2 minute read

Muito além da aposentadoria

Next Article
CINEMA

CINEMA

Leitor da Revista Singular, nos encontramos novamente!

Na edição de fevereiro, você viu a Bertagnoli Sociedade de Advogados dando dicas e um passo a passo sobre o início no empreendedorismo, tema voltado a quem ainda tem a vontade de mudar drasticamente de vida. Hoje, o nosso foco está direcionado ao público que já trabalhou bastante e, agora, está curtindo um merecido descanso com a família, os vovôs e vovós aposentados do INSS (INPS, como eles gostam de chamar - risos).

Advertisement

Talvez você tenha ouvido falar sobre a Revisão da Vida Toda, que está prometendo recalcular sua aposentadoria e te garantir uma grana extra para gastar com os netinhos. Bom, é tudo verdade!

Então vou te contar o que você precisa saber.

Todas as aposentadorias concedidas entre 30 de novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019, simplesmente, não incluíram, no cálculo do salário, as contribuições previdenciárias anteriores a julho de 1994. Com isso, muitos valores ficaram de fora da conta, possivelmente diminuindo o valor da sua aposentadoria em até 60%!

Isso estava prestes a mudar com a decisão dada pelo STF no início de fevereiro, mas um dos Ministros do Supremo Tribunal do Federal pediu para que o julgamento fosse feito de forma presencial, não em sessão virtual. Com isso, o julgamento será reiniciado. De qualquer forma, como há grandes chances de que o resultado seja o mesmo, as análises das aposentadorias continuam a todo vapor!

Mas caso o fim dessa novela seja negativo, não desanime! Você sabia que a sua aposentadoria pode ser revisada de várias outras formas? Muitas aposentadorias são concedidas com erros de cálculo, não aplicação da regra correta, não averbação de períodos especiais (trabalhos que você teve insalubridade, periculosidade), não inclusão de determinados valores de contribuição previdenciária, períodos de tempo rural etc.

O salário da sua aposentadoria pode estar errado, por muitos motivos - as variáveis para um erro são muitas! Uma consulta com um advogado especialista em direito previdenciário pode te render boas surpresas!

Para aqueles que ainda não se aposentaram um profissional especializado pode garantir não só boas surpresas, mas muita segurança: além de evitar que o INSS cometa alguns erros, ele pode planejar a sua aposentadoria, mesmo que ela esteja bem longe de acontecer.

É certo que o brasileiro não tem o costume de se planejar, mas é a etapa mais importante para evitar qualquer dor de cabeça no futuro quando se trata de aposentadoria, pois são muitas as regras e a maioria delas não são de conhecimento geral, o que torna fácil deixar passar algum ponto relevante. Acredite: tem muita gente que é pega de surpresa quando acha que está pronto para aposentar e descobre que está a muitos anos de distância do tão sonhado descanso remunerado ou que o salário dela vai ser bem abaixo do esperado. Evite esse erro e planeje agora! Vovô e vovó, não deixe de aproveitar essa oportunidade única e de contar para os filhos e netinhos sobre o quão suado é se aposentar para que todos eles busquem planejar a melhor aposentadoria possível!

Análise de possíveis Revisões previdenciárias, Planejamento Previdenciário e os requerimentos de aposentadorias são só alguns dos serviços que a Bertagnoli Sociedade de Advogados – com mais de dez anos de experiência – oferece para os clientes e para outros escritórios de advocacia que não são especialistas na área e desejam explorar uma nova gama de clientes.

Dr. Guilherme Moretti

This article is from: