2 minute read

ENTREVISTA

Acredito Que Para Valoriza O

DA ADVOCACIA, PRECISAMOS NOS

Advertisement

APROXIMAR MAIS DA SOCIEDADE

Entrevista

No fim do ano passado, a 53ª subseção da Ordem dos Advogados - OAB de Itu aconteceu a eleição da nova diretoria e o Dr. André Carneiro Sbrissa foi eleito para o mandato de 3 anos (20222024).

Com a proposta de avaliar quais projetos terão continuidade e/ ou serão retomados devido a pandemia, a Revista Singular entrevista o Dr. André Sbrissa.

Confira o conteúdo completo!

Como surgiu a possibilidade de se candidatar à presidência da OAB Itu e qual a formação da nova diretoria eleita?

Estava no cargo de vice-presidente da gestão anterior, então foi sequência natural me candidatar ao cargo de presidente, para dar continuidade na excelente gestão.

A atual diretoria é composta ainda pelo Dr. Marcelo Luis Teixeira como Diretor Vice Presidente, Dra. Lia Palomo Poiani e a Diretora Secretária Geral, Dra. Gilda Dares Rucke Souza da Diretora Secretária Adjunta e Dra. Josini Perazoli Mota como Diretora Tesouraria.

Como presidente da OAB, quais os principais projetos que pretende implementar a curto, médio e longo prazo em Itu?

Em razão da pandemia, muitos projetos ficaram parados. Vamos retomar com os projetos: “OAB vai à Escola”, onde os advogados irão até as escolas para ministrar palestras sobre direito e cidadania; e o projeto “Olhe”, em conjunto com as autoridades judiciárias e com a Faculdade de Psicologia, para palestras e cursos voltados aqueles inseridos na lei Maria da Penha, além de eventos, cursos e palestras.

Ampliaremos a atuação das comissões nas questões sociais e coletivas e para isso precisamos adequar e ampliar o espaço físico da Casa do Advogado e Cidadania de ITU.

A aproximação da OAB com a comunidade sempre é um desafio. Apesar dos avanços nos últimos anos, como será a sua atuação neste setor?

Acredito que para valorização da advocacia, precisamos nos aproximar mais da sociedade, seja no atendimento da defensoria ou através de projetos, cursos e palestras. Nossas comissões atuam diretamente junto à sociedade nas questões coletivas (direitos humanos, defesa dos direitos da pessoa idosa, diversidade sexual e gênero, meio ambiente, proteção e defesa dos animais, direito da mulher, defesa dos direitos da criança e do adolescente)

Quais as principais demandas apresentadas pela sociedade ituana e como tem sido a atuação da OAB Itu?

A OAB mantém convênio com a Defensoria Pública do Estado de São Paulo, atendendo a população, sendo para orientação jurídica ou para defender seus interesses nos processos individuais.

Atualmente a OAB/ITU atende em média 600 munícipes. Além de contarmos com diversas comissões que realizam projetos, palestras, cursos e orientação jurídica.

E para quem não tem conhecimento, qual a função da OAB Subseção Itu e como ela impacta no dia a dia da sociedade?

Compete à Subseção da OAB dar cumprimento efetivo às finalidades da OAB, representar a OAB perante os poderes constituídos

E, velar pela dignidade, independência e valorização da advocacia e fazer valer as prerrogativas dos advogados. Além de facilitar o acesso dos advogados aos diversos serviços prestados pela OAB, a luta em defesa da Constituição, dos direitos humanos, da boa aplicação das leis e da justiça social

Com muitos jovens advogados e outros tantos experientes, como conduzir e gerenciar gerações de profissionais tão diferentes?

É muito importante integrar o jovem advogado à OAB, pois a sociedade evolui diariamente, e a OAB precisa acompanhar esta evolução, e para isso necessita do jovem advogado, principalmente de sua participação em nossas comissões. A comissão do jovem advogado é muito atuante neste sentido. Inclusive a troca de experiência... O jovem com grande conhecimento em tecnologia, redes sociais e nas leis recentemente editadas, e o advogado já atuante, com mais experiência na vivência da advocacia.

This article is from: