HUMANISMO SOLIDÁRIO
Apresentação
A instauração de uma sociedade mais justa, sustentável e feliz tem sido, há mais de 64 anos, a missão da FAE Centro Universitário. Durante esse período, a Instituição tem buscado contribuir com excelência na formação de lideranças éticas, comprometidas não só com a inovação empreendedora e sustentável, mas também com a promoção da solidariedade para os menos favorecidos.
O presente Relatório FAE Social reúne um conjunto de registros históricos, institucionais e acadêmicos que, em 2021, estiveram alinhados ao desenvolvimento do ideário formativo do humanismo solidário. Além disso, este Relatório possibilita, no âmbito da gestão, da pesquisa, do ensino e da extensão, o acesso à memória de diversas ações solidárias e socioeducativas desenvolvidas pela direção e, também, pelos professores e alunos dos diversos cursos da Instituição em benefício da comunidade, especialmente daquelas mais pobres.
Por meio de São Francisco de Assis aprendemos a reconhecer que fazemos parte da Criação Divina e, por isso, somos herdeiros da tarefa do cuidado da vida no conjunto de suas expressões e modos de ser. Dele também aprendemos que a prática da solidariedade para os mais necessitados é o caminho mais propício para se experimentar, por antecipação, tanto a alegria do bem viver como a bênção de uma vida em plenitude. Sendo assim, o Relatório FAE Social 2021 evoca em nós a consciência de continuarmos disseminando e promovendo − por meio da gestão, da pesquisa, do ensino e da extensão universitária – o humanismo solidário uns com os outros e na sociedade em que vivemos.
A solidariedade é uma das mais eloquentes expressões humanas. Por isso, aproveito para agradecer a todas as pessoas envolvidas na FAE Centro Universitário que, em 2021, se fizeram solidárias e sensíveis às necessidades e aos sofrimentos de tantas pessoas, proporcionando alegria aos que estavam enfermos, aos que estavam passando fome, aos que estavam destituídos do elementar para viver dignamente. E também agradecer a todos que fizeram da solidariedade, juntamente com a excelência acadêmica, um testemunho memorável de humanidade e de cidadania.
Frei Claudino Gilz | Coordenador do FAE SocialSUMÁRIO
Perfil FAE
Missão
Visão 7 Virtudes franciscanas: um estilo de vida sui generis 10 Mensagem do presidente 12 Mensagem do reitor 14 Mensagem do pró-reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão 16 Mensagem do pró-reitor de Administração e Planejamento 18 Histórico 20 FAE Centro Universitário: campi e cursos
Compromissos que a FAE Centro Universitário apoia
Dimensão Ensino
31 Perfil dos alunos 34 Ouvidoria FAE 36 Responsabilidade social no currículo 38 Bolsas de estudo 38 Núcleos 46 Biblioteca
Dimensão Pesquisa
49 Núcleo de Pesquisa Acadêmica
Dimensão Extensão
53 FAE Social: uma aliança educativa em prol do humanismo solidário e inclusivo 94 Management Experience Program (MEP) 106 PsicoFAE 114 Pastoral Universitária 118 Responsabilidade social em sala de aula: educar para o humanismo solidário 129 Destaque
Institucional
131 Sistema de gestão do Grupo Educacional Bom Jesus 133 Perfil dos funcionários 138 Políticas institucionais 140 Benefícios e incentivos 142 Formação profissional 144 Saúde, segurança e qualidade de vida 150 Integração 151 Organizadores
1
Educar para a promoção de uma sociedade justa, sustentável e feliz.
VISÃO
Ser reconhecida nacionalmente pela excelência na formação de lideranças éticas e comprometidas com a inovação empreendedora e sustentável.
VIRTUDES FRANCISCANAS: UM ESTILO DE VIDA SUI GENERIS
Por ter cultivado no seu modo de ser e de conviver com todas as criaturas virtudes tão excelsas, São Francisco de Assis veio a ser também considerado uma inspiração por todos aqueles que aspiram encontrar alegria na simplicidade, no cuidado da natureza e na solidariedade com os mais pobres.
Acho que Francisco é o exemplo por excelência do cuidado pelo que é frágil e por uma ecologia integral, vivida com alegria e autenticidade. É o santo padroeiro de todos os que estudam e trabalham no campo da ecologia, amado também por muitos que não são cristãos. Manifestou uma atenção particular pela criação de Deus e pelos mais pobres e abandonados. Amava e era amado pela sua alegria, a sua dedicação generosa, o seu coração universal. Era um místico e um peregrino que vivia com simplicidade e numa maravilhosa harmonia com Deus, com os outros, com a natureza e consigo mesmo.1
Virtudes Franciscanas é, na proposta pedagógica da FAE Centro Universitário, mais do que um tema em si. É, sim, um de seus principais fundamentos, visto que mobiliza a todos para a alegria do cultivo do cuidado com a Criação2; para a instauração de uma convivência respeitosa no cotidiano educacional; para a prática da humildade, da simplicidade, da pureza interior, da serenidade, do trato afetuoso com o outro, da prudência quanto aos julgamentos alheios, da fidelidade à oração, da dedicação às obrigações cotidianas, da paciência com os outros, da mansidão e da fraternidade; para a promoção da paz, do amor a todas as criaturas, entre outras.
FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si − sobre o cuidado da casa comum. Vaticano. Tradutor desconhecido. São Paulo: Paulus/Loyola, 2015. n. 10.
2 Toda palavra diz muito de quem a enuncia ou a escreve. Particularmente no relato bíblico do Livro de Gênesis 1:1-31 e 2:1-4, a Criação é compreendida como uma iniciativa divina contra as potências do caos. É, em outros termos, o efeito da Palavra Divina.
O ser humano é, a cada instante, a visibilidade do que ama, busca e se propõe a conquistar. A educação tem a sua razão de ser enquanto se faz a mola propulsora dessa destinação humana. A questão é: o que amar? O que eleger para si como horizonte de busca e de realização humana? 3 [...]
Segundo São Francisco, a virtude da humildade nasce e se consolida no coração daqueles e daquelas que se portam tanto quanto possível destituídos de qualquer prepotência ou vaidade, tal como recomenda:
[...] Os que estão constituídos sobre os outros não se vangloriem dessa superioridade mais do que se estivessem encarregados de lavar os pés aos irmãos. E se a privação do cargo de superior os perturba mais que a privação do encargo de lavar os pés, amontoam para si tanto mais riquezas com perigo para sua alma.4
Logo, a virtude da humildade está – do ponto de vista franciscano – inicialmente associada à disposição interior de servir, de “lavar os pés”, preferencialmente dos mais necessitados, destituída, portanto, de qualquer presunção de grandeza, superioridade ou reconhecimento.
A virtude da fraternidade nasce e se evidencia – de acordo com São Francisco – no modo de ser das pessoas que se unem à luz da mesma inspiração, seja ela baseada no Evangelho de Jesus Cristo, seja ela de cunho humanitário. Eis porque São Francisco assim recomenda:
Consideremos todos, meus irmãos, o Bom Pastor que, para salvar suas ovelhas, sofreu a paixão da cruz. As ovelhas do Senhor seguiram-no na tribulação, na perseguição, no opróbrio, na fome, na sede, na enfermidade, na tentação e em todo o mais, e receberam por isso do Senhor a vida eterna. É pois uma grande vergonha para nós outros servos de Deus, terem os santos praticado tais obras, e nós querermos receber honra e glória somente por contar e pregar o que eles fizeram.5
Logo, a ideia de fraternidade – do ponto de vista franciscano – transcende os discursos estéreis ou aquelas atitudes destituídas de inspiração e de sensibilidade às necessidades alheias. A virtude da fraternidade consiste, antes de tudo, em dispor do melhor de si para promover o bem-estar do próximo, preferencialmente os mais abandonados.
3 GILZ, C.; HÜMMELGEN, G. (orgs.). Projeto virtudes. Petrópolis: Vozes, 2006. p. 9.
4 SÃO FRANCISCO DE ASSIS. Admoestação n. 4. In: SILVEIRA, I.; REIS, O. dos. (org.). São Francisco de Assis: escritos e biografias de São Francisco de Assis, crônicas e outros testemunhos do primeiro século franciscano. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 1982. p. 62.
5 SÃO FRANCISCO DE ASSIS. Admoestação n. 6., op cit., p. 63.
Por mais breve análise que se faça do atual contexto, ao esforço em viver cada uma das referidas Virtudes Franciscanas se interpõem constantemente três desafios6 a serem considerados:
1.° Avaliar o nosso estilo de vida.
2.° Discernir em Francisco de Assis um exemplo de estilo de vida.
3.° Viver segundo o estilo de vida inaugurado por Francisco de Assis.
A avaliação do nosso estilo de vida possibilita identificar que “basta olhar a realidade com sinceridade para ver que há uma deterioração da nossa casa comum” e que “a humanidade frustrou a expectativa divina”7: a poluição em demasia e as mudanças climáticas; a contaminação das fontes de água; a perda da biodiversidade; a deterioração da qualidade de vida e a degradação social; a corrupção, a ganância, a falta de ética, o ódio, a falsidade, a insensibilidade com os mais pobres e marginalizados, entre outros.
O amadurecimento humano mostrar-se-á sempre como processual. Uma virtude, por isso mesmo, jamais será atingida em sua plenitude num primeiro ou único passo. Resultará do cultivo diário e permanente. Haverá de ser alimentada por um projeto de vida muito mais amplo que contemple a família, o trabalho, o estudo e a vida em sociedade.8
A questão é: em quem discernir e identificar um exemplo de estilo de vida? Em São Francisco de Assis. Sim, São Francisco de Assis foi e continua sendo há mais de 800 anos o exemplo de um estilo de vida a ser seguido. Estilo de vida esse permeado pela gratidão ao Criador, pela maravilhosa obra da Criação e pela Sua Divina Bondade para com todas as criaturas. Estilo de vida esse, enfim, fonte de inspiração à humanidade de hoje, seja na instauração de relações mais fraternas, seja no cuidado da vida no conjunto de suas manifestações. Propor essas e tantas outras Virtudes Franciscanas a nós mesmos, aos alunos, aos seus familiares e à sociedade de hoje é uma das principais intenções do projeto FAE Social, visando a instaurar um novo estilo de vida.
FreiClaudino Gilz, OFM | Coordenador do Bom Jesus Social
6 ORDEM DOS FRADES MENORES. O grito da terra e o grito dos pobres – um subsídio da Ordem para o cuidado da Criação. Tradutor desconhecido.
Roma: OFM Communications Office, 2016.
7 FRANCISCO, op. cit., 2015, n. 61.
8 GILZ; HÜMMELGEN, op. cit., p. 22.
MENSAGEM DO PRESIDENTE
Desafios transformam a educação e são bastante diversificados no momento em que vivemos no Brasil e no mundo. Essas mudanças também foram sentidas na FAE Centro Universitário. Os impactos sociais, econômicos, culturais e políticos provocados pela pandemia de covid-19 exigiram de todos os funcionários um pacto de união ainda mais constante, porque somente assim seria possível transformar palavras em ações para superar os inúmeros desafios e dar continuidade à missão institucional de promover uma sociedade justa, sustentável e feliz.
Nessa perspectiva, vimos então a necessidade de reafirmar o propósito de colocar no centro da proposta pedagógica da FAE o desenvolvimento pleno e integral da pessoa, considerada em sua dimensão intelectual (saber), profissional (fazer) e pessoal (ser) − cabeça, mãos e coração.
As expectativas para o ano de 2022 são de gradual retomada presencial de nossas atividades acadêmicas. Essa transição à “nova normalidade” já está ocorrendo, sem sobressaltos e de acordo com os protocolos sanitários exigidos pelas autoridades competentes de cada estado da federação brasileira.
Em seu projeto pedagógico, a FAE Centro Universitário baseia-se em uma visão antropológica que remete a Francisco de Assis. Por esse motivo, o humanismo solidário franciscano inspira uma prática pedagógica que se responsabiliza pelo desenvolvimento integral da pessoa: seu caráter, sua cognição, sua relação consigo mesma, com as pessoas, com os animais, com a natureza e com o Transcendente.
O projeto FAE Social também se inspira em Francisco de Assis, que, impulsionado pela força divina e pela compaixão, fez-se profundamente solidário com os empobrecidos da sociedade. Assim sendo, as atividades desenvolvidas nesse projeto materializam um dos aspectos essenciais de sua missão educadora e contribuem efetivamente na construção de um humanismo integral e solidário franciscano.
Ademais, salientamos que, além de inspirar-se no humanismo solidário franciscano, particularmente em seus projetos sociais, a FAE é signatária do Pacto Global das Nações Unidas (ONU). Portanto, a Instituição está perfeitamente alinhada com os princípios do Pacto, que reforçam os ideais do humanismo solidário franciscano de construir um mundo mais justo, próspero, solidário, sustentável e feliz.
Por fim, com o propósito de educar para o humanismo integral e solidário, temos a satisfação de apresentar mais um Relatório de atividades do FAE Social, desenvolvidas pelos seus funcionários e alunos no ano de 2021. Parabenizamos a todos os envolvidos nessa missão de proporcionar melhores condições de vida às pessoas que se encontram nas periferias geográficas e existenciais.
Boa leitura a todos!
Frei João Mannes, OFM
MENSAGEM DO REITOR
Paz e Bem!
Em um ano que anunciava a estagnação do Ensino Superior por conta da continuidade da atual pandemia, a FAE conquistou avanços significativos. Devido ao constante investimento em pessoas, com um olhar focado no aluno e também nas capacitações e no apoio aos docentes e demais funcionários, conseguimos avançar em diferentes áreas, como você terá a oportunidade de ler no Relatório FAE Social 2021.
Em primeiro lugar, o retorno às aulas no modelo híbrido desafiou nossa capacidade de adaptação e de resiliência. Graças à dedicação de nossas equipes acadêmicas e administrativas, transformamos problemas em soluções. Nossos docentes, em especial, aproveitaram os momentos de aprendizado profissional proporcionados pela Instituição para desenvolver ainda mais suas habilidades digitais. Dessa maneira, atuaram com sucesso nas aulas presenciais e on-line, simultâneas e ao vivo para todos os alunos de graduação e de pós-graduação.
Falando em graduação, tivemos a felicidade de apresentar novidades para o mercado. Dando continuidade ao fortalecimento do ensino presencial com o jeito FAE de ensinar, ampliamos o portfólio dos cursos com programas em tempo integral ao lançar o Global Economics Program (GEP) – nosso programa de Economia Integral − e o Architecture Experience Program (AEP) – nosso programa de Arquitetura e Urbanismo Integral. Além disso, apresentamos duas outras graduações: Comunicação Digital e Ciência de Dados para Negócios, que vão preparar novos profissionais para atender às demandas da chamada nova economia. Os quatro cursos foram apresentados em 2021, no Vestibular de Verão, e terão início em 2022 com as primeiras turmas.
Outra boa notícia foi o reconhecimento do ensino de excelência da FAE pelo Ministério da Educação (MEC). O órgão oficial divulgou neste ano o Índice Geral de Cursos (IGC) e confirmou a FAE como o melhor centro universitário do Paraná e o top 5 do Sul. Com IGC 4, em uma faixa entre 1 e 5, a FAE confirmou a qualidade dos seus cursos, da equipe de docentes e do desempenho acadêmico dos seus alunos.
Mesmo diante de um cenário ainda frágil e que requer a atenção de todos quanto aos cuidados com a saúde, posso afirmar que a grande conquista da FAE em 2021 foi ter mantido como prioridade um elemento muito importante desde sua fundação: o ser humano.
Por isso, a formação humana e de excelência está presente em todas as iniciativas da FAE, como nos lembra o tema da campanha do Vestibular de Verão 2022: Uma Formação que Vale por Muitas. E por que “vale por muitas”? Porque a nossa proposta acadêmica tem característica de formação integral, ou seja, aquela que desenvolve todas as dimensões humanas.
Dessa forma, concluímos novamente um ano fortalecendo nossa identidade de Geração FAE: a geração movida por saber, fazer e ser.
Boa leitura!
MENSAGEM DO PRÓ-REITOR DE ENSINO, PESQUISA
E EXTENSÃO
Um ano de muita provação e aprendizado! Esses termos são alguns dos que podem definir o ano de 2021 para a FAE. No mês de janeiro iniciamos com toda a expectativa de voltar ao “normal”, pois os índices de casos de covid-19 estavam reduzindo, e a comunidade estava animada e ansiosa para retomar às atividades presenciais. Porém, logo em meados de fevereiro, vimos o cenário da pandemia piorar, com o decreto da bandeira vermelha impossibilitando o retorno das aulas presenciais e com as inúmeras dúvidas de como seria o ano de 2021 – as incertezas chegaram a ser maiores do que em 2020, no início da pandemia.
No mês de março, abrandando o número de casos, fomos novamente liberados para retomar com o ensino presencial, porém cheios de restrições, o que exigiu muita agilidade e, principalmente, coragem de toda a equipe FAE. As salas foram adaptadas, com tecnologia preparada e docentes capacitados para o ensino híbrido. Aí realmente começa um dos anos mais desafiadores da FAE, pois o híbrido permaneceu durante todo o restante do longo ano e a cada dia o aprendizado foi aumentando
e a expectativa e a angústia da volta dos alunos para o presencial também, fechando o primeiro semestre com todas as atividades de ensino, pesquisa e extensão rigorosamente cumprindo o calendário acadêmico e evoluindo os índices da Comissão Própria de Avaliação em relação aos anos anteriores, tanto na graduação como na pós-graduação. As ações dos Núcleos avançaram ainda mais do que no ano anterior, fazendo a estrutura de apoio da FAE aos alunos e à comunidade ficar ainda mais sólida.
Então, no mês de agosto, com o início de um novo semestre, as esperanças também se renovaram. No segundo semestre de 2021, a pandemia começou a recuar, as restrições de distanciamento foram reduzidas e as esperanças quanto ao retorno dos alunos ao ensino presencial aumentaram. Começamos a ver turmas com mais alunos presenciais, algumas praticamente completas, e o sorriso dos docentes, mesmo por trás das máscaras, transpareceram.
Chegamos ao fim de um ano bem diferente, sem parar, seguindo rigorosamente o calendário acadêmico e avançando muito nos projetos, principalmente os relacionados com as ações do FAE Social – as quais merecem um grande destaque, pois os resultados dos projetos do FAE Social em 2021 superaram não só em quantidade, mas também em impacto.
Por fim, 2021 foi um ano em que a PAIXÃO pela EDUCAÇÃO, a RESILIÊNCIA e o APRENDIZADO foram essenciais para seguirmos na missão de Educar para uma sociedade mais justa, sustentável e feliz.
MENSAGEM DO PRÓ-REITOR DE ADMINISTRAÇÃO E PLANEJAMENTO
Como instituição franciscana, atuamos sempre com o olhar volta do para o bem comum, que inclui as pessoas, o meio ambiente e todas as estruturas sociais às quais estamos conectados. Portanto, apresentaremos neste Relatório iniciativas que expressam esse compromisso da FAE, incluindo o desenvolvimento profissional e o cuidado com a saúde mental dos funcionários durante a pandemia, o investimento em tecnologia de ensino, o relacionamento com os alunos e o fortalecimento de projetos sociais e ambientais.
Nossa prioridade em 2021 foi dar o suporte necessário aos nossos docentes para desempenhar suas atividades diante de um ce nário desafiador. Mesmo com uma equipe acadêmica altamente qualificada, continuamos a oferecer oportunidades de qualificação profissional, incluindo o aperfeiçoamento de habilidades digitais.
Da mesma forma, todos os funcionários administrativos e acadêmicos da FAE foram convidados a participar de momentos propícios para o relacionamento humano. Para isso, a Instituição implementou um programa de gerenciamento de emoções, organizado em encontros ao longo do ano.
Ainda no que se refere ao foco no ser humano, todos os alunos da FAE, tanto da graduação como da pós-graduação, receberam atenção especial. Por isso, aumentamos o investimento em projetos de comunicação para reduzir as distâncias físicas impostas
pelo isolamento social, como programas de formação por meio do DHLab, nosso Laboratório de Desenvolvimento Humano, e ações do projeto FAE Social, as quais fomentaram atividades com foco no humanismo solidário integradas às disciplinas.
E como o foco da FAE sempre será o ensino atrelado às melhores relações humanas, temos utilizado as oportunidades das novas tecnologias para entregar experiências ainda mais imersivas em diferentes formatos de aula. Exemplo disso é o novo sistema de transmissão de aulas digitais e ao vivo que começou a ser implantado neste ano. Por meio de equipamentos de última geração, os encontros entre docentes e alunos, mesmo a distância, proporcionam maior sensibilidade e aproveitamento acadêmico. Para isso, passamos a equipar as salas de aula com telas interativas, som digital mais cristalino, além de câmeras com sensores de captura de movimento do docente e com qualidade de vídeo 4K, que garantem mais definição e fluidez às imagens.
Por fim, mas não menos importante, em 2021 o cuidado com o meio ambiente continuou sendo destaque na pauta da FAE. Mesmo em um ano atípico, mantivemos e, em alguns casos, ampliamos investimentos para a eliminação de desperdícios de recursos naturais. Isso se deu por meio da manutenção de projetos sustentáveis em nossas infraestruturas, como os prédios FAE Lab e FAE Business School. O primeiro possui classificação
LEED Platinum (Leadership In Energy and Environmental Design) de boas práticas de construção sustentável. Já o FAE Business possui, entre outras características, um sistema de captação de energia solar em seu terraço que sustenta o sistema de ar-condicionado de todos os seus dez andares.
Dessa maneira, seguimos firmes em nossa missão de criar o melhor ambiente possível para oferecer uma formação integral, inovadora e com atitude empreendedora aos nossos alunos.
Desejo a você uma ótima leitura!
Eros Pacheco Neto | Pró-Reitor de Administração e Planejamento
HISTÓRICO
1896
O padre alemão Franz Äuling funda, para meninos e meninas, a Escola Alemã Católica na Rua do Rosário, esquina com a Rua Saldanha Marinho, em Curitiba (PR).
1956
É fundada a Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus, que, posteriormente, passa a ser reconhecida pela marca Grupo Educacional Bom Jesus.
1959
Na Rua 24 de Maio, em Curitiba (PR), iniciam-se as atividades da Faculdade de Ciências Econômicas, que no ano seguinte passa a se chamar Faculdade Católica de Ciências Econômicas, vinculada à Pontifícia Universidade Católica do Paraná, mantendo, no entanto, autonomia jurídica, financeira e patrimonial.
1977
1182
Nasce Francisco de Assis. Filho de um rico comerciante de tecidos, ele abdica de seus bens em busca de uma vida austera em sinal de compaixão e amor aos mais humildes. Seus ensinamentos fundamentam, nos dias de hoje, todos os campi da FAE Centro Universitário.
1911
É construída a nova sede da escola, ao lado da Igreja Senhor Bom Jesus, em frente à Rua Alferes Poli, em Curitiba (PR). A partir de 1926, a escola passa a ofertar ensino profissionalizante aos jovens no Curso Comercial noturno.
1957
Tem início o processo de instalação da Faculdade de Ciências Econômicas.
1975
O Conselho Federal de Educação estabelece que a Faculdade de Administração e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná passe a ser um estabelecimento isolado, denominado Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE). 2000
É inaugurado o Teatro Bom Jesus, na Rua 24 de Maio, em Curitiba (PR), com capacidade para mais de 600 pessoas.
A Faculdade de Filosofia São Boaventura é incorporada à FAE.
2004
A FAE passa a oferecer novos cursos: Direito, Engenharia de Produção e Informática.
2008
A FAE recebe o credenciamento para ofertar cursos de pós-graduação na modalidade educação a distância.
2011
Pela Portaria Seres n.o 79 de 07/06/2011, DOU 09/06/2011, o Centro Universitário Franciscano passa a ser denominado FAE Centro Universitário.
2009
Iniciam-se as atividades da FAE São José dos Pinhais (PR).
2016
É inaugurado o moderno prédio da FAE Business School, na Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba.
2017
A FAE comemora seus 60 anos de atuação na Educação Superior.
2019
É inaugurado o prédio FAE LAB. Os campi da FAE Centro Universitário são avaliados por uma equipe técnica enviada pelo MEC, alcançando pontuação 5 no recredenciamento da Instituição; a nota configura a pontuação máxima de qualidade de ensino.
2018
O Campus Araucária abre inscrições para o vestibular, ofertando cinco cursos de graduação. Inicia-se no Centro de Curitiba (PR) a construção do FAE LAB, um novo prédio com oito andares e conceito sustentável, totalmente pensado para a prática do conhecimento e a realização de projetos para a integração dos diferentes cursos da Instituição. Também em 2018, as faculdades FAE São José dos Pinhais e FAE Araucária passam a integrar a FAE Centro Universitário.
FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO: CAMPI E CURSOS
CAMPUS CURITIBA ( PR )
Presente na Rua 24 de Maio, no Centro de Curitiba (PR), o campus mais antigo da FAE Centro Universitário atua desde 1957.
Cursos de graduação: Administração, Administração Integral − Management Experience Program (MEP), Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Design, Direito, Direito Integral − Law Experience, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Filosofia − Bacharelado, Letras − Português e Inglês, Negócios Digitais, Negócios Internacionais, Pedagogia, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão Financeira, Tecnologia em Logística e Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (semipresencial).
Presente na Avenida Visconde de Guarapuava, no Centro de Curitiba (PR), desde 2016.
Cursos de pós-graduação Business: Auditoria, Perícia e Investigação de Fraudes Contábeis e Financeiras, Big Data and Market Intelligence, Comércio Exterior, Controladoria, Customer Success Design, Desenvolvimento de Liderança, Desenvolvimento Humano e Organizacional, Digital Marketing, Economia Comportamental e do Consumo, Empreendedorismo e Negócios Sociais, Empreendedorismo e Novos Modelos de Negócios, Engenharia de Negócios, Finanças, Inovação e Liderança em Saúde, Gestão Contábil e Tributária, Gestão da Transformação Digital, Gestão de Projetos, Gestão do Desenvolvimento Socioemocional, Gestão em Mercado Financeiro, Gestão em Saúde 4.0, Gestão por Processos e da Qualidade, Governança Corporativa, Inovação e Liderança em Saúde, IT Business, Liderança e Inovação Estratégica, Marketing Management, Metodologias Ágeis de Projetos, Negócios Internacionais, Planejamento e Gestão de Negócios, Produção de Conteúdos Digitais.
Cursos de pós-graduação Business (semipresencial): Gestão Estratégica de Vendas.
Cursos de pós-graduação | Área de Engenharia e Gestão de Operações (presencial): Engenharia de Melhoria Contínua, Gestão da Cadeia de Suprimentos, Gestão de Operações − Indústria 4.0.
Cursos de pós-graduação | Área de Direito (presencial): Compliance e Governança Jurídica, Direito Digital e Tecnologia, Direito Societário e Novos Negócios, Direito Tributário Empresarial, Direito Criminal Contemporâneo.
Cursos de pós-graduação | Ciências Humanas (presencial): Neuropsicopedagogia, Neuropsicopedagogia com Ênfase em Clínica, Produção e Revisão Textual, Gestão Estratégica da Diversidade e Inclusão.
Cursos de pós-graduação | Área de Saúde (presencial): Avaliação Psicológica, Neuropsicologia, Promoção de Saúde Mental na Infância e na Adolescência, Psicoterapia Infantil: Intervenções com a Criança, a Família e em Grupos.
Cursos de pós-graduação MBA Executivo (presencial): Executivo Gestão Empresarial com Ênfase em Liderança e Inovação, Executivo Gestão Empresarial com Ênfase em Estratégia e Inteligência de Mercado, Executivo em Transformação de Negócios e Gestão do Futuro, Executivo In Management, Executivo em Finanças e Mercado de Capitais.
A FAE Centro Universitário também oferece os seguintes cursos de pós-graduação na cidade de Blumenau (SC): MBA em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento de Liderança, MBA em Gestão em Marketing e Vendas, MBA em Gestão Estratégica de Negócios, MBA em Gestão Financeira e Mercado de Capitais, MBA em Inovação e Gestão Ágil de Projetos.
FAE LAB
Inaugurado em 2019, o prédio, localizado ao lado da FAE Business School, recebe aproximadamente 300 estudantes de graduação e de pós-graduação diariamente para vivenciarem e solucionarem desafios profissionais por meio de laboratórios equipados.
CAMPUS SÃO JOSÉ DOS PINHAIS ( PR )
Presente na Avenida Rui Barbosa, no Centro de São José dos Pinhais (PR), desde 2009.
Cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Tecnologia em Gestão Comercial (semipresencial), Tecnologia em Gestão Financeira (semipresencial), Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos (semipresencial) e Tecnologia em Logística (semipresencial).
CAMPUS ARAUCÁRIA
( PR )
Presente na Rua São Vicente de Paulo, n.o 1 060, no Centro de Araucária (PR) desde 2019.
Cursos de graduação: Administração, Ciências Contábeis e Direito.
COMPROMISSOS QUE A FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO APOIA
Além das ações sociais realizadas por iniciativa própria, a FAE Centro Universitário também é signatária de princípios nacionais e internacionais que visam a fortalecer o desenvolvimento comunitário.
PACTO GLOBAL
O Pacto Global foi desenvolvido pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de mobilizar a comunidade empresarial para que adote, em suas práticas de negócios, valores fundamentais e internacionalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, relações de trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. Trata-se, portanto, de uma iniciativa voluntária, sem caráter regulatório, refletida em dez princípios que visam a fornecer diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania por meio de lideranças corporativas e inovadoras.
OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Do ponto de vista histórico, a expressão “desenvolvimento sustentável” foi criada na década de 1980 pela ONU com o objetivo de mobilizar as instâncias governamentais a estabelecer critérios em cada nação em prol de iniciativas econômico-sociais inclusivas e alinhadas à preservação ambiental.
Durante a Rio+20 – conferência da ONU realizada na cidade do Rio de Janeiro em 2012 –, representantes de diversos países estiveram reunidos para adotar uma nova agenda de desenvolvimento sustentável que inclui acabar com a pobreza, promover a prosperidade e o bem-estar para todas as pessoas, proteger o meio ambiente e enfrentar as mudanças climáticas. Essa iniciativa resultou na elaboração dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).
A base dessa nova diretriz está nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), que foram estabelecidos no ano 2000 e tinham oito objetivos de combate à pobreza a serem alcançados até o final de 2015. Com o fim desse prazo, iniciou-se uma discussão para a elaboração de um novo modelo – os ODS –, que acabou por estabelecer 17 objetivos com 169 metas em diferentes temas, com propostas válidas para até 2030.
O futuro da qualidade de vida da raça humana a curto, a médio e a longo prazo depende de como a humanidade vai enfrentar, por todos os meios possíveis, tamanho desafio econômico-social em prol do desenvolvimento sustentável.
NÓS PODEMOS
Desde 2006, a Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), por meio do Serviço Social da Indústria (Sesi/PR), articula o Movimento Nós Podemos Paraná. Em parceria com a sociedade civil, o poder governamental e a iniciativa privada, o movimento incentiva ações que contribuam para a prática dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. A FAE Centro Universitário participa formalmente dessa iniciativa em reuniões promovidas pelo colegiado.
NÚCLEO DE INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS DO CONSELHO PARANAENSE DE CIDADANIA EMPRESARIAL
Desde 2006, a FAE Centro Universitário participa do Núcleo de Instituições Educacionais do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial e das ações e discussões por ele promovidas.
PACTO UNIVERSITÁRIO DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
Resultado de uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania, o Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos tem o objetivo de superar a violência, o preconceito e a discriminação e promover atividades educativas em defesa dos direitos humanos nas Instituições de Educação Superior (IES). Para participar da ação, a FAE Centro Universitário, assim como outras IES, assinou um termo de adesão, assumindo o compromisso de desenvolver atividades de apoio à iniciativa nos eixos ensino, pesquisa e extensão, gestão e convivência.
O caminho da paz, que sara os conflitos e regenera a beleza da fraternidade, está marcado por uma palavra: diálogo. Devemos ajudar-nos a crer na força paciente e serena do diálogo, haurindo-a das Bem-aventuranças. Sabemos que não é uma estrada fácil; é longa e tortuosa, mas não há alternativa para se chegar à reconciliação. Alimentemos a esperança com a força dos gestos, em vez de esperar em gestos de força.
FRANCISCO, Papa. Discurso dirigido às autoridades, à sociedade civil e ao corpo diplomático em Nicósia (Chipre), em 02/12/2021. Disponível em: https://www.vaticannews. va/pt/papa/news/2021-12/papa-francisco-viagem-apostolica -chipre-discurso-autoridades.html. Acesso em: 6 dez. 2021.
ENSINO FAE
Graduação
PERFIL DOS ALUNOS
ALUNOS INGRESSANTES
Segundo pesquisa realizada pela Comissão Própria de Avaliação, a idade média dos alunos ingressantes na FAE é de 21 anos. Desses, 50% têm idade abaixo de 19 anos, 51% são do sexo feminino e 49% do sexo masculino. A maioria dos calouros, 90,8%, é composta de estudantes solteiros.
Na escolha do curso e da instituição, 73% afirmou considerar a qualidade do ensino ofertado um dos fatores mais importantes. Também foram considerados importantes fatores a empregabilidade (imagem da instituição junto ao mercado) e os serviços oferecidos na FAE (cursos de extensão, internacionalização, pesquisa acadêmica etc.).
Com relação às expectativas com o curso escolhido dos alunos ingressantes, os três fatores mais pontuados foram aprimoramento cultural e intelectual, contato com a profissão e com o mercado de trabalho e ações inovadoras e desafiantes. A satisfação geral dos alunos ingressantes nos primeiros meses foi de 90%.
Dados apresentados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) – Base dezembro 2021.
Feminino
Masculino
SATISFAÇÃO DOS ALUNOS EM RELAÇÃO À
FAE
De acordo com a pesquisa realizada, o nível de satisfação dos alunos da graduação é de 90%. Os parâmetros da análise incluíram:
Descrição
Grau de satisfação
Corpo docente 90,5% Tutor 86,3%
Coordenação de curso 87,6%
Disciplinas presenciais 89,6%
Disciplinas PED (Programa de Educação a Distância) 84,0%
Infraestrutura 92,2%
Serviços prestados 93,6%
Comunicação e divulgação das informações 90,8%
Recursos digitais 93,8% Dados apresentados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) –Base dezembro 2021.
ALUNOS CONCLUINTES EM 2021
Em 2021, a idade média dos alunos concluintes é 29 anos, sendo a idade mínima 20 anos e a máxima 62 anos. Desses, 67% são do sexo feminino, 33% do sexo masculino e 70% são solteiros. O tempo médio de experiência profissional na área de formação é de seis anos; 57,1% dos alunos trabalham na área de formação e 9,3% trabalham em negócio próprio. Como perspectiva profissional futura, 11% pretendem trabalhar na própria empresa. Entre os serviços e atividades oferecidos pela FAE durante a realização de seu curso, os quatro quesitos que apresentaram a maior satisfação foram os seguintes:
Núcleo de Controle e Registro Acadêmico 88% Ambiente Virtual (Moodle/Google Classroom) 92%
Pastoral Universitária 84% Núcleo de Ensino a Distância 83%
Para 52,7% dos alunos concluintes, o curso escolhido foi aquilo que esperavam e para 37,9% melhor do que esperavam. Além disso, 90,7% dos alunos recomendariam o curso que estão concluindo para seus amigos e 48,4% pretendem realizar curso de especialização e, desses, 51,1% pretendem realizá-lo na própria FAE.
Dados apresentados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) –Base dezembro 2021.
ALUNOS EGRESSOS DO ANO DE 2020
A pesquisa, realizada em 2021, apontou que 89,2% dos alunos egressos do ano de 2020 encontram-se trabalhando, dos quais 74% estão em sua área de formação. Quanto à formação profissional, a satisfação com a FAE foi de 82% entre os entrevistados.
Dados apresentados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) –Base dezembro 2021.
PERFIL DOS DOCENTES
FAE CENTRO UNIVERSITÁRIO
Doutores Mestres Especialistas
33,8% 59,6% 6,6%
AVALIAÇÃO DO CORPO DOCENTE
A satisfação do corpo docente da FAE com a Instituição é de 89% e a análise por segmento aponta os seguintes dados:
Descrição
Grau de satisfação
Coordenação de curso 96,3%
Perfil das turmas 84,9%
Disciplinas curriculares do curso 93,8%
Comissão Própria de Avaliação (CPA) 91,8%
Pesquisa acadêmica 82,2%
Extensão universitária 87,2%
Dados apresentados pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) – Base 2021.
Desenvolvamos, juntos, formas de cooperação na caridade, abramo-nos e colaboremos em questões de caráter ético e social para servir as pessoas do nosso tempo e levar-lhes a consolação do Evangelho.
FRANCISCO, Papa. Discurso enunciado durante o encontro com a Beatitude Ieronymos II do Arcebispado Ortodoxo da Grécia, em Atenas, em 04/12/2021. Disponível em: https:// www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-12/papa-franciscoencontro-ieronymos-arcebispado-ortodoxo-atenas.html. Acesso em: 6 dez. 2021.
OUVIDORIA FAE
A Ouvidoria representa, para todo o Grupo Educacional Bom Jesus, agilidade na solução de problemas, contribuindo para a retroalimentação de informações, essencial ao aprimoramento institucional e ao aumento da credibilidade.
Trata-se de um espaço que garante a participação efetiva da sociedade por meio de sugestões, críticas, informações, solicitações, opiniões, reclamações, denúncias e elogios.
Com prazo médio de 48 horas para retorno das solicitações recebidas, o setor busca assegurar o atendimento acessível, confidencial, imparcial, ético e comprometido com os direitos dos manifestantes e com o cumprimento das normas e dos princípios da Instituição.
Utilizando a ferramenta Customer Relationship Management (CRM), a Ouvidoria tem o acompanhamento de todo o processo de atendimento, bem como fornece estatísticas e análises que apoiam na tomada de decisões.
Elogio 0,5% Informação 46,2% Opinião 0,2% Reclamação 10,5% Solicitação 42,2% Sugestão 0,4%
Ao receberem resposta às suas solicitações, os clientes são convidados a responder a uma pesquisa de satisfação, enviada por e-mail. Em 2021, a pesquisa obteve os seguintes resultados:
Acima do esperado 0
Dentro do esperado 0
Abaixo do esperado 0 Não se aplica 0 Não avaliado 99,7% Não responderam à pesquisa 0,3%
CENTRAL DE COORDENAÇÕES
Com um prazo médio de atendimento de três dias úteis, a central operacionaliza os processos acadêmicos para o corpo docente e discente.
Está em jogo o futuro de todos, que, só poderá ser sereno, se for integrador. Somente se reconciliado com os mais frágeis é que o futuro será próspero. Pois quando os pobres são repelidos, repele-se a paz. A história nos ensina que fechamentos e nacionalismos levam a consequências desastrosas.
A história, repito, nos ensina, mas ainda não aprendemos.
FRANCISCO, Papa. Discurso realizado durante visita aos refugiados em Lesbos, Grécia, em 05/12/2021. Disponível em: https://www.vaticannews.va/pt/papa/news/2021-12/ papa-francisco-viagem-grecia-migracao-visita-lesbos.html. Acesso em: 6 dez. 2021.
RESPONSABILIDADE SOCIAL NO CURRÍCULO
Na FAE o aluno é instigado a pensar e agir com criatividade, liderança e visão de futuro, desenvolvendo a capacidade de identificar oportunidades e implementá-las, buscando aliar o retorno financeiro com o desenvolvimento social. Com base nessa visão, muitos estudantes optam por desenvolver seus projetos de conclusão de curso com foco em soluções voltadas para as questões sociais. No primeiro semestre, 5,1% dos trabalhos apresentados na graduação abordaram temas pertinentes à responsabilidade social, enquanto no segundo período do ano 14,5% dos projetos tiveram essa temática.
A seguir, alguns dos temas abordados pelos alunos em 2021.
• Diversidade e Cultura Organizacional: O Impacto e as Condições Necessárias para Maximizar a Inclusão dentro das Organizações.
• Acessibilidade e Inclusão Social das Pessoas com Deficiência Auditiva e Surdez.
• Uma Nova Abordagem sobre a Imprevisibilidade: Como Empresas podem utilizar Métodos Preventivos e se Beneficiar de Momentos de Instabilidade.
• A Reconstrução da Representação Feminina na Mídia Publicitária.
• Elas Existem? O Apagamento das Mulheres Privadas de Liberdade em Meio à Pandemia do Covid-19 no Brasil.
• Proposta de Mapa de Fluxo de Valor Sustentável Baseado nos Objetivos de Desempenho da Gestão Estratégica de Operações.
• Adoção por Casais Homoafetivos na Evolução Histórica e no Ordenamento Jurídico Brasileiro.
• As Possíveis Causas do Preconceito Linguístico e a Importância da Reformulação do Material Didático.
• A Descaracterização do Contrato de Estágio Remunerado em Curitiba e Região Metropolitana e as Mudanças Impostas pela Pandemia da Covid-19.
• Diversidade Cultural na Escola: Uma Comparação entre o Ensino da Cultura Indígena e as Abordagens Metodológicas nas Escolas Regulares sob a Ótica dos Professores das Aldeias do Paraná.
• Síndrome da Alienação Parental.
• Como Incentivar a Cultura de Paz por meio do Ensino da Oralidade nas Escolas.
• O Impacto das Políticas Públicas Direcionadas à Realocação da População Ribeirinha Vivendo em Áreas de Risco e Preservação Ambiental, e a Proteção do Meio Ambiente em que Estas Pessoas Estão Inseridas: um Estudo de Caso do “Projeto Controle de Cheias”.
• O Compliance Ambiental como Ferramenta na Prevenção de Ações Lesivas ao Meio Ambiente.
• O Mercado de Trabalho com a Pandemia Mundial.
• Os Desafios Enfrentados pela Gestão de Estabelecimentos Comerciais durante o Período de Pandemia: um Estudo em Pequenas e Médias Empresas de Curitiba.
• O Impacto da Pandemia de Covid-19 no Turismo Brasileiro: uma Análise de Mercado.
• Desafios da Gestão Hospitalar para Enfrentamento da Pandemia: um Estudo sobre o SUS em Hospitais de Curitiba e Região Metropolitana.
• O Desenvolvimento das Relações Comerciais e Econômicas China-Brasil e seu Impacto Ambiental como Visto através da Perspectiva de Produção e Exportação de Soja.
• Habitações Compactas, Direito à Cidade e à Moradia: Reflexões a partir de uma Proposta de Edifício em um Centro Urbano.
• A Onda Coreana: Impactos Econômicos e Sociais do K-Pop no Cenário Mundial.
• Centro Comunitário Cultural: Contribuições do Equipamento para a Estimulação Social.
• Steel Frame Aplicado a um Projeto de Escolas Públicas.
• Arquitetura Hospitalar Sustentável: Saúde do Paciente e do Edifício.
• Neuroarquitetura e Arquitetura Sensorial Aplicados em Escolas Inclusivas.
• Cohousing para Idosos.
• (Re)Significar Sentidos: Centro de Acolhimento e Cultura.
• Sanções Penais mais Severas e sua Eficiência para a Diminuição da Criminalidade.
• A Responsabilidade Civil por Doenças e Acidentes de Trabalho Ocorridas no Regime de Teletrabalho na Modalidade de Home Office.
• Justiça Restaurativa: Uma Possibilidade no Enfrentamento da LGBTfobia.
• Como a Desigualdade de Gênero Afeta a Eficácia dos Direitos Sociais Positivados pela Constituição Federal de 1988?
• O Abismo entre o Acesso à Educação e a Realidade dos Estudantes Brasileiros no Contexto de Covid-19.
• Violência Doméstica contra a Mulher e a Pandemia do Covid-19.
• Os Direitos Fundamentais e a Proteção dos Animais − Não Humanos no Ordenamento Jurídico Brasileiro: Reflexos Civis.
• O Processo de Aprendizagem na Educação Infantil durante a Pandemia: A Afetividade na Relação Professor e Criança no Ensino Remoto da Rede Privada.
• Responsabilidade Civil por Abandono Afetivo dos Filhos.
• O Desafio da Migração do Trabalho da Forma Presencial para o Sistema em Home Office em Tempos de Pandemia Face à Problemática da Ausência de Controle de Jornada no Teletrabalho.
• Transtornos Específicos de Aprendizagem Relacionadas à Aquisição de Leitura e Escrita: Dislexia − Intervenções Pedagógicas.
• Insuficiências da Repressão Penal ao Crime de Maus-Tratos Contra Animais.
BOLSAS DE ESTUDO
A FAE participa de programas de inclusão no Ensino Superior, como o Programa Universidade para Todos (Prouni), e também possui iniciativas próprias visando a colaborar com o incentivo à educação superior.
Tipo de bolsa Número de alunos beneficiados Valor investido
Concedidas pela instituição (Bolsa Gestor) 493 R$ 2.459.786,16
Convênios com empresas parceiras 333 R$ 420.588,25
Programa Universidade para Todos (Prouni) 781 R$ 6.815.900,36
Fundo de Financiamento ao Estudante de Ensino Superior (Fies) 87 R$ 504.827,69
Programa de Parcelamento Diferenciado − Acreditar 481 R$ 2.953.966,55
Bolsa Funcionário 308 R$ 2.013.819,66
NÚCLEOS
Por meio de diferentes núcleos, a FAE Centro Universitário oferece serviços e processos que contribuem para a formação acadêmica completa de seus alunos, além de realizar ações que impactam positivamente a comunidade onde os campi estão instalados. Confira a seguir os núcleos presentes na Instituição e acompanhe, no decorrer de todo o Relatório, as principais ações sociais por eles desenvolvidas.
NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
O Núcleo de Extensão Universitária promove a interação entre o ambiente acadêmico e a comunidade. A troca sistêmica de saberes permite aos alunos a aplicação prática dos conteúdos vistos em sala de aula, enquanto beneficia pessoas e instituições por meio de serviços ofertados de acordo com as linhas de atuação estabelecidas.
As atividades do núcleo são divididas em quatro frentes: cursos, projetos, prestação de serviços e eventos. Suas linhas de atuação estão distribuídas nos seguintes programas: Gestão e Comunicação, Empregabilidade, Justiça e Humanidade, Sustentabilidade, Formação, Incentivo à Arte e à Cultura, Saúde e Qualidade de Vida e Pastoral Universitária.
As ações promovidas com o apoio do Núcleo de Extensão Universitária interagem com diferentes cursos e projetos da FAE Centro Universitário. Muitas dessas ações, especialmente aquelas de maior impacto social, podem ser apreciadas com mais detalhes neste Relatório na Dimensão Extensão.
Em 2021, em razão da pandemia de covid-19, os atendimentos presenciais foram reduzidos. Ainda assim, os Núcleos se empenharam em usar os meios digitais para que pudessem continuar atendendo às demandas da comunidade.
Além disso, a FAE Centro Universitário, atendendo a Resolução CNE/ CES n.o 2018, tem cursos com a extensão totalmente curricularizada, proporcionando aos alunos a aprendizagem de forma prática, garantindo assim a dialogicidade com a sociedade.
A realidade da educação nos interpela e exige profunda conversão de todos. Verdadeira mudança de mentalidade, reorientação da vida, revisão das atitudes e busca de um caminho que promova o desenvolvimento pessoal integral, a formação para vida fraterna e para a cidadania.
CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL (CNBB). Campanha da Fraternidade 2022: texto-base, n.º 5. Brasília, 2021. p. 11.
NÚCLEO DE PRÁTICAS JURÍDICAS
O Núcleo de Práticas Jurídicas (NPJ) presta assistência gratuita à população carente com a participação de discentes e docentes do curso de Direito da FAE Centro Universitário. Suas atividades exemplificam o sentimento franciscano da solidariedade pelos mais carentes, oportunizando assistência jurídica de qualidade, com atendimentos agendados − de forma que as pessoas não necessitam ficar horas em filas −, em absoluto respeito ao princípio da dignidade da pessoa humana preconizado na Constituição Federal.
Em um outro viés, o NPJ propicia aos alunos uma sólida formação acadêmica, uma vez que lhes é oportunizado juntar teoria e prática, aplicando todo o conhecimento adquirido por meio dos conteúdos das disciplinas do curso. No estágio voluntário ou obrigatório realizado no NPJ, o aluno tem a oportunidade de atender as pessoas mediante agendamento, compreender a necessidade de cada um dos casos e identificar qual a melhor forma jurídica para solucionar o problema do cliente, seja através das vias judiciais ou das administrativas.
Para manter um padrão de qualidade, todas as atividades são realizadas com a presença de um professor orientador, com experiência comprovada na advocacia, o qual auxilia o aluno desde o atendimento ao cliente até a elaboração da peça processual adequada.
Devido ao período pandêmico que estamos vivenciando, os atendimentos têm ocorrido com a presença do cliente no NPJ para facilitar àqueles que não têm acesso às tecnologias, visto que eles são auxiliados pela equipe administrativa com todo o aparato tecnológico necessário. O professor orientador e os alunos realizam o atendimento na forma virtual, mantendo o protocolo de distanciamento necessário para a proteção dos discentes e dos docentes.
Para que o NPJ cumprisse corretamente o protocolo de distanciamento social, houve uma redução no número de pessoas atendidas, em razão do tempo hábil para realizar a higienização da sala de atendimentos entre um cliente e outro. Assim, em 2021, os atendimentos realizados pelo NPJ da FAE ficaram da seguinte forma: NPJ
em Números
Campus Curitiba Campus São José dos Pinhais
Atendimentos 222 379 Audiências 135 53 Petições protocoladas 1 140 721 Estagiários 99 71
NÚCLEO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
O Núcleo de Relações Internacionais (NRI) atua em parceria com universidades estrangeiras, beneficiando alunos, docentes e demais funcionários. Suas atividades oferecem a orientação necessária sobre os critérios para a participação em experiências acadêmicas internacionais e programas de mobilidade estudantil e de dupla diplomação para graduação e pós-graduação. Além disso, o NRI hospeda o Escritório de Consultas Educacionais para Estudos nos Estados Unidos (EducationUSA FAE), afiliado ao Departamento de Estado Americano.
PARTICIPAÇÕES EM EVENTOS, PALESTRAS E FEIRAS
• Palestras virtuais para os alunos dos campi Curitiba, São José dos Pinhais e Araucária.
• Apresentações quinzenais virtuais sobre os programas de intercâmbio da FAE.
• Palestra virtual da universidade parceira EU Business School − Barcelona.
• Palestra virtual da universidade parceira Instituto Politécnico de Bragança − Portugal.
• Palestra virtual da universidade parceira da França − Cefam.
• Palestra virtual da universidade parceira Dublin Business School − Irlanda.
• Palestra virtual da universidade parceira Siena College – Estados Unidos.
• Palestra virtual da parceira University of Missouri Kansas City.
• Apresentação da FAE para futuros alunos do projeto Cala que pretendem estudar na Instituição.
• Webinars sobre as instituições parceiras para alunos interessados.
• Participação do FAE Completa com palestras de ex-intercambistas.
• Palestra virtual para alunos do Bom Jesus − Semana Fera (Evento 360°).
• Participação em eventos organizados pela Faubai.
• LL.M. Series – Série on-line sobre Mestrado em Direito nos EUA.
• Palestras do DHLab em parceria com o NEP.
• Palestras de orientações da EducationUSA para os alunos de todas as Unidades do Bom Jesus.
• Planejamento e Organização do Escritório de Admissão Internacional.
• Envio de vídeos parabenizando universidades parceiras (Technische Hochschule Wildau e Fachhochschule Münster) por seus aniversários de 30 e 50 anos.
• Organização do Siena Summit − programa virtual para alunos do MEP.
• Organização do Innovation Experience (Israel) − programa virtual para alunos do MEP.
• Trabalho supervisionado de uma estagiária virtual da EducationUSA, da University of Notre Dame, por duas semanas.
• Palestras com EducationUSA Virtual Fair.
• Participação no EducationUSA Forum − julho.
• Participação nos plantões semanais do EducationUSA BR.
• IVEC – International Virtual Exchange Conference – 27 a 29 de outubro.
• CAEI – Conference of the Americas on International Education (on-line) − Chile − 19 a 22 de outubro.
• Nomeação da Coordenadora do NRI como representante das Universidades Comunitárias Brasileiras junto à Faubai.
• Palestra sobre o Programa 100K Strong in the Americas para as universidades brasileiras − 26 de outubro.
• Participação virtual do Encontro Regional promovido pela UniEvangélica, na qualidade de palestrante – 26 de outubro.
• Projetos COIL – conversas iniciadas para realização de projetos com universidades do México.
• Reunião EducationUSA e Post SP jurisdiction – 05 de outubro.
• Visita do Adido Cultural do Consulado Americano de São Paulo e da representante da Embaixada Americana para o American Space – 18 de novembro.
NÚMERO
DE ALUNOS INTERCAMBISTAS
País de destino
Total de alunos Alemanha 32 Espanha 18 Estados Unidos 7 Irlanda 2 Portugal 1
ESCRITÓRIO E ducation USA
A FAE Centro Universitário mantém um dos 40 escritórios da EducationUSA presentes no Brasil. Oferece aos alunos e docentes orientações sobre programas de estudos nos Estados Unidos, cursos de inglês, graduação, mestrado, doutorado, programas de curta duração e informações sobre bolsas de estudos ofertadas pelas universidades e fundações americanas.
Também são disponibilizados serviços de apoio, como traduções de documentos acadêmicos exigidos pelas universidades americanas, elaboração de currículos em inglês, interview coaching, orientação e aplicação de testes de admissão como Toefl iBT.
O escritório da EducationUSA FAE organiza, uma vez por mês, reuniões gerais sobre os primeiros passos para estudar nos Estados Unidos, atendendo a alunos do Grupo Educacional Bom Jesus e à comunidade externa. Além disso, a EducationUSA FAE também incluiu uma atividade com o “Boot Camp” intensivo, a qual se encontra aberta para os alunos de Ensino Médio.
Atividades NRI e EducationUSA
Quantidade
Atendimentos individuais 564
Participantes em reuniões em grupo 530
Sessões de orientação geral – 5 Passos e Cohort 27
Número de instituições visitantes (virtuais/presenciais) 5
Traduções diversas 225
EXPANSÃO DOS ACORDOS E NOVOS ACORDOS FIRMADOS
• California State University – East Bay, Califórnia (Estados Unidos).
• Full Sail University − Flórida (Estados Unidos).
• Lakehead University − Ontário (Canadá).
• Ampliação do acordo com a EU Business School para alunos do Grupo Educacional Bom Jesus.
• Ampliação do acordo com a Pontifícia Universidade Bolivariana para os cursos de Negócios Internacionais.
NÚCLEO DE EMPREGABILIDADE
O Núcleo de Empregabilidade (NEP) tem como propósito contribuir no desenvolvimento profissional dos alunos e dos ex-alunos de graduação e de pós-graduação da FAE, potencializando sua empregabilidade e o desenvolvimento integral de sua carreira, bem como suas habilidades intelectuais e comportamentais.
Assim, o NEP busca identificar e desenvolver talentos humanos por meio de ações voltadas às demandas do mercado de trabalho, favorecendo os primeiros contatos com as oportunidades profissionais.
No ano de 2021 promoveu diversas iniciativas com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da carreira dos alunos e ex-alunos FAE, bem como da comunidade. Foram elas:
• Criação do Evento de NEP QUEST FAE (programa voltado para aproximação de alunos e empresas), com a presença da empresa Banco CNH Industrial.
• Em parceria com a empresa Volvo, criação do evento Workshop FCA Volvo (programa voltado para a apresentação aos alunos da empresa e do programa de estágio que eles estão ofertando).
• Com o objetivo de impulsionar e capacitar a comunidade acadêmica e a comunidade externa, o NEP promoveu quatro workshops ao longo do ano, concedendo 125 certificados, com temas envolvendo hard skills, estratégia profissional e empregabilidade.
• Com o intuito de manter a aproximação com os alunos e com a comunidade, em parceria com alunos e coordenadores do Curso de Direito, Administração, Contabilidade e Coordenação de Campus, o NEP participou do evento Mutirão FAE, nas cidades de São José dos Pinhais e Araucária. Nesse evento, o NEP contribuiu ao dar dicas de como elaborar um currículo eficiente e como se portar em uma entrevista de emprego.
• Criação da Semana LinkedIn Week − semana voltada para desenvolvimento do perfil profissional na plataforma LinkedIn.
• Criação e desenvolvimento do DHLab Pockets, abordando, com as empresas convidadas, soft skills e a trajetória profissional dos profissionais convidados através de uma videocast, disponível no canal do YouTube e Spotify.
• Continuidade do projeto DHLab – Laboratório de Desenvolvimento Humano, em parceria com o NRI, com o objetivo de desenvolver as habilidades humanas das comunidades acadêmica e externa. Os eventos ocorreram em oito encontros ao longo de 2021, e foram certificadas ao total 95 pessoas, entre elas alunos, ex-alunos e comunidade externa.
• Produção de conteúdos nas redes sociais Instagram e LinkedIn com dicas de carreira, de mercado de trabalho, de processos seletivos e também divulgação de vagas de estágio e emprego. O Instagram @carreirafae conta com mais de 1 300 seguidores, o LinkedIn − Grupo NEP possui mais de 1 000 integrantes e nossos grupos de vagas para alunos da FAE no WhatsApp estão com mais de 1 100 alunos e ex-alunos.
Serviços Quantidade*
Total de vagas preenchidas** 983
Total de novas empresas cadastradas no Portal NEP em 2021 245
Vagas ofertadas em mídias sociais 2 357
Vagas ofertadas pelas empresas no Portal NEP 725
Número de currículos novos cadastrados em 2021 786
Número de currículos encaminhados no Portal NEP 15 066
Atendimentos individuais de alunos e ex-alunos de graduação e de pós-graduação 515
*Dados referentes ao intervalo de janeiro a dezembro de 2021. **Incluindo CIEE e outros.
NÚCLEO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
O Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da FAE tem como objetivo principal estimular a cultura da inovação, do empreendedorismo e de projetos na Instituição. Para isso, dispõe das melhores práticas e das mais avançadas metodologias em empreendedorismo, inovação, análise de projetos e gestão empresarial. O núcleo busca formar profissionais que, além de adotarem espírito empreendedor, sejam capazes de tomar decisões e resolver problemas de gestão empresarial de natureza complexa.
BIBLIOTECA
O acervo das bibliotecas da FAE está constituído de diversos materiais, dando apoio pedagógico para discentes e docentes da Instituição em suas áreas específicas.
Campus Curitiba* Campus São José dos Pinhais Campus Araucária
Acervo
Títulos Volumes Títulos Volumes Títulos Volumes
Livros 23 949 62 242 3 004 12 127 1 054 7 058
Teses e dissertações 556 679 131 132 8 9
Periódicos 494 25 392 74 3 218 36 1 059
CDs e DVDs 330 451 11 15 07 12
Trabalhos acadêmicos 451 518 84 99 0 0
*Inclui acervo da FAE Business School.
O Sistema Pergamum é o gerenciador do acervo bibliográfico e dos serviços de catalogação, empréstimo, consulta, renovação, reserva, entre outros.
As bibliotecas oferecem acesso unificado a toda regulamentação técnica, como normas, regulamentos, portarias, resoluções etc., com destaques das publicações mais recentes por meio do Target GEDWeb, um sistema de gestão de normas e documentos regulatórios.
Na Biblioteca Digital, docentes e discentes têm acesso on-line à plataforma Minha Biblioteca com mais onze mil títulos e-books das principais editoras acadêmicas do país. A plataforma apresenta o recurso de acessibilidade com leitura em voz alta para deficientes visuais ou com baixa visão, além de recurso de luz no momento da leitura.
A plataforma Revista dos Tribunais Online, da Thomson Reuters, oferece conteúdos sobre doutrinas, legislação, jurisprudências, súmulas e notícias sobre a atividade profissional, atendendo ao curso de Direito por meio do FAE Connect.
PESQUISA FAE
NÚCLEO DE PESQUISA ACADÊMICA
O Núcleo de Pesquisa Acadêmica tem como objetivo estimular a pesquisa, a iniciação científica, a capacitação do corpo docente e a promoção de publicações acadêmicas por meio de programas de pesquisa específicos para esse fim.
PROGRAMA
DE
APOIO À PUBLICAÇÃO E DIVULGAÇÃO DA PESQUISA ACADÊMICA ( PAPA )
O Programa de Apoio à Publicação e Divulgação da Pesquisa Acadêmica (PAPA) viabiliza a divulgação da produção técnico-científica desenvolvida pelo corpo docente e discente. A seguir, as publicações do ano de 2021 relativas ao tema sustentabilidade e responsabilidade social:
Artigos/Publicações
Quantidade
Caderno de Iniciação Científica PAIC v. 22 18
Revista da FAE v. 24 3
Anais do SPPAIC 18
Fonte: NPA/2021.
PROGRAMA DE INCENTIVO À REPRESENTAÇÃO INSTITUCIONAL ( PIRI )
O Programa de Incentivo à Representação Institucional (PIRI) apoia a interação da FAE com outras instituições de Ensino Superior por meio da participação dos docentes em atividades de extensão e de pesquisa, como seminários, congressos e encontros. Na tabela a seguir, conheça a produção e a representação institucional sobre a temática de responsabilidade social e sustentabilidade durante o ano de 2021.
Produção bibliográfica, apresentações e participação de docentes em eventos Quantidade
Artigo publicado em revista acadêmica indexada 2
Apresentação de trabalhos em seminários ou congressos 9
Publicação de capítulo de livro 12
Fonte: NPA/2021.
PROGRAMA DE APOIO À INICIAÇÃO CIENTÍFICA ( PAIC )
O Programa de Apoio à Iniciação Científica (PAIC) visa a estimular a participação de docentes e alunos de graduação em projetos de pesquisa. A seguir, os projetos de pesquisa sobre a temática de responsabilidade social e sustentabilidade desenvolvidos no período de 2020 e 2021.
Número de projetos/professores e alunos envolvidos
Projetos de pesquisa PAIC 2021/2022 11 Professores envolvidos 12 Alunos envolvidos 19
Fonte: NPA/2021.
PROGRAMA DE APOIO A GRUPOS DE PESQUISA ( PAGP )
O Programa de Apoio a Grupos de Pesquisa (PAGP) tem como objetivo incentivar e apoiar o corpo docente na formação de grupos de pesquisa vinculados ao CNPq. No ano de 2021, de 28 grupos de pesquisa ativos, 33% desenvolveram estudos e pesquisas sobre a temática de responsabilidade social e sustentabilidade.
A humanização de uma sociedade passa também pelo modo de lidar com a fragilidade, a morte e o luto. A pandemia nos recordou que não podemos perder de vista essa realidade. Olhar a educação à luz da fragilidade e da morte tão próxima significa perguntar o que é que estamos fazendo com a vida, a morte e o luto. [...] É preciso viver como quem sabe que um dia também passará pela experiência da morte. Educar para lidar com a morte implica o modo de perceber a vida e como temos vivido.
CNBB, op. cit., n.º 248, p. 93.
FAE SOCIAL: UMA ALIANÇA EDUCATIVA EM PROL DO HUMANISMO SOLIDÁRIO E INCLUSIVO
Em 12 de setembro de 2019, o Papa Francisco convidou as pessoas de boa vontade a se unirem em prol da reconstrução do Pacto Educativo Global. Pacto este a ser viabilizado no intuito de [...] reavivar o compromisso em prol e com as gerações jovens, renovando a paixão por uma educação mais aberta e inclusiva, [...]. Nunca, como agora, houve necessidade de unir esforços numa ampla aliança educativa para formar pessoas maduras, capazes de superar fragmentações, contrastes e reconstruir o tecido das relações em ordem a uma humanidade mais fraterna 9
O projeto FAE Social tem sido uma dessas iniciativas alinhadas aos objetivos da referida aliança educativa. Assim, tem mobilizado professores e alunos, visando a desenvolver ações socioeducativas de cunho solidário 10 e inclusivo sob as mais diversas temáticas afins.
A seguir, estão destacadas algumas dessas ações.
• Promoção do humanismo solidário e inclusivo em relação aos mais pobres.
• Voluntariado em prol do cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade.
• Cuidado do meio ambiente como contraponto à cultura do descarte, da contaminação das fontes e mananciais de água, da poluição etc.
• Empreendedorismo para a melhoria das condições de vida das comunidades menos favorecidas.
• Educação inclusiva alinhada à promoção dos direitos humanos.
• Conscientização a respeito da igualdade étnico-racial e de respeito à diversidade.
9 FRANCISCO, Papa. Mensagem para o lançamento do Pacto Educativo. Vaticano, 12 de setembro de 2019. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/documents/ papa-francesco_20190912_messaggio-patto-educativo.html. Acesso em: 22 out. 2021.
10 CONGREGAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO CATÓLICA. Educar ao humanismo solidário – para construir uma “civilização do amor”: 50 anos após a Populorum Progressio. Roma: Institutos de Estudo, 2017.
• Resgate da memória cultural e artística de uma localidade.
• Desenvolvimento sustentável e inclusivo.
Os registros das ações socioeducativas desenvolvidas por professores e alunos em 2021 corroboram para identificar o quanto a FAE Centro Universitário tem tomado iniciativas para oportunizar – mesmo em meio a um contexto adverso ocasionado pelo alastramento da covid-19 – uma ampla formação acadêmica, franciscana11, humanitária e profissional em sintonia – tal como já mencionado – ao que o Papa Francisco esteve a propor a todas as pessoas de boa vontade: seja por ocasião da publicação de sua Carta Encíclica Laudato Si12 em maio de 2015; seja quando, em setembro de 2019, interpelou a nos fazermos disseminadores de uma aliança educativa:
[...] entre o estudo e a vida; entre as gerações; entre os professores, os alunos, as famílias e a sociedade civil, com as suas expressões intelectuais, científicas, artísticas, desportivas, políticas, empresariais e solidárias. Uma aliança entre os habitantes da terra e a “casa comum”, a qual devemos cuidado e respeito. Uma aliança geradora de paz, justiça e aceitação entre todos os povos da família humana, bem como de diálogo entre as religiões.13
O projeto FAE Social tem sido, desde meados de 2018, uma das iniciativas da FAE Centro Universitário a corroborar com essa aliança educativa. Em cada um dos registros do presente Relatório será possível identificar o quanto tal propósito formativo foi abraçado com entranhado amor e espírito cívico por professores e alunos, o que agradeço imensamente. Por se atrever a formar pessoas para a vida em fraternidade, para uma cultura voltada ao humanismo solidário e inclusivo, o FAE Social abre caminho, a cada ano letivo, à instauração de uma sociedade mais feliz, justa e sustentável.14
11 ORDEM DOS FRADES MENORES, op. cit.
12 FRANCISCO, Papa. Carta Encíclica Laudato Si − sobre o cuidado da casa comum. Vaticano. Tradutor desconhecido. São Paulo: Paulus/Loyola, 2015.
13 FRANCISCO, Papa. Mensagem para o lançamento do Pacto Educativo. Vaticano, 12 de setembro de 2019. Disponível em: http://w2.vatican.va/content/francesco/pt/messages/pont-messages/2019/ documents/papa-francesco_20190912_messaggio-patto-educativo.html. Acesso em: 22 out. 2021.
14 Confira, se possível, o modo como a FAE Centro Universitário definiu sua missão, visão e seus valores, disponível em: https://fae.edu/sobre-a-fae/missao-visao-valores.vm. Acesso em: 22 out. 2021.
Durante o ano, toda a comunidade universitária é incentivada a promover ações sociais pautadas nas seguintes temáticas:
• Promoção do Humanismo Solidário em relação aos mais pobres.
• Defesa e promoção dos direitos humanos.
• Conscientização da igualdade étnico-racial.
• Respeito à diversidade.
• Educação inclusiva.
• Voluntariado em prol do cuidado de pessoas em situação de vulnerabilidade.
• Cuidado do meio ambiente (cultura do descarte, contaminação das fontes e mananciais de água, poluição, mudanças climáticas, reversão do desmatamento, proteção das florestas e da biodiversidade, combate à desertificação, uso e esgotamento dos recursos naturais, produção de resíduos, consumo de energia etc.).
• Resgate da memória cultural e artística de uma localidade.
• Empreendedorismo para a melhoria das condições de vida da população.
• Contrapontos à degradação social alimentada pela corrupção, pela impunidade, pela falta de ética, pela violência, pela aceleração da vida no trânsito e no trabalho.
• Erradicação da pobreza e redução das desigualdades sociais.
• Sustentabilidade ambiental, econômica e social.
• Saneamento básico.
• Crescimento econômico inclusivo.
• Objetivos do Desenvolvimento Sustentável.
Em 2021, mesmo com as limitações que a pandemia da covid-19 trouxe, foi possível realizar diversas ações que vão ao encontro das necessidades dos mais vulneráveis. Confira, a seguir, o resultado do engajamento de alunos, de professores e de funcionários administrativos.
PROJETO VEIAS SOLIDÁRIAS
Nas aulas dos cursos de graduação da FAE, os alunos são desafiados a unir aprendizados e valores. Foi dessa forma que nasceu o projeto Veias Solidárias – tendo início na disciplina de Comunicação Oral e Escrita, dos cursos de Direito, Filosofia, Engenharia Mecânica e Psicologia –, o qual teve como objetivo incentivar a doação de sangue, conscientizando a população da importância desse ato e desmistificando possíveis informações equivocadas sobre o tema. Segundo uma das alunas envolvidas nesse projeto, a opção pela doação de sangue surgiu principalmente por conta da pandemia da covid-19, período em que os estoques caíram muito nos bancos de sangue e nos hospitais. Embora a campanha de doação tenha sido realizada entre os dias 18 a 29 de maio, alunos e professores pretendem que o projeto Veias Solidárias seja permanente, não se restringindo apenas ao momento de pandemia.
O projeto foi divulgado nas redes sociais, como Instagram, e na mídia. As doações foram realizadas perante agendamento de horário no hemocentro mais próximo da residência do doador.
Educação não é condicionamento ou adestramento. É conduzir e acompanhar a pessoa para sair do não saber, rumo à consciência de si mesma e do mundo em que vive. É tornar a pessoa consciente, para que se torne sempre mais sujeito de seus sentimentos, pensamentos e ações.
CNBB, op. cit., n.º 22, p. 17.
CESTAS SOLIDÁRIAS
Em solidariedade às famílias que tiveram a situação econômica agravada por conta do cenário da pandemia, o projeto Cestas Solidárias buscou auxiliar no combate à fome.
A iniciativa idealizada pelos alunos do curso de Direito teve como principal objetivo a divulgação e a arrecadação de itens para montar cestas básicas por meio da rede de contatos de familiares, de amigos e de posts nas redes sociais.
A proposta, com viés filantrópico, ajudou pessoas de diversas comunidades carentes por meio de uma organização que já fazia atendimento a essas comunidades em Curitiba, conhecida como Cufa – Central Única de Favelas.
A arrecadação dos itens teve três pontos fixos: a Paróquia Santo Agostinho (no bairro Ahú, próximo ao Museu do Olho), a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (no bairro Portão) e a FAE Centro Universitário ( Campus Curitiba). Além disso, também havia a opção de contribuir por meio de dinheiro, fazendo um PIX diretamente para a Cufa.
A quantidade total arrecadada foi de 948 quilos de alimentos.
Arrecadações
Entrega de arrecadações na FAE Centro Universitário (09/06/2021).
na Paróquia Santo Agostinho (16/05/2021). Arrecadações em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (22/05/2021).PRÁTICAS NA JORNADA ACADÊMICA PARA O “SABER,
FAZER E SER”
A turma do primeiro período de Psicologia do matutino da FAE participou de dinâmicas para a conscientização de diversos problemas que afetam a sociedade. E foi a partir dessas dinâmicas que surgiram algumas práticas viáveis, como os projetos Intolerância Religiosa: Supremacia dos Grupos Religiosos Hegemônicos sobre Grupos Menores no Brasil, A Realidade das Pessoas em Situação de Rua no Brasil, entre outros.
O projeto, além de promover a informação sobre religiões como a Umbanda, também apresentou o trabalho social realizado por um terreiro de Curitiba, o qual distribui marmitas aos mais necessitados. Os alunos da FAE também realizaram a doação de itens alimentícios para auxiliar na causa.
Já o projeto A Realidade das Pessoas em Situação de Rua no Brasil, nessa época de pandemia, trouxe à tona um estudo sobre essas pessoas em situação de vulnerabilidade e buscou colaborar com alimentos para a confecção de marmitas distribuídas pela ONG Casa do Alecrim.
PROJETO ESPERANÇAR
O projeto Esperançar surgiu da necessidade de um acolhimento espiritual durante o período desafiador que a pandemia apresentou. Assim, os alunos de Filosofia e de Engenharia Mecânica do Campus de Curitiba se mobilizaram para encontrar meios para realizar esse amparo ao próximo. A iniciativa consistiu em obter mensagens de apoio a pessoas que estavam enfrentando a covid-19.
Após um mês de divulgação, cerca de 20 conteúdos − entre vídeos, áudios, textos com mensagens de esperança – foram entregues à capelania do Hospital do Rocio, para que fossem encaminhados aos pacientes e seus familiares.
ALIMENTANDO SORRISOS
Com o intuito de levar alegria aos pacientes do Hospital Oncopediátrico Erastinho, os alunos do curso de Direito mobilizaram-se para dar vida ao projeto Alimentando Sorrisos.
Esse projeto consistiu em arrecadar produtos e fundos para a distribuição de aproximadamente 1 376 bolinhos e 642 achocolatados líquidos. A entrega foi realizada no dia 11 de junho e beneficiou a 100 crianças e adolescentes.
Registro do momento em que as crianças puderam assistir ao vídeo, em Angola.
O DESPERTAR DA IMAGINAÇÃO E NOSSOS MIÚDOS
Com o propósito de levar ludicidade e aprendizado às crianças em situação de vulnerabilidade social, os alunos dos cursos de Direito e de Filosofia se empenharam na produção de um vídeo com histórias infantis.
Esse vídeo, contendo as histórias A Tartaruga e o Coelho, O Patinho Feio, A Princesa e a Ervilha e O Ratinho e o Leão, foi exibido no dia 1.o de junho para as crianças do Lar Moisés, em Curitiba, e nos dias 29 de maio e 14 de junho para as crianças da Casa Santa Isabel, em Angola.
Com essa ação, aproximadamente 150 crianças foram beneficiadas, proporcionando um momento de descontração e de aprendizado por meio da exibição de histórias que ensinam de uma maneira divertida e dinâmica.
COLOCANDO OS DIREITOS DE PERSONALIDADE
EM PRÁTICA – PROJETO PAZ E BEM
Os alunos do curso de Direito da FAE do Campus Curitiba, utilizando os conteúdos debatidos em sala de aula, propuseram-se a colocar em prática o aprendizado para a comunidade. Assim, surgiu a ação Colocando os Direitos de Personalidade em Prática – Paz e Bem.
Durante os meses de abril e maio, dez alunos do curso de Direito realizaram uma arrecadação que resultou em mais de 700 quilos de alimentos – equivalentes a 500 refeições completas –, os quais foram entregues a famílias na região do Tatuquara, em Curitiba.
O curso de Direito também mantém parceria com o Programa Justiça no Bairro, contribuindo quinzenalmente com os atendimentos à população carente que necessita de ajuda para assuntos jurídicos.
Com as necessidades que surgiram durante a pandemia, mais do que nunca, foi necessário reforçar o espírito de união. E, com a finalidade de ajudar pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade, surgiu o movimento solidário Alimente o Amor. Essa iniciativa, que contou com a participação da FAE, começou a partir da união de instituições de São José dos Pinhais (PR), as quais também serviram como ponto de coleta de itens de cesta básica. A seguir, estão as instituições que participaram das ações.
• FAE Centro Universitário – Campus São José dos Pinhais.
• Associação Comercial, Industrial, Agrícola e Prestação de Serviços de São José dos Pinhais (Aciap – São José dos Pinhais).
• Conselho de Pastores e Líderes Evangélicos (Conpas – São José dos Pinhais).
• Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – subseção São José dos Pinhais, Rotary Clube de São José dos Pinhais.
• Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de São José dos Pinhais (Apae − São José dos Pinhais).
• Catedral da Igreja Católica de São José dos Pinhais.
• Grupo Romã (Grupo de Apoio à Adoção − São José dos Pinhais).
Inicialmente, na FAE, foram arrecadadas 150 cestas básicas. E, nas duas primeiras ações da campanha, foram arrecadadas cerca de 5 toneladas de alimentos por meio de drive-thru beneficiando um total de 750 pessoas.
O IMPACTO DA PANDEMIA NOS PROFISSIONAIS DA APAE DE BOCAIÚVA DO SUL
( PR )
Buscando amenizar o impacto da pandemia na vida dos profissionais da Apae de Bocaiúva do Sul, um grupo de alunos do curso de Psicologia promoveu um projeto com intuito de incentivar e acompanhar as dificuldades desses servidores.
O projeto iniciou no dia 19 de abril e foi concluído no dia 27 de maio. Nesse período, foram realizadas atividades diferenciadas para dez profissionais da Apae do município, oferecendo palestras, distrações e aprendizados.
REVITALIZAÇÃO DE ESPAÇOS
Alunos da FAE, mobilizados para ajudar a comunidade da Escola de Ensino Fundamental Anibal Khury Neto, firmaram uma parceria com a escola com a finalidade de arrecadar fundos e executar melhorias no estabelecimento de ensino.
Após uma conversa com a diretoria da escola, os alunos da FAE concluíram a necessidade de fazer algumas modificações para facilitar o desenvolvimento dos estudantes no ambiente escolar. Havia uma falta de entendimento de alguns conteúdos contemplados em alguns espaços da escola, como a representação de ângulos, que foram pintados no chão do ambiente escolar para estimular a observação dos alunos.
Então, a partir da arrecadação dos materiais necessários, os alunos voluntários da FAE colocaram o projeto em prática por meio de pintura e reforma de móveis e da escola, intervenções pedagógicas e criação de um espaço para o descanso dos professores entre os turnos.
CAMINHOS CONTRA A FOME
Alunos do curso de Psicologia criaram o projeto Caminhos contra a Fome, que teve como objetivo arrecadar alimentos para distribuir a coletores de materiais recicláveis e suas famílias. Por meio de redes sociais, foram divulgados banners digitais apresentando o projeto e indicando o ponto de arrecadação de alimentos não perecíveis. As doações foram separadas por kits e entregues aos coletores em Campo Largo (PR).
A educação é um indispensável serviço à vida. Ela nos ajuda a crescer na vivência do amor, do cuidado e da fraternidade.
CNBB, op. cit., n.º 6, p. 11.
MÃOS SOLIDÁRIAS
Notando a possibilidade da expansão do projeto Mãos Solidárias, alunas da disciplina de Estudo do Homem Contemporâneo, do curso de Administração, ofereceram uma assessoria de marketing ao projeto. O resultado, a curto prazo, foi a arrecadação de mais de 70 cobertores e 50 cestas básicas. Outro ponto a ressaltar foi que, durante o mês de maio, nenhum voluntário precisou desembolsar a renda própria para ajudar nas ações, tudo foi feito através de doações.
O projeto Mãos Solidárias foi criado em 2020 por um pequeno grupo de amigos que desejava ajudar pessoas que passavam por necessidades. Assim, uma vez por mês, eles se encontram, cozinham, montam, preparam marmitas e entregam no espaço Mesa Solidária da prefeitura de Curitiba. Com a divulgação, o projeto chegou ao conhecimento de aproximadamente 150 seguidores.
MÃOS E PATAS DADAS
Um grupo de alunas do curso de Arquitetura e Urbanismo e Publicidade e Propaganda, interessadas em ajudar ONGs que trabalham no cuidado com animais abandonados, mobilizou-se para realizar a arrecadação de materiais recicláveis com a finalidade de construir abrigos para gatos e cachorros em situação de rua.
O plano inicial foi adaptado devido a algumas dificuldades na produção dos abrigos.
Assim, os materiais arrecadados foram doados para outras causas voluntárias, conforme estão destacadas a seguir:
• As caixas de leite foram encaminhadas para serem transformadas em manta térmica para aquecer moradores de rua.
• As tampinhas foram doadas para o projeto Eco Tampinhas Curitiba.
• As garrafas PET foram doadas a catadores para reciclagem.
As alunas ainda promoveram feiras de adoção em parceria com ONGs que acolhem e encaminham cães e gatos para a adoção.
Educar, antes de dar lições, é aprender com as lições cotidianas e com as crises. Precisamos aprender para passar pelas crises e para enfrentar suas futuras versões de forma mais qualificada. Se as crises são, de certa forma, uma constante em nossa sociedade, o aprendizado também precisa ser.
CNBB, op. cit., n.º 34, p. 22.
ECOMIGO
O projeto Ecomigo surgiu com a iniciativa de um grupo de alunos do curso de Psicologia, com a proposta de propagar a conscientização socioambiental, incentivando as pessoas a buscar soluções sustentáveis no seu cotidiano. Em semáforos de Curitiba, os alunos distribuíram lixinhos sustentáveis para carros, confeccionados em TNT, aos motoristas e buscaram conscientizá-los da importância de preservar o meio ambiente.
CAMPANHA DO AGASALHO
No mês de maio, com a aproximação do inverno, os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo realizaram uma mobilização para arrecadar agasalhos. Essa ação buscou amenizar o sofrimento de quem passa frio e se encontra em estado de vulnerabilidade.
Ao todo foram arrecadadas 375 peças de roupa, como calças, camisetas, pijamas, calçados, meias, cachecóis, bolsas, entre outros artigos de vestuário.
As doações foram entregues no dia 8 de junho na instituição da FAS em Curitiba.
ANIMAIS DE RUA
Um grupo de alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e Arquitetura e Urbanismo se empenharam em prol da causa animal. Por meio de um perfil no Instagram, divulgaram informações para pessoas interessadas em adotar um animal de estimação.
Também, visando a proporcionar um ambiente mais seguro, os alunos projetaram abrigos para proteger os animais do frio. Ao todo foram construídas sete casinhas e foram arrecadados R$ 147,96, convertidos em dez quilos de ração e três comedouros.
AMARRADOS NO BEM
O projeto Amarrados no Bem foi uma ação social solidária que nasceu da parceria entre os alunos do curso de Gestão Comercial, Publicidade e Propaganda, Design e a empresa Badu Design. A iniciativa contou com uma consultoria para alavancar a comercialização de um produto lançado para o Dia das Mães. A empresa produz e comercializa braceletes, gerando renda para mulheres que estão em situação de risco.
Para realizar essa ação, os alunos de Gestão Comercial, da disciplina de Gestão de Vendas, ficaram responsáveis pelo desenvolvimento de estratégias capazes de potencializar a venda dos braceletes da empresa social Badu Design.
Já os alunos dos cursos de Publicidade e Propaganda e de Design foram encarregados de elaborar materiais digitais diversos (fotografias, vídeos, ilustrações etc.) que pudessem colaborar na promoção dos produtos comercializados pela Badu Design.
DE MÃOS UNIDAS
Alunos do laboratório de práticas de pesquisa se mobilizaram para ajudar a Associação Beneficente de Mãos Unidas. Com essa iniciativa, conseguiram arrecadar R$ 1.880,00 – valor usado para a compra de 354 caixas de leite.
A ação beneficiou as famílias atendidas pela instituição, que, em consequência da pandemia, passavam por necessidades.
ARRECADAÇÃO DE RAÇÃO
Em homenagem ao dia de São Francisco de Assis, os alunos da graduação e da pós-graduação do Campus São José dos Pinhais promoveram uma campanha de arrecadação de ração, que também contou com a participação da comunidade. A ração arrecadada foi entregue nos campi de Curitiba, de São José dos Pinhais e de Araucária. Também foram realizadas doações via PIX para a ONG DNA Animal.
A entrega das doações foi realizada no mês de outubro, totalizando 1 823 quilos de ração para cães.
PROJETO PRATO CHEIO
Os alunos do curso de Ciências Econômicas da FAE, Campus Centro, realizaram o projeto Prato Cheio: Ajudando Quem Mais Precisa, com o objetivo de arrecadar alimentos para doar a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
As doações, que totalizaram 21 quilos de alimentos e R$ 591,00, foram encaminhadas a comunidades de Araucária por meio da Paróquia Nossa Senhora da Anunciação, no mês de dezembro.
A educação, precisamente porque tem por objetivo tornar a pessoa mais humana, só pode realizar-se autenticamente em um contexto relacional e comunitário.
CNBB, op. cit., n.º 167, p. 66.
DOAÇÃO DE BRINQUEDOS
Os alunos do curso de Direito e Negócios Internacionais, da FAE do Campus Curitiba, mobilizaram-se em prol da doação de brinquedos para crianças em estado de vulnerabilidade.
A ação arrecadou cerca de 50 brinquedos, os quais foram destinados a crianças da Vila Pantanal, no bairro Boqueirão, e demais comunidades.
PROJETO PERSÉFONE
Os alunos dos cursos de Direito e Psicologia dos campi Centro e São José dos Pinhais promoveram o projeto Perséfone, que abordou o tema pobreza menstrual.
Com essa iniciativa, os alunos realizaram uma palestra e, também, produziram conteúdo informativo – o qual foi publicado nas redes sociais, com o objetivo de arrecadar absorventes para mulheres e adolescentes em situação de vulnerabilidade. Também foi realizada uma Oficina de Processo Legislativo, como estratégia de capacitação, apoiada pelo Instituto Política por.de.para Mulheres.
Ao todo, foram arrecadadas cerca de 60 mil unidades de absorventes descartáveis, das quais 7 mil foram destinadas ao Cras Affonso Celso, no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, e o restante foi encaminhado à FAS.
PROJETO AQUARELA
Os alunos do curso de Psicologia da FAE Centro promoveram, de agosto a novembro de 2021, o projeto Aquarela. A iniciativa visou à arrecadação de material escolar para doação à Associação de Iniciativa Cultural Passos da Criança, na Vila das Torres.
Durante esse período, foram arrecadados diversos itens, conforme os destacados a seguir:
• 86 cadernos (grandes e pequenos).
• 15 cadernos quadriculados.
• 195 lápis de cor sortidos.
• 26 caixas de lápis de cor.
• 7 colas bastão e 5 colas líquidas.
• 7 tesouras.
• 24 canetas.
• 27 borrachas.
• 32 apontadores.
• 46 lápis de escrever.
• 10 tintas guaches.
• 4 kits de canetinhas.
• 7 caixas de giz de cera.
• 1 caixa de massinha de modelar.
• 67 carimbos.
• 4 estojos.
Educar para o humanismo solidário implica, também, trabalhar por uma verdadeira inclusão, considerando o que é próprio de cada cultura e de cada contexto, sempre com o olhar cuidadoso para as gerações futuras.
CNBB, op. cit., n.º 177, p. 70.
BRINCADEIRA DE MADEIRA
Os alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo da FAE Centro fabricaram brinquedos de madeira para serem doados a instituições de caridade.
Ao todo, conseguiram criar 35 brinquedos, os quais foram doados ao Lar Antônia, em Curitiba, e ao projeto Equo Inclusão, em Fazenda Rio Grande (PR), beneficiando 50 crianças.
Os alunos também criaram um perfil no Instagram para a divulgação de brincadeiras que fazem uso de madeira.
Um projeto de vida articulado com o projeto de vida de sociedade pode colocar em seu núcleo central a pessoa humana, a cooperação e a superação das desigualdades. Dessa forma, o projeto de vida não é algo que se revela somente no exercício de autoconhecimento, mas também na relação com o outro, com as demandas da sociedade, sempre em espírito de fraternidade e serviço.
CNBB, op. cit., n.º 38, p. 24.
VIAJA LIVRO
Entre os meses de agosto e novembro, os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Letras - Português e Inglês em conjunto com a Unidade Bom Jesus Centro uniram-se em uma ação em prol da leitura, promovendo a arrecadação de livros.
Na Unidade Bom Jesus Centro foram espalhados latões decorados para que as pessoas pudessem depositar os livros para doação.
Foram arrecadados 800 livros, beneficiando um total de 600 pessoas atendidas pela ONG Freguesia do Livro.
PLANTANDO SEMENTES
Os alunos do curso de Psicologia da FAE Centro mobilizaram-se para ajudar pessoas em situação de vulnerabilidade social, criando a ação Plantando Sementes, com o objetivo de arrecadar doações de alimentos.
Por meio das redes sociais, divulgou-se quatro pontos de arrecadação (a Pastoral da FAE, um supermercado, uma cervejaria e o edifício residencial de uma das organizadoras). Também foram realizadas coletas domiciliares.
Com a ação, 21 cestas básicas foram recebidas e entregues ao Projeto Sementes do Amanhã, em Piraquara (PR).
CASINHAS PARA CÃES RESGATADOS
Os alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Engenharia Civil, do mês de setembro a dezembro, uniram-se em favor da causa animal. Durante esse período, construíram nove casinhas para abrigar os cães atendidos pela ONG DNA Animal, localizada na cidade de Fazenda Rio Grande.
Com a doação, os cães de grande porte, que geralmente ficam no pátio, passaram a ter abrigos mais seguros e duráveis.
EXCEL PARA ALUNOS DA REDE PÚBLICA DE ENSINO
Os alunos dos cursos de Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica do campus Centro ofereceram aulas de Excel aos alunos do Colégio Estadual José Pioli, em Itaperuçu, visando a contribuir com o ingresso desses alunos no mercado de trabalho.
Participaram das aulas 4 turmas de 20 alunos, as quais tiveram duração de 1h20 e trataram sobre noções básicas do programa.
Atualmente, ter noções básicas de Excel ajuda na inserção dos alunos às rotinas administrativas, garantindo economia de tempo na realização de atividades, de cálculos, de projeções de gráficos e análise de dados. Esse conhecimento também proporciona afinidade do aluno com a maioria dos softwares de gestão empresarial, permitindo o trabalho em conjunto.
DE
OLHO NAS FINANÇAS – PROGRAMA DE CIDADANIA FINANCEIRA
Os alunos do curso de Ciências Econômicas da FAE Centro participaram do Programa de Cidadania Financeira, que realiza encontros sobre educação financeira para a comunidade. Oferecido gratuitamente, o programa conta com a participação de professores e acadêmicos da FAE.
Para evitar aglomerações, em 2021 o atendimento presencial foi reduzido e as pessoas interessadas atendidas virtualmente. Foram contabilizados 11 atendimentos por e-mail e 52 on-line.
NATAL SOLIDÁRIO
Em dezembro, os alunos dos cursos de Tecnologia em Gestão Comercial, Tecnologia em Gestão Financeira e Tecnologia em Logística se uniram em prol de uma causa para minimizar a situação de famílias em estado de vulnerabilidade.
Em uma ação que uniu alunos, professores e voluntários, foram arrecadados 2 300 quilos de alimentos.
As doações beneficiaram a Associação Comunitária dos Moradores do Jardim Georgina e Ana Rosa I e II, em Colombo (PR).
É TEMPO DE DOAR
Por meio da iniciativa, a Pastoral Universitária e a Central de Coordenações receberam doações de 1 223 livros infantojuvenis, destinados à abertura de 12 bibliotecas públicas em escolas rurais no interior do Paraná, além de 493 brinquedos. Todos os itens foram arrecadados pela comunidade acadêmica e foram entregues à Sra. Carlise Kwiatkowski, presidente do Provopar, e sua equipe.
DEZ ANOS DE PARCERIA ENTRE MEP E HOSPITAL PEQUENO
PRÍNCIPE
O Management Experience Program (MEP) caracteriza-se como um programa de desenvolvimento profissional ministrado em período integral. No período da manhã, os alunos cursam o bacharelado em Administração da FAE Centro Universitário e, à tarde, dedicam-se a trabalhar em experiências reais e complexas de gestão.
Uma das práticas em empreendedorismo ofertadas aos alunos do 1.o ano do Management Experience Program é a criação e aplicação de um projeto que tem como objetivo final a arrecadação de fundos para o Hospital Pequeno Príncipe (HPP), instituição parceira do MEP beneficiada por suas ações desde 2011.
No início do ano, a turma é dividida em equipes que competem entre si com a criação de um programa que simula as etapas da venda de um produto ou serviço. Todas as ideias são previamente avaliadas pela área de captação de recursos do HPP e, quando aprovadas, são colocadas em execução.
Em 2021, a parceria entre o MEP e o Hospital Pequeno Príncipe completou 10 anos. E, durante esse período de existência, os projetos foram responsáveis por cerca de R$ 500.000,00 repassados ao hospital.
Além do dinheiro arrecadado, toda essa jornada, marcada pela realização de diversas ações e de projetos sociais, permitiu a evolução na formação acadêmica dos alunos do curso de Administração da FAE e continua contribuindo para que o HPP siga oferecendo o amparo necessário a seus pacientes.
A seguir, confira algumas das ações sociais promovidas durante esses 10 anos.
WORKSHOP DE DEFESA PESSOAL
Oito alunos organizaram um workshop de defesa pessoal, orientado pelo mestre Wendreu Motta Santos, faixa preta e 2.o Dan de taekwondo. A atividade foi realizada no ginásio do Colégio Bom Jesus Centro, em Curitiba, e o valor arrecadado na inscrição foi doado ao Hospital Pequeno Príncipe.
CARDÁPIOS ESPECIAIS
O MEP organizou eventos que incluíram jantares e almoços em renomados restaurantes de Curitiba (PR). Os estabelecimentos prepararam gratuitamente os cardápios e cederam seus espaços, enquanto os estudantes promoveram a divulgação e a venda de ingressos. Toda a renda arrecadada foi destinada ao Hospital Pequeno Príncipe.
Uma turma de 40 alunos do curso foi dividida em quatro equipes para elaborar projetos inovadores e captar recursos em prol do hospital. A iniciativa culminou em quatro atividades:
• jantar beneficente;
• venda de mudas frutíferas em diferentes locais da cidade;
• apresentação de um stand-up comedy no Curitiba Comedy Club;
• venda de medalhas.
Como resultado, as atividades arrecadaram um total de 45 mil reais, que foram doados à instituição.
2016
O MEP esteve à frente de diferentes atividades com foco no empreendedorismo social. Destaque para o projeto C.E.C.I.S Burguer Fest, que conseguiu mobilizar 20 restaurantes de Curitiba, para que parte do valor pago nos lanches fosse revertida em doações. Para essa atividade, os alunos tiveram de cuidar desde a elaboração até a execução da ideia. Durante todo o ano, os estudantes do curso promoveram atividades de cunho social, arrecadando mais de 60 mil reais.
Em 2017, o trabalho dos estudantes arrecadou um total de R$ 41.335,87. A seguir estão alguns dos projetos.
Garrafa Solidária:
A ideia propôs a venda de garrafas squeeze de plástico de 510 ml.
Haha Night: Noite de comédia realizada no Comedy Club em Curitiba (PR).
Chocolate Real: Os alunos venderam chocolates em uma embalagem semelhante a uma coroa, lembrando, assim, o símbolo do Hospital Pequeno Príncipe.
H2O: Em parceria com a empresa Font Life, os alunos promoveram a venda de garrafas de água mineral.
Escreva uma História: A ideia foi de produzir e vender caderninhos de anotação em três modelos diferentes: com pauta, sem pauta e para colorir.
Sustentável é Ajudar: O grupo desenvolveu sacolas ecológicas feitas de algodão, que podem ser reutilizadas diversas vezes e aguentam até 23 quilos.
Elásticos da Esperança:
A ação vendeu elásticos de cabelo com uma embalagem personalizada.
Adoçando Vidas: O projeto consistiu na venda de cookies e cocadas sem glúten, sem soja e sem lactose.
O trabalho das equipes arrecadou mais de R$ 115.000,00. Os projetos que se destacaram foram os seguintes:
• Aquecendo Corações: O projeto comercializou canecas de 330 ml da marca Oxford Porcelanas, disponíveis nas cores branca e azul com amarelo.
• Benefeet: Os alunos se organizaram para a produção de pares de chinelos com o logotipo do projeto, os quais foram comercializados em uma rede de salões de beleza.
• Compartilhando Alegria: Os estudantes organizaram a venda de toalhas de rosto da marca Karsten, bordadas com o logotipo do Hospital Pequeno Príncipe.
• Doce Estouro: Por meio de uma parceria com a empresa A Bela Pipoca, os alunos realizaram a venda de pipocas gourmet em uma embalagem personalizada.
• Dolci Sogni: A equipe optou pela venda de palhas italianas em embalagens com seis ou dez unidades em três sabores diferentes.
• Masterchef Night: Com a presença dos participantes do MasterChef Brasil, Ravi Leite e Vitor Bourguignon, da chef Roseli Kyschel e também da empresa Segafredo Zanetti, a iniciativa promoveu um jantar em um evento para aproximadamente 200 pessoas no Salão Rosa do Clube Curitibano.
• Pink Floyd Piano Night: Realizado no Teatro Bom Jesus, a equipe promoveu uma noite de show de rock ao piano com o artista Bruno Hrabovsky, que levou ao público uma releitura das músicas do Pink Floyd.
• Sweet Dreams: Os estudantes venderam pacotes de 100 g de amendoim doce fornecido pela Dolce Amore Confeitaria.
• Sweet Share: Com brownies artesanais nos sabores original, castanhas, cookies & cream e caramelo e leite ninho, os alunos promoveram vendas em duas festas juninas do Colégio Bom Jesus, e também informalmente nos prédios da FAE Centro Universitário.
• Uma Noite Especial: Os estudantes venderam ingressos para um jantar com comida e bebida à vontade no Restaurante Madalosso, em Curitiba (PR).
Graças ao trabalho das equipes foram arrecadados R$ 107.856,29. Confira os projetos idealizados a seguir:
Canudo Real: O projeto consistiu na venda de canudos ecológicos em aço inox nas cores preta, azul, dourada e furta-cor, vendidos por unidade ou em kits com limpador e case de tecido.
Lacrando: O projeto propôs a venda de lacres de segurança com a logo personalizada para delivery de restaurantes na cidade de Curitiba (PR).
(Re)Pense: A ação consistiu na venda de garrafas de aço inox com a logo do projeto e do HPP nas cores rosa, preta, azul e vermelha.
Hashi Amigo: A ação consistiu na venda de hashis personalizados com a logo do HPP para estabelecimentos de comida japonesa na cidade de Curitiba (PR).
Um sonho a mais: A ação foi construída em parceria com o Grupo Servopa, que doou R$ 100,00 a cada veículo vendido no período de 26 a 31 de outubro de 2019, em todas as concessionárias do grupo no estado do Paraná.
Além dessas, também foram realizadas as seguintes ações:
• Empreenda-se: Realizado na Ópera de Arame, o evento sobre empreendedorismo contou com as palestras da jornalista e escritora Ana Cardoso, do CEO da Atrio Hotel Management, Beto Caputo, e do investidor especializado em finanças responsável pelo maior canal de finanças no YouTube − O Primo Rico −, Thiago Nigro.
• Gol de Placa: Voltado ao público apreciador de futebol, o evento realizado no Hotel Bourbon contou com uma sessão de fotos e autógrafos com jogadores do Athletico Paranaense e os integrantes do canal Vosso Canal do YouTube.
Educar é humanizar. A educação é um ato de amor e esperança no ser humano.
CNBB, op. cit., n.º 69, p. 35.
Mesmo em meio aos obstáculos enfrentados pelo isolamento social, o trabalho das equipes arrecadou um total de R$ 95.036,50. A seguir, conheça um pouco do que foi realizado.
Ah Note!: O grupo, composto de seis alunos, promoveu a venda de cadernetas personalizadas para empresas e pessoas físicas.
Allcool: Os alunos aproveitaram a grande demanda por álcool em gel e comercializaram o produto em embalagens de 30 ml e 50 ml.
Anotando Sonhos: O grupo comercializou cadernos tipo Moleskine, com 80 folhas pautadas, elástico e marca-páginas.
Avante: Por meio de uma parceria com a empresa Realgem’s, os estudantes promoveram a venda de sabonetes líquidos antissépticos.
Café do Bem: Por meio de uma parceria com a rede Go Coffee, o grupo promoveu a venda de uma bebida exclusiva, intitulada Frappé do Príncipe.
Santé: O grupo comercializou máscaras em tecido tricoline, 100% algodão, fio 40, acessórios recomendados como proteção contra a covid-19.
Princecup: Os estudantes promoveram a venda de um copo produzido com 100% de silicone, em material retrátil, que permite ser levado de maneira bastante prática.
Também foram realizadas as seguintes ações:
World Care: O grupo comercializou dispensers para carros a pessoas físicas e jurídicas.
• Bagagem: A equipe trabalhou em um projeto de confecção de mochilas-saco e promoveu a venda pela internet.
• Lenços do Bem: Os estudantes promoveram a comercialização de lenços umedecidos com álcool 70%.
• Tábua Real: Os alunos promoveram a venda de tábuas para uso culinário, feitas em madeira nobre.
Em 2021, foram finalizados 18 projetos que angariaram R$ 152.315,49 para o Hospital Pequeno Príncipe. No dia 8 de dezembro, os trabalhos foram apresentados em um evento na FAE.
Um dos destaques foi o Not Plastic, que arrecadou cerca de R$ 14.000,00 para o hospital. Nessa ação, os estudantes Pedro Grillo, Agustin Carrau, Eduarda Sebben, Mariana Mallon e Sophia Freire produziram ecobags, unindo a sustentabilidade ao projeto social do MEP.
No trabalho intitulado Emoldurando Sorrisos, os estudantes Maria Eduarda Babiak, Pietra Bunn, Julia Agner, Alexandre Slonski e Caetano Desconsi conseguiram a doação de 38 obras artísticas e arrecadaram aproximadamente R$ 10.000,00 em apenas dez dias.
Outros 16 projetos também obtiveram resultados positivos, arrecadando valores que começaram com um mínimo de R$ 2.000,00. Entre os produtos confeccionados destacam-se roupões, copos térmicos e sustentáveis, canudos sustentáveis, embalagens para panificadoras, estojos para canetas, marmiteiras, carregadores portáteis de celular,
velas aromáticas, escovas de dente de bambu, mantas, máscaras para prevenção de covid-19, porta-trecos, porta-cartões para celular, itens colecionáveis da área de esportes.
O diretor corporativo do Complexo Pequeno Príncipe, José Álvaro da Silva Carneiro, lembrou que as doações ajudam a manter as atividades de assistência à saúde e à pesquisa do HPP – instituição filantrópica, sem fins lucrativos, e maior hospital exclusivamente pediátrico do Brasil. Também destacou que, com os trabalhos – especialmente aqueles cujos produtos são sustentáveis –, é possível despertar a sociedade para a importância da proteção dos ambientes naturais.
“Nós acreditamos que cada pessoa tem a capacidade de transformar o mundo em um lugar melhor e, como instituição centenária, desenvolvemos diferentes iniciativas em prol da natureza, e contamos com parcerias que contribuem para que o presente e o futuro sejam cada vez mais saudáveis. Repensar os hábitos do cotidiano é o primeiro passo para transformar nossa vida e impactar positivamente na biodiversidade de todo o planeta Terra – que é a casa de todos nós”, afirmou José Álvaro.
“O Hospital Pequeno Príncipe é uma organização centenária, filantrópica e que pratica a missão de oferecer a melhor assistência em saúde e de proteger e garantir os direitos das crianças.
A missão de oferecer os melhores cuidados para todas as crianças sem distinção é uma prática que desempenhamos com amor e excelência técnico-científica. Contar com a contribuição de apoiadores que compreendem a importância da causa da saúde infantojuvenil, como os parceiros do Management Experience Program (MEP), da FAE, é um privilégio.
Ao longo de mais de cem anos, contamos com empresas e pessoas que nos apoiam a continuar transformando a vida de milhares de crianças e de adolescentes de todo o país. E, há dez anos, a parceria com o MEP nos ajuda também a engajar os jovens universitários em causas sociais. Envolver esse público, que está se especializando e vai entrar no mercado de trabalho, em um projeto social transformador oportuniza a responsabilidade social e o entendimento da importância do investimento social privado, em uma experiência de planejamento, desenvolvimento e marketing de captação de recursos. A proposta da parceria oferece, além da vivência prática, a valorização da cultura do envolvimento com a comunidade. E, neste momento, em que o Brasil enfrenta a crise pandêmica e em que a situação da saúde está bastante crítica, a contribuição de cada um faz toda a diferença.”
Ety Cristina Forte Carneiro| Diretora-Executiva do Hospital Pequeno PríncipeDiálogo não significa concordar com tudo. Ele se estabelece com quem está aberto a essa experiência enquanto compromisso de amor.
CNBB, op. cit., n.º 209, p. 80.
PSICOFAE
O Serviço-Escola de Psicologia da FAE Centro Universitário, PsicoFAE, oferece atendimentos individuais, familiares, em casal ou em grupo para todas as faixas etárias. Os atendimentos são realizados pelos acadêmicos do curso de Psicologia e supervisionados por professores especializados.
As áreas de atuação incluem psicoterapia, orientação vocacional e profissional, projeto psicoeducacional para pais e filhos, grupo psicoterapêutico para pacientes que sofrem de dor crônica, atendimentos a pacientes em primeiras crises do tipo psicótica, grupo psicoterapêutico de adolescentes, grupo de apoio psicológico, atendimento psicológico voltado para pacientes com anorexia nervosa e/ou bulimia nervosa, grupo de atendimento a crianças com dislexia, avaliação e reabilitação neuropsicológica.
No início do primeiro semestre desse ano, os atendimentos foram cancelados em função das medidas de restrição social impostas pela pandemia da covid-19. Após aprovação dos órgãos competentes para que os estágios pudessem acontecer de maneira remota, os atendimentos psicológicos foram retomados, no entanto de forma on-line.
Atendimentos individuais realizados em 2021
Pessoas contatadas para receber atendimento 1 059
Pessoas atendidas 712
Pessoas que desistiram dos atendimentos ou com quem não foi possível contato 347
Outras atividades do curso de Psicologia vinculadas ao FAE Social 2021:
PROJETO TÔ CHEGANDO!
O projeto Tô Chegando! é um trabalho desenvolvido por uma equipe de estagiárias do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário, como prática da disciplina de Estágio Básico − Práticas em Saúde Coletiva −, realizado sob a orientação da professora Francisleine Moleta (CRP 08/11210), atuante na área de Psicologia da Saúde e Hospitalar. O projeto tem por objetivo proporcionar um diálogo interdisciplinar voltado a pessoas que estejam passando pelo momento da gestação ou do puerpério, trazendo trocas de experiências, informações e esclarecimentos a respeito de diversos temas relacionados com os cuidados e manejos entre os cuidadores e o bebê.
Esse projeto teve início em 2021 e, além das atividades em grupo e interações via redes sociais (lives com profissionais da área da saúde pelo Instagram), ofereceu à comunidade, gratuitamente, atendimentos individuais.
Ao todo, nesse primeiro ano, foram registradas 102 inscrições para as atividades oferecidas em grupo e 22 inscrições para os atendimentos individuais.
PROMOÇÃO DE SAÚDE EMOCIONAL PARA ADOLESCENTES
Nesse ano foram oferecidas oficinas on-line voltadas para o público adolescente, de 13 a 18 anos. O objetivo era proporcionar estratégias e recursos para ampliar conhecimentos sobre diversas questões pessoais e profissionais, bem como ofertar espaço de escuta, de diálogo e de psicoeducação. Nesses encontros, foram trabalhados temas como medo, ansiedade, autoconhecimento, relacionamentos interpessoais, comunicação assertiva, qualidade de vida, entre outros.
No total, os encontros semanais on-line em grupo contaram com 11 participantes. Também, foram realizadas quatro palestras psicoeducativas pontuais em duas ONGs com a participação de 45 adolescentes.
VOZES DO LUTO − ATENDIMENTO ON-LINE A PESSOAS EM LUTO
Esse projeto realiza a divulgação de informações e a assistência para pessoas que se encontram em estado de luto por meio de um atendimento psicoterapêutico breve, oferecido pelos alunos do estágio hospitalar e do projeto de extensão, nas modalidades individual e em grupo.
Nesse ano, foram contatados e ofertados atendimentos para 224 inscritos, e realizados 198 atendimentos nas modalidades de grupo e individual.
ATENDIMENTO A MULHERES − PACIENTES ONCOLÓGICAS
Com objetivo de ofertar atendimentos na modalidade de psicoterapia breve para pacientes da ONG EVA, promovendo um espaço de escuta e acolhimento às demandas trazidas pelo tratamento oncológico, foram realizados atendimentos on-line individuais a oito participantes.
PROJETO DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Projeto de Orientação Vocacional realizado em parceria com as Unidades de ensino Centro, Lourdes e Araucária do Colégio Bom Jesus, Sesc São José e PsicoFAE. Participaram estudantes da segunda ou terceira série do Ensino Médio que foram atendidos em todo o processo de forma virtual (pelo Google Meet). Para suprir a demanda, duas supervisoras se empenharam no projeto: Jocimara Chiarello Rocha e Nelcy Finck (e Edgar Pereira Jr., no primeiro semestre). As inscrições foram ofertadas gratuitamente e foi disponibilizada certificação pela extensão da FAE a todos os alunos que assistiram integralmente às etapas do projeto. A seguir, o formato dos atendimentos realizados e o número de alunos participantes:
• PsicoFAE − 20 pessoas da comunidade (que procuraram o atendimento independente de sua escola de origem).
• Unidade Lourdes − 34 alunos.
• Unidade Centro − 73 alunos.
• Unidade Araucária − 10 alunos.
• Unidade Sesc São José − 114 alunos. Nessa Unidade também foi realizado o projeto Adolescência em Foco, com a realização de rodas de conversa trazendo os temas escolhidos pelos participantes. No total, 31 adolescentes participaram da atividade.
A seguir, nos próximos itens, estão os projetos realizados por estagiários supervisionados pelo professor Edgar Pereira Jr. (CRP 08/34062).
PROJETO EM PARCERIA COM INSTITUTO GERAR
Projeto realizado ao longo do ano com grupos de diálogo sobre temas relacionados com a saúde do trabalhador e com as competências socioemocionais, para funcionários do Instituto Gerar de diversas unidades. Nesse período, foram formados seis grupos, em que cada um deles teve um total de quatro encontros, totalizando 40 pessoas inscritas − com participação variável destas ao longo dos encontros.
PROJETO EM PARCERIA COM O SECONCI-PR
Projeto realizado ao longo do ano para o plantão psicológico dos trabalhadores de empresas da construção civil vinculadas ao sindicato patronal, com um total de 20 pessoas atendidas.
ORIENTAÇÃO DE CARREIRA NA PSICOFAE
Projeto iniciado no 2.o semestre com objetivo de desenvolver adaptabilidade para a construção da carreira de adultos em transição na PsicoFAE. Foi registrado nesse período, em média, um processo de oito encontros, com um total de oito clientes.
CONSULTORIA EM PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL E DO TRABALHO
Ao longo do ano foram realizadas diversas atividades de prestação de consultoria na área de Psicologia Organizacional e do Trabalho às políticas de Gestão de Pessoas de empresas, com temas como Diagnóstico Organizacional, Clima Organizacional, Liderança, Treinamento & Desenvolvimento e Avaliação de Desempenho, nas organizações Sinduscon-PR, Elo, Bula Verdde, TRE-PR, SYKES e Kenzie Academy Brasil.
PRÁTICAS PSICOEDUCACIONAIS NA COMUNIDADE
Projeto de diagnóstico institucional e comunitário realizado na disciplina de Estágio em Práticas Psicoeducacionais por estudantes do curso de Psicologia. O objetivo é analisar as relações interpessoais entre os atores comunitários e institucionais, considerando o enfoque das questões educacionais da comunidade. Ao total foram entrevistadas 120 famílias da comunidade.
GRUPO REFLEXIVO COM AUTORES DE VIOLÊNCIA ( FAE/TJPR )
Grupos reflexivos para autores de violência doméstica, em parceria com o Tribunal de Justiça do Paraná, para cumprimento das horas da disciplina de Estágio de Opção II e IV em Psicologia Comunitária do curso de Psicologia da FAE Centro Universitário, com a supervisão das professoras Giovanna Medina e Alexandra A. Rodrigues, no período de março a dezembro de 2021. A finalidade desse estágio foi proporcionar aos homens autores de violência doméstica a possibilidade de reflexão e responsabilização, e, aos alunos do último ano do curso de Psicologia, a vivência prática em Psicologia Comunitária, no que concerne ao manejo de grupos reflexivos. Foram realizadas ligações telefônicas, entrevistas e encontros semanais com os noticiados encaminhados pelo Sepavi (Setor Psicossocial de Atenção à Violência Doméstica e Familiar) sob supervisão do Cevid-TJPR (Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência). Ao todo, o projeto contou com 26 participantes.
GRUPO DE APOIO PSICOLÓGICO A MULHERES COM OBESIDADE ( GAPO/LATOS/FAE )
O Gapo – Grupo de Atendimento Psicológico a Pessoas com Obesidade − tem como objetivo a criação de espaços terapêuticos para homens e mulheres de diferentes faixas etárias que estejam no processo de emagrecimento/ reganho de peso cirúrgico e/ou clínico, oferecendo suporte emocional frente às dificuldades inerentes do processo de saúde/doença. Por meio da possibilidade criativa e expressiva, o grupo oferece condições para novas reflexões conscientes sobre o comportamento alimentar e os fatores psicológicos implícitos nesse processo.
Os encontros acontecem sempre às sextas-feiras, de forma quinzenal, das 17h30 às 19h, todos gratuitos, no Serviço Escola PsicoFae, envolvendo alunos de estágios, monitores e profissionais voluntários do Latos, que são supervisionados pela prof. Dra. Maria do Desterro de Figueiredo.
No total foram realizados 131 atendimentos no ano.
ATENDIMENTO INDIVIDUAL À DEMANDA DE TRANSTORNOS ALIMENTARES ( CORPUS/LATOS/FAE )
O Corpus é um projeto de extensão vinculado ao Laboratório de Pesquisa em Transtornos Alimentares, Obesidade de Saúde Mental da FAE aberto para a comunidade. Em 2021, os agendamentos foram realizados conforme a demanda da clínica e do paciente. Os atendimentos aconteceram de forma remota e semanalmente por alunos estagiários e extensionistas supervisionados pela prof. Dra. Maria do Desterro de Figueiredo.
No total, foram registrados 31 atendimentos.
PARCERIAS COM INSTITUIÇÕES PARA REALIZAÇÃO DE ESTÁGIOS E DE VISITAS TÉCNICAS NO ANO DE 2021
As parcerias de estágio têm como objetivo propiciar aos alunos um conhecimento/vivência prático(a) do ofício do psicólogo nas mais diferentes áreas e instituições. A seguir, estão destacadas algumas dessas parcerias para a realização dos estágios:
• Instituto Pró-Hansen – Psicologia Social/Institucional/ Comunitária e Hospitalar.
• Hospital São Vicente – Psicologia Organizacional.
• ONG Gerar – Programa Aprendiz Legal.
• Agência ELO de Apoio ao Menor Aprendiz.
• Hospital Infantil Waldemar Monastier de Campo Largo.
• Hospital São Lucas.
• Instituto de Educação do Paraná.
• Caps de Curitiba e Região Metropolitana.
• UPAs de Curitiba e Região Metropolitana.
• Escolas Estaduais e Municipais de Curitiba e Região Metropolitana.
• Seconci-PR.
• Colégio Bom Jesus.
PROGRAMA INSTITUCIONAL DE ATENDIMENTO À SAÚDE MENTAL DO ALUNO FAE
O Programa de Atenção à Saúde Mental do Aluno FAE tem como objetivo fornecer Psicoterapia em grupo para alunos de graduação de todos os cursos da FAE Centro Universitário. Com início em 2019, sua criação foi mediante a percepção, principalmente por parte dos coordenadores de curso, de que muitos alunos estavam apresentando problemas psicológicos e pessoais que acabavam por resvalar no bom aprendizado e desenvolvimento acadêmico ao longo do curso. O aumento de casos de sofrimento mental associados a questões não acadêmicas propriamente ditas estava bastante preocupante. Muitos alunos também relatavam dificuldades financeiras para realização de Psicoterapia com um profissional. Diante desse quadro, desenvolveu-se a iniciativa em questão, fornecendo atendimento psicológico em grupo a alunos de graduação por um preço simbólico de R$ 5 ou R$ 10 reais por sessão – que, durante a pandemia, tem sido gratuito.
O psicólogo responsável pelos atendimentos aos grupos é Luciano Coelho.
Ao todo foram realizadas 114 sessões de Psicoterapia de grupo (Grupo 1: 33 sessões − segundas-feiras, das 17h30 às 18h50; Grupo 2: 40 sessões − terças-feiras, das 17h30 às 18h50; Grupo 3: 41 sessões − quartas-feiras, das 14h às 15h20). Sendo assim, nesse período, foram atendidos 33 alunos de graduação.
Uma educação humanizada não pode limitar-se a fornecer um serviço de formação, mas também cuidar dos seus resultados no horizonte das capacidades pessoais, morais e sociais dos participantes no processo educativo. Não pede simplesmente ao professor para ensinar e ao aluno para aprender, mas exorta cada um a viver, estudar e agir de acordo com as premissas do humanismo solidário.
CNBB, op. cit., n.º 226, p. 87.
PASTORAL UNIVERSITÁRIA
A Pastoral Universitária tem como objetivo acolher os questionamentos, buscar respostas e formar os indivíduos para o desenvolvimento de uma sociedade mais humana, com a preocupação de agir em favor da inclusão social, dos menos favorecidos, daqueles que sofrem diante da desigualdade.
A diversidade de expressões, de crenças e de opiniões são elementos característicos no âmbito universitário. Dessa forma, a Pastoral Universitária trabalha para que essa diversidade encontre sempre o diálogo e, assim, os indivíduos possam continuar caminhando juntos para a construção de um mundo mais justo, fraterno e solidário. Nesse sentido, a Pastoral existe para colaborar com o desenvolvimento integral do universitário. Para isso, trabalha-se a partir de três eixos norteadores, propostos pelo Documento 102 da CNBB – O Seguimento de Jesus Cristo e a Ação Evangelizadora no Âmbito Universitário: Eixo da Espiritualidade; Eixo da Formação/Reflexão; Eixo das Ações Socioeducativas.
Donativos Quantidade Campanha –iniciativa Instituição beneficiada
Material escolar Aproximadamente 150 itens FAE São José dos Pinhais
Livros – infantis e infantojuvenis 261 unidades Biblioteca BCENPR
Vila Pantanal
Escola Terezinha E. Kepp; Pequeno Cotolengo Chocolates
2 722 caixas de bombom; 12,5 kg de balas; 1 284 barras de chocolate
FAE Centro –Trote Solidário
Escola Municipal Coronel João Cândido de Oliveira; Pequeno Cotolengo; CMEI Menino Deus; Provopar; Duefratelli Transportes Ltda; Escola Estadual Terezinha Elizabete Kepp; Hospital Universitário Cajuru; Casa de Repouso Luz Divina; Hospital Santa Casa de Curitiba; Escola Municipal Luiz Julio EI, EF; Colégio Estadual Tancredo de A. Neves; Escola – EMEF Jardim Taiza; Rondinha Boaventura; Terapêutica Desafio Jovens Vidas para Cristo; Escola Municipal Clair do Rocio Sandri; Real Futebolzinho Kids
Chocolates 350 caixas de bombom
FAE São José dos Pinhais
Casa de Repouso São José; Associação Padre João Ceconello; ONG Minha Vida Mudou; Escola Leonilda Ravaglio Trevisan; Grupo Resgate
Donativos Quantidade Campanha –iniciativa Instituição beneficiada
Chocolates
12 caixas de bombom; 60 barras de chocolate; 10,1 kg de balas
Trote Solidário –FAE Araucária
Casa de Repouso São José; Associação Padre João Ceconello; ONG Minha Vida Mudou; Escola Leonilda Ravaglio Trevisan; Grupo Resgate
Cestas básicas 36 cestas básicas Alunos de Direito da FAE Centro Escola Terezinha E. Kepp
Máscaras 200 máscaras Voluntários da FAE São José dos Pinhais Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis
Cestas básicas Aproximadamente 165 cestas básicas
Alimentos 26 cestas básicas
Forno elétrico 1
Projeto Adote um Carrinheiro –FAE São José dos Pinhais Catadores de recicláveis
FAE Sênior –FAE São José dos Pinhais
Comunidade Vila Pantanal; ONG Minha Vida Mudou
FAE São José dos Pinhais Casa de Repouso São José
Roupas, calçados e diversos Aproximadamente 80 itens FAE Centro Escola Terezinha E. Kepp
Livros, revistas, apostilas –infantis e infantojuvenis 146 itens
FAE Centro –voluntariado Escola Terezinha E. Kepp Livros − infantis e infantojuvenis 134 unidades Biblioteca Bom Jesus Centro Escola Terezinha E. Kepp
Kit − cesta básica + cobertor + outros itens 41 kits
Apadrinhamento dos voluntários –FAE Centro Escola Terezinha E. Kepp
Donativos Quantidade Campanha –iniciativa Instituição beneficiada
Alimentos Aproximadamente 129 cestas básicas
FAE São José dos Pinhais /Catedral/ Igrejas Evangélicas − Campanha Alimente o Amor
Famílias em vulnerabilidade de São José dos Pinhais
Parquinho 1 Voluntários Escola Municipal Luiz Júlio
Alimentos 139 kg
Toucas e meias de crochê Aproximadamente 75 itens
E-FAE/E-Esports –eventos da extensão –FAE Centro
FAE Centro –voluntárias e professoras
Alimentos 170,05 kg Paic –FAE Centro
Retroprojetor (kit completo) 1
Jogos e brinquedos Aproximadamente 125 itens
Roupas Aproximadamente 45 itens
Bota ortopédica 1
Alimentos e cobertores
8 cobertores; 845,9 kg de alimentos; 22 L de leite; 42,3 L de óleo
Casa Terapêutica Desafio Jovens Vidas para Cristo e famílias carentes
Casa Terapêutica Desafio Jovens Vidas para Cristo; famílias carentes; Pequeno Cotolengo
Comunidade Seguindo a Jesus, no bairro Xaxim, em Curitiba; A.M.I.M – Associação Missão para o Mundo
FAE Centro − voluntários – Rifa Parceria do Bem Escola Terezinha E. Kepp
FAE Centro
A.M.I.M – Associação Missão para o Mundo; Centro de Educação Infantil Maria José Coutinho Camargo; Campanha Corpo de Bombeiros para crianças do Portão
FAE Centro A.M.I.M – Associação Missão para o Mundo
FAE Centro A.M.I.M – Associação Missão para o Mundo
FAE Centro – Trote Solidário
Casa de Repouso Luz Divina; ONG Associação Solidária a Construir Vidas – Piraquara; Escola Terezinha E. Kepp; CMEI Menino Deus
Donativos Quantidade Campanha –iniciativa Instituição beneficiada
Alimentos e cobertores
65 kg de alimentos; 109 L de leite; 7,2 L de óleo, além de cobertores
FAE São José dos Pinhais – Trote Solidário Casa de Repouso São José; Grupo Resgate; carrinheiros
Alimentos e cobertores 4 cobertores; 1 café; 2 L de leite FAE Araucária –Trote Solidário Ação do Bom Jesus Social – Araucária
Livros − didáticos, apostilas, infantis, dicionários, línguas, gibis, literatura e outros
Materiais de escritório
867 unidades
Campanha da catequese Bom Jesus Centro e voluntários da FAE Centro
Aproximadamente 3 500 itens
Kit − cesta básica + material escolar + guloseimas 42 kits
FAE Centro e Bom Jesus Centro
Escola Municipal Clair do Rocio Sandri
Escola Municipal Clair do Rocio Sandri; Projeto Dorcas; Ação Social entre Amigos; colaboradores; Unidades Bom Jesus
Apadrinhamento dos voluntários –FAE Centro Escola Lincoln Coimbra − Araucária Roupas e calçados Aproximadamente 320 itens Campanha do Bom Jesus Centro Ação Social entre Amigos
Aparelho de DVD, DVDs, CDs infantis Aproximadamente 25 itens FAE Centro
Escola Municipal Clair do Rocio Sandri
RESPONSABILIDADE SOCIAL EM SALA DE AULA: EDUCAR PARA O HUMANISMO SOLIDÁRIO
Em sala de aula, os alunos aprendem a refletir e a buscar soluções sustentáveis que possam beneficiar a sociedade como um todo e, assim, vislumbrar um futuro mais igualitário. Pensar no social é Humanismo Solidário.
A seguir, acompanhe projetos acadêmicos que surgiram da reflexão dos alunos como possíveis ações solidárias.
O PROJETO DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE HUMANA: COMO OS PADRÕES AFETAM A CONSTRUÇÃO
DA AUTOIMAGEM NA SOCIEDADE GLOBALIZADA
Ação realizada por meio do Instagram, buscou incentivar a conscientização sobre a construção da autoestima com base na observação do corpo real. O grupo colocou em evidência o quanto a comparação com corpos ditos “perfeitos” influencia na baixa autoestima e propicia o surgimento de transtornos mentais.
Dessa reflexão, frutificaram depoimentos mostrando o quanto o “padrão de beleza” afeta, majoritariamente, as mulheres que muitas vezes se referem negativamente sobre o próprio corpo.
Ao todo, a ação alcançou cerca de 162 pessoas que acessaram o perfil no Instagram e responderam o formulário do Google Forms.
PESQUISA SOBRE INTOLERÂNCIA
RELIGIOSA NO BRASIL
Um grupo de alunas do primeiro período de Psicologia trouxe uma discussão bastante válida sobre intolerância religiosa. Por meio de um perfil no Instagram e formulários do Google Forms, de forma bastante interativa, foi proporcionada uma discussão sobre as formas como ocorre esse tipo de preconceito. Dessa forma, foi possível colher diversos depoimentos de pessoas que sofreram algum tipo de intolerância religiosa.
Como consequência dessa ação foi criado um perfil em que pessoas podem se informar como denunciar esse tipo de intolerância por meio de uma cartilha informativa.
DENTRO DO VALE
No mês da visibilidade LGBTQIA+, um grupo do curso de Psicologia teve como pauta de sua ação o respeito à diversidade.
A ação, que ocorreu por meio do Instagram, promoveu a visibilidade da causa, como também de projetos, de ONGs e de empresas que orientam essa comunidade vítima do preconceito e da violência.
A iniciativa obteve diversos resultados positivos entre parcerias e apoio de departamentos acadêmicos.
DESIGUALDADE SOCIAL NO SERTÃO NORDESTINO
Utilizando como meio uma pesquisa no Instagram, o grupo do primeiro período de Psicologia fez uma pesquisa sobre a desigualdade social, principalmente no Sertão nordestino. A consulta, também realizada por meio do Google Forms, questionou os participantes sobre seu nível de conhecimento a respeito da desigualdade social, se a reconhecem na cidade onde habitam e qual sua opinião com relação ao assunto. Entre as respostas da consulta surgiram reflexões e apontamentos com possíveis soluções para acabar com a desigualdade.
Sobre a perspectiva do Sertão nordestino, foi exposto o trabalho de ONGs no auxílio às necessidades das famílias que sobrevivem nesse contexto, com destaque para o trabalho da ONG Amigos do Bem.
Os temas mais abordados foram os seguintes:
• O Projeto de Construção de Identidade Humana: Como os Padrões Afetam a Construção da Autoimagem na Sociedade Globalizada
• Intolerância Religiosa no Brasil.
• Sistema Prisional e Criminalidade.
• Desigualdade Social no Sertão Nordestino.
• LGBTfobia
INOVAÇÃO SUSTENTÁVEL
Os alunos da disciplina Inovação Sustentável do curso de Negócios Internacionais discutiram sugestões de inovações sustentáveis de impacto social com base em um dos 17 ODS da ONU.
Cada grupo escolheu um objetivo e desenvolveu possíveis soluções inovadoras para beneficiar a sociedade.
A atividade foi desenvolvida em aula on-line com apresentações realizadas pelos alunos, a qual foi gravada para registro.
A apresentação dos projetos foi promovida em aula on-line, no mês de abril, de acordo com os itens destacados a seguir.
Tema Finalidade Cursos envolvidos
Geração de Energia a Partir de Turbinas Eólicas
Vibro-Wind
Geração de energia limpa e barata. Negócios Internacionais
Educação Para as Periferias
Geração de energia limpa e barata. Negócios Internacionais
Criação de escolas que, além do currículo disciplinar, também envolvam a família com capacitação dos adultos e desenvolvimento das habilidades sociais.
Cleasant Oil
Preservação dos recursos marinhos por meio de objetivos para preservar os seres vivos e da criação de um dispositivo de contenção e limpeza do mar em caso de vazamento de óleo.
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais
Aplicativo Motivõ
Consumo e produção responsáveis movidos a partir de um aplicativo. Esse aplicativo apresentaria um histórico de uma marca, destacando se produz roupas a partir de trabalho escravo. O App também mostraria as instituições que precisam de doações de roupas e alimentos.
Evitar Desperdício de Alimentos, Revertendo para o Benefício de Pessoas Assoladas pela Fome nas Periferias de Nossas Cidades
Assegurar produção e consumo sustentáveis por meio da prevenção do desperdício de alimentos com a coleta de resíduos orgânicos, horta aberta ao público e espaço recreativo e educativo e parceria com escolas.
Negócios Internacionais
Acesso a Trabalhos Decentes para Pessoas Carentes Oriundas de Famílias de Baixa Renda Gerar capacitação para pessoas fora do mercado de trabalho por meio de parcerias com empresas.
Negócios Internacionais
Negócios Internacionais
MAIS REFLEXÕES E PERSPECTIVAS ALINHADAS AOS ODS
No mês de setembro, em formato on-line, os alunos do curso de Administração, na disciplina de Inovação Sustentável, puderam colocar em discussão possíveis soluções sustentáveis para as cidades. Os temais mais abordados falaram a respeito do ODS 11 - que tem o objetivo de tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis –, do ODS 9 – que busca construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização sustentável e estimular a inovação – e do ODS 2 – que visa acabar com o problema da fome extrema e da desnutrição global.
Também foram propostos projetos que supram o ODS 7, que prioriza a geração de energia limpa.
PROJETO ACADÊMICO DE DESIGN EM BIOMIMETISMO ( FAE BUSINESS )
O projeto consistia no desenvolvimento de um produto com foco na higiene, na esterilização e na purificação para solucionar problemas com vírus e bactérias. A idealização desse trabalho foi em parceria com uma empresa que presta serviços na área de equipamentos hospitalares.
Para solucionar as adversidades nessa área, cada grupo de alunos escolheu um tema e apresentou uma objeção que seria resolvida com o desenvolvimento de um produto. Após essa etapa, foi feita uma pesquisa de mercado para analisar as necessidades do cliente e seus principais concorrentes.
Ao final do planejamento, as ideias foram apresentadas ao professor.
REFLEXÕES OPORTUNAS
Alunos do curso de Direito compartilharam projetos acadêmicos para o possível desenvolvimento de projetos sociais. A seguir, alguns desses projetos.
• Dança nos Bairros;
• Carteira de Trabalho e Previdência Social;
• Serviço de Assistência Jurídica;
• Roda Verde;
• Adote um Vira-lata;
• Corrida Global para Auxiliar Lar dos Idosos;
• A Reciclagem Mudando Vidas;
• Infantoteca
Essas alternativas abordariam não só o âmbito social, mas também poderiam colaborar de modo sustentável para o desenvolvimento da sociedade.
Além das ações sociais promovidas pelo curso de Direito, em classe, também foram produzidos materiais informativos esclarecendo a comunidade sobre os benefícios da mediação e da conciliação.
Também foram promovidos eventos abertos ao público interno e externo, com a participação de profissionais de mercado, debatendo temas como raça, religião, igualdade de gênero, empreendedorismo e democracia.
MANUAIS DA COMUNICAÇÃO INCLUSIVA
Os alunos das turmas da manhã e da noite do curso de Publicidade e Propaganda da FAE Centro desenvolveram, na disciplina de Temáticas Atuais da Comunicação, a pesquisa e a estruturação de um Manual da Comunicação Inclusiva, com foco em quatro temáticas principais: Gênero, PCD, LGBTQIA+ e Etnias – negros e indígenas.
PESQUISA DE OPINIÃO PÚBLICA COMO MEIO DE ENSINO: PROTEÇÃO DOS IDOSOS
Em agosto, os alunos do curso de Direito da FAE Campus Centro promoveram uma atividade que envolveu a socialização de informações relacionadas aos direitos da pessoa idosa com compromisso social, fomentando a discussão e a reflexão da temática, auxiliando a população a compreender a legislação vigente e o Estatuto do Idoso como garantia de direitos para as pessoas idosas.
A ação consistiu na realização de uma pesquisa de opinião com 31 pessoas (via redes sociais), utilizando um formulário estruturado e o desenvolvimento de posts para redes sociais (Instagram e Facebook). As ações desenvolvidas para intervenção (post e vídeo) tiveram conteúdos embasados em literatura científica e chegaram a alcançar mais de cem visualizações, bem como diversas interações.
CONSTITUIÇÃO BRASILEIRA
Seguindo a linha de estudos sobre opinião pública, os alunos do curso de Direito da FAE Centro também promoveram a disseminação de informações sobre a Constituição Brasileira.
Assim, a atividade consistiu em mostrar e ensinar, por meio de um questionário, mais detalhes da nossa Constituição e preparar os alunos do terceiro ano do Ensino Médio para sua nova fase, a universitária. Com o objetivo de atingir mais alunos e criar algo dinâmico e rápido, o questionário é composto de apenas cinco questões, com alternativas de “a” a “c”, que abordam aspectos da Constituição Federal, com foco principalmente nos direitos fundamentais.
Foram coletadas mais de 45 respostas entre as turmas de terceiro ano do Ensino Médio.
LEI GERAL DE PROTEÇÃO DE
DADOS
Os cursos de Sociologia Jurídica, de Direito Civil, de Direitos Humanos e de Direito Constitucional da FAE Centro elaboraram um projeto de intervenção social sobre a Lei Geral de Proteção de Dados. Foi montado um questionário contendo sete perguntas de fixação de conteúdo e, em seguida, um direcionamento do público a ser objeto do estudo − nesse caso, os alunos do 1.o ano do Ensino Médio da Unidade Bom Jesus Centro.
Após breve explicação sobre a LGPD, em razão de os alunos estarem em semana de avaliações, houve a distribuição de um informativo com uma explicação e dois QR Codes, questionário e material complementar.
Esse material disponibilizado possui uma explicação mais completa para aqueles que gostariam de ler mais sobre o assunto.
S.O.S AO TRABALHADOR
Buscando difundir a informação, os alunos do curso de Direito da FAE Centro realizaram uma atividade que visou facilitar o acesso do trabalhador aos serviços do portal GOV.BR., do Ministério da Economia. Este canal apresenta muita informação em razão do grande número de ex-Ministérios integrados, como da Receita Federal, do Trabalho, da Previdência, entre outros.
Durante o ano, também foram discutidas alternativas que envolvem acolhimento e auxílio a pessoas em situação de vulnerabilidade, além de propostas ao incentivo ao empreendedorismo, assim como campanhas informativas sobre assuntos de relevância no âmbito social. A seguir, estão alguns exemplos de propostas que foram abordados nos projetos acadêmicos dos alunos.
• Projeto Inclusão Social de Dependentes Químicos − Café Solidário.
• Pais por Adoção.
• Mulheres Brasileiras no Mercado de Trabalho.
• Inovatech.
• Fundação Vida Nova
• Feminismo e Feminicídio.
• Cyberbullying.
• Comunidade de Leitura.
• Combatendo a Fome.
• Alimentando a Compaixão.
• Fome de Alimento e de Esperança.
BEM-ESTAR
DA
POPULAÇÃO
IDOSA DURANTE
O PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL – CLUBE DE LEITURA ON-LINE
Um grupo de alunas do curso de Psicologia, pensando no contexto em que os idosos vêm enfrentando durante a pandemia, desenvolveu um clube de leitura virtual. O projeto objetivou a estimular o cuidado com a saúde mental dos idosos, assim como o aumento de seu patrimônio intelectual, além de trocas e fomento para novas reflexões no contexto de pandemia.
Os encontros remotos debateram sobre o poema Meus Oito Anos, de Casimiro de Abreu. A experiência foi produtiva, pois estimulou diversas lembranças aos participantes, que, posteriormente, as relataram por meio de depoimentos.
Sra. J: Lembrei da infância, de quando ia pra roça e não sabia da maldade do mundo. Saudade da minha mãe que era uma amiga. Hoje os dias só me trazem lembranças de tristeza e vazio.
Sra. H: "Este poema me fez lembrar dos meus momentos de infância, onde as tardes eram cheias de brincadeiras. Eu gostava muito de jogar bets com meus amigos e para ser sincera eu era muito boa, ganhava sempre! Quando morava em Douradina, eu brincava no rio corrente, minha mãe me ensinou a nadar e eu atravessava ele a tarde toda, essa era minha diversão naquele lugar. Amava brincar com minhas bonecas. Bom, elas não eram iguais essas de hoje em dia que parecem um bebê de verdade, eram simples espigas de milho, mas eu tinha três: a ruivinha, a moreninha e a loirinha! Bons tempos, que aproveitei bem e que não voltam mais!"
COMUNICAÇÃO NÃO VIOLENTA
Alunos de Design, de Administração, de Economia e de Publicidade e Propaganda da FAE Campus Centro buscaram conscientizar a comunidade acadêmica e, depois, a comunidade externa sobre os benefícios de uma comunicação pautada pela empatia, observação do outro, clareza e acolhimento, não só dos relacionamentos pessoais, como também profissionais ou em qualquer ambiente. Por isso, foram desenvolvidos cartazes com um convite ao tema, bem como reflexões e sugestões para o dia a dia dos adolescentes, que, muitas vezes, lidam com conflitos de maneira violenta. O intuito foi distribuir esses cartazes e cartilhas em algumas instituições de ensino escolhidas pelos próprios alunos.
DESTAQUE
FAE recebe o Selo ABS
O Selo Instituição Socialmente Responsável representa a Associação Brasileira de Mantenedores do Ensino Superior, certificando a participação na 17.ª Campanha de Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular.
O reconhecimento se deve à ação que mobilizou o Campus São José dos Pinhais para a compra de ração para a ONG Animal.
INSTITUCIONAL FAE
SISTEMA DE GESTÃO DO GRUPO EDUCACIONAL BOM JESUS
Presidente
Frei João Mannes Vice-Presidente
Frei Mário José Knapik
Secretário
Frei Claudino Gilz Tesoureiro
Frei Antônio Joaquim Pinto Diretor-Geral
Jorge Apóstolos Siarcos
Gerentes Back Office
Desenvolvimento Institucional
Viviane Maria Soldi Virmond Alves
Tecnologia da Informação | Gestão de Processos
Marcelo A. G. Bardi Financeiro
Daniéle M. Mazon Massoquetto
Administração Back Office e do Remanso | Arquivo Central | Biblioteca Central | Secretaria-Geral | Valor Brasil
Régis Ferreira Negrão
Auditoria Interna | Comercial | Gráfica | Editora Bom Jesus − parte comercial
Luiz Fernando Fabri
Centro de Estudos e Pesquisa | High School − parte pedagógica | Lace − parte pedagógica | Editora Bom Jesus − parte pedagógica
Marcelo Bianchini Favaro
Gerentes Regionais
Rubem Fernando Fink
Nilton Dorizeti Marcomini
José Laurindo Pereira Machado
Jorge Henrique Bloch Martins
Muriel Pinto Amorim
Régis Ferreira Negrão
Eros Pacheco Neto
FAE Reitor
Jorge Apóstolos Siarcos
Pró-Reitor de Ensino, Pesquisa e Extensão
Everton Drohomeretski
Pró-Reitor de Administração e Planejamento Eros Pacheco Neto
Diretora do Campus Curitiba
Andrea Regina Hopfer Cunha
Diretor do Campus São José dos Pinhais e FAE Araucária
Élcio Douglas Joaquim
Diretor dos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu
José Vicente B. de Mello Cordeiro
PERFIL DOS FUNCIONÁRIOS
O Grupo Educacional Bom Jesus mantém Unidades de ensino nos estados do Paraná, de Santa Catarina, de São Paulo, do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul. Para administrá-las e oferecer
o ensino de excelência Bom Jesus/FAE, o Grupo atua com funcionários de diferentes perfis.
POR GÊNERO
Até 3 anos
De 4 a 6 anos
De 7 a 10 anos
De 11 a 15 anos
De 16 a 20 anos
De 21 a 25 anos
Acima de 25 anos
POR ESTADO, TIPO DE EMPREGO E CARGA HORÁRIA
Para fins de apresentação, este Relatório considerou os cargos da área administrativa e docência. A carga horária dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus é dividida em parcial (com até 25 horas semanais de trabalho) e integral (para acima de 25 até 44 horas semanais).
Tipo de emprego
Administrativo
Carga horária parcial integral
POR ESTADO E TIPO DE CONTRATO
Os tipos de contratos apresentados neste Relatório consideram aqueles com tempo indeterminado – válidos enquanto perdurar a relação de emprego – e com tempo determinado – com datas de início e término acordadas, não podendo ultrapassar o período de dois anos. Incluem também contratos de experiência vigentes no fechamento do material. Além deles, a tabela a seguir apresenta a porcentagem de estagiários e terceirizados atuantes na Instituição.
Indeterminados
Determinados
Estagiários
Terceirizados
POLÍTICAS INSTITUCIONAIS
O Grupo Educacional Bom Jesus desenvolve, analisa e aprimora continuamente suas políticas institucionais para garantir um bom desempenho profissional de toda a sua equipe.
COLETIVA
Funcionários amparados por acordos de negociação coletiva de trabalho
FUNCIONÁRIOS EM CARGO DE CHEFIA*
REMUNERAÇÃO
Proporção do menor salário pago pela Instituição, por estado, referente a 220 horas/mês, comparado ao salário-mínimo nacional (R$1.100,00). Os dados refletem a diferença salarial positiva paga para homens e mulheres.
*Salário-mínimo nacional em 2021: R$1.100,00.
CÓDIGO DE CONDUTA
O Código de Conduta é pautado em valores éticos, morais, nas normas legais vigentes e na cultura organizacional. Tem como objetivo orientar a conduta profissional e pessoal dos funcionários da Instituição, bem como promover um ambiente de trabalho saudável a todos.
COMUNICAÇÃO INTERNA
A Comunicação Interna é o setor responsável pelo diálogo entre a Instituição e o funcionário, realizado por meio dos canais institucionais. Sua função é transmitir e compartilhar informações relevantes nos âmbitos administrativo, operacional e estratégico do Grupo, mantendo seus funcionários alinhados à missão, à visão e aos valores franciscanos.
BENEFÍCIOS E INCENTIVOS
O Grupo Educacional Bom Jesus preza por um ambiente de trabalho saudável e, para isso, garante benefícios e incentivos que contribuem para melhorar a qualidade de vida dos seus funcionários.
Benefício
N.o de beneficiados
Alimentação subsidiada 1 266 Cesta básica¹ 739
Plano de saúde Clinipam2 476
Plano de saúde Unimed 3 Titulares 981 Dependentes 1 025
Plano odontológico Amil Titulares 1 534 Dependentes 1 294
Previdência privada PGBL 228 VGBL 453
Seguro de Vida
Funcionários 3 967 Estagiários 194 Transporte gratuito4 110
1 Benefício presente nas Unidades de Curitiba e região metropolitana, concedido a funcionários com salário-hora igual ou inferior R$ 8,15.
2 Plano de saúde Clinipam concedido a funcionários com salário-hora igual ou inferior a R$ 8,15 das Unidades de Curitiba e região metropolitana.
3 Em parceria com a Unimed, o Grupo Educacional Bom Jesus oferece a seus funcionários assistência médica com valor de mensalidade menor que as praticadas no mercado.
4 Benefício concedido aos funcionários que trabalham na Unidade Administrativa Remanso, em Campo Largo-PR.
EDUCAÇÃO
O Grupo Educacional Bom Jesus oferta desconto nas mensalidades para funcionários, dependentes e estagiários, além de distribuir livros didáticos para filhos de funcionários que estudam nas Unidades do Grupo.
Desconto nas mensalidades
Bom Jesus 1 479 FAE 308 Distribuição de livros didáticos
Bom Jesus 1 456 kits
FORMAÇÃO PROFISSIONAL PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
O Grupo Educacional Bom Jesus, norteado pelos princípios franciscanos, busca proporcionar constante desenvolvimento para seus funcionários por meio de capacitações e treinamentos que favoreçam o crescimento institucional, centrado em valores humanos fundamentais.
Com o Programa de Desenvolvimento Profissional, são trabalhados os eixos norteadores Capacitação e Treinamento, que buscam desenvolver, além das competências técnicas, o relacionamento interpessoal e o autoconhecimento.
Em 2021, foram trabalhados 95 temas, com a participação de 247 funcionários administrativos.
PROGRAMA DE AMBIENTAÇÃO PARA NOVOS
DOCENTES E FUNCIONÁRIOS
O Departamento de Desenvolvimento Institucional do Grupo Educacional Bom Jesus disponibiliza para funcionários e docentes recém-contratados um programa de ambientação on-line, que abrange, além da filosofia, da missão e da visão da Instituição, temas importantes relacionados com as normas administrativas e a postura ética e profissional, bem como assuntos relativos à área de atuação do novo funcionário. Realizado em todas as Unidades do Grupo Educacional Bom Jesus, em 2021 o programa beneficiou 41 funcionários administrativos e 13 docentes.
PROGRAMA MISSÃO SERVIR COM AMOR E ALEGRIA
O programa Missão Servir com Amor e Alegria é Institucional e tem como objetivo sensibilizar todos os funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus no que se refere ao ideário franciscano. A proposta contempla a missão do Servir, que deve refletir no trabalho, na prestação de serviços e no atendimento a todos com boa vontade, respeito, amor e alegria.
Em 2021, o tema central foi Paz e Bem e participaram do treinamento, via Google Meet, funcionários das Unidades FAE, totalizando aproximadamente 139 profissionais.
ENCONTRO DOCENTE
O Encontro Docente da FAE Centro Universitário tem como objetivo promover a reflexão e a discussão da prática docente, além de suscitar questões que contribuam diretamente na qualidade da educação no Ensino Superior.
A iniciativa também oportuniza que os participantes se reúnam com a reitoria acadêmica e com os coordenadores de curso para análise e discussão das questões acadêmicas de todo o semestre letivo. Na ocasião, são realizadas oficinas de aprendizagens, focadas em inovação e novas estruturas do processo de ensino.
Os encontros são realizados em duas edições anuais, sempre no início de cada semestre letivo. Em 2021, o primeiro encontro do ano reuniu 180 docentes participantes. Já no segundo semestre, a iniciativa foi on-line, reunindo 200 participantes.
PROGRAMA DE GERENCIAMENTO DE EMOÇÕES
O Programa de Gerenciamento de Emoções (PGE) surgiu em parceria com o Departamento de Saúde Escolar (DSE), em 2021, com o objetivo de oportunizar reflexões a respeito da importância do gerenciamento das emoções frente ao cenário de incertezas e de dificuldades ocasionadas pela pandemia da covid-19, sobretudo no ambiente escolar. O programa foi aberto pelo professor Luiz Rogério Camargo com o tema Do que São Feitos os Dias, em que fez uma reflexão do poema de Cecília Meireles, e foi dado continuidade pelas psicólogas do departamento com temas relacionados ao Programa de Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais: Assertividade, Manejo do Estresse e Conflitos. O treinamento foi realizado de forma on-line, via Youtube e Google Meet.
Ao todo, 599 profissionais participaram dos encontros ofertados pelo Programa de Gerenciamento de Emoções.
PROGRAMA DE HABILIDADES DIGITAIS
O Programa de Habilidades Digitais desenvolvido pela equipe de Tecnologias Educacionais do Grupo Educacional Bom Jesus iniciou em 2018, tendo como objetivo auxiliar os docentes no desenvolvimento das aulas e das demais atividades no que diz respeito a tecnologia. No ano de 2021 contou com a participação de 217 profissionais nos treinamentos realizados a distância, na ferramenta Google Classroom.
SAÚDE, SEGURANÇA E QUALIDADE DE VIDA
DEPARTAMENTO DE SAÚDE ESCOLAR
O Departamento de Saúde Escolar (DSE), desde sua criação em 1994, vem ampliando ações nas áreas de saúde escolar e ocupacional. Composto de pediatras, médicos do trabalho, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogos e psicopedagogos, o DSE mantém, em diversas Unidades, espaços apropriados para prestar primeiros socorros para alunos e funcionários.
AÇÕES DO DEPARTAMENTO DE SAÚDE ESCOLAR ( DSE )
1. Elaboração de informativos a respeito de saúde física e mental para docentes, alunos e familiares.
2. Participação no Programa de Gerenciamento de Emoções da Instituição com a apresentação dos seguintes temas: Assertividade e Outros Estilos de Comunicação, O Uso das Habilidades Socioemocionais no Manejo do Estresse e O Uso das Habilidades Socioemocionais no Manejo de Conflitos.
3. Monitoramento dos casos de covid-19 na Instituição, seguindo os protocolos internos e os da Vigilância Epidemiológica.
4. Atualização dos protocolos de prevenção da covid-19 na Instituição.
5. Prestação de primeiros socorros em ocorrências no ambiente escolar.
6. Identificação de alunos com necessidades especiais na área de saúde.
7. Identificação de alunos com necessidades educacionais especiais por meio do Setor de Psicologia e do Setor de Fonoaudiologia Educacional, promovendo, em conjunto com a equipe pedagógica, a inclusão desses alunos e o seu acompanhamento.
8. Realização de programas de triagem auditiva e visual, de sondagem de linguagem (realizadas pelo Setor de Fonoaudiologia), triagem de pediculose (realizada pelo Setor de Enfermagem), entre outras, identificando problemas que possam prejudicar o desempenho escolar do aluno ou sua saúde.
9. Colaboração do Setor de Fonoaudiologia com o CEP para desenvolver, de forma sistematizada, habilidades preditoras para o processo de aquisição da leitura e escrita, envolvendo a capacitação de docentes do Nível D e do Ensino Fundamental 1, além da capacitação dos docentes do 2.o ao 4.o ano para traçar o perfil ortográfico da turma e identificar os alunos que necessitam de intervenção pedagógica específica.
10. Exames periódicos de saúde – destinados a todos os funcionários, para avaliar a saúde do trabalhador e diagnosticar precocemente eventuais alterações.
11. Treinamento aos docentes para o uso adequado da voz.
12. Treinamento de primeiros socorros para funcionários da Instituição, incluindo manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP).
13. Capacitação de funcionários da Instituição em relação à prevenção de acidentes com alunos.
14. Instrução de docentes, coordenadores disciplinares e outros funcionários a respeito de saúde mental e emocional (Exemplos: habilidades socioemocionais, bullying, depressão, transtornos mentais, entre outros) e a respeito de necessidades educacionais especiais.
15. Administração de vacina contra influenza (gripe), oferecida aos funcionários de todas as Unidades.
16. Prevenção de acidentes, por meio de medidas educativas aos alunos e funcionários, monitoramento do espaço escolar etc.
* Algumas das ações do DSE estão disponíveis somente em determinadas Unidades da Instituição.
Indicadores do DSE
Setores Programas 2021
Setor de Saúde Escolar**
Programa de triagem − alunos 1 088 Funcionários treinados*** 5 391
Setor de Medicina Ocupacional
Atendimentos médicos ocupacionais 2 217 Vacinação de funcionários (gripe) 3 345
Setor de Enfermagem Atendimentos prestados a alunos e funcionários 74 438
Setor de Psicologia Atendimentos realizados 17 227
Setor de Fonoaudiologia Atendimentos em fonoaudiologia escolar e ocupacional 1 888
** Inclui ações dos setores de enfermagem, fonoaudiologia e psicologia.
*** Treinamentos relacionados aos itens 2, 12, 13 e 14 da listagem Ações do DSE.
SEGURANÇA DO TRABALHO
O Setor de Segurança do Trabalho tem por objetivo promover a segurança dos funcionários do Grupo Educacional Bom Jesus e de outros prestadores de serviços, por meio de atividades como inspeções de segurança, procedimentos, treinamentos, orientação ao uso dos Equipamentos de Proteção Individual, acompanhamento e orientação sobre a legislação vigente, participação na elaboração de projetos de incêndio e assistência às Unidades no que diz respeito aos procedimentos pertinentes à segurança.
Em 2021, foram realizados diversos treinamentos em segurança do trabalho, tanto para atendimento às normas vigentes como para a orientação de funcionários para as práticas de prevenção de acidentes, resultando em dados de 61 horas de treinamento e a participação de 401 funcionários.
Seguem alguns indicadores:
Incidentes de trabalho 91 24 3 3 0
Acidentes de trabalho 23 4 1 5 2
Dias perdidos 163 7 2 25 10
Durante o ano de 2021, não houve registro de doenças ocupacionais.
Indicadores PR SC SP RJ RSCOMISSÃO INTERNA DE PREVENÇÃO DE ACIDENTES
O Grupo Educacional Bom Jesus tem Comissões de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Cipa) que, legalmente, para sua formação, consideram o grau de risco e número de funcionários de cada Unidade.
A Cipa visa à prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, buscando conciliar o trabalho com a preservação da vida e a promoção da saúde de todos os trabalhadores. É responsável por realizar ações de prevenção da integridade dos funcionários, inspeções, relatórios, treinamentos e promover a Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (Sipat), que envolve toda a Instituição.
PLANO DE ABANDONO
O Plano de Abandono tem como objetivo principal fornecer meios para que, em situações de emergências, os funcionários administrativos, docentes, alunos da Instituição e outros (se houver) tenham condições de abandonar o local de risco de uma forma segura e ordenada, visando a salvaguardar a integridade física de todos os presentes no local.
Seguindo uma tendência mundial, os simulados de abandono em instituições de ensino visam a preparar as populações para possíveis ações de emergência que podem ocorrer em qualquer lugar e a qualquer instante. A simulação é simples e rápida e consiste na retirada ordenada de todos os alunos e funcionários até os pontos de encontros determinados, dentro da própria Unidade.
VIVER BEM
O Viver Bem oferece serviços para contribuir na qualidade de vida dos funcionários e de seus familiares, com custo acessível. Atualmente, a iniciativa está disponível nas Unidades de Curitiba e região metropolitana.
AGÊNCIA EXPERIMENTAL DE COMUNICAÇÃO TALENTO
Oferece serviços de publicidade e propaganda. São trabalhos de comunicação e publicidade para empresas, tais como planejamento, criação, produção de materiais e mídias e gerenciamento de imagem. Em 2021, foram desenvolvidos os atendimentos para Green+Mais, com ajustes de rotulagem nas embalagens e o planejamento de comunicação para a marca de geleias e molhos; para a Cooldown E-Sports n’ Burger, com a gestão dos atendimentos das redes sociais e a produção publicitária on-line de dezembro e janeiro; além de oferecer atendimento para duas instituições de apoio social.
ECONOMIA FAMILIAR
Avalia e orienta sobre finanças pessoais.
ESCRITÓRIO EXPERIMENTAL OFFICIO DESIGN
Oferece serviços de design em negócios. Em 2021, não foram realizados atendimentos.
O escritório retornou à ativa no mês de setembro de 2021.
ESPORTES FAE
Disponibiliza as dependências da FAE Centro Universitário para modalidades esportivas. Quarenta e sete funcionários utilizaram regularmente as quadras esportivas.
NÚCLEO DE EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
Proporciona o desenvolvimento pessoal e profissional por meio de cursos de curta duração, com descontos.
NÚCLEO DE INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO
Orienta na melhoria ou no desenvolvimento do negócio próprio.
INTEGRAÇÃO
O Grupo Educacional Bom Jesus realiza e incentiva atividades de integração entre os seus funcionários. Em 2021, as comemorações foram virtuais e reuniram todos os que fazem parte da família franciscana para refletir e celebrar.
Um Natal mais humano – celebração de fim de ano
Ao fim de mais um ano lembrado pelas orientações de enfrentamento à pandemia, que nos fizeram refletir com profundidade o sentido de solidariedade e compaixão, o Grupo Educacional Bom Jesus convidou toda a comunidade escolar e universitária para uma celebração de fim de ano transmitida virtualmente.
O evento foi ministrado pelo Frei João Mannes e pelo Frei Mário José Knapik, que transmitiram uma mensagem de paz e de agradecimento pelos laços familiares e de amizade conquistados em 2021.
ORGANIZADORES
Coordenação do FAE Social
Frei Claudino Gilz, OFM
Elaboração e Organização:
Kelli Maritsa Fernandes de Barros
Fernanda Mathias de Oliveira
Frei Claudino Gilz
Contabilidade
Luis Sothë CRC/SP – 185.763/O – 7 T – PR
Projeto Gráfico, Diagramação e Revisão
Editora Bom Jesus
Créditos das Imagens
Reprodução, Acervo Bom Jesus, Shutterstock
EDITORA BOM JESUS
Presidente da Associação Franciscana de Ensino Senhor Bom Jesus Frei João Mannes
Diretor-Geral Jorge Apóstolos Siarcos Gerente Pedagógico do Centro de Estudos e Pesquisas (CEP) e da Editora Bom Jesus Marcelo Bianchini Favaro
Coordenação da Editora Bom Jesus Márcia Teresinha Schmidt Organização Fernanda Mathias de Oliveira Frei Claudino Gilz Kelli Maritsa Fernandes de Barros
Projeto Gráfico, Diagramação e Revisão Editora Bom Jesus
Todos os direitos desta edição estão reservados à Editora Bom Jesus. Nenhuma parte desta obra poderá ser reproduzida ou transmitida por qualquer forma e/ou quaisquer meios (eletrônico ou mecânico, incluindo fotocópia e gravação) ou arquivada em qualquer sistema ou banco de dados sem permissão escrita da Editora.
Dados Internacionais de Catalogação na Publicação (CIP) (Câmara Brasileira do Livro, SP, Brasil)
G i l z , C l a u d i n o R e l a t ó r i o F A E S o c i a l 2 0 2 1 : h u m a n i s m o s o l i d á r i o / C l a u d i n o G i l z , F e r n a n d a M a t h i a s d e O l i v e i r a , K e l l i M a r i t s a F e r n a n d e s d e B a r r o s - - C u r i t i b a : E d i t o r a B o m J e s u s , 2 0 2 2
I S B N 9 7 8 - 6 5 - 8 7 3 3 6 - 8 6 - 2
1 F A E C e n t r o U n i v e r s i t á r i o 2 H u m a n i s m o 3 P r o j e t o F A E S o c ia l 4 S e r v i ç o s o c i a l I O l i v e i r a , F e r n a n d a M a t h i a s d e I I B a r r o s , K e l l i M a r i t s a F e r n a n d e s d e . I I I . T í t u l o .
2 2 - 1 2 0 3 6 7 C D D - 3 7 0 1 1 5
Índices para catálogo sistemático: 1 F A E C e n t r o U n i v e r s i t á r i o : P r o j e t o F A E S o c i a l : R e l a t ó r i o s 3 7 0 . 1 1 5
E l i e t e M a r q u e s d a S i l v a - B i b l i o t e c á r i a - C R B - 8 / 9 3 8 0
EDITORA BOM JESUS
Rua Anselmo de Lima Filho, 242 81290-250 – Curitiba-PR
www.editorabomjesus.com.br