
11 minute read
Responsabilidade social em sala de aula educar para o humanismo solidário
Em sala de aula, os alunos aprendem a refletir e a buscar soluções sustentáveis que possam beneficiar a sociedade como um todo e, assim, vislumbrar um futuro mais igualitário. Pensar no social é Humanismo Solidário.
A seguir, acompanhe projetos acadêmicos que surgiram da reflexão dos alunos como possíveis ações solidárias.
O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE HUMANA: COMO OS PADRÕES AFETAM A CONSTRUÇÃO DA AUTOIMAGEM NA SOCIEDADE GLOBALIZADA
Ação realizada por meio do Instagram, buscou incentivar a conscientização sobre a construção da autoestima com base na observação do corpo real. O grupo colocou em evidência o quanto a comparação com corpos ditos “perfeitos” influencia na baixa autoestima e propicia o surgimento de transtornos mentais.
Dessa reflexão, frutificaram depoimentos mostrando o quanto o “padrão de beleza” afeta, majoritariamente, as mulheres que muitas vezes se referem negativamente sobre o próprio corpo.
Ao todo, a ação alcançou cerca de 162 pessoas que acessaram o perfil no Instagram e responderam o formulário do Google Forms.
PESQUISA SOBRE INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NO BRASIL
Um grupo de alunas do primeiro período de Psicologia trouxe uma discussão bastante válida sobre intolerância religiosa. Por meio de um perfil no Instagram e formulários do Google Forms, de forma bastante interativa, foi proporcionada uma discussão sobre as formas como ocorre esse tipo de preconceito. Dessa forma, foi possível colher diversos depoimentos de pessoas que sofreram algum tipo de intolerância religiosa.
Como consequência dessa ação foi criado um perfil em que pessoas podem se informar como denunciar esse tipo de intolerância por meio de uma cartilha informativa.
DESIGUALDADE SOCIAL NO SERTÃO NORDESTINO
Utilizando como meio uma pesquisa no Instagram, o grupo do primeiro período de Psicologia fez uma pesquisa sobre a desigualdade social, principalmente no Sertão nordestino. A consulta, também realizada por meio do Google Forms, questionou os participantes sobre seu nível de conhecimento a respeito da desigualdade social, se a reconhecem na cidade onde habitam e qual sua opinião com relação ao assunto. Entre as respostas da consulta surgiram reflexões e apontamentos com possíveis soluções para acabar com a desigualdade.
Sobre a perspectiva do Sertão nordestino, foi exposto o trabalho de ONGs no auxílio às necessidades das famílias que sobrevivem nesse contexto, com destaque para o trabalho da ONG Amigos do Bem.
DENTRO DO VALE
No mês da visibilidade LGBTQIA+, um grupo do curso de Psicologia teve como pauta de sua ação o respeito à diversidade.
A ação, que ocorreu por meio do Instagram, promoveu a visibilidade da causa, como também de projetos, de ONGs e de empresas que orientam essa comunidade vítima do preconceito e da violência.
A iniciativa obteve diversos resultados positivos entre parcerias e apoio de departamentos acadêmicos.
Os temas mais abordados foram os seguintes:

• O Projeto de Construção de Identidade Humana: Como os
Padrões Afetam a Construção da Autoimagem na Sociedade
Globalizada.
• Intolerância Religiosa no Brasil.
• Sistema Prisional e Criminalidade.
• Desigualdade Social no Sertão Nordestino.
• LGBTfobia.
INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL
Os alunos da disciplina Inovação Sustentável do curso de Negócios Internacionais discutiram sugestões de inovações sustentáveis de impacto social com base em um dos 17 ODS da ONU.
Cada grupo escolheu um objetivo e desenvolveu possíveis soluções inovadoras para beneficiar a sociedade.
A atividade foi desenvolvida em aula on-line com apresentações realizadas pelos alunos, a qual foi gravada para registro.
A apresentação dos projetos foi promovida em aula on-line, no mês de abril, de acordo com os itens destacados a seguir.




Trabalhos acadêmicos voltados ao humanismo solidário e aos ODS
Tema
Geração de Energia a Partir de Turbinas Eólicas
Vibro-Wind
Finalidade
Geração de energia limpa e barata.
Geração de energia limpa e barata.
Cursos envolvidos
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais
Educação Para as Periferias
Criação de escolas que, além do currículo disciplinar, também envolvam a família com capacitação dos adultos e desenvolvimento das habilidades sociais. Negócios Internacionais
Cleasant Oil
Preservação dos recursos marinhos por meio de objetivos para preservar os seres vivos e da criação de um dispositivo de contenção e limpeza do mar em caso de vazamento de óleo. Negócios Internacionais
Trabalhos acadêmicos voltados ao humanismo solidário e aos ODS
Tema Finalidade Cursos envolvidos
Aplicativo Motivõ
Consumo e produção responsáveis movidos a partir de um aplicativo. Esse aplicativo apresentaria um histórico de uma marca, destacando se produz roupas a partir de trabalho escravo. O App também mostraria as instituições que precisam de doações de roupas e alimentos. Negócios Internacionais
Evitar Desperdício de Alimentos, Revertendo para o Benefício de Pessoas Assoladas pela Fome nas Periferias de Nossas Cidades
Acesso a Trabalhos Decentes para Pessoas Carentes Oriundas de Famílias de Baixa Renda Assegurar produção e consumo sustentáveis por meio da prevenção do desperdício de alimentos com a coleta de resíduos orgânicos, horta aberta ao público e espaço recreativo e educativo e parceria com escolas. Negócios Internacionais
Gerar capacitação para pessoas fora do mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas. Negócios Internacionais
MAIS REFLEXÕES E PERSPECTIVAS ALINHADAS AOS ODS
No mês de setembro, em formato on-line, os alunos do curso de Administração, na disciplina de Inovação Sustentável, puderam colocar em discussão possíveis soluções sustentáveis para as cidades. Os temais mais abordados falaram a respeito do ODS 11 - que tem o objetivo de tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis –, do ODS 9 – que busca construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização sustentável e estimular a inovação – e do ODS 2 – que visa acabar com o problema da fome extrema e da desnutrição global.
Também foram propostos projetos que supram o ODS 7, que prioriza a geração de energia limpa.
PROJETO ACADÊMICO DE DESIGN EM BIOMIMETISMO (FAE BUSINESS)
O projeto consistia no desenvolvimento de um produto com foco na higiene, na esterilização e na purificação para solucionar problemas com vírus e bactérias. A idealização desse trabalho foi em parceria com uma empresa que presta serviços na área de equipamentos hospitalares.
Para solucionar as adversidades nessa área, cada grupo de alunos escolheu um tema e apresentou uma objeção que seria resolvida com o desenvolvimento de um produto. Após essa etapa, foi feita uma pesquisa de mercado para analisar as necessidades do cliente e seus principais concorrentes.
Ao final do planejamento, as ideias foram apresentadas ao professor.
Alunos do curso de Direito compartilharam projetos acadêmicos para o possível desenvolvimento de projetos sociais. A seguir, alguns desses projetos.
• Dança nos Bairros;
• Carteira de Trabalho e Previdência Social;
• Serviço de Assistência Jurídica;
• Roda Verde; • Adote um Vira-lata;
• Corrida Global para Auxiliar Lar dos Idosos;
• A Reciclagem Mudando Vidas;
• Infantoteca.
Essas alternativas abordariam não só o âmbito social, mas também poderiam colaborar de modo sustentável para o desenvolvimento da sociedade.
Além das ações sociais promovidas pelo curso de Direito, em classe, também foram produzidos materiais informativos esclarecendo a comunidade sobre os benefícios da mediação e da conciliação.
Também foram promovidos eventos abertos ao público interno e externo, com a participação de profissionais de mercado, debatendo temas como raça, religião, igualdade de gênero, empreendedorismo e democracia.

MANUAIS DA COMUNICAÇÃO INCLUSIVA
Os alunos das turmas da manhã e da noite do curso de Publicidade e Propaganda da FAE Centro desenvolveram, na disciplina de Temáticas Atuais da Comunicação, a pesquisa e a estruturação de um Manual da Comunicação Inclusiva, com foco em quatro temáticas principais: Gênero, PCD, LGBTQIA+ e Etnias – negros e indígenas.
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA COMO MEIO DE ENSINO: PROTEÇÃO DOS IDOSOS
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA
Em agosto, os alunos do curso de Direito da FAE Campus Centro promoveram uma atividade que envolveu a socialização de informações relacionadas aos direitos da pessoa idosa com compromisso social, fomentando a discussão e a reflexão da temática, auxiliando a população a compreender a legislação vigente e o Estatuto do Idoso como garantia de direitos para as pessoas idosas.
A ação consistiu na realização de uma pesquisa de opinião com 31 pessoas (via redes sociais), utilizando um formulário estruturado e o desenvolvimento de posts para redes sociais (Instagram e Facebook). As ações desenvolvidas para intervenção (post e vídeo) tiveram conteúdos embasados em literatura científica e chegaram a alcançar mais de cem visualizações, bem como diversas interações.

Seguindo a linha de estudos sobre opinião pública, os alunos do curso de Direito da FAE Centro também promoveram a disseminação de informações sobre a Constituição Brasileira.
Assim, a atividade consistiu em mostrar e ensinar, por meio de um questionário, mais detalhes da nossa Constituição e preparar os alunos do terceiro ano do Ensino Médio para sua nova fase, a universitária. Com o objetivo de atingir mais alunos e criar algo dinâmico e rápido, o questionário é composto de apenas cinco questões, com alternativas de “a” a “c”, que abordam aspectos da Constituição Federal, com foco principalmente nos direitos fundamentais.

LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE DADOS
Os cursos de Sociologia Jurídica, de Direito Civil, de Direitos Humanos e de Direito Constitucional da FAE Centro elaboraram um projeto de intervenção social sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Foi montado um questionário contendo sete perguntas de fixação de conteúdo e, em seguida, um direcionamento do público a ser objeto do estudo − nesse caso, os alunos do 1.o ano do Ensino Médio da Unidade Bom Jesus Centro.
Após breve explicação sobre a LGPD, em razão de os alunos estarem em semana de avaliações, houve a distribuição de um informativo com uma explicação e dois QR Codes, questionário e material complementar.
Esse material disponibilizado possui uma explicação mais completa para aqueles que gostariam de ler mais sobre o assunto.
S.O.S AO TRABALHADOR
Buscando difundir a informação, os alunos do curso de Direito da FAE Centro realizaram uma atividade que visou facilitar o acesso do trabalhador aos serviços do portal GOV.BR., do Ministério da Economia. Este canal apresenta muita informação em razão do grande número de ex-Ministérios integrados, como da Receita Federal, do Trabalho, da Previdência, entre outros.
Durante o ano, também foram discutidas alternativas que envolvem acolhimento e auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade, além de propostas ao incentivo ao empreendedorismo, assim como campanhas informativas sobre assuntos de relevância no âmbito social. A seguir, estão alguns exemplos de propostas que foram abordados nos projetos acadêmicos dos alunos.
• Projeto Inclusão Social de Dependentes Químicos −
Café Solidário.
• Pais por Adoção.
• Mulheres Brasileiras no Mercado de Trabalho.
• Inovatech.
• Fundação Vida Nova. • Feminismo e Feminicídio.
• Cyberbullying.
• Comunidade de Leitura.
• Combatendo a Fome.
• Alimentando a Compaixão.
• Fome de Alimento e de Esperança.
BEM-ESTAR DA POPULAÇÃO IDOSA DURANTE O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL – CLUBE DE LEITURA ON-LINE
Um grupo de alunas do curso de Psicologia, pensando no contexto em que os idosos vêm enfrentando durante a pandemia, desenvolveu um clube de leitura virtual. O projeto objetivou a estimular o cuidado com a saúde mental dos idosos, assim como o aumento de seu patrimônio intelectual, além de trocas e fomento para novas reflexões no contexto de pandemia.
Os encontros remotos debateram sobre o poema Meus Oito Anos, de Casimiro de Abreu. A experiência foi produtiva, pois estimulou diversas lembranças aos participantes, que, posteriormente, as relataram por meio de depoimentos.
Sra. J: Lembrei da infância, de quando ia pra roça e não sabia da maldade do mundo. Saudade da minha mãe que era uma amiga. Hoje os dias só me trazem lembranças de tristeza e vazio.
Sra. H: "Este poema me fez lembrar dos meus momentos de infância, onde as tardes eram cheias de brincadeiras. Eu gostava muito de jogar bets com meus amigos e para ser sincera eu era muito boa, ganhava sempre! Quando morava em Douradina, eu brincava no rio corrente, minha mãe me ensinou a nadar e eu atravessava ele a tarde toda, essa era minha diversão naquele lugar. Amava brincar com minhas bonecas. Bom, elas não eram iguais essas de hoje em dia que parecem um bebê de verdade, eram simples espigas de milho, mas eu tinha três: a ruivinha, a moreninha e a loirinha! Bons tempos, que aproveitei bem e que não voltam mais!"

COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
Alunos de Design, de Administração, de Economia e de Publicidade e Propaganda da FAE Campus Centro buscaram conscientizar a comunidade acadêmica e, depois, a comunidade externa sobre os benefícios de uma comunicação pautada pela empatia, observação do outro, clareza e acolhimento, não só dos relacionamentos pessoais, como também profissionais ou em qualquer ambiente. Por isso, foram desenvolvidos cartazes com um convite ao tema, bem como reflexões e sugestões para o dia a dia dos adolescentes, que, muitas vezes, lidam com conflitos de maneira violenta. O intuito foi distribuir esses cartazes e cartilhas em algumas instituições de ensino escolhidas pelos próprios alunos.

