Citrus
Pedro Yamamoto
Em alta Maior ataque do minador-dos-citros ao longo da última safra preocupa produtores. Identificar as causas do aumento populacional desta praga e ajustar as ações de manejo são necessidades urgentes para minimizar os efeitos nocivos
D
entre as pragas que atacam os citros, o minador-dos-citros, Phylocnistis citrella, é considerado uma praga secundária. Apesar desse status, é controlada todos os anos, principalmente em pomares novos. Seus danos, tanto diretos, quanto indiretos, impactam os custos de produção dos citros. O minador-dos-citros é um microlepidóptero, pertencente à família Gracillaridae, descrito por Stainton em 1856, a partir de espécimes coletados na Índia. Assim, se confirma a origem asiática deste inseto, provavelmente a mesma dos citros. Ataca preferencialmente espécies de Citrus (Rutaceae) ou plantas desta mesma família, como Fortunella spp., Murraya sp., Poncirus sp. e Severinia sp. Além dessas, algumas espécies de plantas de Leguminoseae, Loranthaceae, Oleraceae, Lauraceae e plantas ornamentais são também hospedeiras.
DISSEMINAÇÃO DO MINADOR-DOS-CITROS NO MUNDO
No início do século 20, o minador-dos-citros era registrado 22
Cultivar HF • Abril / Maio 2021
em toda Ásia e em parte da África. No início da década de 1990, relatos de sua ocorrência no Norte da África e Oeste europeu começaram a surgir e, poucos anos depois, já era encontrado no extremo Leste europeu. Nas Américas, os primeiros relatos se deram em 1993, sendo detectado no estado da Flórida (EUA), dispersando-se, a partir daí, para várias regiões produtoras de citros dos EUA, México, países da América Central e ilhas do Caribe. Nas Américas, sua disseminação foi extremamente rápida e, três anos após, foi relatada no Brasil, em pomares cítricos de Iracemápolis, no Sul de São Paulo. Posteriormente, foi registrado nas diferentes regiões produtoras de citros de São Paulo e do restante do Brasil. Atualmente, se encontra distribuída pelos cinco continentes e em todas as regiões produtoras de citros do País, bem como nos países limítrofes ao território brasileiro.
BIOLOGIA DO MINADOR-DOS-CITROS
Os ovos são depositados preferencialmente na superfície abaxial, na nervura principal e na porção mediano-apical das