PNEUS
Duplos ou simple Na hora de configurar os rodados do trator, o que vale a pena: pneu diagonal e rodado duplo ou pneu radial e rodado simples?
A
mecanização das operações agrícolas em uma propriedade rural representa uma parcela significativa dos custos totais de produção. A utilização eficiente das máquinas agrícolas possibilita redução destes custos, sendo que até mesmo uma simples alteração na configuração de uma máquina pode resultar em maior eficiência e, consequentemente, economia ao final da operação. Uma maneira de aumentar a eficiência operacional, por exemplo, é maximizar a capacidade de tração de um trator agrícola. Inúmeros são os fatores que interferem na capacidade de tração: tipo de solo e cobertura vegetal, relação peso/potência e a interação rodado-solo. O uso de um diferente tipo construtivo do pneu pode resultar em maior tração, além de gerar ganhos produtivos de maneira indireta. Atualmente, estão disponíveis no mercado duas formas de construção de pneu: a diagonal e a radial. A mais utilizada no Brasil, devido à oferta e ao baixo custo, é a diagonal, que consiste em uma estrutura distribuída em ângulos de 40º a 45º em relação à banda de rodagem. Já a estrutura em que as lonas estão dispostas perpendicularmente na banda de rodagem recebe o nome de radial. Outra forma de aumentar a tração de um trator é a utilização de diferentes configurações de rodados, as quais recebem o nome de duplagem, filipagem ou, ainda, flipagem, dependendo da região. Esta técnica consiste basicamente em aumentar o número de rodados por eixo, sendo esta adição principalmente realizada no eixo traseiro, visto que este eixo é capaz de realizar 50% da tração desenvolvida pelo trator.
22
Outubro 2020 • www.revistacultivar.com.br
EXPERIMENTO EM CAMPO
Pesquisadores do Laboratório de Agrotecnologia, da Universidade Federal de Santa Maria, realizaram um experimento para obter mais respostas sobre a melhor configuração de pneus e rodados que permitam maior eficiência em tração. Para esta avaliação foi utilizado um trator Massey Ferguson, modelo MF 6713R Dyna-4, 4x2 com tração dianteira auxiliar e potência máxima no motor de 130,4cv (95,9kW), a 2.100rpm, segundo norma ISO TR 14396. Neste trator, chamado de trator teste, foram alteradas as configurações de pneus e rodados, sendo: pneu diagonal e rodado duplo versus pneu radial e rodado simples. Ainda, foram alteradas sua relação peso/potência: 45kg/ cv (6.020kg de peso total); 50kg/cv (6.610kg), e 55kg/cv (7.320kg), sempre buscando a distribuição aproximada de 40% e 60% do peso total sobre o eixo dianteiro e traseiro, respectivamente. O trator freio Massey Ferguson, modelo MF 7219, com peso total de 10.000kg, foi utilizado para impor cargas parciais na barra de tração do trator teste, na tentati-