Maquinas 68

Page 11

“Os tratores estreitos podem ser divididos em tratores para videira, estes realmente são tratores especiais, e tratores fruteiros, que são considerados alterações de adaptação a partir do modelo “Standard”” Fendt

tos”. No passado, vários destes modelos eram simplesmente conhecidos como “cafeeiros”. Entende-se por tratores estreitos aqueles que têm a sua bitola reduzida em relação a que se utiliza no tipo standard, assim podem ser considerados tratores estreitos os que tiverem a sua bitola reduzida a partir de modelos standard ou mesmo os que tiverem a bitola reduzida a partir do seu projeto inicial. Para se diminuir a bitola de um trator standard, formando um novo modelo, considerado “estreitado” basta alterar o comprimento do semi-eixo, diminuir a dimensão dos pára-lamas, readequando, se necessário, o sistema hidráulico de três pontos. Os tratores estreitos não são necessariamente tratores especiais. Para culturas como café, citrus e macieira, reduções de bitolas a aproximadamente 1.400 mm já permitem o trabalho sem problemas. Para videira sim há a necessidade de se trabalhar com larguras úteis mínimas inferiores a 1.200 mm, o que resulta em necessidade de bitolas inferiores a 1.150 mm. Alguns tratores podem ser adaptados de acordo com sua destinação no trabalho e considerando condições especiais. As adaptações básicas que podem ser aplicadas são geralmente em distância entre eixos, bitola e altura do solo. A alteração da distância entre eixos resulta em modificação na estabilidade longitudinal e as alterações de bitola e altura do solo resultam em variação na estabilidade lateral do trator em trabalho.

Tabela 1 - Classificação dos tratores segundo a Norma ISO/DIS 3339/I 1. Trator agrícola de rodas 1.1.1. Trator “Standard” 1.1.1.1. Trator “Standard” com eixo traseiro motriz 1.1.1.2. Trator “Standard” com tração nas 4 rodas 1.1.2. Trator transportador de implementos 2. Trator de esteiras 3. Tratores agrícolas especiais 1.3.1. Trator de tração nas 4 rodas e com 4 rodas diretrizes 1.3.2. Trator “Standard” de tração nas 4 rodas articulado 1.3.3. Trator tandem 1.3.4. Trator triciclo 1.3.5. Trator para trabalho em declives 1.3.6. Trator elevado ou pórtico 1.3.7. Trator de rodas para videira 1.3.8. Trator de meia esteira 1.3.9. Trator de esteiras para videira 4. Trator de rabiças 1.4.1. Trator de rabiças de roda simples 1.4.2. Trator de rabiças de duas rodas 1.4.3. Trator de rabiças de esteira

Anuais de porte herbáceo A maior parte das culturas agrícolas é deste tipo, configurando-se em plantas com uma arquitetura que compreende uma pequena altura, geralmente agrupadas em filas com um espaçamento entre essas filas que varia de 150 mm (trigo, aveia, arroz etc) a 1.100 mm (milho).

VÃO LIVRE

frutos pendentes e também deve ter pequena altura para aumentar a sua estabilidade. O trator fruteiro deve ter duas características que afetam a sua operacionalidade: estreito para entre linhas e estável para pendentes (equilíbrio lateral). Os tratores estreitos podem ser divididos em tratores para videira, estes realmente são tratores especiais, e tratores fruteiros, que são considerados alterações de adaptação a partir do modelo standard. Para adaptá-lo a diferentes condições realizam-se alterações na dimensão dos tratores, quanto a forma dos tratores e que podem ser representadas por um coeficiente, denominado, Índice de forma, dado em metros:

Um trator agrícola de utilização em fruticultura ou em culturas semiperenes deve ser baixo o suficiente para evitar danos às folhas e Antonio Carraro

Semiperenes de porte arbustivo Estas culturas têm ciclo superior a um ano e compõem cultivos que permanecem por anos no campo. O porte e o espaçamento podem variar de acordo com a cultura, mas a partir da idade produtiva, é impossível passar com máquinas sobre elas, restando a alternativa de passar somente no espaço deixado entre plantas. Este é o caso do café, dos citrus em geral, da macieira, da uva. A classificação existente dos tratores discrimina diferentes tipos de máquinas por sua constituição e função.

Os tratores da série 200 Farmer da alemã Fendt são especialmente projetados para trabalho em parreiras e fruteiras

STANDARD É um trator de rodas adaptado e projetado mais particularmente por sua construção para o trabalho com implementos fixados atrás, na frente e, de certa maneira, intercambiáveis. Trator de rodas para videira: Estes são tratores considerados especiais. Embora não haja definição deste tipo de trator na norma ISO/DIS 3339/I, a Norma ISO 3463 os define e destaca os “standard” pela sua bitola reduzida, ou seja, menor que 1.150 mm nas rodas traseiras.

ESTREITOS OU “ESTREITADOS” No mercado brasileiro estes tratores são conhecidos generalizadamente como “estrei-

Outubro 07 • 11


Turn static files into dynamic content formats.

Create a flipbook
Issuu converts static files into: digital portfolios, online yearbooks, online catalogs, digital photo albums and more. Sign up and create your flipbook.