2 minute read

Mensagem do pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

Next Article
Histórico

Histórico

FAE

Perfil

MENSAGEM DO PRÓ-REITOR DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Um ano de muita provação e aprendizado! Esses termos são alguns dos que podem definir o ano de 2021 para a FAE. No mês de janeiro iniciamos com toda a expectativa de voltar ao “normal”, pois os índices de casos de covid-19 estavam reduzindo, e a comunidade estava animada e ansiosa para retomar às atividades presenciais. Porém, logo em meados de fevereiro, vimos o cenário da pandemia piorar, com o decreto da bandeira vermelha impossibilitando o retorno das aulas presenciais e com as inúmeras dúvidas de como seria o ano de 2021 – as incertezas chegaram a ser maiores do que em 2020, no início da pandemia.

No mês de março, abrandando o número de casos, fomos novamente liberados para retomar com o ensino presencial, porém cheios de restrições, o que exigiu muita agilidade e, principalmente, coragem de toda a equipe FAE. As salas foram adaptadas, com tecnologia preparada e docentes capacitados para o ensino híbrido. Aí realmente começa um dos anos mais desafiadores da FAE, pois o híbrido permaneceu durante todo o restante do longo ano e a cada dia o aprendizado foi aumentando

e a expectativa e a angústia da volta dos alunos para o presencial também, fechando o primeiro semestre com todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão rigorosamente cumprindo o calendário acadêmico e evoluindo os índices da Comissão Própria de Avaliação em relação aos anos anteriores, tanto na graduação como na pós-graduação. As ações dos Núcleos avançaram ainda mais do que no ano anterior, fazendo a estrutura de apoio da FAE aos alunos e à comunidade ficar ainda mais sólida.

Então, no mês de agosto, com o início de um novo semestre, as esperanças também se renovaram. No segundo semestre de 2021, a pandemia começou a recuar, as restrições de distanciamento foram reduzidas e as esperanças quanto ao retorno dos alunos ao ensino presencial aumentaram. Começamos a ver turmas com mais alunos presenciais, algumas praticamente completas, e o sorriso dos docentes, mesmo por trás das máscaras, transpareceram.

Chegamos ao fim de um ano bem diferente, sem parar, seguindo rigorosamente o calendário acadêmico e avançando muito nos projetos, principalmente os relacionados com as ações do FAE Social – as quais merecem um grande destaque, pois os resultados dos projetos do FAE Social em 2021 superaram não só em quantidade, mas também em impacto.

Por fim, 2021 foi um ano em que a PAIXÃO pela EDUCAÇÃO, a RESILIÊNCIA e o APRENDIZADO foram essenciais para seguirmos na missão de Educar para uma sociedade mais justa, sustentável e feliz.

Everton Drohomeretski | Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão

This article is from: