualmente relacionados à deposição central de gordura e à resistência à insulina, devendo ser destacada a sua importância do ponto de vista epidemiológico, responsável pelo aumento da mortalidade cardiovascular estimada em 2,5 vezes.
A Síndrome Metabólica tem como base a resistência à ação da insulina (hormônio responsável pelo metabolismo da glicose), daí também ser conhecida como síndrome de resistência à insulina. Isto é: a insulina age menos nos tecidos, induzindo o pâncreas a produzir mais insulina e elevando o seu nível no sangue. Alguns fatores contribuem para o seu aparecimento: os genéticos, excesso de peso (principalmente na região abdominal) e a ausência de atividade física.
Advertisement
As principais alterações nos hábitos da vida moderna, incluindo o consumo de alimentos com densidade calórica elevada, somado com os baixos níveis de atividade física são fatores determinantes para o aumento da obesidade na população, transformando-a em um dos problemas mais preocupantes em termos de Saúde Pública. Portanto, a síndrome metabólica é uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo.
E você, tem Síndrome Metabólica? - Segundo os critérios brasileiros, a Síndrome Metabólica ocorre quando estão presentes três dos cinco critérios: Obesidade central – circunferência da cintura superior a 88 cm na mulher e 102 cm no homem; Hipertensão Arterial – pressão arterial sistólica ³ 130 e/ou pressão arterial diatólica ³ 85 mmHg; Glicemia alterada (glicemia ³110 mg/ dl) ou diagnóstico de Diabetes; Triglicerídeos ³ 150 mg/dl; HDL colesterol £ 40 mg/dl em homens e £50 mg/dl em mulheres.
Aprática regular de atividade física tem sido recomendada para a prevenção e reabilitação de doenças cardiovasculares e outras doenças crônicas por diferentes associações de saúde no mundo. Estudos epidemiológicos têm demonstrado relação direta entre inatividade física e a presença de múltiplos fatores de risco como os encontrados na síndrome metabólica.
A Síndrome Metabólica (SM) é um transtorno complexo representado por um conjunto de fatores de risco cardiovascular,
E agora? - Pelo fato da Síndrome Metabólica estar associada ao maior número de eventos cardiovasculares é importante o tratamento dos componentes da Síndrome. Portanto ela pode ser evitada e controlada com mudanças no estilo de vida, aumentando o nível de atividade física diária e novos hábitos alimentares, em alguns casos, deverá ser associado com medicações para auxiliar no controle. Assim a prática da atividade física vem sendo recomendada como forma de prevenção e tratamento da síndrome metabólica. Procure seu médico e faça os exames periódicos.
